Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

5.772: ANO NOVO JUDAICO

Quando pequena (creiam... um dia fui) era difícil exercer a imaginação de que estaria adentrando tempos tão futuros. Para mim, bem adiante de minha contagem mil novecentos e sessenta oito, eram anos por demais. E ter que pensar num calendário pregresso, da criação de Adão e Eva, quando só tinha oito anos de vida?!  Parecia-me, bem mais fácil, uma jornada nas estrelas esquisita, para um local e anos distantes luz de minha meninice. 
No entanto, era dia de ganhar roupa nova, jantar diferente, caprichado, repleto de simbologia e significações, família e amigos reunidos e felicidade jorrando num dia e mês tão comum. Prá isso nem carecia da tal imaginação. Era vivência aguardada e deliciosa de viver. 
Dificuldade - grande mesmo - em imaginar que esse era o Dia do Julgamento. Quando D’us determinaria o meu destino, e de todos, para o ano que iniciaria. Julgaria ele os deveres de casa que não tinha feito? As balas tiradas sem a licença de mamãe?  Ou as brigas com as irmãs? Quando o shofar (chifre de carneiro) tocasse, teria que despertar para esses arrependimentos e ainda pedir que fôssemos todos inscritos no livro da vida! Atenderia-me? Deixaria quem me “emprestou” – temporariamente - por mais um ano?! Tinha certo medo. E eu só perceberia sua Sabedoria Infinita no desenrolar dos meses e do meu amadurecimento. Ainda hoje, alguma dificuldade nessa compreensão, carrego como dever diário. Mas ELE segue me ensinando (ainda bem!) e eu no esforço da aprendizagem.
Passados tantos anos, ainda tenho um gosto especial por essa data. Mesmo que nela sinto uma saudade doída daqueles que ELE me “desemprestou”. Não em ser julgada (não acredito num D’us tirano, malvado e punitivo), mas na possibilidade real de fazermos diferente: correções na rota de nosso viver. Aí, peço a ELE sim: que me ilumine para fazer mais por muitos, que me dê equilíbrio em cada atitude tomada, serenidade ao ouvir e sabedoria para dizer, amor incondicional para com todos os irmãos, tolerância para a aprendizagem diária com aquilo ou quem me é novidade e diferente, generosidade para compartilhar, sempre, PAZ, SAÚDE, PROSPERIDADE, ABUNDÂNCIA, ALEGRIAS, CARINHO, FRATERNIDADE E MUITO AMOR! Nesta quarta-feira, dia de semana comum, coma uma maçã com mel e faça dos próximos um doce viver. Shaná Tová e Umetuká (Feliz Ano Novo e que seja Doce) para cada um de vocês e para o mundo todo!!!(RR)

12 comentários:

  1. Shaná Tová e Umetuká, pra vc Regina.
    Que a vida seja mais doce de viver e que Ele te abençoe e aos teus.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo, Rêzinha querida!
    Difícil imaginar que você já foi pequena... rs Que bom: Umetuká significa que nesta data poderemos abusar do 'doce', amiga. rsrs
    Que o nosso Criador abençoe você, seus meninos, suas irmãs e cunhados, seus sobrinhos, os parentes e amigos. Que neste novo ano judaico aprendamos um pouco mais, todos nós, a lição da compaixão e da paciência. E que a nossa amizade fique cada vez melhor. Beijinhos carinhosos, Angelinha

    ResponderExcluir
  3. Um dia todo lindo pra ti minha amiga querida,,,beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  4. Shaná Tová
    e Umetuká!!!!

    Lindo amadamiga!
    Post maravilhoso!
    Amo esta tradição judaica. Amo todo povo que conserva com respeito e amor os ses ancestrais.
    Imagina...5 772 anos!!!
    Linda, claro que D'us estará um dia lá no MUITO LONGE rs a esperar por vc e te dirá: Amada, cumpriste tua missão: Honrar meu Nome!!! Ser uma pessoa de bem e do BEM!
    Feliz Ano Novo e doce para minha Regininha, agora sob a forma desta linda mulher mas com os encantos e a alma daquela menininha.
    E o som do shofar - lindoooo!
    E ser sempre judeu, onde estiver... isso é patriotismo... deveríamos aprender a ser assim, amar a terra de nossos pais!!!

    Podem dizer que regressar a vidas passadas é imagnação, mas tenho lembranças fortes de mim e do meu amor como judeus. Tão forte, pois ele era louro... e eu nesta vida, só gostava de rapazes louros. Se não, podia passsar ao largo! Ora, ora , quando o encontrei... tinha cabelos escuros.
    Obrigada Rê pelos comentários no Memórias. Com certeza lhe afirmo, querida, tudo na vida que nos acontece tem um ensinamento, um areflexão ao nosso ser. A dor nos mostra o que estamos talvez a fazer, sobrecarregando nosso corpo; cada dor traz uma mensagem, sinaliza o que devmos mudar; bem...isso vc sabe , né?

    BEIJOS BEIJOS BEIJOS LINDAAAAAAAAA!!!

    Lindo vídeo, alegrou meu ser!

    ResponderExcluir
  5. Que o mel de sua maçã seja doce como suas palavras.
    Que o som do Shofar te inspire doces pensamentos.
    Que todos os teus anos possam ser novos.
    Um abraço especial pra você, minha querida.

    ResponderExcluir
  6. Eu agradeço sua visita
    A vida sempre une as pessoas no momento certo.
    Que eu seja digna da sua amizade.
    Nos momentos de aflição dividirmos nossas dores e pensamento
    Que seu sonho e os meu sonhos seja abençoado por Deus.
    Com nossa amizade e união possamos alcançar as estrelas.
    De mãos dadas não terei medo da estrada a ser percorrida.
    A minha fé iluminara nossos caminhos ,
    E assim juntos seguirmos até onde existir vida.
    Uma abençoada quarta feira.
    Deus abençoe seu carinho.
    Bjs no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  7. Sempre um novo começo...beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  8. Feliz Ano Novo darling das darlings...com a vantagem de ser o segundo que te desejo este ano.
    bjos bjos
    eidia
    www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Feliz Ano Novo! Vou já comer uma maçã com mel, para um ano doce para todos nós.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  10. Rê, Ele te ilumina, dá equilíbrio e serenidade...vc é o amor incondicional para com teus irmãos, tolerante e generosa...que teu pedido se realize e permaneça distribuindo amor, carinho e fraternidade em abundante paz, saúde e alegre prosperidade!!

    Feliz ano novo, irmiga, que seja doce como teu coração de menina - e belo como a mulher que és!
    Bjãozão!!!

    ResponderExcluir
  11. Feliz 5772(!), Rê!
    Que este ano não falte leite e mel na tua vida, pois já estás na terra prometida!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!