Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 22 de dezembro de 2012

SATSANG E NATAL 2012



Mais um ano. Quanto de mim foi até você e quanto de você tocou minha essência. Sem contabilidade. Só energias trocadas. As que foram possíveis. Mágoas e ressentimentos não são para ser contabilizados mesmo. Está acabando o ano? Então, bora lá nos livrar dessas coisas que só servem para descolorir o verde do novo ano. Esse ano Celina incluiu na cerimônia um momento de perdão e benção aos nossos ancestrais. Foi lindo! Na medida em que a gente perdoa, missão nada fácil, liberdade invade. Namastê!!!
Sat Sang 2012

Na sequência da semana, energia compartilhada, tivemos mais uma confraternização com os irmigos da Casa do Richard. Carla e Marcus nos receberam com capricho e amor escancarado. Fizemos o amigo oculto do desapego (outra missão nada fácil) e.... yesssss deu certo! Nossa anfitriã havia me pedido que eu fizesse uma oração de agradecimento e não podia negar-lhe essa incumbência, honra, dada. Então, partilho aqui com vocês, amaaados meus, como uma maneira de agradecer a cada um por mais esse ano de amizade. Obriagada! Natal abençoado para todos!!!
Nossos anfitriões, Carla e Marcus
"Carlota na quinta à noite me pegou de surpresa pedindo que eu fizesse uma oração. Não sou boa para falar de improviso. Gosto mesmo de deixar sair as palavras que carrego dentro de mim. Às vezes, muitas, atropeladas pelas emoções vividas diariamente. Mas sempre genuínas, traduzindo o que outras tantas vezes não há tradução. Acredito que esse 2012 foi para cada um de nós, aqui presente, um ano es-pe-ci-al. E por isso a melhor palavra que me vem é gratidão. No judaísmo, há uma benção simples e ao mesmo tempo profunda, para ocasiões como essa, de reunião, de alegria e gratidão. Diz assim: Baruch ata Adonai Eloheinu melech haolam, shehecheianu vekiimanu vehiguianu lazman haze: Louvado sejas, ó Eterno, nosso D’us, Soberano do universo, que nos conservaste com vida, nos amparaste e nos fizeste alcançar esta data festiva!
Richard perde a amiga, mas não perde a piada
Humildemente agradecemos por este dia e pelos anos de crescimento e aprendizado que o precederam. Criador do universo, através da Tua bondade o mundo é renovado diariamente. Tu colocaste dentro de cada um de nós uma centelha do Teu poder criativo. Tu nos fizeste parceiros na construção do mundo. Nossos corações estão repletos de entusiasmo, esperança e gratidão por esse ano que logo termina e pelo vindouro. 
Richard e algumas de suas mininas
Nós Te agradecemos pelas oportunidades que nos esperam pela frente, e rezamos por força e capacidade. Possamos ganhar o nosso sustento com honestidade, pensando não somente em nós e em nossas famílias, mas também pensando e contribuindo para o bem estar do próximo. Pedimos a Tua orientação para tomar decisões sábias e corretas. Ajuda-nos D’us, a deitar em paz, mas ensina-nos que paz é mais do quietude. Livra-nos de ressentimentos e ódios que nos perturbam e não nos dão descanso. 
Amigo oculto do desapego... só rindo messsmo!
Que não causemos dor, nem vergonha, que não busquemos ganhar quando outro perde. Que nos seja dado viver de maneira a encarar o mundo com serenidade. Que não sintamos remorsos à noite pelo que fizemos durante o dia. Eterno, nosso D’us, pedimos ainda que estenda sobre todos nós a tenda da Tua paz, orientando-nos com seus sábios conselhos. Salva-nos para que celebremos Tua glória, protege-nos e a todos os nossos amados, da inimizade, da enfermidade, da guerra, da fome e da angústia, afasta-nos do pecado e da transgressão e abriga-nos sob a Tua proteção, pois Tu és D’us protetor, redentor, bondoso e misericordioso. Guarda a nossa saída e o nosso retorno. Concede-nos a vida e a paz, agora e sempre. Amém!"

22 comentários:

  1. Que lindos momentos e perdão sempre faz bem, livrar-se de mágoas também! Assim inicia um Natal lindo e de coração leve, limpinho!

    beijos,FELIZ NATAL! chica

    ResponderExcluir
  2. Essas 'faxinas' interiores, para liberar a energia que já não faz mais sentido, abrindo espaço para outras, maiores e melhores, é sempre um belo e ótimo exercício.
    "Perdoar" é a sintonia fina do amor. E é com este refinamento que devemos entrar num outro ciclo, já que o tempo é mera ilusão humana.
    Rêzinhamada, desejo que seu 2013 seja de muita liberdade e esperança. E aqui estou para renovar o contrato de amizade incondicional. Beijos, Angelinha

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê!
    Tás linda, linda!
    Resolver os problemas interiores ... vale sempre a pena tentar né?!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Li e reli. Apreendo um pouco mais a cada leitura. Subscrevo tua oração, sendo que a sinto como se também me fosse dirigida. Desde há algum tempo que procuro um modo de estar mais sereno - deve der da idade :)- outra forma de lidar com os constrangimentos do quotidiano...

