Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

5.771: : SHANÁ TOVÁ UMETUCÁ!!!

Hoje é dia de Ano-Novo. Em Rosh Hashaná (“cabeça do ano") celebramos o aniversário coletivo da humanidade, a criação de Adam, o primeiro ser humano que existiu. O homem foi o propósito e ápice de toda a Criação. Contudo, diferentemente de todas as outras criaturas, foi criado como uma única entidade: D’us criou apenas um só homem, e foi dele que se originaram os demais seres humanos.
O motivo pelo qual D’us criou apenas um ser humano foi para nos ensinar que toda a vida humana é preciosa aos Seus olhos, pois todas as pessoas, sem exceção, são filhos de um único homem, que foi criado “à imagem” de D’us.
A VIDA é o grande tema das Festas que se iniciam em Rosh Hashaná e culminam no dia mais sagrado do calendário judaico, Yom Kipur. Nesse período fazemos um balanço de nossa vida no ano que passou, de nossos acertos e falhas, e procuramos traçar novas metas e comprometimentos, para, finalmente, pedir a D’us que Ele nos inscreva e nos confirme no Livro da Vida.
Entre as várias bênçãos e costumes praticados na noite do Ano-Novo há o hábito de se comer um pedaço de maçã envolvido em mel. E recita-se:
“Bendito és Tu, Eterno, nosso D’us, Rei do Universo, que criaste o fruto da árvore. Que seja Tua vontade, Senhor nosso D’us, D’us de nossos pais, conceder-nos um ano bom e doce.” (Fonte:Revista Morashá/AnoXVIII)
Meu desejo neste 5.771? É que sejamos todos inscritos e selados no Livro da Vida. Que este ano sejamos todos abençoados com saúde, harmonia, prosperidade, felicidade, amor, abundância e paz!!!
SHANÁ TOVÁ UMETUKÁ = FELIZ ANO NOVO E QUE SEJA DOCE!!! 

21 comentários:

  1. Curioso o hábito da maçã com mel !
    Eles festejam o dia, respeitam-no como tal, mas curiosamente, ou por uma questão prática por englobados num mundo diferente, não o seguem oficialmente como início de novo ano.
    Beijão
    .

    ResponderExcluir
  2. Feliz ano Novo pra todos nós! E pra você meu bem um ano cheio de alegria e muuuuiiiitaaa saude.
    bjins
    eidia
    www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que lindo simbolismo da comida.
    Eu não o conhecia dessa forma.
    Mas fiquei encantada.
    A maça fruto da terra graças que caem sobre nós e somos agradecidos.
    O doce do mel, momentos que nos livramos de um grande obstáculo ou superação de um grande problema.
    Lindo, lindo, lindo.
    Era tudo que eu precisava, um Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  4. Então feliz ano novo com muita saúde e amor sempre!!!
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que bacana esse post!
    Sabe que por causa do meu filho,que é um grande
    pesquisador e admirador da cultura Judaica, aprendi também a admirar, por entender melhor, toda essa rica tradição.
    Parabenizo a todos, que por anos e anos, depois de tantas influencias,e algumas, impostas, conseguem manter o TALMUD, de forma tão linda, como vi nesse post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Shaná Tová Umetuká para você e todos os que ama, Rê amiga! Comerei maçã com mel (delícia cheia de significado!) e também minha versão de pão ázimo - uma panqueca com recheio leve. E toca celebrar! Beijos

    ResponderExcluir
  7. E que sejam doces todsos os nossos dias, recheados das bençãos de Deus.
    Bjos achocoaltados

    ResponderExcluir
  8. Interessante né Rê... ontem celebração da independência...hoje ano-novo judaico... simbolismos que podem fazer a diferença quando queremos. Tempo para colocar o coração na balança. Nada melhor que uma pitada doce de recomeço!
    Um abraço
    Bia

    ResponderExcluir
  9. amiga querida! Depois de : Que dia mais feliz 7 de Setembro...........!!!!!
    Te desejo um ano novíssimo, com um caminhar alegre ,livre,leve e solto!!!!!
    bjos

    Para a família toda: feliz ano novo!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Regina!
    Feliz Ano-Novo,
    à você e todo seu povo,
    de novo e de novo e de novo,
    Feliz Ano-Novo!!!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga, Feliz Ano Novo...Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Querida e amada Rê!
    Dia de reunião, altura para reflectir e fazer votos.
    Importante pelo que simboliza e o momento para reiterar com convicção o quanto desejo para ti e aos teus, muitos, mas mesmo muitos ANOs NOVOs, repletos de coisas boas e se possível docinhas, porque se há alguém que merece, és tu pela generosidade, que todos os que te acompanham, reconhecem.
    Bjs e kandandos meus a atravessarem tanto mar...

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de maçãs (de preferência ácidas) e de mel também (torradas com manteiga e mel), mas nunca provei os dois juntos (mas vou!).
    Bjs, shana tová umetuká p'ra você também.

    ResponderExcluir
  14. Acho tudo lindo no Judaismo...afinal é a base do nosso cristianismo! Deliciosa e significativa essa maçã com mel... Para todos Feliz ano Novo e que sejamos inscritos no Livro da Vida!
    Para ti munha querida mil beijos
    Graça

    ResponderExcluir
  15. Amém....Estaremos sim inscritos no livro da vida...

    Desculpe-me pelo sumiço, tava dodói...

    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito da história do povo judaico! Rica em simbolismos. Que esse ano seja de muita paz, muita luz! Que sejamos abençoados com muita perseverança e fé! Um abraço! Espero que vc esteja bem! Bjssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito de saber!
    bjs.

    ResponderExcluir
  18. Não tinha esse conhecimento. Quer dizer que nasci no ano novo? Puxa vida ,Já fiz minha oração,pena que não comi a maçã com mel .Obrigada por aparecer no meu niver, Adorei viu! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  19. É muito gratificante visitar o seu espaço! Sentimo-nos inundados por uma onda de carinho, paz e amor!

    Mesmo sem mel, prometo comer a maçã!

    Beijo,
    António

    ResponderExcluir
  20. Rui, Ieda, Wilma, Luna, Si, Ângela, Sandra, Bia, Ju, Rike, Manuel, Marilu, Kimbanda, Urbano, Graça, Carlos, Cristina, Fátima, Elaine e Antônio, amados meus!
    OBRIAGADA!!!! Que possamos, juntos, fazer todos os dias um novo ano...doce, repleto de ENERGIA e AMOR!
    Beijuuss em cada coração

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!