Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FOLHA COR-DE-ROSA


Quando levava os meninos, ainda pequenos, para a escola, ficava encantada com essas árvores que mudavam suas folhas verdes de cor. Nunca soube seu nome...
A transformação ia se dando, lentamente, e caricia de acuidade no olhar... Dizia para eles que olhassem a árvore de folha cor-de-rosa! Criança tem imaginação fértil, e não precisa fazer força para pintar na cor predileta o que quiser!

Como num passe de mágica, numa manhã, elas davam bom dia assim... Todas as folhas cor-de-rosa. E para completar toda essa beleza - que nem carecia -  ainda explodia com roxos, aqui e acolá!
E tem gente que ainda não acredita nesse milagre da Mãe Natureza! Pode? É bem semelhante às nossas transformações... Lentas, imperceptíveis para muitos, até mesmo para a gente. Mas, não mais que de repente, explodimos em cores sem maiores explicações: magia da natureza de ser! (RR)
 
P.S: O amigo Cláudio, do blog VerdeVida,  entendedor da natureza,me respondeu assim: "Regina "Radiante" Rozenbaum.Não vi as fotos, mas a sua descrição parece ser a da Sapucaia (Lecythis pisonis). A parte rosada corresponde às folhas novas (típicas do mês de setembro). As flores tem cor roxa. Esta bela espécie é nativa da Mata Atlântica úmida."

18 comentários:

  1. Viva a natureza...na frente do meu prédio, bem de baixo da minha janela floresceu um ipê branco..é lindo de viver...

    beijocas


    Loisane

    ResponderExcluir
  2. Nossa que explosão de beleza. Estou encantada com esta árvore maravilhosa, pena que ainda não a encontrei por ai. Com certeza uma árvore de folhas cor de rosa, faz o mundo parecer muito mais suave e magnifico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. - Quando encomendo por telefone algo para ser entregue em minha casa, pedem-me, além do endereço, alguma característica distintiva, e eu informo: "Tem uma arvorezinha cor-de-rosa debruçada sobre o muro da frente."
    - Então? Não moro bem?
    - Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, RÊ!

    Natureza é linda, pelo menos na maior parte do tempo, e na maior parte dos lugares.
    E, às vezes,o vê-la assim depende apenas do prestar atenção, do nosso olhar. E, eu acho,que com o ficar mais maduros ganhamos em sensibilidade, conseguimos acrescentar beleza ao que vemos; no fundo, passamos a ver aquilo que sempre lá esteve ...

    Beijinhos amigos; boa semana.
    Vitor

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina, tudo bem? Linda árvore... A mãe natureza nos presenteia com diversos desses espetáculos todos os dias, mas são poucos os que os vêem. A maioria não "enxerga". E não sabe o que está perdendo!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  6. Belas flores e mais bela postagem...

    Bjuxxx linda...

    ResponderExcluir
  7. A natureza é prodigiosa, não dizem? e tem a capacidade de camuflar-se e revelar-se aos olhos sensíveis, aqueles que vêm, e, de quebra, nos simbolizam, como vc descreveu com tanto vigor e verdade, minha amadamiga.
    A natureza - toda ela - é uma obra divina, por isso estamos conectados e integrados, somos parte desse todo inigualável. Que bom, né?

    Obrigada por esse presente maravilhoso, compartilhado com tanto carinho.
    Bjãozão, queridona da alma-cor-de-rosa (amor PURO!)

    ResponderExcluir
  8. Coisa mais linda, né, Rê? E não sei porque, gostei especialmente da nuance rosadinha dessas folhas. Claro que não há aqui nenhum interesse próprio, imagina! Rsrsrs...

    Quanto à inquietação do post removido, tudo está bem, prevaleceu a forte ligação de uma amizade que mesmo sobrendoa algum abalo, não desmoronará só assim.

    Obrigada pela torcida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Viva a natureza, seus matizes e suas surpresas! E sua sensibilidade para observá-la. Beijos

    ResponderExcluir
  10. "As verdades diferentes na aparência são como inúmeras folhas que parecem diferentes e estão na mesma árvore ."

    Beijo amada Rê.

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga, a natureza é linda demais. Eu adoro nessa época do ano ver o Ipê amarelo, a árvore não tem uma folhinha, somente cachos de flores. Devíamos cuidar um pouco melhor dela ...Lindo Post. Beijocas

    ResponderExcluir
  12. É simplesmente extraordinário! Ver para crer... A natureza continuará (espero) sempre a surpreender-nos... a beleza é tanta que nem precisa explicação!

    Gostei!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  13. OIe, minha querida RÊ, mas 'claro que o teu colo também serve amiga,e que bom saber que temos amigas para nos oferecer tanto carinho, quando precisamos...obrigadaaaaa, te adoro viu.
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  14. Maravilhoso esse olhar simples para a Natureza.
    Ensinar os mais pequenos a ver estas maravilhas e saber vivê-las com uma atitude de coragem e amor por tantas coisas bonitas.
    O paralelo entre as transformações da natureza vegetal e a nossa animal está óptima e parece que devemos viver assim a vida.
    Um olhar real e encantado em cada momento presente

    ResponderExcluir
  15. Aqui pertim de mim tb tá cheim destas arvores!
    Bjs flor.

    ResponderExcluir
  16. Eu estava justamente procurando o nome da árvore que vi em setembro com folhas cor de rosa no topo da copa. Linda! E me deparei com este texto seu que expressa exatamente como me senti ao vê-la.

    ResponderExcluir
  17. Eu estava justamente procurando o nome da árvore que vi em setembro com folhas cor de rosa no topo da copa. Linda! E me deparei com este texto seu que expressa exatamente como me senti ao vê-la.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!