Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 2 de outubro de 2010

FAXINA DÁ UM TRABALHO!!!

Sabe quando você decide fazer uma faxina em casa? Foi deixando as coisas se acumularem, adiando aquelas aborrecidas mesmo, que temos ou deveríamos fazer diariamente de lado?  A gente vai empurrando com a barriga... Até que chega um dia que não dá mais! A gente não se cabe mais em tanto desconforto. Arregaçamos as mangas e mãos a obra. É tanto por fazer que, muitas vezes, nem sabemos por onde começar. Ficamos meio perdidos e nessa confusão tentamos estabelecer prioridades. Qual cômodo começar? Avaliamos daqui e acolá e todos merecem nossa atenção e cuidado. Quando percebemos, cada cantinho de nossa casa está de pernas para o ar: tudo fora do lugar. Rasgamos daqui, jogamos um montão de coisas no lixo, esfregamos alguns, lustramos aqueles que adoramos e o tempo ficando espremidinho mesmo. Será que conseguiremos? 


Com a nossa casa, essa que habitamos sem ser de tijolos, acontece o mesmo. Precisamos sempre faxiná-la e não é nada fácil! A minha andou (?), caminha de pernas para o ar. Não pensem que foi por causa do ET! Ele teve sua parcela. Mas muito antes dele e com a vida nossa de cada dia, venho me virando e revirando em questões de cada (in)cômodo do meu ser. Na busca de colocar satisfatoriamente - de acordo com o meu desejo - a casa em ordem, o tempo é implacável. Não adianta correr. Aliás, nessas horas a calma é a pressa perfeita!
 
Conto isso a vocês, pois estou incomodada comigo mesma (com quem mais haveria de ser?) por não estar aqui da maneira como gosto. Quem freqüenta o Divã, desde o começo, sabe que adoro responder a cada comentário, trocar idéias, da felicidade que fico e de dar as boas vindas aos que chegam, visitar cada cantinho, conhecer os novos amigos, criar laços e estabelecer pontes, que não há distância que me impeça de chegar. Sinto também, com a convivência, quando cada amado meu está feliz, triste, angustiado, exultante, preocupado e corro para dar meu carinho, aconchego, pitaco, e até mesmo puxão de orelha (olha bem quanta pretensão!). Mas sou assim... E foi com esse jeitim de ser que fiz muitos amigos! Que sinto falta, sôdades quando dão uma sumida e até tristeza, acreditando que se esqueceram de euzinha.
Nesse tal “lerê” que comecei faz tempo, ando carecendo de mais tempo para colocar -harmoniosamente- o que ainda está de pernas pró ar, em seus novos lugares. É, quando a gente resolve faxinar, percebe também que aquilo que sempre esteve incômoda ou comodamente num mesmo lugar, fica muito melhor em outro! Ou então, que temos mesmo é que nos livrarmos daquele estorvo, deixando o espaço livre!  Então, explicações dadas, vou continuar minha faxina  (reparem o charme das luvas que arrumei) esperando que vocês não só me compreendam, mas que não desgarrem daqui e muito menos de mim!(RR)

21 comentários:

  1. - Cuide bem do seu micro, da sua casa de tijolos e, principalmente, dessa outra sua casa, Rê. Aproveite a primavera para escancarar as janelas - também as da alma. Bom faxinão pra você. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Regina!
    Também estou precisando duma faxina, tanto em casa quanto em mim - acho que dá pra encher um caminhão!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  3. Vixi...adivinhou meus pensamentos..ou será que somos todos iguais? acordei pensando exatamente nisso..jogar fora um monte de coisas dentro de mim que me incomoda: um ranço daqui...uma tristeza dali...e essa mania que tenho de deixar as pessoas que eu amo me magoarem...lindo post...

    Beijocas

    Um final de semana limpinho e cheiroso....

    Loisane

    ResponderExcluir
  4. Rê, tô aqui, boquiaberta, pensando em que hora foi que vc escutou meus pensamentos! Tim-tim por tim-tim do que li, escreveria. Ontem, sentada em divã...rsrs...prometi a mim mesma que daria folga pra desculpa e, sem discussão ou perdão, arregaçaria as mangas e abriria cada porta e gaveta, paninho/espanador/vassoura nas mãos (vou pegar emprestada uma dessas charmosas luvas, póóódi??) para polir, lustrar, arejar, mudar de lugar o que fosse preciso. E vou. Aliás, em sincronia, vamos!

    Show de decisão, amada minha!! simbóra...vez-em-quando, pra tomar um ar fresco "e dos bons", passo aqui - capaz que vou desgarrar "docês", DIVA e DIVÃ!!

    AMEI esse texto, pude "te ouvir" enquanto ia lendo, muito legal...rsrs
    Boa faxina, queridona!!
    Bjãozão solidário!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga, essas faxinas fazem-se necessárias a cada determinado tempo, mas o que eu mais gostei foram as suas luvas...quero iguais. São um arraso. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Regina.
    Eu sou novata aqui no seu Divâ.
    E já recebi tanto carinho.
    Puxão de orelha também...
    Mas o principal, foi conhecer você na reta final de ficar livre do Sagitario de Mama.
    Veja o quão importante isso é para mim.
    ...Não poderia ter Regina Melhor.

    Beijos empoeirados e não menos importantes.

    ResponderExcluir
  7. Olá Regina,

    pois é verdade... às vezes é necessário mesmo!
    Toma o tempo que fôr necessário... não desgarrarei daqui minha amiga...

