Estava eu no trânsito quando o carro, à minha frente, me fez piscar inúmeras vezes. Maravilhas/MG era o que dizia a placa. Uma cidade com esse nome? Nas minhas Gerais? Nunca tinha ouvido falar e encantada com o nome de um local assim, fui buscar informação. Quem nasce nesse povoado é maravilhense. Aqui, não gostei. Vê bem se iria perder a chance de me dizer sou ma-ra-vi-lho-sa no lugar de belorizontina. Uma coisa é fato: não preciso morar em Maravilhas (é no plural mesmo) para me sentir e pensar nas tais no dia-a-dia. Ultimamente, bem verdade, não ando assim. Arrumei uma bursite + tendinite do supraespinhoso (ombro esquerdo) que vou contar: dói sem esforço e constantemente. Adiei por meses a ida nos meninos ortopedistas. Já sabia que iriam me enfiar naquele tubo horrível (ressonância magnética) para constatar o tamanho do estrago (palavras deles). Além disso, gelo quatro vezes ao dia (15 minutos) e sessões de fisioterapia. Preguiça pouca é bobagem. Dispor do tempo dessa maneira?! Mas, a dor - nada encantadora - venceu. Aí, penso no extraordinário funcionamento do nosso corpo: como se estivesse - o tempo todo - no piloto automático. Esqueço de agradecer (você também?), diariamente, por essa máquina maravilhosa. A gente só lembra que tem nádega quando surge um abscesso nela. Do mindinho do dedo do pé quando trinca. Do equilíbrio, quando acorda de madrugada numa crise de labirintite (oi?) com o quarto parecendo um carrossel. E do ombro, que não é só cabide de bolsa, quando arrebenta. E poderia ficar aqui listando por horas. Melhor então voltar a pensar, sentir e falar de Maravilhas diárias. Pequenas ou grandiosas que nos acontecem. Verdadeiros luxos e que não custam quase nada.
Acordar na sexta-feira sabendo que é dia da faxineira vir e deixar sua casa no capricho. E que você pode até se dar ao luxo de ir à manicure, pois não irá estragar suas unhas (pelo menos nas próximas 24 horas!) não é espetacular?
Outra maravilha é chegar da rua, nesses mais de noventa dias encalorados e sem uma gota de chuva sequer, e receber na bandeja um suco de abacaxi com hortelã, gelado, da vizinha de porta. Adoro essas delicadezas de antigamente. Como será que ela adivinhou? Aí a gente se refresca num chuveiro funcionando em perfeição (com todos os furinhos desentupidos) e deita na cama com lençóis brancos (amo), limpíssimos e deliciosamente cheirosos! Não é super ma-ra-vi-lho-so?
E quando estamos aborrecidos, problemas com o trabalho ou a falta de, receber um email confirmando um freela que vai salvar as contas do mês? Mais que maravilha! É como se todo o universo conspirasse a meu/nosso favor.
E caminhar, bem cedinho, sem pressa nem aflição, vendo os ipês floridos como se fossem só para você?
Ter passado os meses de liquidação e a gente nem ter se abalado por uma blusinha nova ou aquele vestido divino imperdível? É a glória!
Tem ainda aquele telefonema, fora de hora ou data especial, do filho, só querendo saber como foi seu dia e que está com saudades... A gente nem acredita, estranha, mas aí não há dúvidas: é maravilhoso esse viver! Mesmo não sendo em Maravilhas*.(RR)
*Com uma população de 7.000 habitantes é vizinha de Papagaios, Pitangui, Onça de Pitangui, Fortuna de Minas e fica somente a 120 km de BH. Por causa da abundância naquela região, de uma flor conhecida por bonina ou margarida do prado, a cidade passa a ser chamada de Maravilhas. Mirabilis jalapa, bonina, jalapa-verdadeira nome da flor originária do México. (Fonte: Wikipédia. Imagem:Internet)
Que Maravilha de devaneio rendeu essa placa, Rêzinha...adorei as maravilhas do todo-dia-santo-nosso que a gente não vê...não sente...não valoriza...
