Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

segunda-feira, 15 de março de 2010

TÔDENTRO OU TÔFORA? SEGUNDA PARTE

Cheguei ao mastologista que também é o mesmo há anos.  Assim que ele adentrou a sala  me perguntou, todo alegre:
- E aí Regina? Está ótima como sempre?
- Hoje não.
- Alguma coisa aconteceu com você?
Sua pergunta era em termos gerais, pois como ele sempre fez questão de me dizer, em todos esses anos de controle preventivo, sou uma mulher bem humorada, alegre, feliz e tão cuidadosa com minha saúde, que deveria servir de exemplo a outras. Não sou assim não. Tento, na medida do possível, e com as expervivências diárias, crescer e transmitir esse aprendizado...nem mais, nem menos.
Quando lhe contei sobre minha mama, sua feição se transformou e, sem perda de tempo, iniciou o exame. Foi a mamografia mais dolorosa que fiz! O peso da máquina, apertando aquele E.T. em meu seio, só foi minimizado por minha ansiedade em saber o que a imagem nos diria. 
- Regina, está tudo bem. Vou enviar o exame para o Salvador.
- Como assim tudo bem e não vai me entregar o exame?
- Tem uma imagem, muito bem delimitada e definida; não se preocupe, quero conversar com ele, trocar umas idéias.
- Troca comigo! A mama é minha e o exame também!!!
E aqui faço um alerta a todos vocês, homens ou mulheres: qualquer informação, exames, até mesmo a evolução em papeletas, em caso de internação, NOS PERTENCE. Em qualquer lugar do mundo!
Sei que Dr.Jairo é um amigo e sua postura foi de carinho e ocupação, mas nesse momento deveria ter feito uma leitura para além da imagem: minha emoção, minha angústia, minha dor. Minha, pronome possessivo sem direito a substituição.
Quando recebi o telefonema do meu médico soube, finalmente, que havia uma imagem que de 4,2mm passara agora a medir 4,6cm! Um crescimento anômalo, muito rápido e por isso necessitava de ultrassonografia e talvez tomografia, para a partir daí sabermos a terapêutica a se adotar. Preciso dizer que minha cabeça rodopiou? Agora precisava partilhar com alguém, trocar idéia, esvasiar a angústia, o medo. Não tive dúvidas e liguei para o Piga irmão escolhido desde os tempos da adolescência. Médico de minha mãe e nas horas vagas, doutor de alma. Além dele desaguei com minha Syl amada. Essa é irmã nova e antiga... de outras vidas. A vocês, meus amados, só mesmo o meu amor, diário, constante, incondicional. Sem o otimismo e a presença marcante nessas últimas semanas, nem sei como estaria. (continuo amanhã)

17 comentários:

  1. Força e nem sei que diga, eu acho que sou pior que você, quando está em causa a saúde, até ver tudo resolvido, pareço uma autêntica zombie e aposto que meus comentários neste momento, não conseguem ajudar em nada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina!

    Acredite que tudo vai acabar bem: Nós estamos cá para tentar animá-la, e à espera que nos traga boas notícias.Eu sei que não é nada fácil; quando tenho um problema de saúde aparentemente mais "sério" também só descanso quendo tudo fica esclarecido. No fundo somos todos assim no interior; só a postura pode parecer diferente - é o que acho.
    E vou concluir com uma de "presunçoso", em Inglês:

    -Chin up; cheer up !
    Abraço grande!
    Vitor

    ResponderExcluir
  3. Calma, Lembre-se da ´música do Pe.Fábio de Melo " Tem Calma."Tudo tem solução quando pensamos positivamente. Tenha só uma certeza.... Nósssssssssssssssss teamammmmmmmmmmmmmmmmmmmmos muittttttttttttttto. MIl bjus

    ResponderExcluir
  4. Rs rs! geralmente quando chego em algum lugar também me perguntam!
    e aí Otima como sempree!

    mas uma vez Otima a postagem'

    beijos e mimos

    ResponderExcluir
  5. Regina, querida!

    Continuo aqui, torcendo por você!

    Não adianta te pedir calma...imagino como você está ansiosa, mas tenho certeza que tudo vai dar certo, tenha FÉ!

    Logo faremos uma "festa virtual" pra comemorar boas notícias, tenho certeza!

    Receba o meu abraço e o meu carinho...

    Lia♥

    ResponderExcluir
  6. Vamos abrir o coração á alegria,pois alegria evita mil males e prolonga a vida .

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza seria muito difícil te pedir calma numa hora dessa, mas...... é exatamente o que você precisa! Faça alguns exercícios de respiração (são sempre muuuuuuuuuuito bem vindos!!!). Vamos aguardar por respostas mais claras e concretas. Como você mesma disse, tente se ocupar, assim a ansiedade e a angústia ficam mais aliviadas.
    Beijos, com carinho,
    Paty Amada

    ResponderExcluir
  8. Sei como se sente, estou passando por essa angustia, esperando resultado de exame.
    Bjos no coração!

    ResponderExcluir
  9. Querida, boa tarde.
    Estive fora uns dias e ao me atualizar me deparo com isto.
    Dizer para ficar calma, não se preocupar, não surtirá nenhum efeito. Mas do pouco que a conheço, da torrente de vida, de alegria, de amor aos seus eleitos que leio nos seus escritos, sinto que a melhora está dentro de seu coração, da sua garra, da sua força de vontade.
    E tem um detalhezinho do tamanho de um porta-aviões que você não citou.
    Sua querida Luna está lá em cima e cuidará de fazer chegar ao Altíssimo, nossos rogos e orações em seu favor.
    Confie muito no Pai, pois ele não lhe dará uma carga maior do que possa carregar.
    Um beijo em seu coração e não esqueça que torcemos por você.

