Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS: TUDO QUE EU PRECISO SABER...

"Triste de quem não conserva nenhum vestígio da infância." (Mário Quintana)
 Esse jardim de infância é atribuído ao Pedro Bial, miau... Se é, ou não é, a mim pouco importa. Não vou sair à cata pela internet, brincando desse esconde-esconde tão chato. Aliás, importante nessa vida é que não deixemos nossa criança interior adormecer a ponto de ficarmos tão entorpecidos nessa transformação em gente (?) GRANDE!
Tudo que eu preciso saber é que há crianças morrendo de fome, frio, abandonadas pelas ruas, usadas e abusadas, desaparecidas, traficadas como escravas, espancadas e sem qualquer tipo proteção, amor e carinho.
Tudo que preciso fazer é meu trabalho - de formiguinha - por algumas dessas crianças!
Dedico essa postagem/vídeo a todas as crianças (das clínicas, dos hospitais, das entidades filantrópicas, dos abrigos, dos consultórios) que me ensinaram e ainda me ensinam a ser, hoje, um pouco melhor do que fui ontem. Que me fazem rir, chorar e ter a minha esperança-criança alimentada! (RR)

28 comentários:

  1. Olá, Regina!
    Adorei o post!
    p.s.: hoje também é seu dia
    então, querida
    sorria!!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  2. Ei Regina!
    Bela homenagem,de fato aprendemos muito com essas crianças!
    gd beijo

    ResponderExcluir
  3. Rê, como sempre, amei!!!
    "A vida está nos olhos de quem souber ver..."
    Essa frase já diz tudo.
    Feliz dia das crianças pra vc querida!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Liiindo! Acrescento outras crianças à sua lista: as 'especiais', tantas vezes rejeitadas, mal amadas, sem espaço ou visibilidade social. Não é o caso do meu Eric, que hoje, aos 32 aninhos, está todo feliz com o dia da criança, dizendo assim: 'Mãe, eu sei que sou adulto, mas quero comemorar o Dia da Criança com Coca Cola!'
    Namastê para a criança que mora em você. Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ângela, iluminada, amada!
    São muitas, muitas outras que não me esqueci de citar... Seu Eric tem pais maravilhosos que lhe cobrem de AMOR e DEDICAÇÃO diária. Diga a ele que, daqui, envio junto à coca-cola, o seu sorvete predileto. E não se esqueça de dar-lhe um beijo, o meu!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente no dia delas,,,as crianças,,,não podemos apenas pensar nas brincadeiras,,,nos sorrisos sinceros,,nas simplicidade,,,temos que lembrar que existem tantas e tantas que sofrem nesse mundo,,,beijos de bom feriado pra ti querida.

    ResponderExcluir
  7. Post maravilhoso, Regina!
    Maravilhoso!
    Um presente que você nos oferece, neste dia importante...
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  8. E o que fomos em criança?
    Será que somos bons adultos?
    Bjs.

    ResponderExcluir

  9. quem trabalha com crianças em situação de risco nunca mais compreende este dia somente como festa.
    Beijos e muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  10. Oii que lindo texto, temos que dar muito amor para as crianças, para que no futuro elas sejam adultos conscientes, honestos e solidários,pois o mundo com certeza vai precisar do maior numero possivel de pessoas assim!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  11. TUDO ISSO É MUITO IMPORTANTE MESMO...TODOS OS APRENDIZADOS...E O QUE MAIS IMPORTA HOJE NESTE MUNDO EGOISTA EM QUE VIVEMOS..ÓNDE TODOS ESTÃO PREOCUPADOS COM SEU PROPRIO UMBIGO..E VIVEM POR ELE,RECLAMAM ,COBRAM...E NADA FAZEM PARA AMENIZAR O SOFRIMENTO DAS CRIANÇAS ...O QUE IMPORTA E CONTINUAR COM ESSE TRABALHO FORMIGUINHO O QUAL VOCE CITOU E PENSAR QUE POR MAIS PEQUENO QUE SEJA ..MAS VOCE ESTA FAZENDO E FAZ..E QUE DE ALGUM MODO VOCE MUDOU A VIDA DE ALGUEM..DEU FALICIDADE A ESSE ALGUEM ..ESSA CRIANÇA NEM QUE SEJA POR MOMENTOS...É NISSO QUE ACREDITO..FAZER ALGUMA COISA E NÃO FICAR SÓ LAMENTANDO...BJ AMEI O VIDEO...

