Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CELEBRE ESSE ENCONTRO


Gosto de sair caminhando sábado, pela manhã, sem ter obrigações a fazer e com minha melhor amiga: euzinha.
A Savassi é um dos bairros de Beagá que, antes da era dos Shoppings, reunia as melhores butiques, bares e restaurantes da moda. Hoje, estão espalhados pelos quatro cantos dessa cidade que não pára de crescer. De qualquer maneira, gosto de passear por lá (não gosto de shoppings... podem acreditar!) especialmente nesse dia da semana.
A Savassi continua sendo um local onde quase tudo acontece, várias tribos – democraticamente – dividem suas ruas e praças. Entro nas livrarias , sem nenhuma pressa, buscando alguns livros da minha longa lista que também não pára de crescer. Ouço risadas, vejo caras fechadas, passos agitados e apressados, mãos ocupadas carregando compras. As minhas estão livres.
Sento num café para degustar um expresso e folhear minha última aquisição na Mineiriana (uma livraria das que mais gosto) e escuto – inevitável – o desabafo choroso:
- Ele sempre foi minha companhia, nunca meu companheiro!
Viajo nessa queixa, tantas e tantas vezes ouvidas no consultório. Sem distinção de sexo, estado civil ou idade. Até os jovens estão cansados da tal companhia só por uma noite.
Quando estão só, buscam incessantemente, por companhia. Quando estão acompanhados, por companheirismo. Realmente são palavras semelhantes, mas de significações que fazem “aquela” diferença.
Nesse instante me dou conta que minha melhor amiga, companhia de mim mesma, é cumplicidade companheira.
Peço um chope para celebrar esse encontro! (RR)

18 comentários:

  1. Ei...e é tão gostoso esses momentos assim, de relax conosco mesmo, sair e deixar rolar, o suco, a cervejinha, o sorvete, o tempo, a natureza e bla, bla, bla...é muito bom mesmoooooo
    Beijossssss RÊ, ixi maria agora me deu ate vontade de fazer o mesmo...beijossssss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Regina!
    Às vezes, ou melhor, muitas vezes, precisamos "de nós mesmos", ainda que só um tiquim, pra sentir a vida melhor.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  3. Oi Re
    Eu tenho minha horinha sagrada de ficar comigo mesmo, é a hora da minha caminhada diaria, é nesse tempo que me abasteço sabe ?! Alguns dias aparecem pessoas querendo ir junto, mas confesso que nao gosto muito , essa horinha eu dei pro meu eu !!!

    Adorei a frase :
    Quando estão só, buscam incessantemente, por companhia. Quando estão acompanhados, por companheirismo.
    Seja lá por sempre estarmos reclamando , ou pq estejamso fazendo as escolhas erradas em horas certas !
    Vida louca vida !

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, queridérrima.

    Descobri isto já faz um tempo, alguns me chamam de sozinha, contudo, não sou. Gosto de conversar comigo, me escutar, quando era adolescente e morava em Poços de Caldas ia a uma feirinha aos domingos sozinha, pegava minha moto e passeava, comprava bijoux, comia e voltava para casa, afinal se não nos amarmos quem o irá a fazer?

    Ótimo fim de semana.

    Renata

    ResponderExcluir
  5. Tin-tin! Bom ser sua melhor companheira, você nunca vai se faltar. Coisa de gente grande. Beijos. Have a nice weekend!

    ResponderExcluir
  6. -Passei, li e gostei. Meu melhor amigo - eu mesmo - manda um abraço pra sua melhor amiga - você.

    ResponderExcluir
  7. Companhia é diferente de companheiro.
    A companhia oferece-se, dá-se sem nada exigir.
    Companhia é aquele amor por gosto que não cansa e nunca satura.

    ResponderExcluir
  8. Fiz esse passeio contigo, a cada palavra lida. Adoro programinhas assim... E observar as pessoas, as mais diferentes, é uma delícia.
    Divã intinerário, né doutora?

    Moça, hoje vim aqui, mais que deixar, colher um abraço daqueles grandões. Tá, eu sei, estou abusando, né? Não basta o tanto de carinho que me fizeste e ainda venho aqui choramingar... Ah, mas sei que sempre tem.

    Beijos.
    Cuide-se!

    ResponderExcluir
  9. Tb gosto muito da Savassi!
    Tenho tantas recordações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Tão longe de mim...e algumas coisinhas em comum...caminhar sem fazer nada...shoppings (argh)..um bom café expresso...e pra finalizar um chope...e um brinde! pra sua companhia e pra minha..
    Uma diferença: eu vou no Sebo...cada preciosidade!

    Beijos

    Loisane

    ResponderExcluir
  11. Engraçado...ainda ontem tive uma conversa á volta desse tema com uma amiga....e chegámos
    à tão conhecida expressao...mais vale só do que mal acompanhada!
    Quando se tem uma vida preenchida nunca nos sentimos sós, quer seja um passeio, quer seja ler ou ir ao cinema...preencher sua vida,preencher sua alma, isso sim é que importa.

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga, nada melhor que sentar tomar um café, ler uma revista, muitas vezes a melhor companhia somos nós mesmos. Beijocas

    ResponderExcluir
  13. "As minhas estão livres." que lindo.

    Beijinhos meus e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  14. Ah, Regina...

    havia tempos que eu tb não marcava um encontro comigo mesma...mas ontem, não resisti ao meu convite, e fui tomar sorvete, só a sós comigo!!!
    Que delícia...

    Adorei a experiência, amiga. A moça perguntou se eu ia me sentar na mesinha aquela ali no térreo...ao que respondi que tanto faz...