    ResponderExcluir
  10. Ah...fiquei sem palavrinhas.
    Um abraço demorado era tudo que eu queria te dar agora. Em silêncio...apenas o abraço.

    Confie!
    Tudo há de dar certo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Um beijo e o desejo de que tudo seja apenas e só um susto. Que nada de grave esteja aprontando por aí

    ResponderExcluir
  12. Já fui de andar nos médicos correndo todas as especialidades. Depois da morte do meu marido, desleixei-me na saúde eás vezes até tenho medo de ir ouvir o que não quero. Sempre fui uma lutadora mas...neste campo estou a ficar a maior medrosa do mundo.
    Felicidades para ti e que corra tudo bem...e avi correr!
    beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  13. Rê, estou pedindo por voce .
    Busque a sintonia com os que te auxiliam.
    Vai terminar tudo bem.
    Bjs! MIraci

    ResponderExcluir
  14. Isa, amada!
    Não se preocupe em o que escrever...a sua presença e comentários me tornam mais forte! Pode acreditar!!!
    Beijuuss n.c.

    Vitor, amigo, amado!
    Presunçoso nada!!! Adorei...e sinto do lado de cá do Atlântico essa torcida que enche meu coração de alegria e meus olhos de lágrimas...Tô sensível messsssmo e esse "colo" de vocês tá sendo algo que não sei escrever, de tão importante. OBRIGADA!!!
    Beijuuss n.c.

    Mariza, mestra amada!
    Na medida do possível, tô calma... Quanto à positividade só tenho esse lado da pilha dentro de mim rsrs...às vezes fraquejo, mas o PAI me perdoa, eu sinto...
    Beijuuss n.c.

    Luz, moça amada!
    Fique sempre ótima, viu?
    Beijuuss n.c.

    Lia, amada!
    OBRIGADA e já TÔDENTRO dessa festa virtual rsrs
    Só vc mesma, moça linda de viverrr!
    Beijuuss n.c.

    Manuel, amado!
    Tô sempre aberta prá alegria, quero vida looooooooooooooonnnnnnnnnnga!!!
    Beijuuss n.c.

    Paty, amada!
    Tô tentando me ocupar muito, mas às vezes bate um desânimo...pooooode? Nem eu me reconheço... mas se D'US quiser e eu também quero, esse susto vai acabar! Aí é só sair pró abraço...rsrs
    AMO VC, ESPETÁCULO DE GENTE!!!
    Beijuuss n.c.

    Sandra,amada!
    Vou dizer o quê estou dizendo, em voz alta, silenciosamnete, na frente do espelho: VAI DAR TUDO CERTO!!!! Força na peruca, amiga!
    Beijuuss n.c.

    Ah JC, estava messssmo sentindo muiiiito sua falta por aqui, seus comentários, seu bom humor, sua energia, sua fé! Eu não citei minha LUNA AMADA porque queria tanto a presença dela nesse momento, me dando colo, me xingando, me levando para fazer os exames, me dando bronca quando vislumbrasse qq fala "down" minha, me fazendo cafuné que chego a sentir seu cheiro! Todos os dias, desde que começou essa "novela" faço dela minha porta-voz mais que direta com o PAI e sei que ela é uma MEGA VOZ. Obrigada pelo seu carinho e orações!!!
    Beijuuss n.c.

    Pétala, amada!
    Recebi e senti seu abraço...apertado e confortante! Obrigada!!!
    Beijuuss n.c.

    Luis, amado!
    Vai ser só um susto sim...se D'US quiser!!!!
    Beijuuss n.c.

    Graça, amada!
    Obrigada pela torcida...e quer saber: a gente tem o direito de ter medo, pelo menos isso, né amiga? Não somos feitas de aço e há sangue - não de barata - correndo em nossas veias. Já somos uma fortaleza prá tudo e todos...somos MULHERES!
    Beijuuss n.c.

    Mi, amada!
    Agora entendeu a "comemoração"? Sei que conto com suas orações e de todos os irmãos lá da casa...Tô sintonizadíssima, amiga rsrs. De quando em vez, a boba aqui, arranja uns chiados nessa sintonia, mas passa rsrs.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  15. Rê,

    Já passei por susto igual. Por isso, entendo seu ser mais calado. Pode deixar, estou ouvindo a voz da sua alma e ela fala de esperança, de força e de amor.
    Um beijo e que as notícias sejam boas!

    ResponderExcluir
  16. Ai minha querida, nem me fale isso, já passei inumeras vezes por esta angustia, tenho displasia.Mas não vim pra falar de mim, vim te trazer um abraço amigo e gostoso e dizer que estrei aqui com os dedinhos cruzadinhos torcendo por ti.Recebas o meu abraço sempreeeee!!!

    Um beijo na tua alma.

    ResponderExcluir
  17. Iêda, amada!
    Ainda bem que sua escuta é assim...OBRIGADA!!!
    Beijuuss n.c.

    Felina, moça linda de viverrr, amada!
    Fica com esses dedos cruzados messssmo...preciso de toda essa torcida e carinho.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!