Sábado à noite. Depois de um jantar em família nada melhor que sair com a galera, ir prá balada e usufruir tudo aquilo que é de direito nos vinte e poucos anos.
Quando chega ao carro, uma sensação terrível: vidro quebrado e estilhaçado no banco do carona. O som não fora roubado, mas a mochila que, displicentemente, deixou no banco traseiro implorando por mãos hábeis sim. Livros emprestados da biblioteca da universidade, agenda, cadernos, uma muda de roupa, molho de chaves, pen drive, carteira com todos os documentos e o dinheiro suado e orgulhosamente ganho no último trabalho de garçom universitário! É, quando se tem vinte e poucos anos precisamos bem mais do que a carteira de identidade para confirmamos o tanto que já crescemos e o quanto independentes acreditamos que somos. Carteira de estudante, de motorista, CPF, título de eleitor – para eleições só em outubro –, cartão universitário do banco e documento do carro. Carro do pai diga-se de passagem. Não, ele não é um filhinho de papai! Posso afirmar sem ser de passagem.
Quem já passou por essa experiência sabe que é uma chateação só. Ir fazer o B.O., cancelar o cartão bancário, avisar o clube dos diretores lojistas, tirar segunda via de todos os perdidos, ganhar aquela bronca do pai que tinha cansado de avisar para não deixar a mochila dando sopa (aff esses pais...) e enxergar o olhar silencioso e solidário da mãe, que já passou por essas e muitas outras.
Nem preciso dizer que a balada foi pro saco, como eles falam. Que a irmã ficou tão chateada por ele, que ousou xamegâ-lo em silêncio, lado a lado. Que o papai em sua função paterna, lei necessária, não moveu uma palha sequer para que assim a cria “aprendesse a lição”.
Acordo cedo no domingo. Mamãe leoa vai à caça de emails - já recebidos - com informações bacanas para minimizar o estrago. Ligo para as amigas, coloco as novidades em dia e peço um S.O.S dramático para a cria. Depois de deixá-lo dormir até tarde (para recuperar a energia perdida na noite anterior) acho que já é hora de acordar e tomar as providências devidas. Afinal, é vida que segue!
Com aquela cara de quem não quer se separar dos braços de Morfeu, me diz:
- Mãe, sete e meia da manhã um moço me ligou prá dizer que tá com as minhas coisas.
- Como assim????
- É um porteiro que chegando hoje no trabalho, encontrou minhas coisas nas escadas do prédio.
- Graças a D'us! Que maravilha! Ainda bem que ainda existem pessoas boas nesse mundão de D'us! Vamos agradecer ao Pai! Peraí...
Respiro fundo, fundo mesmo e num estilo zen-Regina de ser pergunto:
E você voltou a dormir??? Não foi buscar??? Não avisou nem seu pai, nem sua mãe, nem tios, primo (que saiu pelas ruas afora à procura de...)????
-!!!???!!! Ele fica no trabalho até as 18hs... É só meio-dia mãããe...
-!!!???!!! Troca de roupa já... Agora... Just now... Antes que... antes que...
Nada, nada mesmo como ter vinte e poucos anos!(RR)
Abaixo informações que recebi por email e que não tive a oportunidade -Graças a D’us!- de utilizar: (Ju e Syl, amadas minhas, OBRIAGADA!)
BOLETIM DE OCORRÊNCIA
"Acho que grande parte da população não sabe, principalmente por falta de divulgação através da mídia. Segundo a Lei 3.051/98 temos o direito de, em caso de roubo ou furto, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência, gratuidade na emissão da segunda Via de documentos tais como: Habilitação (que custaria R$ 73,00), Identidade (R$ 23,00) e Licenciamento Anual de Veículo (que tem valor variado). Para conseguir a gratuidade da Habilitação e do Licenciamento do Veículo e da Identidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) e o original do Boletim de Ocorrência ao Detran . (Refiro-me ao Estado do Rio de Janeiro).
Não acredite que o registro da ocorrência seja só para engordar as falsas estatísticas do Poder Público. O registro serve para nos beneficiar. Estou passando esta mensagem porque acho que deveríamos conhecer nossos direitos, uma vez que ao sermos lesados, não tenhamos ainda que pagar pelas taxas abusivas das segundas vias.Por favor, repassem esta mensagem ao maior número de pessoas que puderem, pois devemos fazer valer nossos direitos.
P.S.: Serve para todos os brasileiros, no BRASIL todo."
E ainda o site abaixo:
Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:
Nossa, me dá até um mal estar imaginar perder tudo assim de uma vez só. Que aflição!
ResponderExcluirAinda bem que no final tudo deu certo, mas até dar certo... quanta angústia....
Gostei muito da ternura com que citou a mãe.
Você escreve muito bem, deu para imaginar toda a cena. Obrigada também pelo site útil e pelas informações.
Bjo,
Flá
Ps.: Obrigada pela sua visitinha!
Pois é, só mesmo a insustentável leveza dos vinte anos...! :)
ResponderExcluirFelizmente o sol voltou a nascer, não é assim?
