Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SIMBOLOGIAS DO ROSH HASHANÁ







Já deve ter uns três anos, que Júnia me envia por e-mail, os preparativos simbólicos da mesa do nosso Revellion. Sempre faço com todo esmero, fé e crença possível – tenho fotos de todas – e na virada de 2008/2009 além de fazer em minha casa, pude compartilhar da sua presença. Esse post, Jú, dedico a você... Que vem me ajudando, tanto, na minha caminhada e crescimento espiritual. . Obrigada! Observem o significado de cada ítem e as respectivas orações... "Coincidências"? Vários caminhos que nos levam sempre a um mesmo lugar: ELE!
Shofar – É o mais antigo e primitivo dos instrumentos de sopro, feito de chifre de carneiro. Seu chamado atinge as cordas mais íntimas da alma, e seu som é simples e melancólico – um grito vindo do coração, como uma criança perdida chorando pela mãe. É um despertador pessoal! Simboliza o chamado ao auto-aperfeiçoamento.
Maçã e mel – Na primeira noite, no início da refeição, pede-se simbolicamente a D’us um Ano Novo “doce”, comendo uma fatia de maçã mergulhada em mel. Recita-se a seguinte oração: “Bendito sejas Tu, Senhor nosso D’us, Rei do Universo, que criaste o fruto da árvore. Que seja Tua vontade, Senhor nosso D’us, D’us de nossos pais, conceder-nos um ano bom e doce”(como o mel).
É costume comer frutas e legumes cujos nomes representem uma benção, bem como a cabeça de carneiro. Vamos a eles e suas respectivas orações:
Acelga – “
Que seja Tua vontade, Senhor nosso D’us, D’us de nossos pais, que todos os nossos inimigos e todos aqueles que queiram fazer-nos mal, sejam eliminados”.
Abóbora - “Que seja Tua vontade, Senhor nosso D’us, D’us de nossos pais, que o Senhor anule os decretos negativos e que nossas boas ações sejam lidas perante Ti”.
Feijão de Corda (fradinho) – “
Que seja Tua vontade, Senhor nosso D’us, D’us de nossos pais, que nossos méritos e virtudes sejam aumentados”.
Romã – “
Que seja Tua vontade, Senhor nosso D’us, D’us de nossos pais, que nossas mitzvot (caridade, boas ações) sejam tão numerosas quanto os grãos da romã”.
Carne da cabeça de carneiro, língua ou miolo – “
Que seja Tua vontade, Senhor nosso D’us, D’us de nossos pais, que sejamos colocados na cabeça (bem-sucedidos) e não na cauda, e que Te lembres, para o nosso bem, do carneiro sacrificado no lugar do nosso patriarca Isaac”.
Assim, simbolicamente, como em tantas cerimônias – de qualquer crença - pedimos o de sempre: proteção, alegrias, fartura, prosperidade, harmonia, crescimento, paz! Continua...

4 comentários:

  1. Amiga Rê , adorei as explicações. Muito bacana, especial. Obrigada por suas informações que também me faz crescer. È uma via de mão dupla.
    Desejo que seu ano novo seja repleto de realizações e amor.....
    Vou orar e realizar as orientações .
    obrigada, bjos renovados no ano novo.
    vó Ju

    ResponderExcluir

  2. Realmente a vida é assim... uma maravilhosa troca, onde estamos sempre aprendendo e percebendo que nosso crescimento espiritual só tem um fim: ELE! Adorei vê-la ontem e poder dar e receber aquele abraço!
    Beijuuss recheados de paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai, que delicia aprender s/ cultura de outros povos. É uma pena que a vida seja tão curta e como dizia meu pai, " a gente aprende aprende a morre sem saber nada." rsss.......
    bjins

    ResponderExcluir
  4. Ieda seu papis tem toda a razão...às vezes sinto que quanto mais estudo e leio (outro amor além de viajar)mais burra estou! Pode?
    Beijuuss no coração

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!