Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 25 de setembro de 2010

NOTÍCIAS DO ET...


Vou tentar me conter para contar. Após a cirurgia, o que foi retirado de minha mama foi enviado para exame anatomopatológico.  Quando me abriram, todos os amigos istas - que por acaso são meus médicos também – ficaram exultantes com o que viram. Aqui abro um parêntesis: minha experiência, num hospital geral, já havia me ensinado que, por mais modernos, atualizados que sejam os exames de imagem, somente quando se opera é que se tem a visão real seja do que for. Parêntesis fechado prossigo. Esse tempo de espera é terrível e tenho certeza que qualquer um aqui sabe do que estou falando: resposta da necessitada entrevista de emprego, exame de gravidez, vestibular, aprovação no mestrado, se está sendo correspondido (a) no amor que sente, enfim, qualquer anúncio que nos deixe em estado de graça. Não é fácil exercer, nesse momento, a tal lição da paciência e calma. As horas se transformam em dias e esses em semanas que se arrastam através de pensamentos nada positivos.
O telefone tocou interrompendo uma sessão (peço desculpas ao paciente) e a voz da secretária anuncia que o resultado chegara e agenda para aquele mesmo dia a conversa com o mastologista. Não pode me informar pelo telefone? Não! Cancelo minha agenda e sigo em frente.
Nada - nada mesmo - em minha vida já seguiu caminhos retos e fáceis. Escuto do mastologista que o resultado não fora conclusivo!  Divisão na equipe de patologistas assim descrita: “Presença de alguns focos de proliferação epitelial exuberante (ah minha exuberância se manifesta até aqui!) de difícil (viram?) diagnóstico diferencial entre hiperplasia ductal atípica (tecla SAP = nada) e carcinoma ductal in situ (o melhor Ca possível! E jamais vou entender que um câncer tenha uma forma bacana, melhor de ser!!!).
Sugeriu-se então, que o “caso” (euzinha) fosse revisto por outra equipe de patologistas, já que não houve consenso diagnóstico. Minha reação?  TAQUEOSPARIU!!! Nada, em tempo algum haverá de ter consenso? Facilidade? Não quero unanimidade, mas certo consenso, de vez em quando, é roupagem que agradaria.
Pego todo o material e encaminho para a outra equipe de patologistas seguindo as instruções dadas. Pois você sabe, né Regina, que cada diagnóstico desses requer uma intervenção terapêutica diferente. É mesmo? Não me diga! Não, não sei de nada... Como gostaria de, realmente, não saber nadica de nada!!!
Lá vou eu exercitar a tal da paciência e espera novamente, até o final desse mês... TAQUIOSPARIU!!! Mas, ao longo desse exercício, tomo uma decisão irrevogável que partilharei, oportunamente, com vocês.
Dez minutos antes de iniciar meus trabalhos, à noite, em mais uma quinta-feira de doação, o celular toca. Do outro lado a secretária - dos novos patologistas - avisa que a segunda opinião está sentenciada.
Desligo o telefone e me pergunto se conseguirei, nessa última quinta-feira, doar o melhor de mim. Não preciso informar - com palavras - nada para meus irmãos trabalhadores. Quando me dou conta, estou envolvida em LUZ e AMOR! Trabalho de uma maneira especial, e ouço de cada um - que recebeu a energia canalizada através de minhas mãos - um sincero obrigado e a gratidão de D’us lhe abençoe. Será que sou merecedora de ser abençoada? E todos os meus amigos, familiares, tantos amados que passaram ou estão passando , por essa estrada, não o seriam?  Continuo minha conversa com ELE, de uma maneira meio brava, meio revoltada, mas logo percebo que essas respostas não as obterei. Não agora.
Sigo na manhã seguinte, bem cedo, em direção à resposta conclusiva. Sou misto de ansiedade, calma e a certeza que “já está escrito”. 
Sento no meio-fio de uma das avenidas mais movimentadas para somente abrir o que já estava escrito. Olho todos os ipês exuberantemente floridos. Penso em cada amado meu que partilhou, orou, vibrou para e por mim. Lembro de Rosanes, Marias, Ângelas, Beneditas, Cristinas, Temas, Wilmas, Virnas, Graças, Salvadores, Simões, Felipes e tantos outros guerreiros. Respiro fundo mais uma vez. Leio: “Ausência de carcinoma in situ e/ou invasivo”.
Explodo em lágrimas de agradecimento. Grito, olhando para meu céu de brigadeiro, OBRIAGADA PAI! As pessoas passam por mim assustadas, penalizadas e somente uma se agacha e me envolve num abraço. Rimos sem dizer palavra sequer. Confusa penso ser um anjo de asas invisíveis que ELE me enviou! Agradeço mentalmente. Ela segue em frente e eu ligo para alguns amados para partilhar a benção.
Levanto e, em tempo, explodo na certeza que minha missão há de prosseguir. Explodo como a primavera que iniciou e a lua cheia que, mais uma vez, traz ,para bem perto, meu gato selvagem. (RR)

