Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

EU GOSTO DE GENTE

Eu gosto de gente que vibra, que não tem de ser empurrada, que não tem de dizer que faça as coisas, mas que sabe o que tem que fazer e que faz. A gente que cultiva seus sonhos até que esses sonhos se apoderam de sua própria realidade. 
Eu gosto de gente com capacidade para assumir as conseqüências de suas ações, de gente que arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, que se permite, abandona os conselhos sensatos deixando as soluções nas mãos de Deus. 
Eu gosto de gente que é justa com sua gente e consigo mesma, da gente que agradece o novo dia, as coisas boas que existem em sua vida, que vive cada hora com bom ânimo dando o melhor de si, agradecido de estar vivo, de poder distribuir sorrisos, de oferecer suas mãos e ajudar generosamente sem esperar nada em troca.
Eu gosto da gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me lastimar ou me ferir. Da gente que tem tato. Gosto da gente que possui sentido de justiça. A estes chamo de meus amigos. 
Eu gosto da gente que sabe a importância da alegria e a pratica. Da gente que por meio de piadas nos ensina a conceber a vida com humor. Da gente que nunca deixa de ser animada. 
Eu gosto de gente sincera e franca, capaz de se opor com argumentos razoáveis a qualquer decisão. Gosto de gente fiel e persistente, que não descansa quando se trata de alcançar objetivos e ideias. 
Eu gosto da gente de critério, a que não se envergonha em reconhecer que se equivocou ou que não sabe algo. De gente que, ao aceitar seus erros, se esforça genuinamente por não voltar a cometê-los. De gente que luta contra adversidades. Gosto de gente que busca soluções. 
Eu gosto da gente que pensa e medita internamente. De gente que valoriza seus semelhantes, não por um estereotipo social, nem como se apresentam. De gente que não julga, nem deixa que outros julguem. Gosta de gente que tem personalidade. 
Eu gosto da gente que é capaz de entender que o maior erro do ser humano é tentar arrancar da cabeça aquilo que não sai do coração.
A sensibilidade, a coragem, a solidariedade, a bondade, o respeito, a tranquilidade, os valores, a alegria, a humildade, a fé, a felicidade, o tato, a confiança, a esperança, o agradecimento, a sabedoria, os sonhos, o arrependimento, e o amor para com os demais e consigo próprio são coisas fundamentais para se chamar GENTE.
Com gente como essa, me comprometo, para o que seja, pelo resto de minha vida... já que, por tê-los junto de mim, me dou por bem retribuído.
Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber reviver.
A glória não consiste em não cair nunca, mas em levantar-se todas as vezes que seja necessário.
E ISSO É ALGO QUE MUITO POUCA GENTE TEM O PRIVILÉGIO DE PODER EXPERIMENTAR.
Bem aventurados aqueles que já conseguiram receber com a mesma naturalidade o ganhar e o perder, o acerto e o erro, o triunfo e a derrota. Mário Benedetti/ 1920-2009 escritor, poeta e ensaísta uruguaio.
(Imagem: Karin Izumi)

22 comentários:

  1. Muito bonito !!
    Sem dúvida, esses são os guias com que vou seguindo minha vida, é muito difícil conseguir a plenitude desses objetivos,mas como um Mantra vou lendo, relendo e procurando nos espíritos iluminados e na Inspiração dos Deuses essas verdades esses ensinamentos...
    Ser melhor, ser melhor,ser melhor
    bjo n. a.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto e cheio de verdades que também gosto e me fazem bem.

    Gosto de gente que VIBRA e isso, notamos num simples aperto de mão.

    Tenho nojo quando pego alguém que apenas roça na mão da gente ao cumprimentar. beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Rê, minha linda irmã siamesa, é extraordinário que, mesmo a esta distância, vamos na mesma altura "repescar" coisas dos mesmos autores. Não existe tempo, nem distância, apenas o amor que nos une. Eu também gosto de gente. E gosto muito de si. Abreijos Tê

    ResponderExcluir
  4. Rêzininha da Grória...

