Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

OITO DIAS SE PASSARAM

O tempo urge. O tempo nos diz sempre: é vida que segue. Cada dia desses foi experimentado de jeito diferente. A dor continua presente... Cada dia com coisas por fazer, e nada a dizer, se apresenta com roupagens diversas. Seguir em frente é o que determina o tempo. Arrumando as coisas da mamãe encontrei, para mim, duas preciosidades. Em uma de suas bolsas estava um cartão, escrito a mão, que transcrevo abaixo:
“Artigo – 230 – A família, a sociedade e o Estado (grifo dela) tem o dever de amparar pessoas idosas assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e garantindo-lhe o direito à vida. (o Estatuto tem vários itens, todos precisam ler e aplicar)”.
Numa pasta, também escrita a mão, encontrei a seguinte carta:
À
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Àtt: Secretário Adjunto da Fazenda/Adalberto João Patrocínio
Belo Horizonte, 27 de dezembro de 2003.
REF: Revisão IPTU/Índice cadastral: 005011019001-3
Prezado Senhor
Tenho tido sérios problemas financeiros nos últimos anos e não estou conseguindo honrar com todos os meus compromissos. Sou viúva há 42 anos e resido desde então em meu único imóvel (grifo dela), herança deixada por meu marido.
O IPTU de minha casa está elevadíssimo para uma residência, até mesmo para as condições que se encontra o imóvel. É preciso ter o IPTU mais justo!
A casa já tem 50 anos e está cheia de problemas. Há infiltrações nos quartos, a rede de esgoto precisa ser refeita com urgência, a pintura está toda descascando, as janelas de madeira cheias de cupim e as portas emperradas. Infelizmente não tenho dinheiro para consertar estes defeitos e convivo com eles aos meus 81 anos de idade.
Estou tentando colocar minhas contas em dia e para isto venho através desta carta, solicitar a revisão do valor do IPTU do meu imóvel, em função do estado em que se encontra. Em outras cartas, já escrevi à prefeitura com provas da minha condição financeira.
Aproveito para solicitar a isenção da taxa de limpeza pública, já que produzo pouco lixo e esta pesa no meu bolso.
Certa de sua compreensão agradeço antecipada, com votos de um Feliz Ano Novo 2004.
Atenciosamente
Lucy Rozenbaum
Minha mãe sempre foi assim. Lutava pelos seus direitos sem pedir ajuda às filhas. Quando víamos, as coisas estavam resolvidas à sua maneira, sem incomodar ninguém. Não gostava de injustiças e brigava feito ela só, quando se encontrava diante de uma.
Tenho um orgulho danado da D.Lucy.

2 comentários:

  1. QUERIDA AMIGA,NAO CONHECI SUA MAE PESSOALMENTE MAS ACHO QUE ELA ESTAVA CERTISSIMA EM GRITAR PELOS DIREITOS DELA.ONTEM ASSISTINDO ANA MARIA BRAGA ELA CHAMOU UM SENHOR QUE MEXE COM APOSENTADORIAS ETC.CONVERSANDO ELA DISSE QUE O BRASILEIRO è MUITO ACOMODADO,E POR ISTO AS COISAS NO BRASIL NUNCA SE RESOLVEM,PRINCIPLAMENTE NESTAS QUESTOES DE APOSENTADORIA.FORAM MUITOS OS COMENTARIOS.MAS FALEI SOBRE ISTO PORQUE ONTEM FUI BUSCAR O CARTAO DE ONIBUS NO BHTRANS,E PEGUEI UMA SENHA,FIQUEI DE 3.30 AS 5.00 HORAS DA TARDE LA ESPERANDO.DEI UM FANIQUITO,PENSEI NO QUE ANA HAVIA DITO E RODEIA A BAIANA COM MILHOES DE PESSOAS LA DENTRO.PORQUE TINHAM 6 CAIXAS FUNCIONANDO E ELES SO CHAMAVAM QUEM ESTAVA PAGANDO COM DINHEIRO.CHEGUEI PARA A GERENTE(SE è QUE è GERENTE)E DISSE A ELA :MINHA FILHA O QUE ADIANTA TER ESTA SENHA SE ESTAMOS ASSENTADOS AQUI A 3 HORAS E SO CHAMAM AS PESSOAS QUE IRAO PAGAR NO DINHEIRO.TOME PROVIDENCIAS,DEIXE 3 CAIXAS ATENDENDO OS VALES EM DINHEIRO E OS OUTROS 3 ATENDENDO AS SENHAS.REGINA O PESSOAL QUE ESTAVA LA ME OLHOU,ALGUNS DE CARA RUIM,OUTROS ME FALARAM BAIXINHO PARABENS.è ASSIM QUE TEMOS QUE AGIR.NA MESMA HORA ELA DIVIDOU OS CAIXAS E FEZ COMO EU FALEI,E NUM INSTANTE A FILA ANDOU ENTAO D.LUCY TINHA RAZAO TEMOS TODOS OS DIREITOS DO MUNDO PARA GRITAR E FALAR CHEGA....CHEGA...
    BEIJAO AMIGA E SE PRECISAR DE AJUDA CONTE COMIGO.OK? MARY(SANTINHA)

    ResponderExcluir
  2. Querida Regina,
    Com muito pesar, gostaria de expressar meus sentimentos pela sua mãe e dizer que continuo rezando para Deus dar a você e toda a sua família muita força e amparo nesse momento tão difícil.
    Estou torcendo para você voltar logo para as aulas na academia que já não são as mesmas sem você! Estamos sentido muito a sua falta!
    Beijo carinhoso,
    Renata

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!