Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PERFIL MUTANTE

“Um monte de pedras deixa de ser um monte de pedras no momento em que um único homem o contempla tendo dentro de si a imagem de uma catedral.” (Antoine de Saint-Exupéry)
Desde os tempos da faculdade tinha certa implicância com os tais perfis psicológicos. O problema – para mim - de descrições acadêmicas é a simplificação e esquematização em função de objetivos científicos. Hoje traçam o perfil do sujeito que provocou a tragédia de Realengo. Se nos ajudará a evitar outras não sei dizer.
Atualmente quando buscamos um emprego, uma colocação, logo aparece o “perfil desejado”. Instrumentos foram criados frutos de longos anos de estudos de experientes psicólogos, sociólogos, antropólogos, administradores e profissionais de outras áreas para ajudar nessa busca e enquadramento. Sem dúvida estas análises vieram para auxiliar as empresas a entender quem é cada um de seus funcionários, o porquê de suas atitudes, de suas falhas, de seus sucessos e quais as suas tendências e preferências. Estas análises funcionam muito bem, são fontes riquíssimas de informações para que se possa construir uma equipe vencedora. Mas seria só ele – o perfil - suficiente para uma contratação? Até aqui temos o nosso para preenchimento de interesses, filmes, livros, músicas prediletas que falará ou não de nós. Diz quase tudo. Quase!
Fico pensando como é difícil traçar um perfil e quantas oportunidades são perdidas quando o fazem usando somente esse critério. Descrições de comportamento acabam apresentando um tipo “puro”, raramente encontrado na realidade. Não teríamos todos um potencial natural que não se encaixa nesse “purismo” a ser descoberto pela percepção – aguçada - de um eficiente “caçador”, “escutador” de talentos? Refiro-me à escuta para além de perfis desejados. Desse capital humano criativo que todos possuem e que são poucos os que auxiliam as pessoas a encontrá-lo e compreender o significado do que fazem de melhor. Quando um funcionário trabalha colocando a energia da criatividade e do prazer, para não dizer do amor, naquilo que faz não geraria mais lucro? As empresas, para serem competitivas, não têm que trabalhar com pessoas felizes e com parceiros? Não mais com empregados, escravos obedientes e submissos.
Nas concepções das teorias do comportamento humano, praticamente toda a conduta humana é motivada. Isto é, o homem age em função de obter satisfação para suas necessidades e desejos, conscientes e inconscientes, definindo um objetivo (algo no meio externo), a ser alcançado como resultado de uma conduta estratégica.
A necessidade de realização impele o indivíduo a buscar objetivos que envolvem atividades desafiantes, com uma acentuada preocupação em fazer bem e melhor que não é determinada apenas pelas possíveis recompensas em prestígio e dinheiro. Pessoas movidas pela necessidade de realização canalizam muita energia para o aperfeiçoamento e progresso constantes em seus desempenhos e realizações, gostam de resolver problemas que signifiquem um desafio para as próprias capacidades e cuja resolução produza sentimento de competência pessoal. Se houver prazer e alegria no trabalho as pessoas estarão conectadas com seu Eu. Há um engajamento no trabalho, não mais como uma obrigação mecânica desagradável, mas como a oportunidade de manifestação de seu potencial – qualidade única e intransferível como fator preponderante de cooperação com a organização, de prazer e de realização pessoal, aspecto indispensável a uma otimização do desempenho, antes do sucesso ou do poder. O compartilhar cooperando é o novo perfil da empresa na Era do Ser. Quero e vou trabalhar em uma! Vocês sabem de alguma?(RR)

25 comentários:

