Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

domingo, 12 de setembro de 2010

DOMINGO SABOR DE CASA E COMIDA MINEIRA...ÊITA TREM BÃO!

Já passou uma semana, mas o prazer é atual nesse instante que escrevo. Foram buscar as galinhas caipiras cedinho na fazenda. Fornecedor assim não tem preço...tem nome e lugar:  amigo-Zé/Fazenda Santa Matilde. 
Domingo é dia de almoço em família, com amigos, hora marcada para começar e sem tempo de terminar. Andréa e Nem (que de batismo é Álvaro) com as bichinhas no carro, a cozinheira mais famosa de todo o Brás - que "nas horas vagas" é diretora da escola municipal que até prêmio já ganhou - contratada em anos de amizade (Elisa amigamada, tu és culpada por tanta exuberância em meu ser!), abriram sua casa e escancararam hospitalidade - para todos nós - num domingo registrado, em várias vias, na alma.
Essa casa transpira mineiridade e requinte em cada cantinho. Em tudo, tudo mesmo, enxerga-se muito além do bom-gosto de seus proprietários: sua essência simples de ser e receber que não se aprende em nenhuma A.A (Architectural Association School of Architecture/London) da vida. Tive um certo receio que fosse feito o famoso frango ao molho pardo que, de todos os pratos tipicamente mineiros, nunca aprendi a comer (é que não agrado de sangue). Mas, para meu prazer e gula foi franguim ensopado com quiabo, chuchu, feijão e arroz, tudim ,caprichadamente, feito no fogão à lenha. A gente come de joelhos, sem um ai sequer e muitos quilos a mais!
Para completar o sistema de engorda só a boa prosa, regada com risadas e temperada com amorosidade. É ou não é para se pedir bis?

 



                      Andréa descansando um cadim, sob o olhar de Sol e Lua
                         Metendo a colher-de-pau na comida alheia
            A artista-cozinheira, amigamada Elisa, no calor do fogão-de-lenha
               As mininas, só alegria, num caramanchão de bougainvilles e amoreira
                   Tá dando prá sentir o aroma da comidinha? Bão dimaiiisss!!!
                      Umas verdurinhas, legumes prá despistar as calorias...
        Hora do cafezim, com açúcar mascavo e xícara esmaltada... é claro!

21 comentários:

  1. Amiga amada, Ficou lindo!!!!!!!!!!!!
    Sò nois memo pra viver issso tudo né?
    Que Deus abençoe São Bras. bjos

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga, um lugar lindo desses, uma comida maravilhosa, um sonin na rede, eita trem bão...é só curtir muito...Tenha uma linda semana..Beijin

    ResponderExcluir
  3. Que delícia Regina! Me deu uma vontade de estar aí...eta mineirada boa dimais da conta sô! E esses pratos, ui! Que me deu uma fome danada só de olhar!
    Casa linda e hospitalidade mais ainda!
    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina,
    E não é que por esse caminhos da imensa rede virtual eu vim achar seu blog?
    Andei xeretando por aí, e amei seu espaço!
    Já sou seguidora e vou vir sempre aqui te visitar ;)
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Amiga Regina!

    Fiquei até com "Inveja" (^_^)
    Não conheço o prato, o sabor... mas adivinho que seja mesmo de comer e chorar por mais!!!
    Depois, nesse ambiente e com todo esse carinho, eu tenho a certeza que não saía mais daí (^_^)...

    Gostei muito de te ver todas as fotos, muito bom gosto, sem dúvida... Adorei ver-te nas imagens, linda e bem elegante, podes fazer umas asneiras de vez em quando!!!

    Beijo
    Ná - Na casa do Rau

    ResponderExcluir
  6. OlÁ RÊ!

    Poucas coisas haverá na vida que dêm mais prazer de que a combinação da boa comidinha - caseira, pois claro! - e sã amizade, e tudo bem regado com muita conversa para apaladar o encontro e cimentar a amizade.
    Depois, se fizermos tudo isto num sítio bonito e convidativo como este,então tudo sabe ainda melhor.
    A mim não me soube a nada, infelizmente; nem o cheiro cá chegou ...

    Beijinhos amigos.
    Vitor

    ResponderExcluir
  7. Olá, Regina!
    Reclamarei no maior carioquês (apesar de já ter passado): "nem chamô us amigo, aí! Mó vacilona, aí!"
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!
    (é inveja mesmo!).
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  8. Nossa Regina, que delícia essa fazenda! Adorei as fotos, o ambiente me pareceu muito bonito e gostoso!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  9. Òi Rêzin ..., mas isso não é uma casa mineirim... Isso é um paraíso mineirim...! rsrsrs
    O importante nem é o que se come. É a companhia e o ambiente e a fuga ao cimento da cidade !

    Beijão
    .

    ResponderExcluir
  10. Não é justo ver uma comida tão boa e estar ... tão longe dela.
    Estás feliz Rê, deu pra ver. Aproveita bem e aprecia estes bons momentos, pois eles são o melhor que a vida tem. São eles a unica coisa que nos acompanhará um dia quando fizer-mos a nossa inevitável viagem. Vive querida amiga, solta essa mulher linda que há em ti.

    ResponderExcluir
  11. Que lugar mágico e comida maravilhosa, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  12. Eu e minha vê (apelidinho carinhoso que dei pra minha vesícula pra talvez ela se tornar mais dócil)estamos proibidíssimas de chegar perto de uma comilança dessa.
    Que delícias devem ter sido esses momemtos, né moça? O lugar é incrível! As pessoas transparecendo total bem-estar, enfim! Mas como não estar bem num aconchego assim???
    A propósito, aonde está a moça gorda à beira de um ataque de nervos de posts atrás? Olha que se tu reclamar de peso de novo vais levar umas palmadas! Estás lindaaaaaa...

