Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 23 de junho de 2012

ACADEMIA JÁ!


Vocês são capazes de imaginar o que um ano sem exercícios físicos regulares faz com o corpo de uma mulher? Acaba com ele! Melhorada - mas ainda em tratamento - das dores do ombro e piorada diante da visão diária especular do meu acabado corpão, decidi marcar avaliação funcional. É, temos que fazer uma minuciosa avaliação para recomeçarmos. Gostava de poder pular essa etapa. É que, depois dela, demoro dias e mais um século para vislumbrar e recolher resquícios de autoestima. Ficar somente de top, com toda a conserva pulando, diante daqueles olhinhos desconhecidos da fisioterapeuta demandou mais que coragem. Foi preciso me travestir – todinha - em jacarandá. Só a cara não dava. Bem que Nelson avisou: toda nudez será castigada! Existe agora uma balança que, além do peso, informa de um tudo: percentual de massa magra, massa gorda, porcentagem de água, e outros tantos dados que fiz questão de esquecer. Aliás, alguém aí sabe me dizer para que servem, de fato, essas informações? Antes, bastava emagrecer. Agora é preciso endurecer: temos que ter corpos rijos, definidos. No começo, olhar o ponteiro da balança (que agora é digital) era suficiente. Agora, além do peso, temos que saber qual é nosso índice de massa corporal?! Nunca entendi o que é isso. E não quero entender. Então, o único que ficou na memória foi os tantos quilos adquiridos que evitei saber ao longo desses meses. Não precisava. As roupas denunciavam dia após o dia e foram só escasseando no guarda-roupa. Sequestro nada relâmpago e bem besta de acontecer. Não chorei nem descabelei pelo castigo. Esse gosto não daria de jeito nenhum! Mantive o que restava de minha honra com o reforço dado pela moça: você tem uma consciência corporal excelente. Oi? Alguém mantém preservada, essa tal consciência, recebendo beliscões por meio daquele aparelho, como é mesmo o nome? – plicômetro - e medindo o sovaco assassino - que pula pela lateral do soutien como um franco atirador - o pánceps e o que um dia foi um tcháuceps?! Antes nos esforçávamos para salvar a alma. Hoje nos ocupamos com a redenção do corpo. Antigamente, os que não se acreditavam merecedores do céu se martirizavam com chibatadas. Agora, as que não se consideram dignas do Olimpo das mulheres "perfeitas" pagam por um prato onde jazem uma folha de alface e um peito de frango desbotado. Dessa turma tôfora! Quero saúde, uns tantos quilos a menos (será que terei que pagar?) e vida. Acho melhor começar a rezar... Ô meu santinho das gordas desesperadas ajudai! Dai-me calma e persistência para tratar de minhas adiposidades com, pelo menos, carinho, mas livrai-me delas para todo o sempre... AMÉM! Ô minha Nossa Senhora du Corpão Perdido dê-me ânimo, persistência para a malhação diária, e não me deixai atirar no Rio Arrudas... Prefiro o merdelê de minha exuberância de ser Ah! Ainda tive que encarar outra realidade: não é mais o que sempre gostei de fazer meu novo plano de exercícios. É o que se adéqua a minha idade/ossos. Misericórdia!  E ainda insistem nessa Idade dos Milagres.
(Imagem: Internet)

20 comentários:

  1. Regininha,
    A dor no ombro, foi embora?
    Pois é, são tantas informações que nem sabemos o porquê e nem pra quê rsrs Esse tecido adiposo que não sai da gente. Mas, estou torcendo por vc e vamos aos exercícios, já!!!

    Mil bjokas no coração

    P.S - A letra de seu post tá tão pequeninha e a velhaca aqui quase que não consegue ler.#ficadica

    ResponderExcluir
  2. És o máximo, Rê!
    Transformas tudo em gargalhadas.

    Pois eu também preciso...de perder peso, de fazer exercício e até fisioterapia, mas onde anda o tempo?:(

    Enfim. Pode ser que o próximo ano corra melhor e que as férias me dêem coragem para investir em mim.
    (tenho que melhorar, para vestir as tanguinhas que me vais trazer:))


    beijocas, querida

    ResponderExcluir
  3. Iluminadaaaaa amadamiga Regininha do meu cuore paixãozinha eteran qu veio lá dos ládos da ásia menor ( muitos risos)
    Amada, tadinha, sua dor melhorou pelo menos, sim!!!??
    Não responda : não! viu???!!!
    Creio que quando a gente fala que a dor melhorou, ela fica P... da vida e se descontrola e some um pouco. Desprezo, é a palavra que essas marditas merecem.
    Vim aqui prá te DAR UM BEIJO NA BOCHECHA!!!!!! SMACK!!!!
    Eu sai por um mês(assim espero) do FB. Vou fazer uma cirurgia e não posso ficar de zóio na telinha.
    ESpero( estou cruzando meus dedinhos da mão e os artelhos dos pés) para que assim acabe a Odisséia de tanto ficar parada!!!!
    Igual ocê, visse?
    Mas, óia, fica chateada não, como mais velha que vc, eu é que estou na Idade dos Milagres!!!
    Pois todos os dias ocorre o Milagre da Ressurreição, quando se abre o olho e ainda estou aqui encarnada! kkkkkkkk
    Vc é uma menina, ainda não chegou a essa Idade naum!!!!!
    UM BEIJO AMADA!!!!
    FICA COM D'US!!!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkk Ai Rê, vc é demais, cara! Que texto super bem humorado revelando escancaradamente as mudanças dos corpões (outrora esbeltos) buaaaaaaaaa! Mas olha loura to nem aí, coforme tu disse.

    Saúde é o que interessa, o que vale é bola na rede né não? Afff

    Esse culto ao corpo me irrita. PLOFT!