ResponderExcluirLá vou eu puxar meu rosário de maravilhas - siiiimmm elas acontecem todos os dias, vou-lhes dar vida!!!!!
Obrigada, irmiga, este puxão na minha orelha me lembra que nem só de brincos me enfeito...posso usar das Maravilhas para transformar meu dia!!!
Bjãozão com muuuuuitas Maravilhas pelo caminho!!!
Que delícia de texto.
ResponderExcluirSaber ver MARAVILHAS no dia a dia, deixando as drogas de dores, médicos, compressas de gelo e chatices tantas pra ver as verdadeiras MARAVILHAS!!! Lindo!
beijos,chica
Se uma Maravilha é aquilo que é capaz de despertar grande admiração, essa placa no caos do trânsito, foi uma fisioterapia mental em tua dores, com ela você desenvolveu um lindo post.
ResponderExcluirTenha uma linda quinta-feira.
.....Hoje é dia de Casa do Richard
Estarei mais uma vez preparada para receber as minhas maravilhas.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com
Re é uma maravilha viver! Lógico que sem dor é muuuuito melhor! Melhoras.
ResponderExcluirbjs
Jussara
Qual o nome que se dá a uma pessoa que, do vislumbre fugaz de uma placa de carro, cria esta maravilha de texto? No mínimo, "Cronista"; mais ela num credita ninóis...
ResponderExcluirBeijo.
Ui! Que maravilha de postagem! A foto, as divagações, mas, sobretudo, a atitude de gratidão diante do que realmente vale a pena. Bom demais, né? Amei! Beijinhos, Angelinha
ResponderExcluirNada melhor do curtir a vida em todos (se der) os momentos. Naturalmente nem tudo são flores perfumadas, mas são partes da vida.
ResponderExcluirGosto demais da sua maneira de escrever. Haja facilidade e talento!!!
Um beijo, Anjo!!!
Olá, RÊ!
ResponderExcluirPor aqui a maré da inspiração vai alta, e mais alta a boa disposição para nos contar esta crónica do dia.
Só não tem nada de maravilha essa bursite no ombro, que a julgar pela minha tendinite sei que não tem nada de pêra doce... Boas melhoras!
Beijinhos amigos.
Vitor
Rê, tadinha está com bursite e, ainda por cima, isso tem um nome danado de feio (como se diz aí). Se não fosse um oceanozinho pelo meio fazia-te uma massagem tripla (shiatsu, terapêutica e podo-reflexologia), mas assim só posso te aconselhar gelo e mover-se languidamente (amanhã, o mais tardar, vai entender).
ResponderExcluirQuanto aos comentários de outra cor, já matei a cabeça e não sei como diabo mudo aquilo, logo que tenha tempo vou tentar de novo.
Maravilhas, bem há muitas maravilhas, mas às vezes estamos mais centradas noutras coisas menos maravilhosas,daí que temos mesmo que abrir os olhos (e isso já é uma maravilha, pois podemos ver) e deixar que eles se encantem com as muitas maravilhas que nos rodeiam.
Ah quase me ia esquecendo, tê-la encontrado e à sua amizade neste mundo virtual é mesmo uma Maravilha.
Abreijos Tê
Guria Querida!
ResponderExcluirQue maravilha de texto!
Estou eu, aqui nas minhas madrugadas insones, passeando pelos blogs amigos e leio esse teu texto perfeito!
Fiquei a imaginar cada frase que dissestes......espetacular!
Pois guria...falastes dos filhos, pois minha filha andou 15 dias por Brasília trabalhando, quando chegou em casa fiz caldinho de feijão...e ela colocou lá no facebook....."chegar em casa e ter caldinho de feijão da mammis é tudo de bom nesta vida"...chorei!
Pois é...estas simples coisas é que nos trazem alegria!