Beijo :)
Depois dessa, nada como um "boooomm diiiiia", Rê!!
ResponderExcluirEssa desventura deve ter acometido - ao menos uma vez - a todos que têm filhos jovens (e aos jovens que já fomos). Salvo as diferenças de proporção (mochila recheada!!)e desfecho, por aqui aconteceu o mesmo, incluindo os posicionamentos de funções paterna e materna. Só isso já daria um post, né Rê? é assim mesmo que acontece, da ternura que vc cravou no olhar da mãe à imobilidade do pai - talvez a mais difícil de sustentar...
Que bom que tudo ficou solucionado, e aqui, conosco partilhado, pra vc, sublimado...rsrs
Uma semana cheinha de momentos perfeitos, de presentes esperados.
Bjo enoooooooooorme, tá???
Nossa Rê, que susto!!!
ResponderExcluirE que serenidade a sua...tão necessária numa hora como essa...
Graças a Deus que acabou tudo bem!
Beijo enooooorme :)
Eu como toda Paulistana que se preze, estou na quarta via de Carteira de Identidade, com os OB's, mais rotineiros possíveis, roubo em Casa, Mercado, Metrô, Shopping.
ResponderExcluirFazer-se o que???? Fica a grande indignação.
Uma semana de mais segurança pra você.
Beijos,
Wilma
Regina desculpe a nossa falha, troquei BO por OB.
ResponderExcluirBem... pelo resultado do primeiro, acho que o segundo resolve mais.
Beijos corados!!!!!!!
Quando temos vinte anos, a vida parece conspirar a favor. Quase nada de mal nos acontece. E aí, quando acontece, deixamos de ter vinte anos e entramos no mundo dos adultos definitivamente. Ainda bem que André aprendeu a lição sem muito sofrimento - sempre temos algo a agradecer ao Pai! - e pode se orgulhar de ser um jovem homem muito amado pelo seu bando. Beijos carinhosos para vocês dois.
ResponderExcluirRêee...ainda bem que no final deu tudo certOoo.... rsrsrs e sobre o que o filho fez rsrs... isso aconteceu aqui tb no escritorio liguei pro rapaz dizendo q achei a carteira dele, e ele com uma voz de dorminhoco me disse : ah vcs ficam aberto até que horas? eu falei ate as 17h ah sim então eu posso pegar mais tarde? eh que agora vou participar de uma reunião rsrs, como assim???? liguei na casa dele.... seria reunião familiar??? em plena segunda feira as 8h da manhã??? rsrsrs tdo bem...passe a hora que quiser .... ( é normal entre eles isso neh rsrs). Enfim beijãO de luz pra vc!!!!!! Arrasou como Mãe.
ResponderExcluirEssa juventude de hoje que pensa que é superman... Mas nem todos tem a sorte de ter o fim como na historinha acima...
ResponderExcluirBjuxxxx linda...
Rê Mulher de Classeeeee!!! uhuuul achei um pilidiiin todo você..... :D pode pegar sim sim sim siiiim.....sempre que quiser tah.... Obrigadaaa pelo carinhO poxa!!!! Me faz tão Feliz! BeijãOoooooo de luz sempre...
ResponderExcluirRegina, outra dica também é tirar cópia de tudo o que tem na carteira, tipo cartões de crédito/débito, documentos pessoais, para facilitar na tomada de providências depois.
ResponderExcluirÉ triste, mas é o tipo de informação que temos que dividir.
Um beijo
Carla
Que susto hein Rê.
ResponderExcluirObrigada por aceitar meu convite e conhecer meu espaço, com certeza iremos nos ver sempre.
beijooo.
Olá RÊ!
ResponderExcluirCarro assaltado e pertences roubados é praga da idade comtemorânea, e uma enorme dor de cabeça ainda maior quando lá se vão os documentos: E então correr todas as capelinhas para os renovar, é via sacra de torrar a paciência ...
Mas como tudo está bem quando acaba bem, de positivo fica a lição daquilo que se não deve fazer... melhor olhar por este lado!
Beijinhos; boa semana.
Vitor
Olá amada Rê, a tua visita apaziguou a minha ansiedade.
ResponderExcluirBeijinhos de saudade.
Criatura. você pode escolher qualquer um dos cantinhos.Como você sabe , apesar de se achar uma BIOS (rsrs) a moderação de comentários abre igual para todos kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirFoi um prazer tê-la conhecido viu?
Um grande abraço!!
Bjssssssssssss
Olá, Regina!
ResponderExcluirAinda bem que foi só um susto! Fica como aprendizado, pra evitar coisas mais sérias (e quem sabe agora ouve mais os pais!).
Bjs!
Rike.
Oi Minha linda,
ResponderExcluirPassando para matar um pouco as saudades.
Você viu o vídeo no meu blog sobre a minha oração?
Passa lá e veja é lindo, rsrsr.
Amore, recebeu meu email?
Fica na Paz de Deus.
Agradeço por você ser minha grande amiga, contemos uma com a outra sempre.
