Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 15 de janeiro de 2011

CEBU


Fiquei encantada com esse vídeo. Como se isso fosse novidade para vocês. Recebi da amigamada, Eli, que além de colega de profissão de longa data (e podem colocar longa messssmo) comunga várias afinidades, inclusive essa: amor às artes. A mensagem veio acompanhada das seguintes explicações:
“Estes são os dançarinos prisioneiros do Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu. Têm imensas coreografias - que fazem sucesso, muitas no youtube e que foram uma idéia de Byron Garcia, um consultor de segurança do governo da província de Cebu. Ele afirma que a nova rotina de exercícios melhorou "drasticamente" o comportamento dos presos e dois ex-detidos transformaram-se em dançarinos desde então. Usando a música, pode-se envolver o corpo e a mente. Os prisioneiros têm que contar, memorizar passos e seguir a música, disse Garcia à BBC. Os prisioneiros dizem-me: é preciso colocar a mente longe da vingança, da loucura, de planos para escapar da prisão ou juntar-se a uma gang, acrescentou Garcia. A dança é obrigatória para todos os 1.600 detidos na prisão de Cebu, exceto para os idosos e doentes.”
Logo de cara perguntei: Província de Cebu? Onde é isso? Será que não é sebo? Aquela coisa detestável (para mim) que falo o tempo todo com os mininus do açougue:
- Até hoje não aprenderam? Gorduras bastam as minhas para conviver! Limpa tudim tudim. Lipoaspiração nelas por favorrrr!
- Mas, DônRegina assim a carne fica dura, perdi o sabô. A gordurinha macía ela!
- Dá prá fazer ou vou ter que implorar?
E essa conversa já dura anos e mais um século! Já a minha conserva...só meio.

Voltando ao vídeo. Fui buscar no Google minha ignorância geográfica e adianto assim o serviço para vocês: Cebu é uma província das Filipinas, localizada na região de Visayas Centrais. É constituída pela ilha de Cebu e outras pequenas ilhas próximas. A área total é de 5088 km² e tinha em 2007 cerca de 3 848 919 habitantes. (Fonte: Wikipédia)
Então agora, podem assistir em torno de quatro minutos dessa arte presidiária. Homenagem a Michael Jackson. Depois me contem, se fizéssemos isso por aqui nos nossos Tremembé, Bangu 8, Catanduva e Cia ltda. o que aconteceria.

24 comentários:

  1. - Aqui, Rê, impera a lei do "Bandido bom é bandido morto". Só pra adquirir esse traje de exibição (incluindo os tênis padronizados) o sistema prisional iria gastar uma fortuna numa licitação furada; o coreógrafo seria indicado por um prócer situacionista; e a mídia ia cair de pau. Os carcereiros iam querer sua parte nos direitos de imagem, os diretores de presídio fariam uma tabela de preços para cobrar ingresso...
    - E agora? deixar como tá? ou mudar?
    - Abraços, psi sonhadora! continue sonhando... todas as realidades de hoje já foram sonhos em algum momento do passado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Regina!
    Muito bom, precisamos aproveitar a ideia e fazer isso por aqui!
    Bjs!
    Rike.


    P.s.: não foi meu aniversário, não!kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Interessante, belo,,,é o que possivelmente traga a esperança...beijos de bom sabado pra ti querida.

    ResponderExcluir
  4. REGINA AMEI ESSE VIDEO

    E ESSES DIAS MESMO VENDO UM FILME QUE CONTAVA A HISTORIA E DE JOGADOR DE FUTEBOL AMERICANO QUE FOI PARA PRISÃO E TREINOU O TIME DE FUTEBOL DO PRESIDIO E MESMO NO FILME QUE TUDO TEM UM TANTÃO DE MAGIA MAS O QUE NOS DA DE LIÇÃO É QUE QUANDO ERRAMOS PRECISAMOS DE CHANCES DE VOLTAR ACERTAR...NOSSOS PRESIDIOS SÃO UNS DEPOSITOS DE GENTE QUE O SISTEMA ACHA QUE NÃO PRECISAM MAIS VOLTAR A VIVER SÓ PODEM PENSAR ASSIM..NÃO ESTOU DEFENDENDO BANDIDOS NÃO ALIAS EU TENHO UM MODO DE PENSAR ATE RUSTICO QUANDO SE TRATA DE BANDIDOS ESSES QUE MATAM ESTUPRAM SEQUESTRAM..MAS SEI QUE TEM PESSOAS NO SISTEMA QUE ERRARAM E QUE O ERRO PODE SER CONSERTADO SIM!!..ESPORTES TRABALHO E ARTES COMO ESSAS DNÇAS COM CERTZA IRIAM TIRAR DA CAEBAÇ DELES AS COISAS RUINS QUE DEVEM PASSA TODO DIA ..NUM LUGAR QUE MAIS PARECE UM CALABOUÇO SUJO E COM GENTE TOTALMENTE DESPREPARADA PARA LIDAR COM PESSOAS COM PROBLEMAS...EU ACAHRIA IDEIA OTIMA LEVAR ..TRABALHO,ESTUDO,ARTES PARA ESSES PRESIDIOS ELES TERIAM QUE TRABALHAR ,PARA TER LAZER E ENTRETENIMENTO ...ACHO NÃO TENHO CERTZA QUE TUDO ISSO IRIA MELHORAR PARA ELES LA DENTRO E PRA NÓS AQUI FORA QUE QUANDO SAISSEM DA PRISÃO IRIAM SAIR GENTE E NÃO MONSTROS COMO ACONETECE NA MAIORIA DAS VEZES

