Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

domingo, 6 de dezembro de 2015

LUZ



Hoje será a primeira noite, de oito, de Chanucá. Já contei pra vocês da importância dessa festa/celebração no judaísmo. Chanucá é uma lição de vida – talvez a mais importante. É a história da LUZ desafiando as trevas. Acredito que todos nós acendemos velas. Para pedir, agradecer, comemorar, criar um ambiente intimista, mas, sobretudo, para nos iluminar e aos nossos amados. Todos nós, em algum momento, lutamos contra a escuridão – seja dentro de nós mesmos ou no mundo lá fora. Chanucá chega para dizer: não lute com as sombras. Em vez disso, acenda uma vela e a escuridão irá embora!
 “O judaísmo ensina que a vela simboliza o ser humano: a cera representa o corpo, e a luz, a alma. A Torá* nos ordena acender velas para transmitir que a missão do homem é iluminar o mundo... As do Shabat precisam ser acesas antes do anoitecer e dentro do lar. Já as velas de Chanucá devem ser acesas após o anoitecer, perto de uma janela, para que as luzes possam ser vistas por aqueles que estão fora de casa. O propósito das velas de Shabat é adicionar luz ao lar, ao passo que em Chanucá é iluminar a escuridão que existe mundo a fora.”
O que é uma vela? Uma vela é uma mitzvá – um ato divinamente belo, que nos foi passado pelo Céu para elevar nosso mundo e fazer dele um local divinamente belo. Nada é mais poderoso que uma mitzvá. Assim, à medida que a luz do sol diminui, acendemos uma pequena vela. No dia seguinte, acendemos duas. Dia a dia a LUZ se torna mais forte, até que chegamos ao poder de oito – um número que representa um poder além da natureza, uma força miraculosa.
Existem muitas lições a serem aprendidas com Chanucá, mas vamos ficar com essa: quando nascem as trevas, produza mais LUZ! Espalhe mais bondade. Seja grato. Talvez possa parecer algo pequeno, minúsculo em comparação à escuridão lá fora, mas jamais subestime o poder da LUZ!
Não importa a nacionalidade, religião, etnia e raça. Essa LUZ é uma mensagem de esperança para todos os homens de bem. Que se faça LUZ, sempre, é o meu desejo a cada um de vocês, amaaados meus!  Feliz Chanucá! Natal Sameach!

Torá*: é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה - as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do judaísmo.

13 comentários:

  1. Olá!! Que lindos ensinamentos!! Gostei imenso de conhecer um pouco mais dessa tua religião! Feliz Natal amiga!! De coração!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, parabéns pela escrita, com mensagem de renovação da vida com luta e esperança espiritual.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhoso, Regina! Nunca mais olharei para uma vela sem enxergar toda essa energia subjacente...

    Noites iluminadas procê, Amiga!

    ResponderExcluir
  4. Regina, muito bom seu texto, obrigada por ensinar.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Vivendo e aprendendo com amigos. Lindo. Muita luz em sua vida.!!Feliz Chanucá.

    ResponderExcluir
  6. Oi...Re!! Eu tentando postar. Bjssss Mary

    ResponderExcluir
  7. Texto bonito . Você sempre escreve mto bem. Muita luz e bênçãos em sua vida no seu caminho. Bjssss carinhosos. Sua irmã "Bodio" rs...rs...rs... (este é o 2° texto q escrevo. Vamos ver se dá certo na hora de postar. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Hurra!!! Consegui. .. Pena q o 1° estava mais bonito.

    ResponderExcluir
  9. Qualquer que seja a crença ou filosofia, acender velas é um símbolo ligado a iluminar (esclarecer) o espírito, abrindo-se para uma visão clara e positiva do mundo.
    Uma interessante e enriquecedora postagem desta estudiosa da milenar filosofia judaica.
    Bjs, querida amiga Rê!

    ResponderExcluir
  10. Precisamos mesmo de muita luz neste mundo cheio de injustiças. Precisamos aprender a viver as diferenças em paz!
    Grande beijinho Regina!!!

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gosto sempre de saber sobre tradições judaicas...
    Que a LUZ nunca se apague!
    BJO, querida :)

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!