Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

*PSICÓLOGO É AQUELE PROFISSIONAL QUE CAVA FUNDO PARA ENCONTRAR TESOUROS!

FESTA
O convite chegou e me pegou completamente desprevenida. Sabe quando você está completamente desarrumada? Unhas por fazer, cabelo sem lavar, disputando o centímetro quadrado de suas pernas e axilas com a selva amazônica, inchada pelos quilos adquiridos na ausência forçada da academia, enfim, se sentindo o ó do borogodó? Aí o telefone toca e aquele homem fabuloso, amorosamente, lhe convida para ir a uma festa? Convida não, comunica que estará lhe buscando dali a pouco tempo? E uma festa onde além de comemorar seu aniversário, celebrar a VIDA, é ainda a figura simbólica para homenagear o imaginário de trocentos mil psicólogos brasileiros? Não há real que agüente! Aliás, uma noção de realidade fenomênica, impossível de ser representada!
Reação imediata: ligou prá pessoa errada, tá maluco ou doente do pé, tôfoooooooora com força, só se for em camisola de força!
Mas aí, como psicólogo não conversa, pontua, percebi que meu colega-anfitrião não havia se enganado e sim teve um genuíno ato-falho amoroso. Não podia declinar dessa idéia ou melhor, insight. Primeiro passo: vestir, quase por completo, eu disse quase, essa cinta-justa. O que dizer num dia assim? Nunca fui dada a comemorações de dias de, e se hoje não tivéssemos eleições nos conselhos regionais de todo Brasil, era mais que provável que nem iria me lembrar. Não pensem que é por falta de implicação, ou importância à minha profissão. Mas é que de sua aplicação, faço diariamente há 26 anos. UAU... Acabei de escrever e perceber, que já fiz bodas de prata nesse ouro que completei – recentemente - de VIDA! Poderia escrever sobre o histórico da psicologia no Brasil, do absurdo ato-médico, do valor pago às sessões pelos convênios, do sofrimento psíquico, das novas doenças da alma...
Mas hoje é dia de festa, celebração, comunhão e só por hoje deixo os problemas de lado: os meus, os seus, os nossos, os dos pacientes. E convoco cada um de vocês para participarem dessa festa. Traje? Rigorosamente o AMOR. Música: ALEGRIA. Iluminação: CHAMA VIOLETA. Meio de transporte: AMIZADE. Local: Salão de Festas (é só clicar). Vem, vem se juntar a essa festa!

* Um dia a Ângela, iluminada, amada minha me definiu assim... E eu me senti a própria RêJones de todo o planeta! (carecia de "imortalizar" rsrs)

16 comentários:

  1. Pois aqui estou querida Regina.

    Com muita alegria para celebrar contigo e desejar-te as maiores felicidades... hoje e SEMPRE!!!

    Ahhh e deixar-te um beijo assim de grandeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  2. Um dia me formo em Psicologia... Adoro...

    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  3. Ei Querida!
    Lindo post! Parabéns pelo seu dia!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Regina!
    MUITO+MUITO+MUITO+MUITO PARABÉNS MESMO PELO SEU DIA!!!!!!
    Toda homenagem à você é mais do justa!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!PARABÉNS!!!!!!!!!!!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sempre foi meu sonho, ser psicóloga. Não sei ainda se esse meu querer surgiu da facilidade que tenho pra ouvir lamúrias alheias, ou se foi a necessidade de socorrer a mim mesma...rsrs. Acho que a segunda opção é a mais provável. Mas por pura falta de coragem não corri atrás desse sonho. Bem feito pra mim!

    Fui lá no Salão de Festa, está lindo! Homenagem mais que merecida.

    Beijo gigante...

    ResponderExcluir
  7. Regina querida!!! Parabéns pelo seu dia!!! Concordo em número, gênero e grau com essa linda homanagem, mais do que justa... Você é uma pessoa maravilhosa,luminada, que graças às "coincidências" da vida, cruzou e marcou meu caminho para sempre... Estou de volta e cheia de saudades... Me liga um dia desses pra tomarmos um café ou um chope e colocarmos o papo em dia? Vou adorar! Beijo grande e muitas felicidades pra vc, hoje e sempre... Nayara

    ResponderExcluir
  8. E AI RE, Bacana a postagem, sabe que é muito bom ajudar e cuidar do outro, ser solidario ao sofrimento , nào é para qualquer um , parabéns hoje e sempre pelo nosso dia , te amo, sua jerebinha.

    ResponderExcluir
  9. Amiga.Colega!

    Sabemos das dores... dos amores... sabemos deles e de nós. Parabens a voce, parabens pelo nosso dia!

    A psicanálise está entre o amor e a arte!

    Que continuemos assim doando amor e fazendo arte!

    beejos!

    ResponderExcluir
  10. REGINA, EM TEMPO: PEÇA PARA AS PESSOAS POSTAREM LÁ AS HOMENAGENS A VOCE. O OBJETIVO É ESSE.

    OUTRA:

    ERRATA: SEU NOME SERA CORRIGIDO.
    BEIJOS
    JULIO

    ResponderExcluir
  11. Minha linda!
    Já fui, gostei e dexei meu presente!
    Aproveite!
    Pq tá pra existir trem melhor que uma festa!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Rê, queridona...eu sabia que encontraria aqui tua emoção (tá bom, confesso que eu "tramei" com Julio um pouquinho...rs), e fico feliz por vc receber essa homenagem com todo esse amor que tem no coração.

    Parabéns pelo Dia da profissional maravilhosa que deve ser - toda semelhança com a admirável mulher Regina, não seria mera coincidência...rs. Este teu texto está maravilhoso, contagiante, eu só quero saber, textualmente, o que VOU imortalizar...rsrs(diz aí!!)

    Enorme beijo, e obrigada pela tua companhia nesta blogosfera tão vasta, recheada de tantas pessoas incríveis...beijãozão, amigamada!!

    ResponderExcluir
  13. Fiquei super satisfeito com essa homenagem, bastante merecida. Espero que passe um dia maravilhoso, amiga.

    ResponderExcluir
  14. Oi Rê, claro que eu não podia deixar de te felicitar pelo seu dia, realmente a psicologia é uma prefissão admirivel.
    eu fui la no sue salão de festas, nem sei se podia seguir, mais já estou seguindo, festa é comigo mesmo rsrs

    bjão

    ResponderExcluir
  15. Querida e amada Rê.
    Festa é comigo, então cá estou eu depois de ir ao salão de festas e deixar meus cumprimentos pela linda homenagem pelo dia da profissão, mas também porque nunca tiras folga e todos os dias és a pessoa generosa e genuína da qual recebemos tanto bem querer e alegria de viver.
    Beijo e meu kandando que vem de longe mas espero que aí chega repleto de energia.

    ResponderExcluir
  16. Oba! Festa! Tanto tempo que não vou a uma em salão de festa chic igual esse... Parabéns pelo seu dia de Cavadora de Tesouros! Já estou esperando o dia em que vamos celebrar tudo - afinal, a gente tem tanta coisa pra celebrar... Bjs. Saúde! Alegria! Paz! Tudo de lindo!

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!