    Si iziste gente assim queném qui ocê escrivinhou aí! Inté eu sou capaz de gostar com gosto.
    Eu gosto de gente... Gente queném TU.. rss

    Beijo
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
  5. A riqueza na diversidade !
    Quantas gentes diferentes entre a gente !
    ... e como temos o grato prazer de encontrar nessa diversidade tanto do que gostamos ! ...

    Beijinho, Rê !
    -

    ResponderExcluir
  6. Também gosto de gente assim e faço esforço para conseguir sê-lo. Não é fácil, mas é possível. Basta que nos empenhemos um pouco mais a cada dia. Mesmo naqueles momentos em que queremos que o mundo pare, para a gente descer... É só retomar a atitude de gratidão diante da vida e ir seguindo. Lindo texto, escrito há tanto tempo e sempre atual. Obrigada por compartilhá-lo. Beijinhos, Angelinha

    ResponderExcluir
  7. Belo texto, Rê!!

    Passando pra desejar um feliz 2012, com muita saúde, amor e sorte!!

    E também para lembrar que você ainda não aceitou me pedido de amizade no face... rsss
    Você me mandou um recadinho amoroso, contando que não sabe muito bem como funciona o tal FB, então vim lembrá-la de pedir ajuda aos filhos....rsss

    Tô esperando, viu?

    Beijos
    Lia

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de gente, gosto muito, das mais variadas. Mas não sei que tipo de gente eu sou... Temo não ser essa determinação desenhada nesse texto, mas tu me ama mesmo assim?

    A propósito, aonde foi que minha benhê leu puxão de orelhas naquele texto? Que tipo de drink você anda tomando? Sabia que xampu se usa no cabelo e não é uma boa ideia bebê-lo, porque senão a gente fica assim meio surtada? Nadica de nada a ver com a sua observação, eu só falei aquilo porque realmente poucas pessoas viram, tirei rapidão, porque mesmo tendo achado bonito, coisas muito enfeitadas não harmonizam comigo.

    E, repare bem, eu que ando odiando me explicar, só o fiz porque foi a ti, pessoa louca!

    E tenho dito.
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  9. "A gente nunca se esquece de quem se esquece da gente"

    Beijo meu.

    ResponderExcluir
  10. Este texto de Mario Benedetti é realmente muito bonito.
    E parece-me que toda a gente concorda com seus gostos...

    Continuação de bom 2012.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de gente que gosta de gente. É por isso que gosto de você.
    Beijo, gente.

    ResponderExcluir
  12. Gosto de gente que é gente
    feito você amor meu!!!

    Um beijo gigrande na alma!

    ResponderExcluir
  13. OI Rê, MUITO LINDO. TAMBÉM GOSTO DE GENTE.BJO

    ResponderExcluir
  14. Mas é desse tio de gente que eu gosto tbem, gente que sabe ser gente na plenitude da palavra. Gente assim como vc minha linda. Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante!
    Também gosto de gente assim, tenho "se calhar" uma pontinha de inveja deles.
    BJS. fica bem.

    ResponderExcluir
  16. Regina!
    Esse texto é tudo aquilo que se pensarmos bem, é do que a gente gosta e precisa para se relacionar com outros de nossa espécie.
    Adoro gente cm toda esta vibração positiva.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  17. Gente de atitude, alegre,,,com perfil de vencedor...beijos de bom dia pra ti minha amiga.

    ResponderExcluir
  18. Também gosto de gente assim, e só assim, por isso já publiquei, há tempos, o mesmo texto :)

    Lindo, não é?

    Beijinho, com muito carinho.

    ResponderExcluir
  19. rsssssssss...adorei teu comentário...beijos,chica

    ResponderExcluir
  20. Eu sei que outros já me anteciparam o comentário, mas assim mesmo vai:
    Eu gosto de gente como você!
    Manda ver, felina das alterosas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Pessoas positivas fazem bem para todos, beijo Lisette.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!