47 comentários:

  1. Olá, Regina!
    Sabes que lendo o texto, a cada linha que não vinha a resposta, fui ficando mais e mais flito, mas o final não poderia ser diferente: !!Feliz!!
    Todos nós te merecemos, e mais, a vida te merece - a vida não poderia ser tão boba assim a ponto de desperdiçar algo (você) tão valioso!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhosa notícia, me sinto vencedora também por voce.

    Bjs.


    Wilma

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus!
    Beijosss linda e um MARAVILHOSO final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Ai, amiga... cada palavra, cada parágrafo, o meu coração aqui batendo num toc-toc mais intenso.
    E ...alívio, bendito anjos protetor da minha linda! Mandou o ET para o lugar devido!!!!!!!
    Quem, o que vai dominar uma mulher que reage assim:

    "Sento no meio-fio de uma das avenidas mais movimentadas para somente abrir o que já estava escrito. Olho todos os ipês exuberantemente floridos. Penso em cada amado meu que partilhou, orou, vibrou para e por mim..."

    Estamos todos com e como vc, queridona, lindona:
    FELIZES DE VIVER!!!
    Beijos n'alma, querida minha, nossa, de todos os anjos do céu!

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus RÊ!
    Que Deus te abençoe sempre minha amiga!
    Fiquei muito feliz mesmo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. QUE BELEZA E MARAVILHA ESSA! E É POR ISSO QUE TEMOS SEMPRE QUE ACREDITAR E TAMBÉM,OUVIR MAIS DE uma OPINIÃO DOS MÉDICOS...

    FICO FELIZ COM ESSE RESULTADO!VIVA A VIDA!BEIJOS,CHICA

    ResponderExcluir
  7. A fé nesses momentos faz a diferença!
    Que D'us conserve essa vida tão preciosa, com muita saúde e longos anos de vida.
    Bjs, um abraço.

    ResponderExcluir
  8. "TAQUEOSPARIU" rsrss quer matar nóisss!!!!De alegria LÓGICO!!!!Você merece, Rê tudo isso e muito mais de bom!!!
    Bjão
    Zu

    ResponderExcluir
  9. Que alegria Regina!

    Parabéns Amiga. Sabes, Deus nunca me falha e desta vez... também não me falhou!
    Não imaginas a felicidade imensa que sinto!
    Posso avaliar e entender a tua reação... não é para menos!

    Desfruta da tua nova vida querida amiga, porque acabaste de renascer!

    Um beijo tão grande como grandeeeeeeeeeeeee é a felicidade que sinto por ti!

    ResponderExcluir
  10. Hola Regina,

    me alegro muchisimo por esta noticia!
    Enhorabuena y que seas muy feliz. Te lo mereces!

    Te dejo saludos argentinos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  11. O positivismo (você sabe melhor do que eu) é força sem limites. A fé é quem direciona esta poderosa energia Divina.

    Obrigado, sempre. Pelo exemplo, pelas visitas saborosas.

