Na primeira manhã em Havana saí em excursão pelos pontos mais importantes da cidade. Na Praça da Revolução está localizado o memorial de José Martí. Cultuado em Cuba como o grande mártir da independência do país em relação à Espanha. Para ele, a luta deveria ser uma verdadeira transformação cubana em todos os aspectos: econômico, político e social. Os ideais de Martí, junto com o marxismo-leninismo, guiam a política de Cuba até hoje. Sua frase: “Libertad es el derecho que todo hombre tiene a ser honrado, y a pensar y a hablar sin hipocresía”. Além dele fica o Teatro Nacional, o monumento com a face de Che e outro com Fidel. Nada demais... Mas, como todo turista fui para ver, e tentar sentir o local, onde ocorreram os inúmeros discursos dos dois “companheiros”. Fomos ao bairro Vedado onde fica o famoso Hotel Nacional e a Sorveteria Coppélia – cenário do filme Morango e Chocolate – e como não sou uma aficionada por sorvetes, valeu conhecer para me reportar ao filme. Chegamos então a Habana Vieja que é o coração espanhol da cidade, tombado pela UNESCO e uma das jóias da arquitetura colonial das Américas. Preciso dizer que aqui vale andar pelas ruelas, dar aquele famoso “perdido” e ir descobrindo cada cantinho mais que especial. Amei e nem preciso dizer que foi o local que visitei por várias vezes. Numa delas tive o prazer de estar acompanhada por Ernesto – que não era o Che – um legítimo cubano, que mora na Alemanha, e estava passando as festividades em sua terra. Ele foi um guia fantástico e me apresentou ao Café Taverna. Voltei no dia seguinte, à noite, nesse Café fundado em 1772, para assistir BUENAVISTA SOCIAL CLUB!!! “Tradicionales de los 50”: um show fantástico, músicos maravilhosos e “cantantes” da velha guarda que me emocionaram e a todos que lá estavam desfrutando de uma noite mágica inigualável. Também aqui, em Habana Vieja, conheci o Hotel Ambos Mundos e o quarto onde E. Hemingway morou anos e escreveu: “Por quem os sinos dobram”. Também são programas tradicionais conhecer os bares Bodeguita del Médio - um dos principais pontos da música Cubana e a gente se sentindo bem familiarizado: é o próprio buteco copo sujo onde todos se apinham, em pé no balcão e na maior alegria, que depois de umas e outras todo mundo fica - e o La Floridita, onde se experimenta o melhor da bebida local - os mais conhecidos são o Mojito, a Piña Colada e o Daiquiri. Amanhã conto mais.
♥Continue como quiser...13 ♥
-
Basta deixar nos comentários, continuando a frase iniciada pelo meu
pedacinho...
Simples assim,né?
*Pedacinho de hoje*: Um vento
*Minha frase:*
Um vent...
Há 3 dias
Oi Rê!!! Poxa essa viagem tá um sonho, hein?! Aguardamos novas postagens!!! Aproveite muito cada momentinho... Bjuss, Carol.
ResponderExcluirCarolzinha
ResponderExcluirViajar faz com que os limites se expandam e o olhar se renove...Nada melhor que começar o novo ano assim, né? Pode deixar que aproveito cada segundo rsrsrs.
Beijuuss n.c.