    Se não puder voltar ao teu delicioso cantinho, desejo uma quadra plena do espírito natalício.

    Bjuzz, querida Rê

    ResponderExcluir
  5. Olá,RÊ!

    Que bom seria se este mundo se tornasse um melhor lugar para viver...para todos.

    FELIZ NATAL!
    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderExcluir
  6. Que belezura de encontros e tu és a rainha deles. Adorável ver esse sorriso tatuado, ainda que a alma diga pra não sorrir tanto. Fale que quem manda nela é você. Sorria sim e sempre.

    Beijo, meu bem.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Que bela oração minha amiga!!! Seu coração é pura gratidão e isso é muito lindo!!! Quero te desejar um Feliz Natal cheio de muita saúde e paz e que você continue com essa comunhão tão bonita com o Criador!!! Um abraço bem apertado no ce...rs Bjsjsss

    ResponderExcluir
  8. Não são todas as pessoas que olham para as coisas boas e as agradecem.
    Muitas vezes não se tem tempo nem paciência para olhar em volta.
    Fico feliz por você e oro e olho junto.
    Aliás, falando em olhar/reparar.
    Você esconde o panetone.
    Tá com tudo em cima.
    E entra sim no meu biquini.
    Pensa que eu sou bobinha!
    Beijos mil.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Um Abraço cheio de Natal para si, minha irmã siamesa

    ResponderExcluir
  10. Regina, queridona, você sempre buscando a luz, a boa energia, se envolvendo com coisas positivas e belas. Que pessoa bonita você é, em todos os sentidos.
    Um lindo Natal e um grande abraço com carinho e carioca!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. A Beth sintetizou muito bem: que pessoa bonita vc é, Rê! A tua busca pelo campo espiritual te eleva ao que chamamos pessoa do bem, e isso te diferencia tb, aos olhos dos corações daqueles que te amam - feito eu.
    Te acolho e te escolho para renovadas trocas em 2013, te abraço pelo Natal, pedindo que Ele te cubra com Seu sagrado manto de amor, e que tenhamos muito pra comemorar nesta vida! Que Ele nos conceda a vida e a paz, agora e sempre, livrando-nos dos ressentimentos, AMÉM!!!!

    Bjãozão amada minha, FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  12. Acho que é um presente de Natal ter você como amiga e posso imaginar a alegria dos que desfrutão isso de perto. Parabéns Regina pela linda pessoa que és por dentro e por fora. Obrigada por compartilhar conosco esses momentos tão lindos que vive. Que Deus te abençoe grandemente e que 2013 seja ainda melhor que 2012.
    Seja sempre feliz!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Que o Natal seja de muita paz e felicidade e um momento de reflexão pra você e toda a sua família,,,beijos e flores de Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  14. Querida Rê, loura linda, o mesmo desejo a ti e familiares.

    Super boas festas e que teu ano novo seja de luz e amor com muita saúde!

    Baci cara mia!

    Lu C.

    ResponderExcluir
  15. Lindo...
    Obrigado Regina e que o próximo ano seja pleno de boas energias
    Beijo n.a.

    ResponderExcluir
  16. Momentos para se guardar com carinho...
    Regina, Que o seu natal tenha sido ótimo, alegre e cheio de afetividade!! E que o espírito do natal permaneça em seu coração! Beijus,

    ResponderExcluir
  17. Querida,
    um lindo 2013 cheio de sonhos realizados e luz.
    beijão
    Jussara

    ResponderExcluir
  18. Rê, passei o Natal fora de casa e fiquei um pouco fora do ar...
    Estás ótima nas fotos, como sempre.
    Te agradeço muito pelo apoio que tens me dado e te desejo um ano muito feliz e sem grilos!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Que belos momentos e ótimas fotos familiares você postou, Regina. Desculpe a demora em vir. Espero que você tenha tido um lindo Natal, apesar de ser uma data que mistura alegria e tristeza. Beijão!

    ResponderExcluir
  20. Este poema-comentário
    É coletivo, ao contrário
    De outros, individuais;
    Feito com tesoura e cola
    Como um trabalho de escola
    Para afixar em murais.

    Tantos amigos eu tenho
    E a todos eles venho
    Desejar bom Ano Novo
    Repetindo com preguiça
    Esta mensagem postiça:
    Bom recomeço, meu povo!


    Feliz Ano Novo, Rê!

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!