Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

FALTA OU EXCESSO?


Estamos na cultura, como seres falantes, perdemos nosso vínculo com a natureza e nos importamos com poder e dinheiro, mesmo que nos custem a vida. Somos sujeitos a pulsões e não a instintos como os animais. Eles sim sabem precisamente o que fazer, quando e como. Nós não. Estamos fadados a escolhas todo o tempo. Precisamos de uma ética, erramos.
Nós, humanos, sujeitos divididos buscando incessantemente alguma coisa perdida e jamais encontrada, que aliás nem sabemos qual seja, apenas sabemos que para dar sentido à vida é preciso inventar algum.
Mesmo quando os desejos são atendidos, ainda assim sentimos a falta. Não sabemos bem de quê, mas a falta está lá. Essa ausência é causadora de muita angústia. Tal sentimento pode nos inibir e nos paralisar diante da vida. Para que a falta seja geradora de mudança, há que se acolher os medos, cuidando muito de si mesmo: tempo de aninhar!
Por um lado, nos falta tanta coisa e por outro, somos produto do excesso. A dificuldade de satisfação provém do fato de não sabermos como enfrentar a falta. Mesmo assim, insistimos em preencher esse vazio. Não compreendemos a velha expressão tirar forças do nada. Queremos sempre mais, consumimos mais e mais, em vez de aprender a dar o que temos de sobra: tempo de doação!
Cansei de pare-ser Madre Tereza de Calcutá. Cansei de trabalhar - gratuita-mente - que satisfaz sua mente, vaidosa-mente, com elogios. Cansei de ser SOCOR-rista. Cansei de me deixar sugar... minha alegria, bom humor, amizade, energia, amor, disponibilidade confundida com à disposição. Não sou doadora universal. Aliás sou A+ e careço de colo para aninhar. Simplesmente cansei!




14 comentários:

  1. Demorô, amiga! Mas, antes tarde do que nunca. Vamos nos divertir então daqui pra frente. Bem vinda ao time...hehehhehehe.....
    bjos
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Regina!
    Realmente chega uma hora, ou um momento em nossas vidas, que cansamos mesmo. Nessas horas vemos algumas coisas que estavam nos limitando, então é hora de escolher: vegetar cansado ou viver!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  3. A vida é dura, querida Rê ! :))
    E quando as pilhas começam a ficar descarregadas é que damos por ela, não é ?
    Nestas alturas é preciso fazer uma pausa e descansar um pouco.
    Um beijão minha Amiga !... e força nas "canetas" que há muita vida pela frente ! :)))
    .

    ResponderExcluir
  4. Regina!!!Querida!!!Cansar também cansa...
    eu não gosto de Des-cansar!!!
    Bjs
    Zu

    ResponderExcluir
  5. "Quando os outros me cansam é porque estou cansado de mim mesmo."

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. E viva o dar, porem viva mais ainda o dar sem se sentir obrigado a fazê-lo.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  7. As maquinas cansam e param. Nós humanos não podemos parar e devemos fazer todos os dias mais e melhor. Não há lugar para o desanimo.
    Felizes todos quantos são capazes de se dar sem esperar por recompensa.

    ResponderExcluir
  8. Rê Amiga,
    Tudo o que temos é emprestado, nada é nosso. Só é aquilo de que dispomos e damos aos outros. A sua alegria è o seu DOM, o seu maior bem, os seus amigos continuam a contar com ela.
    Beijinho grande.
    Jorge

    ResponderExcluir
  9. Querida Rê:
    Anos a investir, dar duro, resultados positivos vs. retorno, pode e é pela certa uma loteria, na maior parte das vezes não está em nossa própria mão o controlo sobre o que aí vem. Como tal, uma vida perseguindo objectivos, como somos ensinados desde cedo a fazer, distancia-nos do essencial e conseguir um meio termo também não é fácil garantir.
    Tem de haver uma altura em que é obrigatório (re)quacionar prioridades. O debate connosco.
    Reunir energias e fazer escolhas, criar, inventar, REALIZAR, estar mais próximo do NATURAL e inspirar o básico que faz de todos nós criaturas vivas, únicos e nos valoriza.

    "Coisas sentidas não têm de ser obrigatoriamente, dissecadas e percebidas, basta a sensibilidade para saber que se tem de(re)agir", que é o momento... para novos projectos que nos façam sentir vivos e de bem com o mundo.

    Não me parece um bom lema, apanhar numa face e voluntariamente dar outra.

