Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TOMADA DE DECISÃO

Já contei, recontei, falei que babo de inveja desses amados que sabem fazer arte em seus blogues. Ideias até que tenho muitas... Mas sempre tenho que pedir socorro quando fico querendo algo. Foi assim com Kimbanda (Nosso me cativa... lembram-se?), Dê (trocentas vezes), Minina-ternura, e mais recentemente com o Peludim. Nesse ano foram chegando e se transformando, em amados meus, outros tantos amigos. Quando vou lá conhecê-los, vem de novo o tal pecado pra me azucrinar: cada blog mais lindo que o outro em vários aspectos. Mas principalmente no quesito "modelito/visual" o ataque é feroz. Ainda tem uns metidos, abusados, que ficam semanalmente repaginando sua casa. É como um closet abarrotado de roupas novas que aquela amiga milionária tem. E eu aqui... na luta diária com o modelito de sempre. Só tiro prá lavar à noite e na manhã seguinte visto o tal novamente.
Nessas idas e vindas vi um mimo, personalizado, que a Lois (quem sabe futura "madrisogra" de minha Preta rs) tinha ganhado de uma tal Andréya. Ah, preciso dizer que babei, tri babei com meu pecado? A feitora é uma moça que por aqui chegou não faz muito tempo... Mas já costura palavras no meu coração. Quando fui conhecê-la, pela primeira vez, logo parei na entrada de sua casa: DECIDI VIVER! Tem decisão mais acertada e chique que essa? Não pensem vocês que porque respiramos, comemos, trabalhamos, VIVEMOS. Não! Muitas, inúmeras vezes é no piloto automático que a gente vai levando a vida e quase pedimos: vida leva eu... Infelizmente já ouvi e convivi com muitos pedidos desses. Recentemente escutei do profundo de uma depressão: “só sei que estou vivo porque quando acordo, os dedos do pé mexem”!
Tomar essa decisão requer coragem quando pensamos que não a temos. Esperança que só louva-a-deus carrega no nome. Potência que foi diminuída, quase perdida pelas dores da alma... Dores que não são manchetes de jornais e nem capa de revista! Amor quando nos tiraram (com a nossa permissão!) até o que sentíamos por nós mesmos. Equilíbrio para o fio da navalha dessa vida que nos desfia e desafia todos os dias.
Porque, realmente, nem sempre é fácil escolher a melhor das vidas. Quando optamos por uma, temos que preterir muitas outras.
Então, essa moça de batismo Andréya, descobriu - só ela sabe - que a soberania para deliberar sobre a própria vida (com todos os riscos) é seu único verdadeiro patrimônio. Inalienável.
Diante do mundo que encontramos duas são as posturas mais comuns. De um lado, a reconciliação com o mundo. Um ajuste real. Que é o que é. Tendemos a isso quando estamos bem. Uns no pregão da bolsa, outros blogando e alguns pescando. Do outro lado, a saída é mudar o mundo. Transformá-lo. Revolucionar. Para quando o mundo não agrada.
E a vida que decidimos viver? Só pode ser uma. A nossa. Esta mesma que estamos vivendo desde que nascemos. Mas com tudo. Pacote completo. Nossos encontros, com certeza. Mas também nossos sonhos, nossas ilusões, nossos medos e esperanças e, porque não, nossas filosofias também.
Essa vida Déya, que você decidiu viver! Essa vida que cabe generosidade e doação. A mesma que você, ao ler um pedido invejoso, investiu seu tempo – amorosamente - para me mimar. E é por ela que decididamente digo:  vale a pena de ser vivida. OBRIAGADA! (RR)

24 comentários:

  1. Quando fiz aquele chamego aos meus amores e nele falei que eram pessoas que de fato mexiam comigo.. (e inclui vc)
    era disso que estava falando, pessoa de coração nobre que sabe fazer o meu coração chorar lágrima de alegria, fazem meus olhos escutar o que se tem a dizer...
    obrigada digo eu por palavras tão nobres direcionadas a mim...
    "foi de coração" e não foi no intuito de receber homenagem não te juro...
    jamais pensei que fosse postar rsrrs foi um mimo um agrado ah quem me agrada tanto..
    bjo menina do zóio munito...
    to sem saber o que dizer.. a nem.
    snif snif snif.