    ...MICHAEL JK..DEVE TER FICADO MUITO FELIZ AO VER ESTE VIDEO QUE COM CERTZA MESMO DE LA DO PLANO VIU ..
    BJS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  5. ps..RE ...COM MEU BLOG TA ACONTECEDNO UMAS COISAS TAMBEM MAS É INFORMATICA....SABE MINHA IRMÃ ME DISSE QUE APAGUEI MENSAGENS DELA..MINHA SOBRINHA KEL NÃO CHEGOU COMENTARIOS DELA EM DUAS POSTAGENS E EU ANDEI VENDO MESMO COMENTARIOS APAGADOS....EM POST ANTIGOS..E EU APAGO OS MEUS QUANDO VEJO COM MUITOS ERROS...DE TROCA DE LETRAS ...MAS DE AMIGOS NÃO ...AGORA TEM OUTRA COISA NÃO COSIGO ENTRAR NAS ESTATISTICAS DO MEU BLOG..E DE VEZ ENQUANDO NEM CONSIGO ENTRAR NELE ...
    MAS O MAL EXISTE ATE NO VIRTUAL SRSR.....ORAI E VIGIAI É O UNICO JEITO

    BJS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  6. Dança, esportes, artes, artesanato, cursos profissionalizantes, colônias agrícolas, palestras, ensino...
    Tanta coisa poderia ser feita para os nossos presos e POR eles. Mas, para tanto, seria preciso devolver-lhes a dignidade e isso pouco interessa para quem tem o poder de mudar nossa triste realidade.
    Bjitos e ótimo findi, amada!

    ResponderExcluir
  7. Heim, Re, ja tinha visto a repostagem, mas não na íntegra assim como aqui e nem com essa pincelada de alma que vc dá a tudo que posta.

    Aquela foto, uau!os meninos filipinos e o mar, parecem estar em movimento.
    PARABÉNS![ de novo né, fazer o que...]

    ResponderExcluir
  8. Opa, por aqui a Cultura também anda brilhando!
    Que maravilha, meninona amiga!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Primoroso, Rê! E eles , além de tudo, usam a dança para obter visibilidade. Não por acaso a canção de Michael Jackson diz "... all I wanna say is they don't really care about us". O símbolo hippie de Paz e Amor é de emocionar. Valeu, amiga! Beijinhos, Angelinha

    ResponderExcluir
  10. Rêzininha, Rêzininha!! dai Grória e amém para os acreditantes nessa fantasiosa recuperação prisional.... sorry
    Gostei muitão da aula de geografia... Do assuntamento cos mininus do açougue.. "Eles tem Razão" Pois uma picanha sem gorduréba fica uma SOLA DE SAPATO.... hehehe
    Quanto o video ficou "ótêmo" mas acredito mais no que o Barcellos disse lá em cima e zéfiní!!! Tá na boca do BRAZÍ !!!

    Deussssssskiajude
    Bejo ENCEBADO....
    Tatto

    ResponderExcluir
  11. hahah eu já estive em Cebu! é muito lindo, praias paradisíacas! o nome realmente é esquisito pra gente, mas com certeza lá tem praias de uma beleza sem fim.

    a parte continental das Filipinas é bem pobrinha, lembra a periferia de SP, RJ...

    ResponderExcluir
  12. Oi querida! Se algum dia o sistema prisional daqui, do nosso impávido colosso, realmente for para tirar alguém do crime e recuperá-lo, me avise, please! Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Hei bom dia..
    aff que bom dia mais gostoso que recebi hoje d'ucê
    ...
    vou usar o que a "Si" disse.
    pois de fato vc consegue!
    um beijo e um lindo fim de semana...

