Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIÁRIO RURAL



Esse azul é de doer as vista d'alma
A pré-reserva se confirmou e quando me dei conta já era chegada a hora de embarcar para nova temporada em Santa Mathilde. Bem que tentei, levando o computador, postar em tempo real o que aconteceu no dia-a-dia. A conexão lenta - quase parando – só combinava mesmo com a falta de horário para levantar, almoçar, dormir. Já para postar... sem chance. As horas transcorreram de acordo com o único compromisso agendado: bem viver diariamente!
Quinta-feira
Saímos às três da tarde rumo à fazenda. As previsões meteorológicas não nos detiveram. Munidos de muitas roupas bem quentinhas, vinhos, cardápio carpe diem, chegamos à fazenda de tardinha. O frio foi registrado em 08 graus.  E nem era de madrugada. O caldinho de mandioca da Syl esquentou e espantou esses poucos graus pra bem longe.
 

Sabem o que é isso? Mandioca da fazenda sendo preparada pro caldim dela! Olhem a cor...não tem colorau naum!
O caldo pronto acompanhado de um bom vinho chileno!
À noite, o termômetro lá fora não mentia: 08 graus! Brrrrrrrr
Sexta-feira
Depois de uma noite com muiiitos cobertores, de todos os tipos e para todos os gostos, abro a janela as dez e meia da manhã, já com as brumas desfeitas e sou brindada com esse cotidiano enfeitado. Para dar encanto à vida, D'us criou as plantas, flores, frutos, toda a natureza... só pode!
Da janela lateral...do quarto de dormir...
Sempre lindas...
Lágrimas de Nossa Senhora que só conhecia nos terços


A responsabilidade da cozinha ficou por conta do Zé Renato. E saiu uns bifes, de maminha, feitos no fogão de lenha que até me fez esquecer do horário... Fomos “almoçar” às sete da noite! Foi nosso recorde no proseamento tira-gosto.
Compenetradíssimo na função


Sábado
Dia de turismo e compras. Pela estrada-real a fora eu fui bem contente e trago essas fotos pra vocês. Primeira parada Resende Costa: quer comprar artesanato para casa e com o preço muiiiito camarada? É aqui!
Toalhas de mesa, cobreleitos, redes, jogo americano...
Próxima parada Santa Cruz de Minas: flores de ferro, abajur, molduras de espelho, móveis de madeira de demolição, etc, você encontra nessa mini-cidade. 
Namoradeiras...não se cansam
Parada final? Claro, Tiradentes! Êita cidade que não canso de ir.
Vocês devem saber que além de super charmosa, faz parte do circuito nacional de gastronomia (que acontece em agosto próximo), festival nacional de cinema, literatura, encontro Harley Davidson, entre outros inúmeros eventos que acontecem durante todo o ano. Tiradentes não para. Mas nós paramos e antecipamos o nosso festival gastronômico.
Franguim com ora-pronóbis (conhece?)angu, couve...comidinha mineira, né messs?
Os mininus cozinheiros
 Paulistas, cariocas, capixabas, baianos, sulistas, enfim, todo o Brasil é recebido de braços abertos nessa cidade que exala, ao mesmo tempo, simplicidade, história e sofisticação. 
Enquanto uns bebericam e tomam conta do neto Max, outros batem canela pelas ruas de pedra!
Em plena rua você pode parar e orar
Ou então entrar aqui e tomar um cafezim coado na hora

Domingo
Nem vão acreditar. Dia de bobó de camarão! Hummm...dilícia pouca é bobagem. Syl, do tamanho de sua modéstia, diz sempre que “não sabe cozinhar”. Não consigo imaginar o que aconteceria, com minha exuberância de ser, se soubesse!
Ingredientes previamente separados como todo chefe sugere
Pudim de leite condensado feito com ovos caipiras e leite tirado na hora. Preciso falar mais?!
Segunda-feira
Dia reservado para nossa capelinha... Troca de crucifixo externo, orações especiais e gratidão. Aproveito para tirar mais umas fotos desse dolce far niente.
Santa Mathilde bem no centro iluminando e iluminada
Chamei, olhou e pousou!
Coitado desse...será que vai virar prato na ceia do natal?
Vida que se multiplica. E Dona Galinha tomando conta dos filhotes como toda mãe zelosa!

Terça-feira
Dia de voltar. Penso nas histórias e o quanto é bonito ter pessoas, especiais, a fazer parte da nossa e que nos ajuda a contá-las. Não são histórias para dormir, e sim para querer acordar no dia seguinte. Para que possamos viver outras vidas. Para nossa vida fazer sentido. E que gosto sentido esse viver, né mesmo?! Obriagada Zé e Syl por mais essa história de vida!!!




23 comentários:

  1. Bom dia, Rê!
    Perco o sono nesta manhã mas acabo me dando bem ao entrar em seu blog e ver tanta coisa linda e deliciosa que só as Minas Geraes sabe oferecer.
    Também amo Tiradentes e já perdi a conta das tantas vezes que lá fui, é demais mesmo!
    Percebo que voltastes renovada em físico e espirito. Conserva isto até retornares.
    Acho que vou voltar pra cama e tentar sonhar com estes lugares relaxantes. Rssss
    Adorei saber que sabes aproveitar a vida!
    Beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  2. Regina que viagem bacana?! Linda mesmo. Acho muito legal esse clima frio, comidas gostosas, lugares aconchegantes. Essa rua de pedrinha é linda! Gostei demais e as fotos ficaram ótimas viu?! bjsss e uma ótima quarta!