    ResponderExcluir
  2. Ai Rê !!
    Que mimo lindo !!

    Realmente, viver é uma questão de decisão.
    Me deu uma curiosidade de ver a Déya, vou passear por lá ...
    Boa semana


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo demais!
    Comovente mesmo, minha querida Regina!
    Grata pelo presente...
    Abraço apertado

    ResponderExcluir
  4. O maior medo das decisões, com toda certeza são as consequencias, muitas vezes deixamos passar coisas importantes na vida por não tomarmos a decisao correta,,,,lindo o selinho, to levando,,,pode? vou colocar no www.olivrodosdiasdoispresentes.blogspot.com beijos de otima semana.

    ResponderExcluir
  5. LIndooooooo RÊ!!!
    Beijosssss e uma maravilhosa semana

    ResponderExcluir
  6. Ói Rê ! Voces me deixam sem jeito quando leio coisas tão lindas, tão bem escritas que se lêem com tanto prazer e babo também de inveja de não saber transmitir tudo o que sinto, tão bem como você e tantos de vocês !
    O meu "negócio" são números e não escrita, mas não posso transmitir com números muito do que me vai na alma !
    Bem haja, você Rê, por existir e me dedicar alguma da sua atenção !
    Beijão grande, querida amiga !
    .

    ResponderExcluir
  7. A Déya é uma dessas surpresinhas encantadoras que o destino virtual reserva pra gente... A garota é puro amor, se doa um tantão e acredito sim que seja sem interesse em contrapartida.

    O texto está lindo, o que não é novidade alguma em se tratando de Regina Rô.

    Beijos imensuráveis às duas moçoilas.

    ResponderExcluir
  8. A propósito, quando você vai retirar essas malditas letrinhas de verificação???

    Só pra saber, tá?
    Xeiro!

    ResponderExcluir
  9. - Sou um relaxado, mesmo. Pouco ligo para a aparência do meu blog - embora fique babando de inveja quando visito os castelos de fadas (principalmente das minhas amigas, embora os amigos não sejam tão relaxados quanto eu).
    - Quanto a tomar decisões na vida, convido quem ainda não leu a dar uma passada de olhos em

    http://seteramos.blogspot.com/2010/01/navegar-e-preciso.html

    - (Isso, dona Rê, é outro SPAM desavergonhado).
    - Quanto ao mais, parabéns às duas e aos tantos artistas abençoados que sabem ornamentar tão bem seus espaços.
    - Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  10. Aqui no Sul dizemos: uma mão lava a outra! É sempre bom ter amigos, de verdade, que nos surpreendem pela cooperação, pela boa vontade. A vida é dura, sim, mas com gente boa ao nosso lado, a luta ganha outro sentido.

    E particularmente, gosto muito do seu template. Não sei se foi você que fez, mas eu gosto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Esta blogosfera é um mundo maravilhoso, onde temos a chance de encontrar gente bacana. Gostei dessa decisão, vou copiar: também DECIDI VIVER! Com todas as decorrências desta tomada de atitude. Valeu, hein? Beijos para Déya e para você também. Vamos seguir entusiamadamente vivendo...

    ResponderExcluir
  12. Passei de manhã, babei e agora voltei...rs

    Fui até a Déya pq recomendação tua é uma ordem...rs...mas fiquei encantada - e seguidora - e tb partilho dessa tomada de decisão, portanto: TÔ DENTRO!!!
    Agora...ter amiga BIOS é muito bom, pra quem gosta de mimar, como eu...rs. Boba, sabe que gosto e curto, é um prazer quando posso atender um pedido teu. Este selinho tá lindo, combina com vc, moça querida que dá um banho de carinho neste Divã!!!
    Bjãozão!

