Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 8 de dezembro de 2012

VELAS DE CHANUCÁ


“A alma do homem é a vela de D’us” – Provérbios, 20:27

 Hoje será a primeira noite, de oito, de Chanucá. Já partilhei aqui com vocês a importância e a história (se quiser aumentar seus conhecimentos gerais é só clicar) dessa celebração. Acredito que todos nós acendemos velas. Para pedir, agradecer, comemorar, criar um ambiente intimista, mas, sobretudo, para nos iluminar e aos nossos amados. Recebi a MORASHÁ de dezembro, publicação que adoro e aprendo muito com seus artigos impecavelmente pesquisados e escritos. Lá, a editora da revista - Vicky Safra, em sua carta ao leitor - faz a diferenciação entre as velas acendidas no Shabat e de outros dias festivos e durante essas oito noites de Chanucá.
Diz ela: ... “O judaísmo ensina que a vela simboliza o ser humano: a cera representa o corpo, e a luz, a alma. A Torá* nos ordena acender velas para transmitir que a missão do homem é iluminar o mundo... As do Shabat precisam ser acesas antes do anoitecer e dentro do lar. Já as velas de Chanucá devem ser acesas após o anoitecer, perto de uma janela, para que as luzes possam ser vistas por aqueles que estão fora de casa. O propósito das velas de Shabat é adicionar luz ao lar, ao passo que em Chanucá é iluminar a escuridão que existe mundo afora.”
Como um farol, penso eu. Em situações e momentos variados iluminamos e somos iluminados. Norteamos e somos norteados, e não temos a mínima consciência... Como um farol! Não é maravilhosa essa “mágica”?! Normalmente, quando peço por iluminação, é esse incentivo para não sucumbir à escuridão. Inspiração para combater o medo e a opressão, ansiar e lutar pela liberdade, a prosperar apesar das dificuldades e a ajudar a iluminar o mundo. Luz que me ensina a permanecer forte e firme e a não temer a escuridão, pois cedo ou tarde, o bem prevalece sobre o mal e a luz faz desaparecer a escuridão!
Não importa a nacionalidade, religião, etnia e raça. Essa Luz é uma mensagem de esperança para todos os homens de bem. Que se faça Luz sempre é o meu desejo a cada um de vocês, amaaados meus! Como diria meu amigo Rodolfo: Feliz Chanuká! Natal Sameach!
 
Oração: “Acendemos estas luzes em virtude dos milagres, redenções, bravuras, salvações, feitos maravilhosos e auxílios que realizaste para nossos antepassados, naqueles dias, nesta época, por intermédio de Teus sagrados sacerdotes. Durante todos os oito dias de Chanucá, estas luzes são sagradas, não nos sendo permitido fazer qualquer uso delas, apenas mirá-las, a fim de que possamos agradecer e louvar Teu grande nome, por Teus milagres, Teus feitos maravilhosos e Tuas salvações.”
Torá*: é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה - as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do judaísmo.

13 comentários:

  1. Gosto muito dessas tradições. Tinha um amiga e participava ,adorava ouví-la contar sobre tudo! Feliz Chanucá!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Estamos a poucos Dias do Natal
    agradeço seu carinho no decorrer de mais um ano ,
    que esta chegando ao Fim.
    Só tenho que agradecer a Deus por sua amizade,
    agradecer acima de tudo Deus por ter preservado
    minha vida por mais um ano.
    Em meio a tantos obstáculos passando
    por cada um deles movida pela fé e esperança de Dias melhores.
    E para encerrar o Ano com chave de ouro coloquei
    mais um livro em sorteio no meu blog.
    Para participar basta ser seguidor colocar o selinho de participação que esta na postagem do meu blog
    manter seu blog atualizado pelo menos 8 dias no Dia do sorteio.
    Conto com sua participação.
    Uma abençoado final de semana beijos no coração,Evanir..

    ResponderExcluir
  3. Feliz Chanuká pra você também, querida e iluminada amiga!
    Acenda sim velas para nossos caminhos, para iluminar nossas mentes, para nos fortalecer espiritualmente e nossas amizades.
    Obrigada pela parte que me toca e desejo que seus pedidos sejam atendidos pelo Eterno.
    Tô dando uma saidinha, férias com o marido, 30 anos de casados e vamos curtir um pouquinho dessa vida que passa tão depressa. Volto antes do natal para fazer meus votos.
    um super abraço, carioca

    (Vejo você e alguns outros amigos pelo face.)


    ResponderExcluir
  4. Você já conhece o meu amor por tradições judaicas. Fico imaginando o sincretismo entre tais rituais e os do cristianismo: Colocar luzes nas portas das casas, talvez também para nos lembrarmos de nossa missão, a cada existência, de iluminar um pouco mais o mundo, de contribuir com a nossa luz para um mundo mais esCLARecido. Feliz Chanucá, minha amiga! Muitas bênçãos da Luz para você. Beijos carinhosos, Angelinha

    ResponderExcluir
  5. Como diria seu amigo Rodolfo: Feliz Chanuká! Natal Sameach!

    Beijos iluminados.

    ResponderExcluir
  6. Regina, passei a semana toda à luz de velas...
    Fui trocar a lâmpada deste quartinho com tanta ênfase, soquete saiu junto.
    Só hoje Esposo arrumou.
    Este pragmatismo me trouxe reflexões: A vela realmente expele magia.
    Voltei à época onde o fogo era transcendental, fonte de poder, um diferencial imprescindível!

    ResponderExcluir
  7. Um bom domingo e uma semana maravilhosa pra ti minha amiga,,,beijos e flores...

    ResponderExcluir
  8. Feliz Chanuká, galêga. E acenda velas. E vamos cantar. E vamos viver perseguindo a alegria, incansáveis...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Ainda a tempo de te desejar um Feliz ChanuKá (desconhecia:)).
    beijinhos de luz, querida Rê

    ResponderExcluir
  10. Gosto imenso das tradições e de conhecer um pouco de outras religiões.

    ResponderExcluir
  11. Feliz Chanucá, minha amadamiga!
    Que as luzes dessas velas iluminem as almas deste mundo tão necessitado de luz.
    Teu gesto é benção.
    Gratidão!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. E eu aqui sempre aprendendo com você, gosto muito desses rituais e da história das religiões. Obrigada por compartilhar e Feliz Chanucá!!!! Ótima semana minha amiga!!!bjsss

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga,

    Que iluminemos o mundo! É nosso dever, dos que estao firmes, mostrar caminhos e soluções. Realmente é uma maravilha esta mágica do bem.

    Eu vou indicar o seu blog para uma pessoa especial.


    :)

    Te adoro, amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!