    Bjos.

    http://www.vervida.blogspot.com
    Verde Vida

    ResponderExcluir
  12. Amiga querida, só passei por aqui para ver esta explosão de alívio e alegria. Nada a declarar! Só sentir. Você sabe. Beijos e gritos: de explosão, alegria, celebração. Literalmente, VIVA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Regina! Que alegria. Realmente, Deus não poderia fazer diferente, levando-se em conta a pessoa maravilhosa que você é. Não poderiamos ser privados de você. Que legal, me senti em seu lugar, principalmente quando diz "Nada - nada mesmo - em minha vida já seguiu caminhos retos e fáceis"

    Estou feliz por você, por nós!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  14. Amada e querida Rê,
    Se há alguém com tamanha fé e positivismo em alta, que mereça receber uma noticia destas terias de ser tu. Que mesmo nas horas de dúvida demonstraste sempre um grande vigor sem te deixares ir abaixo. Sem dúvida que uma atitude positiva perante a vida e neste caso a saúde, ajuda a suportar a incerteza dolorosa. E assim foi, livre, liberta dessa pressão, sente-se deste lado a alegria em teu coração.
    Já levantei e bebi uma taça, à tua saúde e que ela perdure e te sossegue assim como aos teus familiares e amigos também, que sentimos um grande alivio.
    Recebe um kandando apertado e sincero desejoso que daqui para a frente e sem esse tipo de preocupações, possas caminhar olhando em frente sem restrições.
    Beijos e tudo a correr bem, excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Rê, tenho pouco a dizer - ainda sob muita emoção, acho que estou mergulhada na gratidão, e imersa na alegria infinita de te saber FELIZ...

    Atendi a teu convite, e dancei com você, amigamada!!

    Beijo IMENSO!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Regina!
    Nooooossa, eu que nem te conheço pessoalmente e pouco conheço virtualmente, nem posso imaginar a angústia imensa dessa espera para você e para os seus, porque daqui de longe me vi apreensiva com seu post, lendo cada palavrinha e torcendo para que o fim fosse bom.

    Choreeeeei com sua narrativa, admito.

    Bjos.

    Clau

    ResponderExcluir
  17. Chego aqui via Tecendo Ideias da Denise.
    E a emoção me tomou.

    Merecimento...
    essa é a palavra que me vem do coração.
    Teu caminho é de Luz e na Luz continuará.
    Teu Amor venceu.
    A tua cura é a nossa cura e por isso sou grata.
    Zizi

    ResponderExcluir
  18. Que Deus seja louvado!!!

    Aproveite pois sua primavera!...:)

    Beijo grande

    Cid@

    ResponderExcluir
  19. Olá RÊ!

    Isto não se faz! Não podia ter ido logo direita ao final, dando-nos o resultado, em vez de nos criar todo este suspense e ansiedade...???
    Mas, sabe, mesmo antes de lá chegar eu já adivinhava que as notícia seriam boas ... mas ainda assim não diminuiu a ansiedade.
    Fico muito feliz: que alívio enorme,que bom que possa ficar tranquila, tirar esse peso da cabeça.Sendo a pessoa boa que é, também não merecia que o resultado fosse outro ... como ninguém merece!

    Goze bem as notícias, bom fim de semana!
    Beijinhos amigos.
    Vitor

    ResponderExcluir
  20. Aff, que aflição ao ler cada linha até chegar a última e ter a benção de Deus... Que a luz do seu caminho continue radiante... E VAMOS SER FELIXXXXXXXXX...

    Bjuxxx linda...

    ResponderExcluir
  21. graças a Deus querida...agora minhas orações serão somente de agradecimento, acho que Ele já estava cansado de me ver pedindo.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  22. Oiii !!!
    Cheguei até aqui atraves do blog da Denise pra entender o que ela falava !!!
    Nossa que coisa mais terrível essa espera, o tempo de ansiedade, do medo , do tudo eu já passei por isso , tb precisei fazer exames e esperar...afff foi um peso de 60kg tirados dos ombros ! Afffffffffff !!! E eu na época tinha 28 anos foi um horror, sempre tem aqueles seres "podrinhos" louco pra saber o resultado do fofoque ...só pra poder alargar a noticia horrível !!!!!
    Depois eu fique assim fellllllllllliz e toda iluminada igual vc está....!!!
    Beijoooooooos !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Re

    Estou muito feliz em saber que vc está bem e esse diagnóstico é excelente! Um presente do Pai para vc! Que vc possa seguir ajudando nos com suas palavras de conforto e carinho! Vc é muito especial viu? Um abraço cheio de flores para vc! Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  24. Oi Rê!