Beijocas
Querida amiga, que bom que tudo acabou bem. Beijocas
ResponderExcluirFlávia,amada!
ResponderExcluirA mamis agradece a parte que lhe cabe rsrs
Beijuuss n.c.
AC, amado!
Tirando o estresse, nove foras rsrs ficamos com um saldo muito positivo!
Beijuuss n.c.
Dê, moça linda de viverrr, amada!
Histórias com finais felizes é bem melhor, né? Ando investindo com ELE para que, de alguma maneira, seja sempre assim... e digamos AMÉM!
Beijuuss GRANDÕES (rsrs) n.c.
Xará, amada!
São anos de treinamento no estilo ZEN-Regina de ser rsrs.
Beijuuss n.c.
Wilma, amada!
Como é nova por aqui, não sabe que tenho uma irmã que mora em SAMPA (é mais paulistana que mineira)há anos, e como vc, já teve direito a tudo e mais um cadim (infelizmente). Já ri um bocado com sua "troca" e enquanto psicanalista competente que sou (olha a síndrome de T.M.A. baixando rsrs) não interpretamos atos-falhos ou melhor, bem-sucedidos, lapsos de linguagem rsrs. Carece ficar corada nauuuummmm...foi uma delícia sorrir com falha que é de todos (só aguardar rsrs)
Beijuuss n.c.
Ângela, iluminada, amada!
Cada vez mais acredito que o PAI está sempre atento com tudo aquilo que fazemos por aqui. Esse mininu faz (voluntariamente)trabalhos maravilhosos... no sábado mesmo, recebi tantos elogios sobre ele que engordei o coração (proud), então...já viu, né?
Beijuuss n.c.
Cris, minina-linda, amada!
São folgados né? E a mamis aqui tenta, todos os dias, aprender e crescer nessa função que não é brinquedo nauuuuummm!rsrs E obriagada pelo empréstimo...em breve sai do forno rsrs
Beijuuss n.c.
Carlos, mininu-poeta, amado!
É mais prá NADA ME ACONTECE= OS INVECÍVEIS do que Superman rsrs
Beijuuss n.c.
Carla, amada!
Pois não é que a cria já tava quase careca de saber disso, de ver essa prática com a mãe e nem tchum? Quero crer que agora aprendeu...espero!!!
Beijuuss n.c.
Ana, amada!
Imagina... eu que agradeço a abertura de nossos canais para tanta partilha!
Beijuuss n.c.
Vitor, amigo, amado!
Pois então...sempre, mesmo com finais felizes, devemos aprender a lição.
Beijuuss n.c.
Manu, poeta, amado!
Se é como diz, fico feliiizzz dimaiiiiss por conseguir esse apaziguamento.
Fique bem amigo, viu?
Beijuuss n.c.
rrsrsrs Fiquei doidinha messsmo! Como é que é isso? "a moderação de comentários abre prá todos"???? Cê não tá crendo no meu lado BIOS de ser, né? Então leia no marcador blog ou computador prá conhecer um cadim rsrs
Beijuuss n.c.
Rike, mininu, amado!
Tomara né? Sabe aquela história que a mãe pede, quase implora procê levar um guarda-chuva pois vai chover e vc nem tchum? E quando está no meio da rua cai aquele pé d'água que a gente crê que foi "praga" de mãe? E que qdo chegamos em casa, fingimos que nada aconteceu prá não dar o braço a torcer? Já tive, meu querido, 20 e poucos anos rsrs e a gente se acha!!! Lembra nauuuuummmm???rsrs
Beijuuss n.c.
Virna,vencedora, amada!
Já vi, já escrevi lá e recebi sim sua resposta. Contabilidade mais que aceita e OBRIAGADA!!!
Beijuuss n.c.
Marilu, amada!
Graças a D'us!!!
Beijuuss n.c.
Que bom que tudo acabou bem Rê!
ResponderExcluirBjs.
Regina, que sufoco! Imagino a situação, me coloco no lugar e fico com coração apertado!!
ResponderExcluirMas quanto a direitos, quantos não sabem, e quantas informações não são repassadas ao povo!!
Por que será hein?
Mas graças ao bom D'us tudo terminou bem.
Minha amiga, desejo muita paz, e deixo um afetuoso abraço, bjs em teu coração.
Fatinha, afinadora de minha'lma, amada!
ResponderExcluirCom certeza...só a agradecer!
Beijuuss n.c.
Antônio, poeta, amado!
Bota sufoco nisso...e é aquela chateação mesmo! Quanto às informações: infelizmente não há, nem nunca haverá interesse por parte de nossos dirigentes em divulgá-las. Se o ganho é do povo e para o povo...jamais o farão!
Beijuuss n.c.
No stress, mamae coruja!
ResponderExcluirEle vai ter tempo para não conseguir dormir até tarde, preocupado com as responsabilidades ;)
Ainda bem q tudo acabou bem.
ResponderExcluirsorte e mt proteçaõ divina é o q te desejo.
Qt ao post acima, doe palavras, eu já divulguei e sempre vou lá doar, é mt bacano.