Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AQUILO QUE NOS CATIVA: IN NATURA



Nos cativa a Mãe Natureza, respeito e redução à nossa insignificância...
Sua magia em cores e formas, o cheiro, o som da floresta densa, da terra molhada...
O colorido mais que perfeito das flores, o esplendor do girassol, vasos de violeta na janela, gerânios no jardim e a flor do jacatirão...
A música dos pássaros nos cativa...
Um rio de águas claras, banho de cachoeira, volta às origens... movimento incessante do seguir em frente, vencendo obstáculos, suavizando pedras, fertilizando as terras... A beleza sagrada das ondas revoltas do mar...
Nos cativa o sol do dia, calor, seus raios dourando a pele numa tarde de praia e depois o horizonte, aguardando ele se pôr... nas montanhas
O leve cair do floco de neve, e tão delicado branco imaculado, poderoso suficiente para de um vazado vestir vales e montanhas...
Noite de lua cheia e enxergar coelho dentro dela...O céu, as estrelas sobre nós... preciosas pedras, desejantes que nos abramos para sua luz... Banho de chuva, inesperadamente, que faxina a alma, o vento a nos bater como carícia, simplicidade, pureza, lembrança pulsante de estarmos vivos... A vida, in natura, nos cativa.









19 comentários:

  1. Acordastes com querubins entre margaridinhas brancas e euzinhu,aquele barroquinho anjo barrigudinho,em harpa,te toco,de sonatas bach!
    Sõdades terríveis amada cuidadora e curadora terapeuta de blens blens como io!

    batchossss amadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    pessoa miga fuefaaaaa!

    Viva La Vida!

    ResponderExcluir
  2. Ricaaarrrdo Amado
    Acordar acompanhada de um anjo assim...é dimaaaiiisss! Você é pura magia em minha'lma!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amiga Rê.

    Eu já ouvi os sons do silêncio que natureza me segredou e no pisar dos caminhos longos, carreiros que vêm e vão, se cruzam e tornam a mim, nem sempre me encontro, mas como os rios, eu vou desbravando o meu leito, por vezes de mansinho, outras alargando as margens para preparar a enxurrada que há-de vir!

    Há em tudo o que fazemos
    Uma razão a desabrochar
    Não é o querer, mas o o que queremos
    O que nos leva a ombrear.
    Não interessa o que faço,
    Mas sim o que fazemos,
    Eu sozinho não quero e não traço
    Os caminhos que todos bem juntos, percorremos!

    Folgo em ter-vos como amigos e saúdo a vossa companhia!
    Kandando sincero a atravessar tanto mar

    ResponderExcluir
  4. Olhar a Natureza e vivê-la naquele momento.
    Bom demais. Pena que todo o mundo anda distraído, sempre cheio de pressa.
    Não vê, não cheira e também não ouve a beleza de um passarinho a cantar.

    ResponderExcluir
  5. Regina, boa tarde.
    Nossa, ficou um barato.
    Só que o link do meu blog está errado. Ele é:
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. Kimbanda Amado
    Você é só poesia a brilhar, ainda mais, o AQUILO QUE NOS CATVA!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  7. Coelho Amigo
    Ainda tenho esperanças, para alguns de nós que ainda se encantam, com as pequenas grandes maravilhas de nossa Mãe Natureza!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  8. Sil Amada
    Que bom que uma "mestra" da natureza gostou! Fico honrada!!! Mil perdões pelo erro...já está corrigido. Amanhã tem mais...
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  9. "Eu não preciso de ti.
    Tu não precisas de mim.
    Mas,
    se tu me cativares, e se eu te cativar...
    ambos precisaremos, um do outro."

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Manuel Amigo Poeta
    Tu me cativou! Eu te cativei? Se sim, precisaremos assim um do outro forever...
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  11. Minha querida, um selinho para você com cheiro de amizade. Minhas ansiedades são sanadas ao passar por aqui e acalmar a minha alma. Bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá Regina!

    Já vi que embarcou na missão de sondar a nossa alma e sentimentos, pô-los a nú em frente de toda esta gente que vem aqui ao blog. Eu, p'la parte que me toca, quando no sitio certo - como aqui - confesso que até gosto de o fazer.
    E quanto ao que eu gosto in natura, a Regina já tudo disse: O melhor da natureza é ela mesmo, quando não estrgada pela mão do homem. Em todo o lado há beleza e sítios que nos fazem parar e comtemplar, sozinhos ou na companhia certa - dependendo das circunstâncias - e do estado de espírito!
    E por aqui me quedo hoje, mas não sem antes fazer uma pequenina observação quanto ao endereço do meu blog, que é:

    http://vitorchuva-shortstories.blogspot.com

    E agora acabo mesmo.beijinhos; boa semana!
    Vitor

    ResponderExcluir
  13. Nós sentimos diariamente que com o nosso estilo de vida talvez possamos estar a estragar a natureza, por esse facto(fato no português do Brasil) tentamos cada vez mais aproveitar a natureza visto que somos cada vez mais urbanos. Somos "engolidos" diariamente pelas cidades e pela vida da cidade.
    Viva a natureza, seja serra, praia, seja o que for.
    Parabéns pelo post.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  14. Regina.
    Sou um Biólogo e Professor aposentado aos 46 anos por laudo médico. Mesmo assim continuo, de certa forma, tentando educar. A natureza é sagrada, porque encerra a presença divina do Criador. Visite e nos ajude a divulgar nosso espaço VERDE VIDA. São fotos e textos simples relacionados à causa ambiental.

    Parabéns por estruturar uma página tão diversificada e interessante.

    Felicidades em sua jornada!

    ResponderExcluir
  15. Mariza Amada Mestra
    Fico feliiiizzz dimaiiisss com tanto carinho e de saber que meu cantinho ajuda-lhe a "acalmar" a alma. Espero que lhe ajude, também, a recarregar suas pilhas rsrs ainda mais num ano letivo que tá só no comecim rsrs!
    Beijuuss na alma e n.c. tumém

    ResponderExcluir
  16. Vitor Amado
    Fico feliiiizzz de saber que esse cantinho te coloca à vontade... Aqui, nenhuma nudez será castigada rsrs só abençoada, podes ter certeza! Amigo, desculpe o erro no endereço, já o corrigi!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  17. Ah minino viajante e que me leva a viajar todos os dias... pois não é? Num abro mão de jeito nenhum e de nenhum jeito rsrs, de estar com a natureza garrada em mim...é assim tb que recarrego minhas pilhas!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  18. Eiii Cláudio...Seja muito bem vindo!!! Minino quê que sucedeu com vc, para se aposentar "por laudo médico" tão novo assim????? Pode deixar que vou lá te conhecer e nem carecia de pedir que tudo relacionado ao meio ambiente, natureza TÔDENTROOOOOOO!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!