    Voltei só prá te deixar uma frase da Cecilia Meirelles:

    "Aprendi com a primavera a me deixar cortar, e a voltar sempre inteira."

    Achei que tinha tudo a ver...

    Jinhos de Luz

    Cid@

    ResponderExcluir
  25. Caramba! Vc quer me matar do coração, sua doidinha? Ai, a cada palavra lida parecia um livro que eu gostaria de pular as páginas pra ver se o final havia sido feliz. Que bom que esse fulano voltou pra nave dele e foi-se pra o lugar de onde nunca deveria ter saído.

    Estou muito feliz, moça guerreira!
    Muito!
    Beijos... Todo o meu carinho pra ti.

    ResponderExcluir
  26. Vivaaaaaaaaaaaaaa, que bom fiquei a espreita aguardando, rezei em silêncio, estou feliz e "fiu, fiu" ganhei esta caneca de uma amiga no meu aniversário enquanto ela assobiar vc vai rir... Que bom amadérrima, agora é só viver!

    Beijo e Deus te abençoou.

    Renata

    ResponderExcluir
  27. Que sofrimento, toda essa espera!
    Graças a Deus! Que notícia maravilhosa! Desejo que continue assim: Muita Saúde!

    ResponderExcluir
  28. Ré querida!
    Que alegria receber essa notícia tão "maravilhinda"!!!
    Parabéns amiga! Você merece tudo de bom e a melhor notícia chegou.
    Desfrute esse momento que é todo especial e vai viver a vida sem preocupações!
    Um beijo enorme, com carinho, da "baianeira",
    Paty Amada

    ResponderExcluir
  29. Aleluia!!!!! Que história, que artigo bem escrito... e que final feliz!!!! Amei. E fiquei conhecendo um pouco mais de vc...
    super bjo

    ResponderExcluir
  30. Regina!

    Mesmo de longe, sem comentar nada contigo, saiba que orei muito por vc nessa tua luta!

    E hoje agradeço a Deus, junto contigo pela maravilha, acredite!

    Suspense de matar, esse, viu? rs

    \o/
    \o/

    que alegriaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  31. QUE ALEGRIA VC NOS DÁ! DEUS A ABENÇOE SEMMMMMPRE, PORQUE VC É MERECEDORA! GRANDE ABRAÇO, COM CARINHO, Mel

    ResponderExcluir
  32. Que máximo. O desfecho não poderia ser outro, mas esse lance do anjo no meio fio foi demás, completou a aura espiritual que voce já havia criado. Fico muito feliz por ti e pelo privilégio de poder testemunhar esta trajetória. Luz sempre, beijos querida!

    ResponderExcluir
  33. Oi gostei do seu blog, visite o meu de textos pessoais, espero que goste, obrigado.

    ResponderExcluir
  34. EU TBM LEVANTEI MEUS BRAÇOS E AGRADECI... UHUUUUUUUUUU VALEU PAI!!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Rê,
    Passei por isso este ano também. Incrível que eu também trabalho com pessoas com câncer e o que me passou pela cabeça foi algo parecido que ocorreu com você: lembrei das pessoas maravilhosas que conheci em tratamento e fiquei pensando...definitivamente se eu tiver que passar por isso...está nas mãos de Deus.
    Temos que realmente ser gratas amiga! Como a vida vale a pena!
    Um beijo
    Bia

    ResponderExcluir
  36. Olá, a Denise deixou teu link no post e vim aqui dar uma olhadinha, e eis que sou surpreendida por esta imensa e emocionante gratidão à Deus e à vida! Imagino tua ansiedade e teu alivio...
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  37. Oi Regina,