Maravilha o que aqui achei hoje.....irei agora dormir um soninho maravilhoso depois de um astral tão bom!
Beijinhosssssss
O gostoso da vida é isso,,,conseguir ver as belezas da vida numa coisa bem simples...beijos de bom final de semana pra ti querida.
ResponderExcluirSó uma Rainha Maravilhosa pra ver nas pequenas coisas do dia a dia tantas maravilhas! Rê, sou sua fã! beijocas maravilhosamente doces!
ResponderExcluirNossa, iluminada, que M-A-R-A-V-I-L-H-A-S!!!
ResponderExcluirComo gosto de ler vc, iluminada! Aliás, esssa placa devia estar te olhando também lá de ré, pois a motorista do carro de trás(ocê)é a mais maravilha de Belzonte!
Vamos juntar os nossos ais ais ais!!??
E também a alegria de estar vivas para dizer: ai? ;)))
Amore, por sua causa retirei do meu Blog o: EM PAUSA.
Coloquei o desenho de uma tartaruga bem lenta.... estou em movimento devagar quase parando(vi na Astrid uma outra tartaruga lindinha tbém e gostei).
Pronto...
Não estou em pausa!
Tô aqui juntinho de vc. Pois te adoro, linda!
Hoje aqui em casa tá dando tudo errado, imagina, comprei um fogão Brastemp, de aço inoxi, e veio o técnico da Brastemp trocar de gás CLP para gás natural. Aqui no RJ , perto de minha casa e arredores , em vários pontos do RJ têm gás natural. Bem a Brastemp não faz fogão com esta opção. Arghhh, Brasiiiiiiiilllll!!!!
Entonces, o 'profissa' fez a troca e arrebentou a instalação da CEG. Chamamos A CEG, veio em umma hora, mas só funciona a emrgência até o meu portão. Se chamasse o setor específico( lenta a burocracia) levaria 3 dias.E é cobrado.
A Brastemp disse que o pobre técnico só quis nos agradar. Resultado: marido chamando todo mundo de incompetente rsrrsrsrs
E agora esperando um técnico pago para efetuar a troca.
Ah... a Brastemp disse pro marido que a peça quebrou pois estava enferrujada. Ai marido berrou( ele é ariano !!!) pois alumínio não enferruja!
Ah... pior, me informaram que agora fazem fogões com pés altíssimos( altura do fogão de 6 bocas : 96 cm) EU tenho 1, 62 ups.Vou ficar com a panela no nariz.
E sabe porque mudaram?
porque a Brastemp viu que os entregadores de fogão faziam ao entregar ofereciam pés de fogão de 15 reais por 150 reais.
ISSO é BRASIL!!!!!
Aumentar a altura de um fogão por causa de safados e clientes otários.
Amada,
Ai eu vou gritar tambémmmmm!
Só não vou morar na Patagônia pois minha coluna dói no frio kkkk e eu adoro esta terra maluca.
este Brasil maravilha!
E para não ficar long de tu!
BEIJOOOOOOOS
Linda, eu fiz três ressonãncias. A gente acostuma.
Brasileiro entra tanto pelo cano porque não entrar num tubo barulhento e claustofóbico?
A gente gueeeeeenta!
Descobri que no fundo, no fundo, o que eu queria falar hoje era mesmo das maravilhas que eu esqueço. Passar por aqui é uma delas. Um grande beijo, que segue com meu desejo de tudo de bom pra você. Muita disposição na fisioterapia!
ResponderExcluirQue viagem maravilhosa!
ResponderExcluirGostei do suco de abacaxi com hortelã, mas arrepiei quando falastes em ressonância magnética!
Ultimamente, andei me enfiando naquela manilha de esgoto mais vezes do que gostaria!
Mas, você merecia ter nascido em Maravilhas, pois é mesmo...maravilhosa!
Abraços!
Querida amiga
ResponderExcluirPenso que
a vida diária
nos tira muito
da alegria
de contemplar,
de andar com calma,
de sentir o sabor
da vida verdadeira
que nos habita,
alegra e justifica.