    Um beijo enorme e que tenhas um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga! Feng Shui interior sempre começa pela faxina das gavetas e armários. Todo mundo faz isso de vez em quando e, tudo limpinho, voltamos aos prazeres do dia-a-dia. Estou aguardando, vem muita coisa boa aí deste divã limpo e bem arrumado. Amei as luvas, vou querer emprestadas qualquer dia... Beijos

    ResponderExcluir
  9. Rê,

    Vim te conhecer atrves do blog da sua xará.
    E gostei muito, vou voltar mais vezes pra aproveitar o seu divã...rs
    Ja te aviso que vou roubar o seu post dos homens maduros, adorei o texto da Zelia....

    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oie Rê!
    Faxina é muito bom, renovar é muito bom.
    Beijoss minha linda e um super final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Querida Rê, boa tarde.
    Embora contrário ao bom senso de minha esposa, que é um verdadeiro furacão(no melhor sentido da palavra) quando se fala na limpeza da casa de tijolos, esta outra parte levo mais "devagar, devagarinho".
    Tenho as coisas "maisomenos" arrumadas e que geralmente consigo encontrar.
    "Assucede" que às vezes você se dispõe a ajeitar tudo, mas imperativos outros (mãe, filhas, fotografias,etc, etc) te impedem de prosseguir.
    Porisso não esquento a cabeça. Com paciência e fé em Deus, temos tempo para tudo.
    Quanto a abandoná-la, "nem a pau Juvenal".
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Vá Rê amada, limpe tudo,seja feliz.

    Beijinhos meus.

    ResponderExcluir
  13. Oieeeeeeeee
    hahahah que luva mais chiqueeeeeeeeee... !!! Ah se minha vó visse isso ia mandar eu usar numa boa ocasião hahahah...ela fala que eu uso tudo nao guardo nada ...rs !!!!
    Ai eu sei como sao esses dias de faxina, e eu só faço qdo a coisa ta ficando feia rs...mas ai parece que baixa o espirito santo e nao paro mais !!! Fico um trapinho depois...qto mais mexo ...mas eu acho gente rs !!!
    Beijos flor...bom final de semana !!!

    ResponderExcluir
  14. Como já me disseram: depois de uma boa faxina, o prazer é enorme. Quanto ao resto... acho o seu divã muito confortável. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Olá Rê !
    A vida é dura heeimm ! :)))
    O problema é que essas coisas nunca apetecem, né ?...
    Beijão e um Bom Domingo !
    .

    ResponderExcluir
  16. Rê Amiga,
    Vou aproveitar as dicas da sua faxina e tentar arrumar também a minha casa também.
    Foi um gosto ler a sua prosa que nos dispõe bem e faz parte do nosso bem estar. Obrigado, minha amiga.
    Um Xião e um Domingo iluminado para si.
    Jorge

    ResponderExcluir
  17. Um também está a mais. Esqueci-me de o sacudir.

    ResponderExcluir
  18. Regina querida, um grande beijo!

    Adoro tudo que você escreve, o carinho e a ternura com que o faz ficam implícitos em cada linha.

    Carla

    ResponderExcluir
  19. AMEI SEU BLOG E AS COISAS QUE VC ESCREVE ...AMEI MAIS AINDA QUANDO VI QUE VC É MINEIRA ..AMO OS MINEIROS SOU PAULISTA MORO NO MT MAS JA FUI EM MINAS TENHO AMIGAS MINEIRAS QUERIDISSSIMA FALAR EM GENTE HOSPITALEIRA QUE SABE RECEBER AMIGOS QUE SABEM COZINHAR E QUE SÃO FELIZES O TREM BAO QUE SÃO OS MINEIROS....FUI EM ARAXA JA FUI UBERABA UBERLANDIA BELO HORIZONTE E OUTRAS CIDADES DE MINAS NESSA VIAGEM QUE FIZ...NOSSA MAS QUE COMIDA DE VCS HEIM??FALANDO EM SIMPLICIDADE NUM POST BLOG DA CARLA EU ESQUECI DE SITAR UMA FRASE QUE TENHO COMIGO..."TEM TREM MAIS SOFISTICADO QUE A SIMPLICIDADE DOS MINEIROS???TEM NADA UAI!!!! ADOREI A FAXINA E RESOLVI FAZER UMA COISA VOU FAXINAR GENTE CHATA GENTE QUE VIVE COBRANDO DOS OUTROS SENTIMENTOS QUE ACHA QUE TEM E NÃO TEM PELO PROXIMO..VOU TIRAR GENTE QUE VIVE SE FAZENDO DE TADINHAAA E VOU POR GENTE ALTO ASTRAL COMO VC...ATÉ MAIS

    ResponderExcluir
  20. Eiii Otília!!! Seja muito bem-vinda ao nosso Divã.
    Fiquei feliiizz dimaiiiisss com seus comentários. Tenho por hábito, responder a cada amado meu, degustar cada cantinho que fui encontrando nessa blogosfera que não pára de crescer! Mas, exatamente nessa postagem, tento explicar o inexplicávelrsrs Ando com o tempo esprimidinho mesmo... Acredito que início de novembro, já devo ter dado conta da faxina e volta tudo a ser como gosto. Enquanto isso... saiba que já tem um lugar reservado, com muito carinho, para todas as vezes que aqui chegar.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  21. Adorei as luvas!! mto inspiradoras para faxina...

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!