Quando minha irmã mais velha se casou – 38 anos atrás - eu era tão pequena, que fui sua dama de honra. Não esqueço de como achei graça, daquela quantidade de amigas, só mulheres, na casa de mamãe para o tal chá de panela que servia, também, de despedida da vida de solteira. Colher de pau, espremedor de batatas, rolo de massa, tabuleiros, escorredor de macarrão, bacias, e tudo mais que numa cozinha possa precisar, devidamente embrulhado e nas cores que tinham que combinar com as da cozinha. Através de brincadeiras inocentes e pudicas, escondia para muito além dos tais objetos a sexualidade reprimida da época.
Os anos foram passando, os costumes mudando, a liberdade sexual chegando e o tal chá de panela se transformou em despedida conjunta de solteiro, do futuro casal, em churrascos, boates, clube “só para mulheres” enfim, de acordo com o gosto de cada um. E nada mais de rolo de pastel para ter que adivinhar, imaginar, antes de desembrulhar. A imaginação já tinha se tornado real e desembrulhada há tempos.
Quando me casei – 25 anos atrás – não quis essa chatice não. Minha mãe montou toda a minha cozinha.
Agora voltou a moda e já tem chá de tudo: casamento, descasamento, bebê e sei lá mais quê! E mesmo em tempos tão modernos voltaram com as tais brincadeiras. Meu sobrinho se casa no próximo mês, e sua noiva fez o tal chá, que imaginei, enquanto tia, que o convite não me caberia. Que nada. Por educação, gentileza com a titia, além de convidada tive que participar. Estava tudo arrumado com muito capricho, isso é fato, e as amigas dela se encarregaram das brincadeiras. Não preciso dizer que contava os minutos para poder ir embora. Um peixe fora d’agua estaria mais confortável do que eu. A única coisa gostosa de assistir é a emoção, que perdura antes do casamento. Mudam-se as décadas, os costumes, mas a alegria de que não vai ficar “pra titia”, que encontrou a cara metade, que seremos felizes para sempre, é igual. É bom que isso continue assim: sonhar que uma relação a dois é sempre um chá de panelas!
Olá Regina!
ResponderExcluirEu acho lindo, embora nunca tenha assistido porque cá em Portugal não existe essa tradição.
Mas pelo que contas..., é lindo!
Um beijo e bom final de semana.
De todas as coisas sérias o casamento é a mais cómica ...
ResponderExcluirRsrsrsrsr.
Beijo.
Nos meus tempos de menino lembro-me de irmos todos os rapazes para casa do noivo e havia uma mesa grande com bolos sumos e outras bebidas.
ResponderExcluirNesses tempo as mães dos noivos coziam broa de milho com abóbora e açúcar, que era maravilhosa. Depois iam a casa da noiva aí organizavam um cortejo até à casa nova. Cantavam e dançavam toda a noite.
Depois isso acabou e hoje já só fazem as despedidas de solteiros e aí menina é bebedeira certa e completa.............
Pode ser que consiga reunir alguns apontamentos.
Olá Rê
ResponderExcluirPara mim é novidade essa do "chã de canela" ! :))
Não devia ser muito divertido, não. Nunca tinha ouvido falar.
Despedida de solteiros, isso sim, pode ser muito divertido e por cá é normal.
Beijão, minha amiga.
.
Chérie, boa noite.
ResponderExcluirSe essa (boa)tradição não veio de Portugal, de onde nós a herdamos???
Seria dos italianos, espanhóis???
Está aberta a temporada de caça aos inventores do chá-de-panelas, também conhecido aqui em Sampa por chá-de-cozinha.
Já ouvi falar também do chá-de-bebê. Tem desse por aí?
Bjs.
Olá Regina!
ResponderExcluirEsta é novidade para mim - a do chá de panela, ou chá de canela, como antes de mim já lhe foi chamado.
Aqui, hoje em dia, o que está na moda é despedida de solteiro, mais para eles que para elas,e mais uma importação nossa de costumes anglo-saxónicos - como é nosso hábito!
Beijinhos, bom domingo.
Vitor
Não, Vítor, as mulheres também comemoram!
ResponderExcluirjá fui a várias (poi é, chega uma idade em que parece que todas querem casar!! alias agora já vão nos bebés!!)e todas diferentes...umas mais ousadas, outras mais intimistas, mas todas elas com a mesma compoente...o olhar brilhante da noiva, um olhar cheio de amor, esperança e felicidade! que assim dure sempre!!
Alma Inquieta, amada!
ResponderExcluirNão sabia que por aí não tinha... É bonito sim...quando somos bem jovens e acreditamos que casamento é "brincar de casinha".
Beijuuss n.c.
Ah Manuel, só mesmo vc...rsrsrs
Beijuuss n.c.
Luis, amado!
Tempos mais que modernos!!!!
Beijuuss n.c.
Rui, amado!
CHÁ DE CANELA rsrsrsrsrs é ótimo rsrsrsrs (me fez rir com uma pequena troca de letra) de repente é assim que eu estava a me sentir rsrsrs COM SEBO NAS CANELAS rsrsrss
Beijuusss gargalhando, graças a vc, amigo.
JC,amado!
Pois não escrevi, que agora há chá de tudo e para tudo!!! Depois do "erro" do Rui, acabamos de criar o CHÁ DE CANELA... só não sei ainda o quê vamos comemorar rsrsrs
Beijuuss n.c.
Vitor, amado!
rsrsrs é CHÁ DE PANELA messsmo (aqui em Beagá) CHÁ DE COZINHA (lá em SAMPA)mas o melhor foi o que o Rui acabou, sem querer, de criar: CHÁ DE CANELA!!!rsrs Vamos ter que imaginar o quê vamos comemorar...
Beijuuss n.c.
Isabel,amada!
Claro que existem as despedidas de solteiras de DIVAS... A da minha sobrinha mais velha, que já tem 10 anos de casada, foi num Clube só para mulheres...para o horror da mãe, da sogra, da avó e das tias maiiiisss velhas. Euzinha AMEIIIII, me diverti até... SUPER DIFERENTE e nunca tinha ido até aquela data.
Beijuuss n.c.
Não me atrai a ideia de um chá de panela, além de, como já aqui disseram, essa moda não "pegou" por aqui. No fundo revejo-me nas suas palavras, daquilo que realmente é importante num casamento e na expectativa emocional que se cria quando os laços são realmente fortes. Que sejam felizes, isso é que importa.
ResponderExcluir