    Mas quando olhei aquelas escadinhas, segundo piso, me convidando...olhei pra ela e pedi; moça, por favor, leve lá em cima, ok?

    Que paz eu senti ali! Uma liberdade que havia tempos não vinha sentindo, tudo calmo e somente eu, Deus, meus pensamentos e uma vontade enorme de escrever!

    Aproveitei, peguei caneta, agenda, e a inspiração então foi chegando...retoquei sonetos, escrevi mais um e me considerei a rainha de mim mesma, estranho isso, não?...

    Bem, quanto a Savassi, sem comentários... é adorável!! Vou com frequência a BH, tenho um maninho que mora aí, e sempre aproveito e trago algumas coisas da feira hippie, que amooooo.

    Quero aproveitar e te agradecer a colaboração pra festa da Milene, amiga! Foi tudo muito lindo, né?
    O nosso sumido não deu ainda o ar da graça, mas ele me paga, ah se paga...rs

    Beijosssss

    com carinho,

    ResponderExcluir
  15. Olá RÊ!
    Há momentos em que nós somos a nossa melhor companhia; sabe-nos bem estar sós, quando essa "solidão" é procurada - mas tudo na dose certa, digo eu.


    Beijinhos amigos, bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderExcluir
  16. Oláááá, Rê e sua melhor companhia...rs...vamos marcar alguma coisa, nós quatro?...rsrsrs

    A gente acabou construindo um paradigma de solidão em lugar da solitude, não foi amigamada? e com uma conotação negativa, de perda, de impotência, prejuízo, sei lá mais o que...desconstruir essa ideia e apreciar o silêncio da própria companhia, e celebrar esse encontro...é coisa pra poucos desapegados na vida nossa de cada dia...ergo um brinde do lado de cá (com suco, pode ser??...rs), à esses momentos de harmonia com nosso universo interior, tim-tim!!

    Que bom que o fds chegou, afinal. Ô semaninha danada esta, que me amarrou as mãos pra longe do meu click com os amigos...saudaaaadeeee!!!
    Bjãozão procê, um super findi!!

    ResponderExcluir
  17. To contigo e não abro!!
    Um brinde =D
    Rê, tem um mimo pra vc lá no blog.
    Surpresinha ;)
    Bjao

    ResponderExcluir
  18. NOSSA VIAGEI NESSE SABADO SEU ..ODEIO SHOPING TAMBEM....TENHO ATE UMA PASSAGEM ILARIA..MORO NO MATO GROSSO PERTO DE CUIABA 240 KM ...E AQUI É SERRADO ..PURO ...MAS É UMA LINDA CIDADE MAS É SERRADO...AQUI TEM CACHOEIRAS..AQUI TEM PANTANAL ..AQUI TEM COISAS BELAS MAS NÃO TEM MAR....SÓ FALTA ISSO PRA SER PERFEITO MARR..BEM QUANDO VOU A PRAIA UMA VEZ CADA 3 ANOS VEM UMA ALMA BOA ALMA E ME DIZ...A QUERO IR COM VC MAS LA TEM SHOPING .KKKKK ODEIO SHOPING ACHEI QUE ERA A UNICA AS VEZES TINHA VERGONHA DE FALAR PQ ACHAVA UMA ALIENIGENA MULHER NÃO GOSTAR DE SHOPING?/VOU A PRAIA PRA VER O MAR...AS ONDAS A AREIA O BURBURINHO DA CALÇADA DE MANHÃ A NOITE O FRESCOR E O CHEIRO QUE VEM DO MAR A NOITE...EU LA VOU EM PRAIA PRA ME FECHAR NUM AR CONDICIONADO E VER PATRICINHAS DOIDAS PRA UM OLHEIRO DA ELITE MODELS PASSAR E VER ??NEM PENSAR VOU AS COMPRAS ADORO RENNER ADORO RIACHUELO TAMBEM ADORARIA A DASLU SE TIVESSE CACIFE MAS COMO NÃO TENHO ME CONTENTO NAS MARISAS E ASSIM VAI...EM SHOPING ADORO SO A PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO QUE ENTRO COMO E SAIO...QUANTO A SUA FEIRINHA DE SABADO.;..É BOM NÉ??NOSSA E QUANTO A SUA COMPANHIA NÃO TEM MELHOR ADORO FICAR COMIGO..ADORO CONVERSAR COMIGO SABE NÃO ENCONTREI NINGUEM IGUAL A MIM MIM QUE SE DE TÃO BEM COMIGO??KKK GOSOTO DE PESSOAS SIM DO MEU LADO ..GOSTO DE GENTE INTELIGENTE E SENSIVEL E INTELIGENTE PRA MIM NÃO TEM NADA HAVER COM ESTUDOS E POS GRADUAÇÕES TEM HAVER COM INTELIGENCIA NATA QUEM VEM DA ALMA...COMO MUITA GENTE QUE CONHEÇO..AMOR ESCREVER LER COISAS BOAS N~ÇAO COISAS COIPADAS COISAS BOAS DA ALMA MAS SÃO POUCAS PESSOAS COMO VC CARLA QUE CONSEGUEM EXPRESSAR TÃO BEM A ALMA DAS PESSOAS ..MUITO POUCAS..AMEI SUAS PALAVRAS..AH MEU NOME É OTILIA .MEU IMAIL É CRISTINAJADA POR QUE NÃO CONSEGUI FAZER LOGIN COM MEU IAMIL ANTIGO ENTÃO FIZ OUTRO...ATE MAIS.Rê..

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!

Ocorreu um erro neste gadget