Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DO PIGA DUPLICA



Hoje é o dia mundial de conscientização e luta. Contra esse caranguejo que não escolhe suas presas. Não gostaria que existisse uma data como essa, mas a UICC (União Internacional para o Controle do Câncer) propõe assim, com sua criação, aumentar a conscientização sobre a doença. Uma das principais causas de morte atualmente. Quem de nós não tem alguém, bem pertinho, que já passou ou está lutando contra? Aqui mesmo conheci, torci, orei e vibrei por muitos. E ainda faço diariamente. Homens e mulheres, crianças, jovens e adultos... verdadeiros guerreiros anônimos. Há quase três anos passei por um ET (assim o nomeei). E foi também aqui que recebi virtualmente uma força incalculável. Seres que nunca vi, mas que já os conhecia e os sentia dentro da alma. Sentido que se fez a cada telefonema, mensagem, comentário, visita. E serei eternamente gratidão! Mexendo numa caixinha - de guardados especiais – encontrei essa carta recebida um dia antes de minha cirurgia. Do meu irmigo e médico Ricardo, que esteve ao meu lado em tempo integral. Partilho com vocês numa forma de homenagear os que estão na luta. Em especial meu amigo L. Pois é verdade:

"A amizade é um caminho que desaparece se não pisado constantemente." (Provérbio Africano)

Rê, querida Regina,
A gente se ocupa na vida. Às vezes, se ocupa pra mascarar dificuldades, às vezes pra justificar descompromissos, mas na maioria das vezes é porque precisamos viver, sobreviver.
Viver, sobreviver em todos os aspectos.
Não me incomoda muito quando não posso ver, encontrar, conviver, usufruir das pessoas que amo, como eu gostaria, apesar de tentar sempre compartilhar esses "amores".
Com essas pessoas, sinto a amizade, o carinho, o afeto, mesmo que estejam distantes ou pouco presentes. Quando a gente se encontra, a recompensa é imediata e absoluta.
E pra completar, eu diria que a nossa ocupação pela sobrevivência, é também, de algum modo, abençoada. É através dela que, inesperadamente, inadvertidamente, encontramos, cativamos, eternizamos os sonhos, as alegrias, também as tristezas, as pessoas, o amor.
Mas hoje, eu queria ser um pouco diferente.
Imagino (um pouco, pelo menos) o seu coração, a sua cabeça, sua insegurança, sua solidão, angústia, e, óbvio, a sua convicção, sua esperança, sua fé.
Médicos geralmente sabem que o que será feito nesta cirurgia é simples, e que quase não há riscos. E é possível que vc também saiba.
Mas não é esse consolo que eu queria te prestar, talvez nem consolo eu queira levar.
Quero sim, levar, prestar, emprestar, meu carinho, meu respeito, minha alegria de te ter amiga, meu sonho de viver plenamente as verdades da alma.
A mesma vida que, algumas vezes nos faz acreditar que podemos tudo, em outros nos mostra que quase tudo independe de nós. Nesses momentos, talvez salvos da obrigatoriedade de sermos e podermos tudo, somos apenas pessoas, gente. Gente, gente que pode amar, errar, repetir, tentar, gente que pode ser gente.
Por poder ser gente com vc, te agradeço, a vida inteira.
Por poder ser gente com vc, estou ao seu lado, nesta hora, em que tenho a irrestrita certeza de que, é por vc ser gente e mostrar isso ao mundo, será superada quase sem se perceber.
Sempre irmão,
Piga.

23 comentários:

  1. Que linda carta minha amiga. Esse seu amigo é um irmão.Pessoa de uma alma abençoada assim como você. Que com a graça de Deus possamos visualizar a cura tão almejada. Que tenhamos força e coragem e saibamos sempre crer que nunca estamos sozinhos, são nesses momentos que Deus nos carrega no colo. Um grande abraço minha amiga!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa carta essa.Tudo que mais se precisa numa hora dessas. Lindo carinho ,lindo amigo esse! beijos,udo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Rê, querida!
    Como é bom ter um amigo nestas horas e você tem porque sabe cultivar os corações!
    É um dia importante, pois lembra nossa vulnerabilidade, nossa humanidade e há pessoas que se acham acima de tudo e todos, então precisam ler e parar pra pensar como a vida é rara, a vida é tão rara!
    um abraço amigo, carioca


    ResponderExcluir
  4. Regina, confesso que não sabia desse dia. Que bacana. E que linda carta. Ter um amigo em quem podemos contar é vital na vida de uma pessoa. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse Piga é um querido, mesmo não o conhecendo pessoalmente. Foi para a medicina sem perder a sensibilidade, da qual tantos se despojam na tentativa de se imunizarem contra o sofrimento alheio. Enfatiza o que importa sem desqualificar o sentimento do outro num momento de aflição. Amigos assim são poucos e fazem a vida valer a pena. Beijinhos, Angel, extensivos ao Piga.