    Beijos!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rê
    Quanta simpatia e gentileza sua. As fotos estão lindas. Adorei!!!! Agora o melhor de tudo é ter vocês por lá. Sinto que estão sempre presente de corpo e alma e assim tudo se torna fácil.Estamos sempre presente, e então nos permitimos relaxar e a nós entregar aos ceus e a natureza divina , e ai , meu bem ?! A energia flui livremente,e isto acontece no plano mental, emocional e espiritual.Sabemos que basta sentir onde você é você que tudo se torna mais bonito e harmonioso, com muita alegria de viver! Ou seja fácil extremamente fácil(jota Quest)
    Beijos - Andreia e Nem(Alvaro)

    ResponderExcluir
  14. JU, amada!
    Já fez sua reserva pro próximo feriado?rsrs Que o PAI proteja nossos anfitriões e esse espaço mais que especial!
    Beijuuss n.c.

    Marilu, amada!
    É curtição em forma de sensação...(sem explicação!)
    Beijuuss n.c.

    Glorinha, amada!
    Essa hospitalidade é o que temos de bem mais precioso... venha, que nessa mesa sempre cabe mais um amigo.
    Beijuuss n.c.

    Xará, seja muito bem-vinda!!! Fico felizzz dimaiiss que tenha gostado desse Divã que é nosso. Volte sempre que quiser... haverá um lugar reservado com muito carinho procê.
    Beijuuss n.c.

    Ná amada!
    O dia que vier por aqui já tá combinado: comidinha mineirinha prá nunca mais esquecer o sabor. Quanto a elegância e lindeza são os olhos generosos de uma amigamada!!!
    Beijuuss n.c.

    Vitor, amado!
    É tudim como bem escreveu e faço a ti o mesmo convite: venha, venha prá essas Gerais que terás muito mais que o cheiro... o sabor da amizade.
    Beijuuss n.c.

    Rike, mininu-amado!
    Meu carioca querido (desse meu Rio de Janeiro que amooooo de viverrrr)carece ficar com inveja nauuummm... é só pegar um ônibus, carro, avião e em poucas horas estará aqui recebendo mineiridade!!!!
    Beijuuss n.c.

    Gil, amada!
    É linda messsmo e as fotos são só da área externa da casa... as da fazenda ainda vou postar... aguarde.
    Beijuuss n.c.

    Rui, amado!
    Definiu bem... o Brás, meus amados(irmãos), a fazenda é uma forma de paraíso aqui na terra!!!
    Beijuuss n.c.

    Urbano, amado!
    Quando vou prá fazenda, lugar ILUMINADO, recarrego as energias e sou só felicidade... E realmente, amigo, são esses momentos que levamos conosco na hora de nossa grande viagem!
    Beijuuss n.c.

    Lisette, amada!
    A semana inteira me lembrei, especialmente, de vc: as propagandas na mídia da semana nacional de prevenção de acidentes. Sabe, sou contra dia de, semana de... não teria que ser tooooooodos os dias? Assim como vc faz? Quero acreditar que um dia, nossos dirigentes/ministérios utilizarão de todos os dias para as campanhas de prevenção!!!
    Beijuuss n.c.

    Milene, minina-ternura, amada!
    rsrsrs bate nauuuummmm... não me viu do jeito que cheguei nesse mundo rsrs (nem queira amada, nem queira...)É a beleza do lugar + alegria de viver que despistou seus olhinhos generosos ( Graças a D'US)!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  15. Andréa e Nem amados... quanta sincronicidade...afff! Acabei de responder aos comentários e vejo vcs aqui... nem preciso dizer, mas vou: tô "rrupiadinha"!!! Inda mais que acabei de chegar do cinema (NOSSO LAR)...Só agradeço a vcs a mais essa partilha: OBRIAGADA!!! Ainda tem Shiva, as flores, prá escrever e agradecer.
    Beijuussss muiiiiitos procês e uma semana ILUMINADA!

    ResponderExcluir
  16. Alexandre, seja muito bem vindo!!! Invasão??? Pára com isso! Aqui no Divã, cantinho que é nosso, fico mais que feliz com a chegada de novos amigos! Venha, se achegue e faça parte dessa prosa.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  17. Ai minha amiga, que delícia de lugar esse, fumacinha do fogão a lenha e cheirinho de amizade no ar.
    Comia facin facin sentada no chão e tudo, delícia de cardápio.

    Fico feliz por ver que está bem minha querida, estou na torcida viu !

    Beijinho no coração.

    ResponderExcluir
  18. Oi Regina...eu ia comentar...mas...no bom mineres, 'quié sabe miesmo o qui pensu dissu tudim?...oh...qui falo pro cê...rs...'

    que sacanaaaagem....pior que filme pornô!...arrrrr....

    to sem palavras..boca salivando (sou estudante uni,lembra?...agora são 13:30 aqui em sampa...não almoçei...e to com uma 'baita' fome...rs...)
    e to subindo....pra ver se acho algo que tapeie meu cerebro depois de ver tantas coisas gostosas...
    fui

    ResponderExcluir
  19. Fátima, amada!
    É tudim isso e mais um cadim!!!rsrs Continua a torcer pq dessa luta inda tôdentro...
    Beijuuss n.c.

    Júlio, fabuloso, amado!
    Qualquer dia desses tô baixando aí em SAMPA (preciso de rever alguns amigos e conhecer outro!) e aí, quem sabe, tomamos um cafezim "paulista"?
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  20. Regina as panelas de barro ja tenho... só me falta o fogão de lenha, kkk; e eita, isto é viver....
    Existe coisa mais linda que isto??
    Passei pra conhecer o blog e me encantei com tamanha sensibilidade, parabéns, bjss no seu lindo coração!!!

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!