Quando estive na fazenda fiquei observando as diferenças e para variar, pensando. Como pode um poodle gostar de um cão fila? Raças tão diferentes. Objetivos então, seria desnecessário comentar. Um treinado para proteger e se preciso for, até matar. O outro tão dócil que seus latidos só espantam umas pobres galinhas desavisadas. Um é morador, livre, de terras que não tem fim, o outro se contenta num apartamento e a tal liberdade, só mesmo usufrui quando nessas terras vai passear. Ambos machos, e nem por isso deixam de se gostar e respeitar. Assim é mesmo o amor... Formas diversas podem formar e trans-formar. Alto e baixo, gordo e magro, feio e bonito, perto e longe, branco e negro, crente e ateu, masculino e feminino, fêmea e fêmea, macho e macho, rico e pobre, formado e desinformado, claro e escuro, novo e velho, léxico e desléxico, saudável e doente, ocidente e oriente, um aqui e outro lá.
Assisti a cena de amor, de Luciana – tetraplégica – com Miguel. Ambos personagens da novela global “Viver a vida”. Era, nessa condição, sua primeira vez, e apesar de todo o seu medo, ouviu de Miguel, além de palavras de carinho e amor, algo mais ou menos assim: “vamos nos descobrir, juntos, nessa nova maneira de fazer amor”.
O amor desenvolve características pessoais, distinguindo e particularizando a criatura. Ao proporcionar-lhe vontade própria e independência, ensejam que ela expanda horizontes e dissolva as barreiras onde o padrão e a generalização ergueu paredes.
Nos nossos dias, a maioria dos indivíduos tem conceituado o amor baseando-se tão só no carinho de uma pessoa por outra, na construção romântica e simplista cultivada em nossa cultura, nos versos ingênuos e sonhadores dos poetas ou no que escuta e vê nos meios de comunicação de massa. Na realidade, trata-se de conceitos egóicos quase sempre retirados das frustrações, das inseguranças, da sensualidade e dos sentidos imediatos ou ilusórios.
O amor é um potencial imanente do ser humano. É um fenômeno natural a ser despertado por todos, e não simplesmente algo pronto e guardado nas profundezas da alma, esperando ser descoberto por alguém a qualquer momento. Príncipes e princesas encantadas só mesmo nos contos de fada.
O amor está na naturalidade da vida de cada um. É uma capacidade a ser desenvolvida. Um dia, amar será tão fácil como respirar em uma atmosfera pura ou saciar a sede na água translúcida.
Quando não amamos ficamos vazios. Há ausência de diversidade e de multiplicidade na vida interior e exterior. Amar é uma forma básica de bem viver! Mesmo que seja entre um poodle e um cão fila. Mesmo que seja um aqui e outro lá.
P.S.: "Amor-Perfeito só existe no jardim; é aquela florzinha linda de cores variadas." (Padre Fábio de Melo)
P.S.: "Amor-Perfeito só existe no jardim; é aquela florzinha linda de cores variadas." (Padre Fábio de Melo)
Olá Rê
ResponderExcluirO texto está magnífico ! Há realmente muitas formas de amar e eu amo você pelo carinho virtual !
Beijão, Amiga.
.
saudades de amar e ser amada....
ResponderExcluirSó mesmo as afinidades e a cumplicidade é que nos seduz e nos amar...não há cá passaporte, credo ou outro que explique ou justifique uma química!;)
linda essa foto!
Ei Rui, amigo, amado!
ResponderExcluirEsse texto foi escrito com minha alma,machucada...Mas como tudo na vida, ela também vai sarar. Também amo cada um de vocês, com um carinho muito mais que virtual, às vezes parece até real!
Beijuuss n.c.
Isabel, diva, amada!
Quando você menos ansiar esse dia chegará...às vezes vem de um jeito tão inesperado, meio estranho, que nem conseguimos acreditar... E não tem "fórmula" nenhuma prá se explicar, quando há um encontro!
Beijuuss n.c.
Que linda é a vida e suas formas de amar, lindo texto mas vindo de você é sempre assim, boa semana amiga.
