Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

domingo, 28 de março de 2010

OBRIAGADA

Estava escrevendo uma resposta no post “E ta rolando a festa”, quando saiu no lugar de Obrigada, Obriagada. Adorei meu ato falho. O que vem a ser um ato falho, termo usado na psicanálise?
Para Sigmund Freud, o pai da psicanálise, os atos falhos são expressões de intenções omitidas ou resultado de um confronto entre duas intenções, uma delas inconsciente.
Mais do que um pequeno equívoco, as palavras que “saíram” erradas em momentos inoportunos, são vistas pela psicanálise como indícios do que se passa no inconsciente. E é uma ferramenta, importante, que utilizamos como porta de acesso ao inconsciente do ser humano. São fragmentos do que está guardado lá e que escapam em algum momento, através de palavras ou gestos. Geralmente, são incidentes insignificantes, como erros de expressão, de escrita, de leitura ou de audição, esquecimento de palavras, perdas incompreensíveis de objetos familiares. Muitas pessoas explicam os atos falhos como falta de atenção, acaso, cansaço. No entanto, para nós, o tal já recebeu até nome mais apropriado: ato bem sucedido!
O meu nem carece de um grande psicanalista para “interpretá-lo”. Estava agradecendo, novamente e sempre, a todos vocês que torceram pelas boas notícias, além de estar agradecida ao PAI. Esse seria o lado bem consciente mesmo. Em contrapartida, queria muito estar saboreando um espumante – minha bebida predileta – que sempre abro um para brindar pequenas graças que recebo todos os dias. Não preciso de ocasiões especiais. Se observarmos tudo que nos acontece, ao longo de um único dia, estaríamos sempre celebrando. E essa última foi, realmente, uma pequena GRANDE graça. Fazendo uso de medicações não pude. Mas no meu inconsciente, o confronto se estabeleceu e aí saiu o OBRIAGADA. Não, não desejava me embriagar com o espumante, pois já sou e estou pela vida. AMO DE VIVERRRR A VIDA! E de agora em diante vou agradecê-la assim: OBRIAGADA!!!

13 comentários:

  1. Olá Rê.
    Nós por cá dizemos "acto falhado" !
    ... e sabe que quando li de repente nao li "obriagada", mas sim, "embriegada" ! :)))
    Deve ter sido a visão da garrafa do champagne que me iludiu... rsrsrs
    ...logo que possa ser, "bora lá" !!!
    Beijão.
    .

    ResponderExcluir
  2. "O pensamento voa e as palavras vão a pé."

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Querida Rê, amiga.
    E toda essa energia vem de onde? Exactamente de amares a vida e seres atenta ao que te rodeia. Há quem complique e não se alegre, há quem consiga sempre ver o outro lado da moeda e contrabalançar as coisas vendo-as pelo prisma certo. Por aqui aprende-se isso contigo regularmente.
    Menina danada é bom voltar a estes ares!
    Beijos e kandandos a atravessar tanto mar

    ResponderExcluir
  4. Pela postagem se vê que "a montanha pariu um rato"
    Quero dizer esse susto no peito não era nada de pior graças a Deus.
    Mas acredito que foi um grande susto.
    Daí acredito que festeje e se alegre e muito longe me faço presente nessa alegria .
    Votos de uma Santa Pascoa

    ResponderExcluir
  5. Querida, essa expressão 'ato falho', cunhada pelo grande Sigismundo, tem tudo a ver com o novo livro do Marcelo Gleiser, físico, que se chama CRIAÇÃO IMPERFEITA, no qual ele discute as teorias mais recentes sobre o universo, dizendo que o que nos torna - seres humanos! - tão especiais e maravilhosos são, justamente, as falhas ocorridas aleatoriamente na formação do planeta. Tô doidinha pra ler, adoro esse cara! Breve vamos nos embriagar de amizade real, além de 'etilicamente', que ninguém é de ferro! rsrsrs Afinal, beber tb faz bem pra saúde! Bjs, bom final de domingo

    ResponderExcluir
  6. Bom te ver embriagada pela vida, encantada, e grata pela resposta de encorajamento que recebeu dos amigos, mas, principalmente, pelo recado que fica e foi dado pela vida...cuidarmos dela, valorizando-a antes que se acabe.
    Desejo que as comemorações se estendam a muitos corações, e os abraços de esperança e fé envolvam a todos que ficaram irmanados a ti nesse período de cuidados...

    Estou muito feliz com o resultado, pq posso avaliar tua emoção, imaginar teus pensamentos e te ver agradecendo enquanto lava teu alívio com lágrimas de gratidão...

    Bjo carinhoso

    ResponderExcluir
  7. Num te falei? Trop de bruit pour rien...melhor assim
    bjins meu bem
    eidia
    www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Viver nessa embriagues é delicioso.
    Bjos no coração!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Rê.
    Venho deixar meus Kandandos.
    Uma semana radiante para ti.

    ResponderExcluir
  10. Feliz Páscoa, muita paz para todos, esqueçam a dieta e comam muito chocolate.
    Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim,
    Um ovo, dois ovos, três ovos.
    Coelhinho da páscoa que cores que tem?
    Azul, Amarelo e vermelho também...

    ResponderExcluir
  11. Tinha respondido a cada um de vocês...Aí, prá variar, essas coisas de internet que, vira e mexe, acontecem sem explicações, enviou msg "o internet explorer não está mais respondendo ao programa"...SACO!!! Apagou tudo que tinha escrito... O trabalho urge, então...OBRIAGADA a todos vocês!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  12. Minha Rainha, sempre!
    Você sabe muito bem quanto tempo passo viajando, ausente de casa, da família e dos amigos (muito breve isso mudará). Mas fiquei aborrecido, triste, por não saber até meu retorno de tudo que está enfrentando. Quando Duda me contou não acreditei...desde ontem estou tentando falar com vc e não consigo em nenhum telefone! Posso pedir que assim que ler esse recado entre em contato? Só vou ficar tranquilo quando te vir. E os meninos, estão tranquilos? Estou aguardando, ok?
    Beijão nocê
    A.Augusto

    ResponderExcluir
  13. A.A. amado... que brabesa é essa??? Está tudo bem comigo e sob controle! Não entendo porque não conseguiu falar...todos os fones estão funcionando; só em casa que vc conhece bem minha funcionária que quando não está lá fora com Max, se recolhe aos aposentos junto com as galinhas rsrs. Os meninos estão ótimos e xácumigo que amanhã te ligo. JURO DE PÉ JUNTO!!!rsrs
    Beijuuss,AMIGO PREOCUPADO AMADO, n.c
    Sua Rainha (inda bem que Duda num é ciumenta rsrs)

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!