
O Zohar, obra que se alicerça a Cabalá, ensina que quando o primeiro homem foi criado, D’us imediatamente o informou acerca de seus poderes, revelando-lhe sua missão de vida: “... Frutificai-vos e multiplicai-vos e enchei a terra, subjugando-a e dominando os peixes do mar e as aves dos céus, bem como todo ser que se arrasta pela terra” (Gênese 1:28).
Os sábios explicam que a missão de “subjugar o mundo” significa que o propósito do homem, nesta vida, é santificá-la, a começar por ele e os que o cercam, para que todos os seres vivos saibam que D’us é nosso criador e que cada um de nós é um microcosmo de todo o universo. Durante os dois dias dessa festividade, intensifica-se a conscientização da presença do Criador, comprometendo-se a aumentar nossa percepção de Sua Majestade e de Seu domínio sobre nossas vidas.
Eles nos ensinam ainda, que cada ser humano deve habituar-se a dizer “o mundo todo foi criado apenas por minha causa”. Não se trata de uma afirmação de egocentrismo. Ao contrário, significa que cada pessoa tem sobre si a responsabilidade por todo o restante do mundo. E que "responsa"...
Se a pessoa não cumpre essa tarefa e não utiliza os seus inestimáveis poderes divinos da forma mais plena possível, terá falhado não apenas ele, mas sua falha afetará o bem-estar e o destino do mundo inteiro. Esta conscientização de maior poder do indivíduo e de responsabilidade coletiva e as subseqüentes decisões e ações que tal conscientização enseja, são dos principais temas dos dias sagrados de Rosh Hashaná. Tarefa, devo confessar, nada fácil. Continua...
vc é judia? se for, parabens e feliz 5770! que D`us a abençoe e lhe dê a total revelação da "Estrela da Manhã".
ResponderExcluirShaná Tová !
ResponderExcluirObrigada a vcs anônimos!
ResponderExcluirGostaria de parabenizálos pela chegada do ano 5770. Porêm acredito que o ano correto seria 6140, para que houvesse alguma concordância com a maravilhosa história do povo do convênio, isto contado ano a ano, sem levar em consideração as mudanças de calendário.
ResponderExcluir