ResponderExcluirRenata
Vai sarar sim Chérie, para isso nós torcemos a mais não poder.
ResponderExcluirPena a distância só permitir um ombro virtual para seu choro, mas use e abuse.
Bjs.
Renatinha, amada!
ResponderExcluirOBRIAGADA pelas suas generosas palavras...vou até ter um ataque de Síndrome de T.M.A.(Tô me achando rsrsrs)Uma semana cheia de luz procê, minina linda.
Beijuuss n.c.
JC, amigo, de casa, amado!
Mesmo à distância sinto seu ombro amigo e como sempre só posso dizer OBRIAGADA!!! Acredita que enquanto estava escrevendo essas respostas, recebi um telefonema do meu amigo Zé (dono da fazenda) prá dizer que o IAN (o cão fila ao meu lado) MORREU?! Queria que fosse brincadeira....mas como ele mesmo disse "Rê, eu tinha que te avisar"... e como ele é o amor, sem data marcada, sem aviso prévio nenhum, morre muito antes de sabermos o quanto vivo nos mantinha!
Beijuuss n.c.
ILUMINADOS
ResponderExcluirO amor tem feito coisas
Que até mesmo Deus duvida
Já curou desenganados
Já fechou tanta ferida
O amor junta os pedaços
Quando um coração se quebra
Mesmo que seja de aço
Mesmo que seja de pedra
Fica tão cicatrizado
Que ninguém diz que é colado
Foi assim que fez em mim
Foi assim que fez em nós
Esse amor iluminado...
E assim a gente vai vivendo não é mesmo, caindo e levantando.
Bjs querida.
Sabe Chérie, enxergo outro lado nisso tudo. Explico. Acredito que o valoroso IAN aguardou a sua visita, motivando-a para que você nos deliciasse com seu post e ficasse indelevelmente marcado na lembrança de todos nós.
ResponderExcluirEm tudo o Criador ajeita para que o sucedido não seja só perdas.
Como já disse, use e abuse de nossa amizade.
Bjs.
Olá querida Rê:
ResponderExcluirAmor perfeito, só mesmo o do jardim. Mas quanto ao texto: É uma profunda e sentida reflexão que saboreei. Amar é respirar!
Kandandos meu a atravessar tanto mar.
Fátima,amada!
ResponderExcluirCaindo, levantando, caindo de novo, e levantando novamente e........até não estarmos mais nesse plano!
Beijuuss n.c.
JC, amado!
Vc, sua amizade, sua sabedoria de uma vida bem vivida e apreendida...como´só pessoas, poucas, e de coração generoso conseguem apreender e doar. OBRIAGADA!!!! Eu bem sei que o PAI é infinito em SUA bondade e ensinamentos.
Beijuuss nesse coração linduuuuu de viverrrr
Kimbanda,amado!
Que bom que saboreou minha reflexão... de um artista e poeta como vc, que com tão poucas palavras nos diz tanto...chego a ficar envergonhada rsrs.
Beijuuss n.c. do lado de cá do Atlântico
Olá
ResponderExcluirjá tinha estado aqui, faltou me palavras diante do amor. Dentre as respostas encontrei algo que bateu em mim e ficou:
"e como ele é o amor, sem data marcada, sem aviso prévio nenhum, morre muito antes de sabermos o quanto vivo nos mantinha! "
Parabéns e sou grata por todo carinho e que bom que a sintonia existe.
Grande beijo, Ana
Regina, amiga, adorei o seu texto sobre o amor e da forma como ele pode se desenvolver e crescer apesar de todas as diferenças que poderiam contribuir para nos afastar e que tendem muitas vezes a aproximar-nos. Não acho que alguém possa dizer um dia que viveu, se não tiver amado. Todavia, gostava de ter essa sua crença de que um dia, amar será tão fácil como... As pessoas têm por vezes tanto medo de demonstrar o seu amor, como uma fraqueza que poderia ser aproveitada por outros para nos ferirem.
ResponderExcluir