  1. RE VOCE FALOU TUDO!!
    ME IRRITOU ESSA TAL PERFIL ..TRAÇAR PERFIL NESSA TRAGEDIA DO RIO ..JA HAVIAM TRAÇADO O PERFIL DO ASSASSINO NO CINEMA NÉ? E DEU RESULTADO??OLHA ESSES DIAS ESTAVA PENSANDO E IA ATE FAZER UM POST MAS RESPEITEI OS ESTUDOS DE PSCOLOGOS E PERITOS E FIQUEI NA MINHA POIS NÃO SEI NADA SOBRE ESSES ESTUDOS E SERIA GROSSEIRO FALAR DE UM ASSUNTO QUE NUNCA ESTUDEI ..MAS OLHA A SUZANE QUE MATOU OS PAIS..O PERFIL DELA ´´ERA UMA MENINA RICA,ESTUDANTE DE UMA FACULDADE SONHADA POR TODOS ESTUDANTES SE NÃO ME ENGANO USP..FELIZ,FAMILIA,BOA AMIGA,RESPEITAVA OS EMPREGADOS ,ATE AI O PERFIL DELA ESTAVA BEM ATE CONHECER UM NAMORADO QUE MUDOU SEU PERFIL?? SABE O QUE ESTA ACONTECENDO É QUE OS PERFIS ESTÃO MUITO SEM AMOR..QUE É O ITEM MAIS IMPORTANTE DE UM C.V. SABE EU CONCORDO QUANDO VOCE DIZ EMPRESAS QUEREM PERFIS E FUNCIONARIOS QUE VESTEM A CAMISA COM AMOR??NÃO PRECISA DISSO??SABE TRAÇAM PERFIL DO NARDONI ..VAI O PAI DA JOANA UM ANO DEPOIS E FAZ A MESMA COISA TRAÇAM O PERFIL DO MANIACO DO PARQUE ..EM GOIAS VEM O OUTRO COM O MESMO PERFIL E FAZ PIOR??PERDA DE TEMPO DE POLICIA ..QUEM HOJE QUER SABER QUEM É ESTE MOSNTRO DO RIO DE JANEIRO...VOCE QUER?EU NÃO ATE AS GRAVAÇÕES AQUI EM CASA EU PROIBI DE VER ..A GENTE FICA OUVINDO AQUELA VOZ DAQUELE MONSTRO PELA CASA.DEUS ME LIVRE..
    RE PERFIL ...PRA MIM..É SIM... UM LAUDO PARA PESSOAS CAPACITADAS PARA REALIZAR TAREFAS ...MAS TEM QUE TER AMOR EM TUDO SENÃO NÃO HA PERFIL QUE DURE PARA SEMPRE NÉ??
    RE EU FUI LA NOS OUTROS SITES QUE VC..CITOU NO OUTRO POST..EU TO LENDO POR LA...E GOSTEI DEMAIS DO QUE LI..ENCONTREI VARIAS RESPOSTAS ALI..
    BJS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  2. Grade post, minha querida Regina!
    Matéria para reflexão.
    O perfil...
    Ai, o perfil...
    Minha avó, quando sabia de algum comportamento que não combinava com o perfil do sujeito, dizia assim: a pessoa é boa até quando deixa de ser...rs...
    Pode ter certeza de que este meu riso é nervoso, amiga.
    Parabéns!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hitler, Einstein e Chaplin
    Os três vieram de infância pobre, os três tinham curiosidades que afetaram suas vidas de maneiras distintas…
    Como um garoto apaixonado pela arte pode tornar-se o carrasco que pintou de vergonha nossa história?
    Como um garoto com dificuldades de aprendizado tornou-se um gênio?
    Como um garoto de infância miserável tornou-se um dos humorístas mais famosos da história do cinema? Mistérios… Mistérios mundanos…
    Lições que mostram o que somos capazes de fazer (pelo bem ou pelo mal) quando, realmente, acreditamos em algo…
    Bjs.
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii, essa coisa todoa de traçar peril é complicada, tem coisas que não dão para serem explicadas, apenas vivdas e sentidas!!! as vezes uma escolha pode mudar todo o trajeto de uma vida ( como citou a Mulher De Peito aí em cima) e não há um perfil para escolha ou uma exlicação...
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Missão Rezinha, cada um tem a sua e cada um pode estragar a sua...livre arbitrio.
    Perfil verdadeiro é aquele que a pessoa condensa
    no final do dia e reflete o que fez de errado.
    Orai Vigiai sempre, porque o perfil pode durar um minuto e mudar, é que nós seres humanos ainda somos muito ignorantes diante do poder que DEUS nos deu.
    Beijossssss minha linda

    ResponderExcluir
  6. Adorei ler esta tua explanação, eu mesma fico muito irada quando alguém pede trace seu perfil e aí a pergunta qual deles? HAHAHAHA...
    Você pode dizer o que quiser sobre qualquer um ou tentar definir ou enumerar qualidades defeitos, inclusive sobre vc mesmo.
    Quanto aos perfis da violência passada no colégio e generalizar nem todo pobre, gordo ou rejeitado e assassino e nem todo rico é viciado, enfim este tipo de perfil de notícia sensacionalista com repórter bancando analista é UM SACO!
    Beijo grande em você e nas pessoas que vc ama.

    PS JA ATUALIZOU SEU PERFIL?