    Ânimo Rê. Beijo e kandandos meus a atravessar tanto mar.

    ResponderExcluir
  10. Há momentos em que, quando tudo e todos decidem exigir de nós ao mesmo tempo, apetece carregar no botão "pause" do aparelho....dar uma saída, uma fugida para nos re-encontrarmos e voltar melhor, mais forte e cheia de energia.
    Há momentos em que precisamos olhar para o nosso próprio umbigo e cuidar de nós...fisicamente e mentalmente..ser um pouco egoista de vez em quando!e claro aprender a dizer não de vez em quando...
    acho que tou a precisar de um desses momentos também!!;)

    ResponderExcluir
  11. Ieda, amada!
    Não sabe da missa metade...mas logo, logo vou entrar prá essa tchurma!
    Beijuuss n.c.

    Rike, amado!
    É mais ou menos por aí messsmo: cansei de viver para os outros... vegetar cansada é dureza, hein? Quero só viver... com todos os meus acertos e aprender (prá não REPETIR) com toooooodos os meus erros.
    Beijuuss n.c.

    Rui, amado!
    Adorei a expressão "força nas canetas" por aqui dizemos "força nas canelas", "força na peruca", etc. Brigadim pelas palavras de FORÇA, seja onde for rsrs
    Beijuuss n.c.

    Zu, amada!
    Na realidade tô precisando descansar de mim mesma... Ou então, como ouvi, "são alterações hormonais" rsrs Pode????
    Beijuuss n.c.

    Manuel, amado!
    BIDU!!!! SABICHÃO!!!! Como é que descobriu? rsrs Aposto que já teve suas épocas (pq sempre são muitas vezes, enquanto estivermos VIVOS)!
    Beijuuss n.c.

    Sandra, amada!
    Quero dar mais nauuuummmm rsrs Agora, por um tempinho, vou me fazer RECEBEDORA UNIVERSAL!
    Beijuuss n.c.

    Luis, amado!
    Me desculpe amigo...mas não concordo não! Nós humanos não podemos parar? Temos que fazer todos os dias MAIS e MELHOR???? TÔFORA!!!! Assim é que nos tornamos máquinas...
    Beijuuss n.c.

    Jorge, amado!
    Uma vez a roubaram de mim messssmo (claro, pq permiti) dessa, o alerta começou a apitar e me avisar: PERIGO, PERIGO, PERIGO! Graças a D'US, né? E pode ficar despreocupado, amigo, ela só está em stand by.
    Beijuuss n.c.

    Legal, legal! Brigadim pelo convite...qualquer dia apareço por lá, ok?
    Um abraço verde e amarelo

    Kimbanda, amado!
    OBRIAGADA por suas palavras, sempre cheias de carinho e ânimo... Não sou Cristo naauummm. Apesar de ser mais uma filha do PAI, tô muiiiiiito longe de ser como esse FILHO!
    Beijuuss n.c. do lado de cá do Atlântico

    Isabel, diva, amada!
    Será que é uma nova doença? Síndrome de Divas?rsrs É isso, moça, preciso aprender a dizer NÃO entre tantas outras coisas... Meu único dilema é que penso: só se for morrendo e vindo em outra encarnação desse jeito! Como AMO DE VIVERRRR A VIDA, vou ter que aprender é just now!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  12. ei amiga querida, sei exatamente como é se sentir assim, sugada, esgotada... Às vezes queremos dar conta de tudo, quando na verdade, estamos a ponto de não dar conta mais de nada... Por isso, amada, permita-se, liberte-se, entregue os pontos de vez em quando... Vc merece sim, muito ser acolhida ao invés de somente acolher, ser acalentada, e não somente acalentar... Receba meu beijo na alma e minhas boas vibrações positivas para vc.. te adoro!

    ResponderExcluir
  13. Nayara, moça linda de viverrr, amada!
    Você me conhece messssmo, né minina? E sabe, como sabe, quem e como sou...na minha vida profissional e pessoal...entendeu tudim... Recebo na minha alma e com o meu coração, esse beijo cheio de ENERGIA de quem eu senti (desde a primeira vez) e sinto uma comunhão de almas e amor. AMO VOCÊ, MININA LINDA! Que o PAI continue a lhe proteger nessas terras tão distantes...
    Beijuuss, muiiiitos, nesse seu coração de ouro.

    ResponderExcluir
  14. Meu bem, agradeço a você pela melhor definição comparativa de instinto e pulsão. Salve!
    beijinho

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!