


Fui de trem percorrendo Brescia, Desenzano, Verona - onde se passa a tragédia Romeu e Julieta – Vicenza, Padova, Veneza Mestre e... Veneza. O movimento de milhares de turistas, os gritos dos gondoleiros com suas camisas listradas e chapéus de palha, pombos em busca de migalhas e "ruas de água", coloriram ainda mais minha primeira visada.
Começamos o passeio por San Marco – a parte mais movimentada da cidade – cujas atrações são a piazza, a basílica, o Palazzo Ducale ou Palácio do Doges e o campanário.
O palácio é uma obra-prima do gótico veneziano. Era a sede do Doge de Veneza – líder da cidade – e da magistratura veneziana. Quando deparei com a “Escada de Ouro” projetada por Jacopo Sansovino – um famoso arquiteto e escultor do renascimento italiano – me imaginei com roupas da época e com uma das maravilhosas máscaras venezianas indo para um baile! Perdi o fôlego quando vi o enorme “Paraíso” de Tintoretto e entendi porque é considerada a maior pintura do mundo em tela! Mas Veneza é para andar, andar e se extasiar com seu passado de glórias, evidente em cada ruela e esquina. As lojas com objetos, bijouterias feitas em murano são únicas. Mas sonho foram as de máscara... Sonhei tanto que pensei em dar uma festa de aniversário, ano que vem, assim : baile de máscaras, roupas da época, Vivaldi (Veneziano) embalando todos os Romeus e Julietas pelo salão... Acordando...
De vaporetti em vaporetti – transporte usado por todos – atravessei a Ponte Rialto, a dos Suspiros (e como suspirei!!!), visitei museus, o gueto, ouvi músicas maravilhosas, degustei vinhos, e fui vagarosamente compreendendo porque Veneza é uma das poucas cidades do mundo, que além de ser classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, realmente pode ser descrita como única.
Não sei dizer se é verdade ou mentira, que ela está para desaparecer sob as águas do Adriático... Mas na dúvida, vá conhecê-la assim que puder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!