    ResponderExcluir
  6. Regina, parabéns pela força e pela homenagem. Carta linda!
    Deus esteja fortalecendo todos os corações.
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Linda carta e linda homenagem para os que lutam contra essa doença. Não é fácil, já tive alguns casos na família alguns com sucesso outros não.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. O ET afugentou-se diante da tua força, foi não? Havia um batalhão de anjos te guardando e o cabra não seria besta de se abancar por muito tempo.

    Lindeza de carta. Lindeza de troca. Amizade,irmandade,é coisa de deixar a alma da gente suave e alegre.

    Beijo, galêga desencontrada de mim.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Re por ter encontrado em seu caminho pessoas como o Piga e que sorte essa pessoa tão especial ser seu médico...ah! se todos tivessem essa mesma sorte,. talvez o sofrimento na luta seria um tanto menor ou menos dolorido...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Agradeça ao Piga por mim. Só por ele te dar esse apoio e amizade, já me tornei seu admirador.

    E para você, querida leoa, beijos, muitos.

    ResponderExcluir
  11. Um dia para pedir que não desistam de buscar a cura dessa doença...um amigo tem seu valor.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  12. Olá RÊ!

    Como é bom ter amigos assim!Pertinho da gente quando a gente mais precisa, quando o desânimo e a incerteza tendem a tomar conta de nós: Eles valem todo o dinheiro do mundo, e divulgar como são bons é quase que uma "obrigação" - e também um gesto muito bonito.

    Beijinhos amigos; continuação de boa semana.
    Vitor

    ResponderExcluir
  13. OI REGINA!
    QUE CARTA LINDA, REPLETA DE SENTIMENTOS, NOS PARECENDO TÃO PUROS, TÃO VERDADEIROS QUE NÃO HÁ COMO DESACREDITAR DELES, MAS, SABE-SE,PARA SE TER UM AMIGO ASSIM, SÓ O TEM QUEM O MERECE.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  14. É minha amiga, todo dia é dia de índio, não existe uma data, mas também não sejamos tão intransigente, e aceitemos as convenções.
    O importante mesmo é o rescaldo.
    O sublime rescaldo que reluz na figura de um anjo amigo.
    Porque eles surgem.
    Parabéns Piga, Parabéns Regina.
    Só isso é importante, o resto é roteiro esse amor/amizade/solidariedade é o que fica.
    Beijos
    Emocionei..... não sei porque!
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Regina do meu coração, que carta linda. Enchi os olhos de lágrimas.
    Grande amigo e numa hora difícil sobe transformar as palavras em força de verdade.
    Essa doença é injusta, mas podendo curar fica o crescimento e o agradecimento.
    É bom saber de experiências superáveis.
    Um xero especial.

    ResponderExcluir
  16. Excelente post, con tu permiso me quedo para seguir tu sitio!
    Te dejo un fuerte abrazo desde Uruguay.

    ResponderExcluir
  17. Leoa, a tua coragem é minha fonte de inspiração, pois para mim atualmente todos os dias são de conscientização contra esse inimigo.
    Estou na luta!
    Bjs, Rê!

    ResponderExcluir
  18. Um amigo assim é uma preciosidade, Regina.
    Sinto prazer em saber que existem médicos assim, tão raros.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Olá Cristina! Seja muito bem-vinda a esse divã. Sinta-se acolhida e saiba que já deixei, amorosamente, um lugar reservado procê! Volte sempre que quiser e puder. Bjus

    ResponderExcluir
  20. Leonel amaaado!
    Euzinha sua fonte de inspiração? Deixa disso! Sabe, sente, muiiito bem como tenho em VOCÊ exemplo de garra e luta. Rocky Balboa pra Stalone nenhum botar defeito rsrs. Tôgarrada e junta desde sempre! Bjus, mininu lutador, nessa alma vencedora!!!

    ResponderExcluir
  21. Que amigo lindo você tem, Regina!! É essa força que desejamos encontrar quando nos sentimos fragilizaddos. Como diz a Palavra de Deus: "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro" ( Eclo 6,14b)
    Bom fim de semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Que coisa mais linda de se ver e de se ler Regina. São por pessoas assim que temos forças suficientes para atravessar esses percalços que inúneras vezes pensamos em desistir. Voce como sempre arrasa minha amiga.
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!