    ResponderExcluir
  12. Olá Regina,

    Faz muito tempo que não tenho viajado por aqui. Tenho viajado por outros lugares, quase sempre onde me levam um avião e depois um todo-o-terreno e as minhas pernas. Mas eu volto sempre. E hoje voltei aqui, para me sentar por uns momentos no divã nosso de cada dia (nas vezes anteriores confesso que passei apenas, não cheguei propriamente a sentar-me no divã...) e ficar a pensar no tema do dia: as crianças. Por muito que pense, não consigo encontrar nada melhor do que as crianças. Todas elas. As nossas e as dos outros. Mesmo aquelas que não conhecemos de lado nenhum. Porque não só são o futuro, como são a alegria do presente. E não há maior tristeza do que ver crianças passando mal, seja lá pelo que for. Dedico estes pensamentos escritos a todos os adultos que ainda não descobriram a alegria que só as crianças podem transmitir.

    Beijo,

    Alexandre Correia

    ResponderExcluir
  13. Viva as crianças, brancas, pretas, amarelas...
    Viva os pequenos...e viva os grandes também...
    então viva Eu e viva pra você também..sempre tão sensível....


    beijocas


    Loisane

    ResponderExcluir
  14. Falaste tudo, moça! Nesse exato momento, quantas crianças estão por aí sem rumo, sem proteção, enfim.
    Humanidade maluca!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Voltei só pra dizer que sou réu confessa... Pois é, vim aqui, roubei sua frase e fugi antes que a polícia da blogosfera me alcançasse... Mas sou uma ladra de coração mole, vim confessar meu crime.

    Até confesso, mas a frase tá lá.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. - Há muitas décadas atrás, um adolescente percebeu que estava deixando pra trás uma fase da vida que não voltaria mais. Então colheu uma coisa aqui, outra ali e, previdente, guardou-as para uso futuro. E hoje ele é conhecido como um velho crianção, emotivo e amigo, que gosta de festas e alegria... e é um cara feliz. Não é uma história bonita?
    - Aliás, esse crianção sabe muito bem que nem todos têm a sorte dele, e faz o que pode para distribuir seu bom humor ingênuo e infantil a seu redor.
    - Linda mensagem, moça. O crianção agradece.

    ResponderExcluir
  17. Linda mensagem! Quanto mais cedo se aprende a conviver com as outras pessoas, melhor.
    Porque, se passar muito da hora, vai ficando cada vez mais difícil. Algumas coisas boas da minha infância estão vivas até hoje.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Hola Regina,

    que lindo homenaje haces a todos los niños!

    Feliz día de los niños!

    Te dejo saludos argentinos y te deso lo mejor.

    Sergio.

    ResponderExcluir
  19. Alê, amado!
    Quanto tempo minino...achei que tinha saído de vez da blogosfera... Passar por aqui sem sentar um cadim, mesmo que seja prum oi rapidim tem que acontecer. Senão, jamais saberei que veio! Realmente elas são fantásticas e jamais me esqueço daquela postagem que vc fez, com fotos maravilhosas há tempos atrás. Não some tanto assim mais não, viu?
    Beijuuusss, alegres quiném criança abrindo presente, n.c.

    ResponderExcluir
  20. O que temos de melhor é a criança que mora em nós.
    Quando permitimos que ela envelheça, o encanto pela vida desaparece.
    LIndo post homenagem querida.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  21. Criança é tudo de bom, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  22. Que lindo poder ter a honra de conhecer seu blog! Uma benção, muito bem feito , e adoramos!!!
    Seguiremos, bjs
    Lulu & Sol
    esperamos retribuir o carinho com o nosso...

    ResponderExcluir
  23. É um dia de comemorarmos com nossas crianças tudo que elas nos dão de bom, e contribuirmos para que se tornem adultos melhores do que nós!
    É tambem um momento de muita reflexão por este mundo em que vivemos.

    bjo

    ResponderExcluir
  24. Olá, RÊ!
    O mundo, seria certamente melhor se os adultos conseguissem guiar-se por cartilha de criança de infantário.
    Mas o mundo adulto é muito mais complexo: os valores simples e básicos, muitos de nós tendemos a esquecê-los; deixamos-nos ser guiados por outros interesses e motivações, esquecemo-nos que fomos crianças, muitos esquecem mesmo que elas existem.
    Acabo, formulando o desejo de que este mundo se torne melhor, para crianças, mas também para os adultos porque uns dependem dos outros: No fundo, estamos a falar das mesmas pessoas.
    O vídeo está muito bem feito,pedagógico, e muitos dos que governam este mundo deveriam ser obrigados a vê-lo, a espaços regulares ...

    Beijinhos amigos.
    Vitor

    ResponderExcluir
  25. Pedi um presente de dias das crianças a minha mãe presente de dia das crianças e ela me deu uma vassoura pra varrer o pátio... Que má....

    Bjuxxxxx linda...

    ResponderExcluir
  26. L'arto ha smesso di funzionare correttamente? Vuoi dire che non si alzera'? Se è così, allora penso che il problema di erezione, sarete in grado di aiutare con queste pillole https://maschiosalute.it/, sono sicuro che possono aiutarti

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!