Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AINDA BATENDO PAPO


Um fio de areia - da ampulheta – ainda restava, antes do tempo findar. Sua voz estava mais firme. Num ecoar enérgico recomeçou:
- Admita que a vida seja composta de aspectos positivos e negativos; prefira caminhar pelo lado ensolarado da rua e volte a participar do jogo. O resultado final poderá demorar muito mais tempo para ser atingido do que você tinha imaginado, mas é melhor fazer bem o trabalho do que pular os detalhes e acabar com algo e qualidade inferior.
- Mas e a chuva? O que faço com ela?
- Ponha o passado firmemente atrás de você e prepare-se para seguir em frente com um novo nível de confiança. Amarre as pontas soltas de um determinado projeto ou situação. Concentre-se intensamente no que você busca a longo prazo e no que será preciso para realizar essa meta. Encare a si mesma e aos seus sonhos seriamente.
- Mas o passado não constrói o presente e prepara o futuro?
- No momento, uma das prioridades é mudar o modo como você se comunica. O uso que você faz das palavras é de fundamental importância. Expresse-se com confiança, não só aparentando confiança. Sinta o poder que tem para dar uma guinada radical na sua vida. Está na hora de olhar PARA A FRENTE novamente. Sim, chegou a hora de comunicar os seus verdadeiros sentimentos. Dispense toda a culpa e a censura e simplesmente observe como os outros começam a cooperar com você de repente.
- Mas tenho me comunicado... Dado voz e cor a todos os sentimentos!
- Demonstre a sua independência e a sua capacidade de conduzir a sua vida. Não dependa dos outros para os resultados que você quer obter. Dependa apenas de VOCÊ. Ponha em destaque o seu estilo especial, originalidade e a sua individualidade, para que seus dons sociais e criativos possam aparecer. É provável que o seu modo peculiar de se expressar inspire outra pessoa, que poderá ajudá-la de algum modo.
- Mas isso não é egoísmo? Não dependemos uns dos outros?
- Quaisquer que sejam seus planos, este é o momento de agir. Sinta sua confiança aumentando e não deixe que a visão estreita dos outros ou a sua dúvida, o medo ou a culpa a impeçam de seguir em frente. Não trivialize as suas necessidades básicas e os seus sentimentos. Entenda a importância do que você tem a oferecer a este mundo e comece a pôr isso para fora! GOSTE do que está fazendo uma vez mais.
- Mas assim me transformo em chacota!
- Novos começos. Não há período melhor para mudar hábitos destrutivos e excessos que podem dar a impressão de liberdade, mas na verdade, estão roubando a sua liberdade. Sem mudanças nós ficamos parados. Você é feita de energia e a energia tem de fluir sem restrições.
- Mas... mas... mas...
- As mudanças poderão forçá-la a uma posição mais independente, quer você queira, quer não. Você poderá se encontrar mais sozinha do que esperava. Isso confirma que, se você depende dos outros para os resultados que deseja, acabará arrastada por um caminho que é de outra pessoa. Um sentimento de abandono confirmará que você estará afinal em posição de assumir plenamente o controle da sua vida.
- Mas estou ou não no controle da minha vida? Quer me deixar sozinha, por favor???
- Deixe que os outros sejam o que são. Espere a mesma consideração da parte deles. Não se preocupe com as reações dos outros. Apenas FAÇA o que você quer fazer. Sinta e excitação que você produz. Aquela combinação empolgante de eletricidade e magnetismo, quando estiver sendo que você é realmente e estiver fazendo o que gosta de fazer.
- Mas é muito fácil falar! Até parece um Guia Prático Em Dez Lições Sobre o Fazer. Desaparece! Some! Vaza! Xô! (Regina Rozenbaum)

(Imagem: "Alter Ego" by Kosmur)

10 comentários:

  1. "Apenas Faça o que você quer fazer"... mas por favor, não se esqueçam de usar a Consciência ;)))

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Não se cobre tanto no momento. É tempo de parar para se cuidar. Às vezes vamos nos envolvendo com coisas demais para não dar a parada essencial. Necessário se faz que nos conscientizemos de que não temos controle de nada, então é entregar para o Universo e seguir linda, leve e solta. Tô errada ou é isso mesmo? Muitos beijos ensolarados.

    ResponderExcluir
  3. A prescrição está feita !
    Os "mas", os "se" , os medos, as dúvidas, são o "grande empecilho" ! Habitualmente, entra por um ouvido e sai pelo outro ! Custa a aceitar um bom conselho, quando não se está com plena vontade de o seguir !
    Beijão, Rê.