    ResponderExcluir
  14. Por incrível que pareça, Rê, este nome correu o mundo por volta do ano de 1942! Este local foi palco de muitos combates entre japoneses, filipinos, americanos, inglêses e australianos durante a II Guerra Mundial.
    Quanto ao bonito show, a diferença destes presos para os dos nossos presídios é que lá onde eles estão, se dá o devido valor a coisas como autoridade e disciplina, palavras que soam como palavrões nesta nossa pobre Pindorama!
    Aqui, a inversão de valores chegou ao ponto de um assassino foragido ser fotografado sorridente entre parlamentares que advogam pela sua permanência no país, o mesmo país que expulsou atletas que queriam fugir de uma ditadura sanguinária!
    Mas, já falei demais!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oi Regina querida!!!!!!!

    Que saudades desse divã! Sabe, por motivos de força maior (e menor), estive ausente por esses dias, mas agora estou voltando... Espero que tudo esteja bem contigo neste início de 2011, que aliás, lhe desejo que seja um grande ano, cheio de realizações maravilhosas.
    Gostei muito da dança dos presos, e aliás, achei a ideia fantástica. A combinação música e dança, aliás, é sensacional, pode salvar vidas, não é mesmo? Quem dera no Brasil fosse assim...

    Um beijo, Rê!

    Carla

    ResponderExcluir
  16. PS DE NOVO KKK QUER ME APRESENTAR ESSA FOFURA BRANCA QUE ESTA NO SEU COLO..ESSA COISA LINDA QUE EU ADORARIA DAR BANHO E FAZER UMAS HIDRATAÇÕES NESSE PELO BRANCO AI..E FORA AS GRAVATAS E LAÇOS QUE FAÇO DE ACORDO COM MEU FREGUES ..LINDO CACHORRO ...DEPOIS ME DIGA O NOME ...A MUITO TEMPO ESTOU PRA COMNETAR E ESQUEÇO HOJE VOLTEI PRA ISSO ..BJS
    OTILIA
    BJ NO DOG...
    AMOO

    ResponderExcluir
  17. A coreografia nova não conhecia... e, realmente, cada vez estão melhores :)

    A minha solidariedade para o que se está a passar aí, nos arredores do Rio.

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Aqui Otília amada só bj no dog num vale não! Fico num ciúme só... MAX (sabe quem foi o Agente 86? MaxWell Smart) é esse meu neto poodle fôfo de viverrr e que segundo o povo do pet que ele é habituê e a avó tb rsrs é APAIXONANTE!!! Ele a vó agradecem os mimos...
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  19. Querida Rê
    Este vídeo é fabuloso. Recebi-o por email, adorei, e guardei-o.
    Também eu senti curiosidade em saber onde fica Cebu, que eu pensava ser no México, imagine! :)))

    Final de sábado feliz e bom domingo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. KKK CIUME CEGA VIU SRSR SSRR NO FIM DA FRASE...HOJE VOLTEI PRA ISSO BJS...ESSE BJS É PROCE QUERIDA ANJA QUE ESCONDE A ASA SRSRSR O DO FIM DO COMENTS É PARA O MAX..QUE AMEI DE PAIXÃO TAMBEM TENHO UM IGUAL CAHAMDO BOB DE 9 ANOS MEU AMOR...BEIJOS NOS DOIS ..NO MAX EM VOCE ANJA AMADISSIMA RSRSRS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  21. Ai, que tô braba! Escrevi praticamente uma Bíblia aqui e minha internet caiu na hora H, me fazendo perder tudim... Gota serena!

    Assim resumidim, falei que Rodolfo foi muito feliz no ponto de vista dele, o que é uma pena, pois se o sujeito vai lá cumprir sua pena e teoricamente sair de lá pronto pra viver novamente em sociedade, que se faça algo por isso, e não oferecer cursos de Mestrado em criminalidade, nénão?

    O vídeo é massa!
    Beijo...

    ResponderExcluir
  22. É tempo de actualizarem os métodos como detêm os presos e os reabilitam para saírem da escravidão do crime.

    Este video passou recentemente num dos nossos canais de TV

    ResponderExcluir
  23. Fantástico o vídeo, a sincronização e a coreografia desta "ordem unida". Deve ter demorada meses a conseguir isto !

    Olga Rê, temos estado a acompanhar a tragédia por que está a passar a gente de Teresopolis, Nova Friburgo e agora até mais perto de Belo Horizonte ! A minha solidariedade para com as famílias que estão a sofrer com isso !
    .

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!

Ocorreu um erro neste gadget