    Eu to feito vc, preciso fazer atividade física URGENTE! Afff
    Eu fiz esse exame que mede a massa muscular, nível de gordura e água. No meu caso deu 32 o bagulho. O normal é 30 kkkkkkkk entaum eu to legal.

    O médico prescreveu 10 sessões de RPG e caminhada PLOFT (de novo).

    Mas que se lasquem as gordurinhas, é tudo excesso de gostosura kkkkk.

    Ahh Rê, adorei ler esse desabafo antológico. Vc é show!
    bacios cara mia e tenh um "ÓTEMO" fim de semana :P

    *Por falar em gordurinhas tem receitinha das GOSTOSAS lá no Sweet.
    FUI

    ResponderExcluir
  5. Poxa. A pessoa fica sem malhar um ano e deu-se a desgraça... Dizer o que quando se malhou nunquinha nessa vida sedentária??? O negócio é mesmo se jogar na BR? Ok, vou lá agora. Adiós!

    Mas antes de fazer turismo na BR, devo salientar que essa sua obesidade mórbida me comove o coração. Farei uma campanha blogueira e facebookeana a fim de angariar fundos para uma cirurgia bariátrica urgente!

    Oxente, pare de viadagi!
    Eu também te amo!

    ResponderExcluir
  6. Favor não emagrecer demais. Tuas gordurinhas rendem textos deliciosos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkk
    já decidi, não vou emagrecer!
    Faço exercícios - na água - três vezes por semana para melhorar a circulação e parar de ter as filhas falando no meu ouvido e está de bom tamanho. Esse tantão de informação que também me deram entraram por um ouvido e sairam pelo outro, mesmo porque não entendi mesmo.
    Bom fim de semana
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkk só você mesmo para fazer graça com o que lhe incomoda. Aliás, não é sovaco assassino, é sovaco suicida, querendo pular do sutiã. Boa malhação, Rê, e que o seu corpo, que eu não acho gordo, fique do jeitinho que você quer. Sumiu de novo, foi ver a Tosca? Beijos, Angelinha

    ResponderExcluir
  9. Abaixo as máquinas e vivam as mulheres...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. rssssss...ri muito aqui contigo e sei BEM do que falas. Imagina eu com meus 63...Pelancas, gorduras festejam em meu ser,rsrs
    Faço caminhadas somente e um dia volto a ser magrinha...Daí nem pele mais terei,srrs beijos,chica e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  11. Mas ser persistente é preciso...beijos de boa semana pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Regina!
    Também tô precisando, e muito!kkkk
    Bjs!
    Rike.



    P.s.: a imagem é muito boa!

    ResponderExcluir
  13. Querida e amada Rê.

    ... e eu tentando ganhar peso.
    Uns querendo deitar fora, outros precisando.
    Aceito uns quilitos e fico antecipadamente grato.

    Beijo e kandandos... Inté!

    ResponderExcluir
  14. Olá, muito obrigada pela visitinha!
    Adorei o blog, tudo lindo!!
    Aii meu Deus, também preciso rezar para essa Nossa Senhora do Corpão Perdido para ter disposição para malhar, para subir ao altar magérrima!! rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu sou um "inconsciente corporal" assumido!
    O tal índice de massa corporal eu nem quero ver!
    Cuidemos do espírito!
    Porque o resto não tem mais jeito!
    Bjs, Rê!

    ResponderExcluir
  16. Me delicio com seus textos, realmente não é fácilo amiga mantermos nosso corpicho em forma, eu caminho, caminho e perco algumas gramas. Também to com vontade de malhar...rs meu marido diz que é fogo de palha. Vai fundo viu e força! Agradeço pela visiota no blog e no de minha sobrinha, obrigada pelas palavras. Assim como você fiquei uns tempos sem vontade, as vezes vontade de nada. Mas to dentro de novo viu? Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Regina, adoro esse seu jeito descontraído de escrever,,, fica mais leve, mesmo sendo sério.
    Também preciso eliminar uns quilos e fazer exercício, mas fico escondendo o tempo de mim. rs
    Boa semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  18. Este Divã tá uma loucura de bom!!!!!

    Ô Rê...estas tuas peripécias não são muito minha praia....não meço a massa muscular (é essa?), não malho nem me atiro nas rodas do trem....rsrsrrs

    A tal consciência corporal (oi?) me disseram no pilates que eu tenho muita....que bom, né?....(pra quê que serve messss??...kkkkkkkk)

    Agora, seguramente, aqui tem delícia de sobra pra quem tem o paladar apurado por gente que encara com bom humor as adversidades da vida [corporal e vivencial]...vc dá um banho Rê, de descontraída sabedoria!

    ADORO sentar neste Divã!
    Bjãozão minha irmiga malhadora e nossa personal da prática do humor!!!!

    ResponderExcluir
  19. "Antes nos esforçávamos para salvar a alma. Hoje nos ocupamos com a redenção do corpo."

    Caramba, que crônica maravilhosa!
    Vai escrever bem assim lá na, na, na ... academia!
    Olha ri e me vi igualzinha há um ano atrás quando me vi numa salinha com um garotão, lindo de morrer, da idade do meu filho, me tirando medidas e me beliscando com este tal aparelhinho.
    Realmente fia, não é mole tudo o que temos que fazer para salvar um pouco daquele corpitcho que tivemos.
    Mas, vamos lá, vamos tocando o barco, buscando pelo menos a tal resistência física, porque a tal lei de Newton é corretíssima, não tem jeito! kkkkkkkk
    beijos cariocas minha cara.

    ResponderExcluir
  20. Re
    só vc pra me fazer rir logo cedo.
    Então.... se vc com esse corpo tá no desespero ( ou quase ) nem sei o que faço com o meu (do jeito que está).
    Socorrrrrooo!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!