    Cheguei aqui por meio do Tecendo Ideias; compartilho da sua alegria e toda sorte do mundo para você. Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Regina , ou melhor, Rê
    Cheguei até aqui já sabendo o desfecho feliz dessa dolorosa experiência -li no Blog da sua (nossa) maravilhosa e afetuosa amiga Denise-fiquei imensamente feliz por você viu? eu sei exatamente com todas as letras o que você viveu, pois vivi na pele a mesma coisa, só que o meu desfecho não foi tãooooo maravilhoso.Eu tinha sim, um carcinoma ductal in situ , o tal do melhor Ca possível! eu também não consegui entender que um câncer tenha uma forma bacana, melhor de ser, masssss o que importa mesmo , é que ele foi extraído e que com a graças de Deus , nunca mas nunquinha mais na minha vida, eu venha a passar por outra dessas-Deus me livre e me proteja, pois não há palavras para descrever o que significa ter nas mãos um resultado desses.
    Parabéns, parabéns, parabéns mil vêzes, por ter sido apenas um grande susto.Agora é curtir junto a primavera O RENASCER.

    Um grande abraçoooooooooo
    Rejane

    ResponderExcluir
  39. Rê!!!!
    Aqui estou escrevendo em lágrimas.
    Acompanhei sua história com o coração na mão.
    E no final, que grande e maravilhoso final, deu vontade de gritar de alegria junto com vc!!
    Quisera ser eu aquele anjo na rua, a te abraçar.
    Experiências como essa são uma oportunidade de renascimento. Só pode.
    Deus te abençoe e te permita muitos, muitos e muitos anos compartilhando toda essa LUZ com a gente.
    Beijo grande querida

    ResponderExcluir
  40. Oi Regina,

    Quem bom que isto aconteceu com vc!! É muito bom a gente voltar a vida normal sem este fantasma..

    Eu tb vou pegar o resultado da minha tomo na segunda e apesar de não estar muito ansioso, sempre ficamos naquela expectativa.

    Parabêns, e continue assim, dando forças para as pessoas que precisam

    ResponderExcluir
  41. Rê Amiga,
    Consegui ler até ao fim. Calculo o que é ter uma espada de Dâmocles suspensa sobre a nossa cabeça sem ter alguém que a retire. Ainda bem que esse "certificado vital" pôs cobro a todas essas incertezas. A minha amiga merece, não só pela sus vitalidade e solidariedade, mas também pela sua alegria de viver.
    Um xião do amigo,
    Jorge

    ResponderExcluir
  42. Ré Sei o que é estar a espera de resultado de exames, minha esposa já passou por isso mas teve mesmo que fazer cirurgia aos ovarios teve que fazer uma esterotomia geral tirou tudo. mas graças a Deus tem ando bem já la vão 15 anos.
    Ainda bem para você.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  43. Minha grande amiga Regina,

    Pessoa amada, eu estou pulando pela notícia que acabei de ler. Você não sabe a ansiedade que eu estava por esperar este resultado.
    Muita Luz para você.
    Sinta o meu grande abraço.
    Fica com Deus amorzinho.
    Beijos
    Virna Soledade
    http://superandocancerdemama-virna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. "TAQUEOSPARIU" amigaaaaaaa!
    Não vou mentir não,corri ler o final do texto,(juro que não sou ansiosa),não aguentei esperar para ver o final,Deus seja louvado.
    Por mérito e glória.
    Fiquei tão feliz que nem pode imaginar,vou correndo agradecer depois de tanto ter pedido.
    A primavera trouxe alegria e cor a essa pessoa já taõ iluminada,tão especial e tão....tão....

    Beijinhos mil minha querida.

    ResponderExcluir
  45. Que alegria que felicidade, vibro por ti Regina, e que Deus derrame muitas bençãos sobre ti, e te envio um enorme abraço fraterno de muitas alaegrias, bjss no seu coração...

    ResponderExcluir
  46. Só nessas horas entendemos mesmo aquela frase que aparece sempre nos cartões/postais de natal desejando "muita saúde"....lançamos esse desejo como uma coisa banal, mas quando estamos frente a frente com o bicho alcançamos a amplitude.....sem ela, não somos nada....

    Parabéns minha amiga....agora revitalizada e cheia de energia e maus pensamentos!!!beijoooooo

    ResponderExcluir
  47. Aí está uma excelente notícia, amiga. Fico muito feliz por você, pelo término dessa agonia, desejando muita muita felicidade. Bjs.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!