    ResponderExcluir
  7. Que bom seria se as empresas fossem além do perfil, além do papel representado pelo diploma/certificado, seguindo a sua linha de raciocínio!
    Não vão!
    Acredito que alguns recrutadores adotam posturas diferentes daquela que eles dizem ter em suas redes de amizade dentro da empresa.
    Já participei de várias seleções e das "benditas" dinâmicas, e percebi isso.
    Uma coisa é você pensando enquanto selecionador/recrutador, outra coisa é o que o "boss" quer!
    E convenhamos, às vezes nem ele sabe o que quer.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Éh...!

    Por isso me tornei OTÔNIMO.... rss
    Também .. Com um perfil desses !!

    DeusssssssssssssssKiMePerdoe... rss
    Tatto

    ResponderExcluir
  9. Éh como se fosse fácil de fato traçar um perfil..
    Como se um perfil formado pudesse adequar se em
    qualquer um...
    E agente segue, indignados seguimos..

    Beijo meu minha querida nucê..

    ResponderExcluir
  10. Olá, Regina!
    É por essas e outras, que gosto tanto daqui!!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  11. Traçando meu perfil chego a conclusão que sou uma passarinha mutante.

    Ps.Para de me fazer figa... eu quero muito conhecer essa livraria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu me pergunto...O cara ta morto, já fez amerda toda, um babaca...de que vai adiantar traçar perfil agora?
    Eu heim...pra mim o perfil dele era...Louco, maluco, doido e mal.beijos achocolatados

    ResponderExcluir
  13. QUERIDA ANJA VAMOS LA... QUANTO AO MAX VAMOS A CONSULTA

    RE EU USO AQUI..UM CHAMADO TOP LINE..É UM REMÉDIO GERALMENTE USADO EM BOVINOS ..MAS TEM QUE SER DILUÍDO UMA COLHER DE SOPA EM MAIS OU MENOS 40 LITROS DE AGUA..DAI VOCE COLOCA UM PANO NA BOQUINHA DO MAX..SEGURA PASSAR O LIQUIDO COM SPRAY DESSES DE VIDRO DE PASSE BEM SABE? DEIXE POR 5 MINUTOS NO MAXIMO...DEPOIS LAVE BEM MUITO BEM O MAX MAS ISSO TEM QUE SER FEITO COM MUITO CUIDADO..E ELE DEVE TER PEGO ISSO NO BANHO E TOSA NÉ? NO QUINTAL VOCE FAZ UMA APLICAÇÃO DE BUTOX..UM VIDRINHO EM 60 LITROS DE AGUA;..E PÁSSA COM A BOMBA DE VENENO..DEIXA O MAX LONGE DE LA NO OTRUO DIA LAVA TUDO..RE TEM QUE TOMAR CUIDADO ESSES VENENOS SÃO FATAIS..

    AGORA EU TAMBEM USO UMAS SOLUÇÕES CASEIRAS AQUI..POR QUE TENHO MEDO DEMMATAR ALGUM CACHORRO E DEPOIS TOMAR EU TAMBEM DE REMORSO SRSR EU FERVO ALECRIM BEM FORTE UNS 5 LITROS E MUITO ALECRIM COLOCO VINGARE BRANCO DE MAÇÃ...E FAÇO O MESMO PROCESSO DO VENEENO ;..ESSE É TRANQUILO SEM MEDO ALECRIM NÃO TEM PROBLEMAS.. AGORA O TAL FRONT LINE É IMABATIVEL MAS DURA UM MES E É CARO E O AMBIENTE É O MAIS IMPORTANTE VOCE PASSAR VENENO POR QUE LA FICAM OS OVINHOS E ELES SEALASTRAM MUITO RAPIDO UMA FEMEA DE CARRAPATO...ELA SOLTA UNS 3 A 5 MIL OVOS QUE FICAM NO SEU QUINTAL NA SUA PAREDE E AI O MAX PEGA DE NOVO TA?CUIDA MESMO POIS TEM A BABÉSIA QUE É A TAL DOENÇA DO CARRAPATO QUE DEBILITA MUITO O BICHO..

    QUER SABER MANDA O MAX QUE EU RESOLVO TUDO..
    S ANJA QUERIDA


    OTILIA



    .

    ResponderExcluir
  14. http://www.farmavet.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=44&Itemid=60 VEJA ESSE SITE ..ELE TE EXPLICA...
    DAI VOCE ENTENDE POR QUE O AMIBENTE É MUITO IMPORTANTE TRATAR...

