Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 7 de janeiro de 2012

AGRADECENDO AOS REIS

A gente sempre tem o que e quem a agradecer. Quando menos se espera se faz natal, em meses e dias diferentes de dezembro. Papis Noel aparece e ganhamos presentes, mimos e carinhos. Afagos inesperados que nos envolve em esperança. Às vezes ele vem vestido de amigo... Num telefonema, comentário aqui, bate-papo ali, silêncio cúmplice e sacudida amorosa. Outras, ele se reveste numa manhã ensolarada, flor desabrochada, fruto colhido, chuva que lava, corpo sem dores, alimento à mesa, saúde.  E ainda de nossos amados mais próximos: companheiros (as), filhos, irmãos, família! Ontem foi dia de Reis. Numa reunião intimista agradecemos a Baltazar, Belchior e Gaspar e pedimos para esse ano de 2012. Na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.  
“Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.”
Romã da Califórnia
Nossa folia de Reis é, de fato, uma cerimônia de gratidão pelo ano que passou e todos os presentes que ganhamos - diariamente - travestidos dessas maneiras diversas. Além disso, invocamos os três, para que nesse novo ano tenhamos “saúde e dinheiro para nossa vida melhorar!” Comemos 03, desprezamos 03 e guardamos 03 sementes, somando nove em nossas carteiras. É um rito místico? Bem provável. Uma coisa é certa: pode até não ter excessos, mas não há carência! Impregnar nossos dias, sempre, de intenção não custa nada. Que assim seja para todos nós... Um ano abençoado com saúde e abundância próspera. E digamos OBRIAGADA!!! (RR)
(Fonte: Wikipédia. Imagem: Net e arquivo pessoal)

18 comentários:

  1. Lindo e passas emoção ao falar desse rito. Legal! Gosto disso e de gratidão.Acho tri importante saber valorizar o que temos e agradecer! beijos,ótimo fds,chica

    ResponderExcluir
  2. Regina querida,
    Há tempo pra tudo na vida, inclusive de agradecer. Amei o post.
    Olha, grata pela visita lá no blog. Adorei seus comentários sobre PE.Volte sempre!
    Excelente final de semana, bjoss
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  3. E dentre tantos motivos de agradecimento, não devo esquecer-me de tua amizade, Regina. E hoje permito-me roubar-te um dito cheio de tua feminilidade e devolvê-lo em vestes masculinas: OBRIAGADO!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha, Regina querida!
    Tenho muito mais a agradecer do que a pedir!
    Você me lembrou isso...
    Feliz 2012,amiga!!!
    Beijos preenchidos de carinho

    ResponderExcluir
  5. A Mónica é uma miúda contida e grata ! Uma bela metáfora para todos nós, que tanto temos e tanto reclamamos por mais, em vez de estarmos agradecidos !

    Beijinho, Rê e passa um Grande Fim de Semana !
    .

    ResponderExcluir
  6. Bonito,
    gratidão é sentimento nobre e nos devia guiar pois com ele somos mais humanos, mais solidários e mais felizes também
    Kanimambo (obrigado)

    ResponderExcluir
  7. Só quero dizer duas coisinhas:
    1 Obrigada por ser minha amiga querida!
    2 Fé a gente alimenta com o que tem significado para nós e os rituais servem para nos recordar que o universo é inesgotável.
    Beijos, amada. Angelinha

    ResponderExcluir
  8. Oi Lindinha!!

    Amei seu post.

    Temos tanto, mas tanto a agradecer!!

    So a oportuninade de fazermos diferente ja e uma dadiva.

    Um beijo..com carinho...

    ResponderExcluir
  9. O sentimento de gratidão tem que nos acompanhar sempre, reconhecendo o que nos é dado com tamanha generosidade. Nunca me esqueço de agradecer quando lembro que pude desfrutar da arte, carisma, talento, inteligência, bom humor e afeto de pessoas especiais. Te descobrindo, Regina! Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. É o nosso presente vem mesmo de várias maneiras né..
    Uma vez ganhei um pacote com embrulho
    colorido feito arco-íris era o natal
    de 2010 tua amizade me chegou linda e impar ..
    Obrigada por fazer parte das coisas
    boas que tenho pra contar...
    Adoro-tÚ!
    Beijo meu pra vc...

    ResponderExcluir
  11. Tradições, correndo através de anos e séculos, sofrendo influências e mutações...
    Mas sempre é bom recordar de suas origens românticas...
    Por algum motivo elas chegaram até nossos dias...
    Eu também te agradeço por estares conosco e dividires tão generosamente tua cultura!
    Obrigado, Rê!

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso um ano novo cheio de energia, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  13. Gratidão é dos mais belos e nobres sentimentos...beijos amiga...uma semana de paz pra ti.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de ler os seus últimos posts...Foi um prazer, a escrita coloquial onde está inerente a boa disposição...Obg por partilhar de suas vivências!
    Bjo :)

    ResponderExcluir
  15. Que lindo seu agradecimento. Dia de Reis também é dia de desmontar a árvore de natal e os enfeites, pelo menos é o que aprendi com minha mãe. Agradeço à Deus por nossa amizade, pelas palavras em meu blog, pela poesia em seus textos. Em 2012 "tamo juntas" novamente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oi Amiga! mais um ano de agradecimento. Mais um de encontro nesta data , que realizamos juntos aos amigos de fé e alma. obrigada bjos

    ResponderExcluir
  17. Esse ritual realmente me fez agradecer por tudo e confesso que fiz um pedido importante: saúde para todos nós! bom recomeço! beijos

    ResponderExcluir
  18. Vamos nos encher de energias positivas então...
    Boa semana
    Gd beijo

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!