    ResponderExcluir
  4. Amadaaaaaaaa!!!

    Faço minhas, as palavras da ISA:

    "..."Apenas Faça o que você quer fazer"... mas por favor, não se esqueçam de usar a Consciência ;)))..."

    Eu sempre observo os brilhantes comentários da Isa e este, fechou! Com CHAVE DE OURO!

    Beijos para você e pra Isa!

    Lia

    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina...
    ...para não interfiri muito nas idéias (acredite, hoje vou ser sintético!rs...)...

    a palavra que grifo, destaco e ponho em 'tag' é:

    MUDANÇA.


    (ha um universo de coisa a dizer sobre isso, mas me abstenho.Ponto).
    bj no c.
    Julio

    PS:Regina, reparou que no teu nome há 'bom' no bom 'minerês'? (Baum!)rs...

    ResponderExcluir
  6. Abraçar nossos sonhos e correr atrás de mudanças não é fácil, mas nos faz maiores e melhores certamente.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  7. La vida nos hace crecer..., las cosas buenas y las malas... son las dos sumadas que hacen de nosotros lo que somos...

    Saludos desde Argentina,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  8. Rê, a passadinha é rápida pq, como vc sabe, estou ocupadíssima...rs
    Mas este teu post me remeteu a um livro que estou em releitura, e fala sobre as nossas sombras, a dualidade inseparável do bem e do mal, claro e escuro, altos e baixos...e tudo o mais que existe no mundo. Um não existe sem o outro, e somos essa inteireza, que quanto antes (re)conhecida, integra-nos - a unidade do SER.

    Fica a sugestão: "O Lado Sombrio dos Buscadores da Luz" - Debbie Ford , da Cultrix. São pouco mais de 200 pgs que nos despem...bem, minha opinião/observações não devem contaminar a ninguém, que cada um faça a sua leitura. É fundamental que seja assim. Antes que o livro termine, percebemos que mudamos...e adoçamos a alma, a vida.

    Teu texto concluiu a ideia anterior, mas o papo...esse é interminável, né não minha amiga?
    Bjo carinhoso, queridona. A ansiedade baixou e esta noite durmo cedo!...rs

    ResponderExcluir
  9. Isso aí é a voz da consciência.
    Ela é a bula, o manual, e o guia, não é?
    Estou aprendendo! Tô indo nessa!
    Beijos, um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Isa, amada!
    rsrsrs haja consciência para se fazer, apenas, o que se quer fazer rsrsrs
    Beijuuss n.c.

    Ângela, iluminada, amada!
    É vero... principalmente a parte que diz que não temos controle de nada... inclusive de bate-papo ocorrido em cascatas de luz!
    Beijuuss n.c.

    Rui, amado!
    Conselhos se fossem bons não dávamos, vendíamos... e estaríamos todos milionários rsrs Por isso, amigo, é raro vermos quem os escute.
    Beijuuss n.c.

    Lia, amada!
    Então repito a resposta. Economia, amiga, economia de consciência rsrs
    Beijuuss n.c.

    Júlio, amado!
    Muito bem grifado: M-U-D-A-N-Ç-A... E do meu nome nunca havia me atentado prá esse delicioso detalhe mineirim... Baum dimaiiisss, sô!!!
    Beijuuss n.c.

    Sandra, engordativa de minha'lma, amada!
    Poetisa sabe dos mistérios, dificuldades da vida, né? E sabe ainda, o quanto crescemos quando não nos detemos diante de!
    Beijuuss n.c.

    Sérgio, amado!
    Exacto, preciso, seguro... todo és crecimiento!
    Beijuuss n.c.

    Dê, moça linda de viverrrr, amada!
    Êita ocupação danada de boa, sô... Pruveita muiiito, visse? Observações super, hiper, pertinentes... mais DENTRO impossível!!! Sugestão anotada na lista que só cresce rsrs Papo interminável... todos os dias...afff...inda morro disso!!! rsrs
    Bons sonhos, sem estresse, envolvida e aquecida pela LUZ!
    Beijuuss n.c.

    Antônio, amado!
    rsrs aprendendo???? Conta outra, amigo querido! Dessa bula, manual, guia, você é doutor- conhecedor de cada entrelinha.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!

Ocorreu um erro neste gadget