Que a alegria seja
um rio a correr
em tua vida.
É isso amiga, somente nos de pequenas coisas qdo elas nos fazem falta, ou quando de alguma maneira deixam de funcionar normalmente.
ResponderExcluirAndo com uma dor danada na perna esquerda, e hoje vejo o qto estava bem, quando essa dor não existia, mas em nehum dia me lembrei de agradecer por ter duas pernas saudaveis.
Amei as flores, na minha cidade , na primavera os terrenos vagos ficam cobertos dessa flor.
Parece um tapete multicolorido.
Lindas,
Bjos achocolatados
Conheço essas maravilhas (flores) a que nós damos o nome de "alegria do lar"!
ResponderExcluirPois minha querida estou igual a ti! Tenho uma tendinite no braço esquerdo que começou com dores fortissimas já há largos meses... O meu irmão que é médico ralhou-me : Não podes descurar assim a saúde, tens de ir ao ortopedista. Pois...o ano passado, fiz exames aos ossos todos, coisas nunca vistas...passei meses nisso: e mede cada dedo das mãos, dos pés, agulhas nos ombros...Um filme de terror!
Este ano, quando começou o verão, fiz jardinagem, cuidei sozinha do meu enorme quintal, fiz caminhadas...não é que a dor passou? Chegou a vez do meu filho: Isto não pode ser, mãe! Tens de ir ao médico antes que chegue o Inverno!
Filho: eu fiz fisioterapia caseira!!!
Não é mesmo uma MARAVILHA???
Beijo e bom fds.
Graça
Amadailuminada,
ResponderExcluirvoltei para te dar mais uma beijoka.
Desculpa minhas reclamações de ontem, é que sua amiga tvav coma macaca. ;)))
Mas eu concordo com o RR Barcelos, quando fala da sua capacidade aliada ao dom da palavra. Uma cronista perfeita.
Interessante amiga, a vida é um contínuo desafio.
Vc é uma guerreira.
E sempre jorrando energia e luz!
Coisas que nos acontecem e que nos testam. Mas pesando , as benesses são e têm um peso muito maior.
Justo o que nos enriquece é a cada desafio, após cada luta, sentimos nosso coração pulsar mais forte.
Há vida! Há condução!
Até hoje, agradeço a D'us por meu acidente não ter atingido a medula.
Somos sempre agraciados por filhos maravilhosos, pelo chazinho com hortelã, pelas flores, por conhecer gente que faz a vida valer a pena.
Vc é uma destas, lindona!
Muitos beijos nestes osssinhos, eles dóem mas são nossos ;)))
E muitos beijos em vc!!!
Com certeza, querida, um dia doi, no outro não. E de tanto que perseveramos... a dor se cansa de nós e foge prá bem longe!
Verdade Regina.
ResponderExcluirO simples fato da vida já é MARAVILHOSO.
Estarmos desfrutando de uma existência é MARAVILHOSO.
Ter pessoas, semelhantes, ao nosso redor é MARAVILHOSO.
São tantas coisas belas que passam despercebidas por nós, que as vezes ficamos cegos pelo mundo...
Uma boa semana.
Maravilha é acordar cedinho e antes de fazer o café (ainda é muito cedo, mesmo), chegar no divã pra ler as postagens anteriores e encontrar essa maravilha de post.
ResponderExcluirMe fez repensar uma série de comportamentos feios que tenho. É hora de mudança. E por isso te agradeço.
Mas ói só:
estou com o Sr. R.R.Barcelos....
concordo com ele, plenamente.
Beijinhos
Ei, eu moro nessa cidade de "Maravilhas" kkkkkk aqui é muito parado.. (cidade pequena) mas é bom. A maravilha daqui mesmo, é só no nome, pois a cidade não é tao maravilhosa assim.. Mas é um típica cidade mineira..
ResponderExcluir