    ResponderExcluir
  3. Revigorante esse passeio, Rê!!!
    Fui viajando e me deliciando com tudo, aspirando a beleza das flores, os cenários, o capricho os pratos (quase deu pra sentir o cheiro!!!)....os lugarejos e recantos...tudo lindo, mas amei foi a Capelinha...que Deus permita que a gente possa usufruir das belezas que Ele criou, sempre....junto de amigos e pessoas especiais....amém!!


    Bom dia procê, amada...aparece "lá", tá?...rs
    Bjãozão!!

    ResponderExcluir
  4. Dessa vez você resolveu não abrir a janela às 7 da manhã, né? Tomou juízo.

    Que lindeza de lugar. Quero passear nas históricas e charmosas ruas dos cantos mineiros, quero sim.

    E as comidas, dizer o que? Esse pudim gritou por mim, bem ouvi.

    Que bom que esteve por aí, a colher felicidade. Beijo, Rê.

    ResponderExcluir
  5. Ah, então foi por isso que andou sumidinha! Que dilícia, hein? Lembrei do meu cantinho de Moeda, que daqui a pouco não mais será meu. Comidinha de fogão de lenha, friozinho, os vinhos, as orquídeas da Serra, as galinhas ciscando, quitandas e café quentinho...
    Resende Costa é realmente um achado, muita coisa linda. Meus tapetinhos são de lá; e o mobiliário é irresistível, pintado de azul-da-china com florezinhas, bunitim demais. Que bom que você curtiu este tempo de felicidade e paz. Baterias recarregadas para o recomeço. Beijos, Angelinha

    ResponderExcluir
  6. Re,
    que delícia! Senti os cheiros daqui. Adoro Tiradentes, já fui umas 4 ou 5 vezes, é uma cidade sempre surpreendente, foi até Bichinho? Sempre me acabo de comprar as coisinhas mineiras caipiras.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Que delíiiiiiiiicia isso!!Tanta coisa linda de ver,m comer, viver!!!Estou na praia, vivendo experiências lindas ,diferentes dessas ,mas tudo nos faz bem!!!

    Adorei ver e ler!!!

    beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha, lugar cheio de magia e comida maravilhosa, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  9. Que beleza de lugar! Ótimo candidato a sediar um encontro futuro da turma!

    Beijos, Rê!

    ResponderExcluir
  10. Rê, loura, por que vc nos deixa assim com água na boca?

    Coisa boa de experimentar:o lugar, a comidinha, o aconchego, o friozinho, os jardins e essa calorosa recepção à mineira!
    Obrigada
    Blogada show!

    bacios cara mia:)

    ResponderExcluir
  11. Ré, minha irmiga, Deus criou as flores e as plantas e criou você. Que "inveja" desses dias seus, dessas comidinhas que fazem babar. Fico feliz por esses presentes que Deus lhe tem dado para que seu caminho se torne mais suave. Jinhos Grandes Teresa

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Dias bons entre o frio dos dias e a natureza,,,assim é que se faz o bom da vida,,,,beijos de bom dia pra ti minha amiga....

    ResponderExcluir

  14. Você quer matar a gente de fome né rs... o que são essas gostosuras aí minha amiga, tudo de dar água na boca hein. E a paisagem....muito lindo. Fico feliz que tenha se divertido, descansado. É isso que nos dá novas forças para o dia a dia. Que vc tenha um ótimo fim de semana viu! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Possa, Rê, fiquei a salivar!
    Que beleza de fotos!


    (mandei mail, minha querida)

    mil beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Uma provocação aos apetites!
    Pelo que pude ver, uma estadia inesquecível.
    Talvez alguns quilinhos a mais, mas...quem se importa?
    Bjs, Rê!

    ResponderExcluir
  17. Hum... estou precisando de um passeio como esse. Acho que vou ali fazer uma reserva, mas antes disso, preciso jogar tudo aqui para o alto!
    Sabe que eu ia muito para Tiradentes quando morava em Minas, mas gostava mesmo era do carnaval de lá. Muito bom!!
    E essa comidinha, heim?
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  18. Adorei "passear" contigo Rê!!
    Mesmo!!
    Cá é Verão, 38, 36 graus (é só para brincar contigo!!)
    Bjs, boa semana.

    obs: estás ótima, lindaaaa.

    ResponderExcluir
  19. Regina! Eu viajei nas suas fotografias! Fala sério: aquela vaca sorriu para a camera?! Como fez?! "olha o passarinho"! lol

    E as comidas?! hummmm

    Sei lá como explicar, talvez saudades do tempo que passava férias em algumas cidades mineiras, mas só de olhar tudo isso aqui, relaxei!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  20. Adorei passear contigo, me senti em férias no sitio.Estou precisando de umas férias urgentemente.
    Adorei as fotos, ficaram lindíssimas.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus! Quanta beleza!

    Saudades amiga, lindo demais este post.

    beeejo!

    ResponderExcluir
  22. Voltei e estou agradecendo o carinho! Tentando me achar ainda e iniciando a rotina,deixo beijos,chica

    ResponderExcluir
  23. Muito grata por partilhar lugares e culturas que desconheço...Apreciei imenso!

    Bjos, RÊ :)

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!