    ResponderExcluir
  15. RE PODE FAZER A CONSULTA QUE QUIZER ALIAS EU NUNCA MAIS PAGUEI VETERINARIO ...GRAÇAS A DEUS.SRSRS SRSRS SRSR REMEDIO DE VERMES PELO FEIO QUEDA DE PELO..GRITA QUE EU MANDO AS MANHAS SRSR SRSRS SRSRS BJS QUERIDA ...UMA HONRA ATENDER VOCE SRSR SRSRSRS SRSRSR

    ResponderExcluir
  16. Sei não... sou muito boa de perfil não, fico melhor de frente... kkkkkkkkkkkkkkkkkk Brincadeiras a parte, também acho que o perfil profissional para as empresas inteligentes do terceiro milênio é o de um sujeito sereno, disposto a aprender permanentemente e que interage com os demais em bases humana e ética. Será necessário um treinamento intensivo, porque, até então, o paradigma era outro. Novos tempos. Se eu souber de algum emprego assim, aviso. Beijos, Angelinha

    ResponderExcluir
  17. Rê amada

    As empresas, para serem competitivas, não têm que trabalhar com pessoas felizes e com parceiros? Não mais com empregados, escravos obedientes e submissos.
    Mas desde quando patrão quer empregado feliz?
    Eles querem dinheiro no bolso..deles

    se você arrumar este emprego você me leva???

    beijocas

    amo ocê

    Loisane

    ResponderExcluir
  18. Rê, este perfil que as empresas definem é baseado em ítens que foram determinados como fundamentais para o desempenho de funções específicas.
    O problema é que o ser humano é complexo demais para ser definido por apenas meia-dúzia de qualidades!
    Com toda a certeza, pessoas que poderiam ser muito úteis serão excluídas com base no "perfil ideal" traçado pelos gurus dos RH.
    Albert Einstein e Thomas Edison, que tinham dificuldades de aprendizado nas suas escolas, certamente não seriam selecionados para nenhuma destas empresas.
    Garrincha, extraordinário jogador de futebol do século passado, hoje não seria aceito em nenhum clube, pois tinha uma perna mais curta que a outra e ambas tortas!
    Decididamente, "perfis" não servem para descobrir gênios nem loucos homicidas!
    Algumas empresas de software dos EUA seguem uma linha parecida com esta que você sugeriu.
    Mas aqui no Brasil, não conheço nenhuma!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Re, querida
    Esta sua reflexão está muito boa.
    Claro que o traçar o perfil só pode ser na generalidade; a pessoa corresponde a este e aquele item, e se encaixa num determinado tipo.
    Mas se a cada perfil correspondesse um determinado comportamento... seria muito fácil classificar as pessoas e prever quais os seus actos.
    Acontece, porém, que não somos carneiros, somos pessoas, indivíduos, cada qual com sua personalidade individual. Aí a coisa complica:)))
    Gostei muito de te ler (o que já faz parte do meu perfil...)

    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. - Caramba! Fui correndo rever o meu perfil no MSN, no Facebook, no Blog... não gostei de nenhum, mas também quem é que vai acreditar nas mentiras ou verdades que botei lá?
    - Se eu quiser, eu invento um perfil que me descreva como "Mulher liberada, ninfomaníaca assumida, 16 anos incompletos, em busca de um serial killer para completar minha vida, gosto de pastel de palmito". Será que cola?
    - Abraços perfilhados, moça.

    ResponderExcluir
  21. Caramba! Escrevi praticamente uma Bíblia e minha internet desconectou... Agora preguicei bacaninha então vou sintetizar: Não gosto muito também do meu perfil, feito falou uma moça aí em cima. Prefiro de frentex, dá pra enganar melhorzinho, fazendo umas caras e bocas...

    Mas, sério. Esse papo de traçar perfil não dá em nada. A história, da maneira mais perversa, está nos mostrando isso.

    Beijos, surtadinha adorável.

    ResponderExcluir
  22. Se fosse vista a pessoa como É e não só o perfil que aparece ou apresenta... Legal essa tua postagem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  23. RE TENHO UMAS DUVIDAS ..QUE ME TIRAM O SONO E ANDEI LENDO UM SITE QUE INDICOU SERA QUE VC PODIA ME PASSAR SEU IMAIL PRA EU TE FAZER UMAS PERGUNTAS QUE NÃO PODEM SER FEITAS POR AQUI??
    BJS QUERIDA
    O MEU É
    OTILIA_CRIS@HOTMAIL.COM

    OBRIGADA

    RE SE PUDER NÃO PRECISA SE NÃO DER TA?
    BJS

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!