    ResponderExcluir
  13. É tão dificil encontrar pessoas assim bonitas...assim pessoas.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Rêzina da Grória...
    A Déya é uma dessas quêu já direcionei meu blog com links pois ela é GOSTOSA.. de Ler e de Ver.. rsss
    Ela tem o dom de enfeitar e isso me encanta....
    A arte é uma mistura de vontade e loucura somado a coragem de se expor... e ela faz bem o seu papel.
    Grato por me citar nessa carta de amor, e parabéns por ter a Déya como amiga.
    Beijos duplos
    Tatto

    ResponderExcluir
  15. RE QUE BOM QUE A DEYA DECIDIU VIVER E NOS ENCANTAR COM AS PALAVRAS NÉ??JA FALEI A ELA QUE LA NO BNLOG DELA EU SINTO O AMOR EM VERDADE..ELA NÃO SENTE MEDO DE DIZER TO SOFRENDO PRA CRAMBA NÃO TEM MEDO DE ADMITIR QUERO AQUELA PESSOA E PRONTO E NÃO TEM MEDO TAMBEM DE MUDAR DE IDEIA NO OUTRO DIA..POR ISSO ADMIREI ESSA MOÇA ARTISTA DESDE QUE FUI LA PELA PRIMEIRA VEZ....ME ENCANTOU MUITO O QUE VOCE DISSE SOBRE DECISÃO QUE QUE BOM QUE AS DECISÕES SÃO NOSSAS NÉ?EU POR EXEMPLO DECIDI AGORA..NUNCA MAIS FICAR LONE DESSES PEDAÇÕS DE CORAÇÕES QUE ~SAO OS BLOGS DE VOCES.BJS BJS
    HOMENAGENS PERFEITAS A SUA E A DELA.
    OTILIA
    BRIGADUUUUUUUUUUU SEMPRE PELA LUZ QUE LEVA ATE MEU BLOG

    ResponderExcluir
  16. Munha doce amiga,
    a bateria tá fraquinha e ai eu vou descansar.
    Mensagem pro cê pq não sei escrever bonito:

    "A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio
    de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"

    Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Paz,
    Amor, Saúde e Amizade.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Hei meu zóio munito, coração diçucar, ja fui lá sim conhecer a Dê e fiquei por lá..
    a carla eu já tinha ido rsrrs já estava instalada lá quietinha.
    bjo minha anja....

    (heitarasgaçãodesedagotosa que ta aqui hoje)
    adogoooooo, isso sim é jeito dotoso de viver!...

    ps: estou pensando sim na proposta, com muito carinho, mas ta dificir. num consigo fazer de conta nãuuuummmm.

    ResponderExcluir



  18. me desmanchando em lagrimas...errou meu nomeeee....snif snif


    Beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  19. Que lindos... tanto omimo que ganhou, quanto o texto que fez p/ agradecer!!! amei!!!

    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Rê,
    Que belo presente, ainda mais vindo de uma pessoa incrivel como a Déya. Eu sinceramente sou suspeita, pois a adoroooo!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  21. Bom, Rê

    Duas pessoas incríveis: você e a Déya!! Duas pessoas absolutamente fantásticas.
    O que me resta se não admirá-las muito? Parabéns pra você e parabéns pra Déya, ambas lindíssimas e com grande coração. Repletas de sentimento e sentido!

    Um beijo

    Carla

    ResponderExcluir
  22. Oi Regina, sou uma blogueira novata, e comecei a escrever por desabafo ou terapia. Ainda não sei exatamente. Mais o fato é que como todo blogueiro andei fuçando e tive a felicidade de encontrar vc. Adorei o jeito como vc transmite suas ideias e emoções. por isso digo que já estou te seguindo e se não for muito abusado da minha parte, gostarua de receber algumas dicas suas.
    um bjo enorme fique com Deus.
    Juliana

    ResponderExcluir
  23. Ei Juliana!
    Seja muito bem vinda. Fico feliz que tenha gostado desse nosso divã...entre,acomode-se e aconchegue-se. Bem, em relação a dicas não sei se sou a blogueira mais "adequada"...é que sou uma BIOS (bichinho ignorante operando o sistema)em evolução rsrs.Mas, tenho amados - que fiz aqui - que são EVOLUÇÃO pura! De qualquer maneira, no que estiver ao meu alcance, estou às ordens.
    Volte sempre que quiser e puder,já tem um lugar - amorosamente - reservado procê.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!