Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

ESTERCUFULIA


Estamos na semana que iniciará o carnaval no Brasil. Festa popular esperada, mais que desejada, por vários motivos. O meu começa bem mais cedo que o de todos. Explico: sou vizinha de uma aglomeração chamada Papagaio, mais conhecida como Morro do Papagaio. É, é isso mesmo que vocês estão pensando, uma das maiores favelas aqui de Beagá! Quando nos mudamos para cá, a família e amigos ficaram preocupadíssimos com assaltos, balas perdidas e congêneres. Nunca aconteceu nadica nesses, já, seis anos que aqui estamos, e para minimizar um cadim a aflição do povo, resolvi rebatizá-lo. Quando perguntam onde moro, respondo: "Village Papagaio" e com toda essa chiquesa de nome (o povo é bobo mesmo!) deixaram de se preocupar. Voltando ao carnaval... Alguém conhece um morro que não tenha roda de samba, pagode e afins? Morro que é morro tem escola de samba e os meus vizinhos começam o treino nos primeiros dias de janeiro. Bumbos, tamborins, cuicas tocam todos os dias das 20 às 22hs, initerruptamente, e só dão uma paradinha básica para acertar o compasso e não atravessar. Nos primerios dias acho ótimo, mas lá pelo terceiro, quando percebo que o volume da TV e das nossas vozes vai parar nas alturas, fico doidinha para o carnaval passar logo! Vocês nem imaginam o que seja um bumbumpaticumbum, na cabeça, quando, depois de um dia de trabalho, você quer mais o aconchego e o silêncio da sua casa!!! Já fui a muitos bailes de carnaval, já assisti ao desfile no Rio (recomendo, experiência fantástica) e até mesmo desfilei na Sapucaí. Hoje, quero outra coisa...Um outro tipo de som entrando pelos meus ouvidos. Nem mesmo pela TV dou conta de ouvir! Então vou para a fazenda... A longa mesa da cozinha, garrada no fogão de lenha, é nossa avenida. Zé Renato e Syl nossos mestre e sala e porta-bandeira. O galo cantando de manhã bem cedinho, os canários, trinca ferros, sabiás, tizius, tico-ticos, melros, coleirinhas, a bateria nota dez! As flores dos pessegueiros, amoras, jabuticabas, abius, mexericas, ameixas, ao lado dos pés de manacá e das infinitas orquídeas são o nosso adereço mais que perfeito. As alas da harmonia, felicidade, alegria, amizade, cumplicidade, bom humor, desfilam naturalmente sem errar um passo sequer. Nosso público? Zara, Bianca, Dara, Sheik, Scott, Luana, Raj, Suria, Max - cavalos, éguas, cachorros e vacas também, assintindo nossa escola de samba passar, nesses dias de folia e brincadeira... Quando contei a uma amiga - MarySexy- que assim iria passar meu carnaval, ela disse: - Ah Rê, você vai então pró "Esterco Folia"! As meninas da Fani vão também.  Agora pergunto: tem folia melhor que essa? Compro meu ingresso com um ano de antecedência e a partir desse, entra oficialmente no calendário, de quem assim desejar ,o ESTERCUFOLIA DE SANTA MATILDE!!!

7 comentários:

  1. Olá Regina!

    Olhe! Quando li o título do post fiquei intrigado com o "palavrão", mas agora já percebi o que quere dizer: Que a Regina não tem mais vida para carnavais , e que se passou para o outro lado, para aquele onde mora o sossego e a música que a natureza nos oferece. Sinal dos tempos minha amiga - e de bom gosto - que eu também já achei mais graça ao barulho, sendo verdade que nunca achei muita.

    Pois, que aí no sítio que escolheu, goze bem o seu carnaval. E bom fim de semana!

    Beijnhos.
    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Vitor Amado
    Tudo, realmente, depende da hora e do local e da idade rsrs. Sou super animada...vc não faz idéia! Mas realmente, hoje em dia prefiro esses outros sons e a companhia dos meus amdos!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  3. Manuel Amado
    Nem preciso de fazer força rsrs Aqui na fazenda rodeada de amados, amigos, é diversão prá lá de "agarantida"!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  4. Caceta, escrevi tão bunitinho aqui e sumiu...
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. POIS è GENTE AMIGA DO BLOG DE RE,O NOME FOI DADO POR MIM PARA O CARNAVAL DE NOSSA AMIGA,SO QUE EU QUERIA TER ESCRITO ANTES DO CARNAVAL SOBRE O ASSUNTO,MAS NAO CONSEGUI,POIS NAO SABIA COMO MANDAR DIRETAMENTE PARA O BLOG.MAS NO DIA EM QUE COMENTAMOS SOBRE O ESTERCO FOLIA,RIMOS MUITO NO SALAO,E FANTASIAMOS ATE NOSSA AMIGA.RSRSRSRS.MAS DE TUDO ISTO SO ME RESTA FICAR MUITO FELIZ PORQUE ELA NAO SE ESQUECEU DE MIM,NO COMENTARIO.RE QUE BOM QUE AGORA OFICIALIZOU SEU BLOCO" ESTERCO FOLIA" JA PODEM COMEçAR A PENSAR EM UMA FANTASIA PARA O ANO QUE VEM.BEIJOS MARYSEXY

    ResponderExcluir
  6. MarySexy, Santinha, amada
    Os ingressos já estão comprados e a fantasia, vamos "trabalhar" nela ao longo desse ano rsrs Uma coisa posso garantir: primeiro lugar em originalidade!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!