Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

GRATIDÃO

  
Booommm dia diiiaaa! Bom dia céu, sol, chuva... Booommm diiiaaa VIIIDA!!!
É com essa frase, às vezes silenciosamente, outras em alto e bom tom, olhando para o céu  e a terra que agradeço a graça de ser brindada pelo despertar. Minha família já se habituou e aprendeu. Meus amigos onde quer que estejamos também. Tá certo que o Zé e Syl preferem que eu aguarde - pelo menos às oito da manhã – para escancarar a janela do meu quarto na fazenda e fazê-lo. Mas, depois de um né possível, vai dormir, respondem: booommm diiiaaa Rê, booommm diiiaaa Santa (Matilde), booommm diiiaaa VIIIDA!!!
Ontem foi Dia de Reis e nos reunimos – na casa de uma de minhas irmãs – para celebrar e agradecer. Ontem comemorei os dois anos do Divã, sempre, nosso.  Ontem fiquei sem net, fone e tudo mais do mesmo pacote. Já era hoje quando pude me conectar dessa maneira.
Degustei, vagarosamente, cada linha aqui deixada como quem saboreia a vida a cada amanhecer e agradeci. Pensei: é aprendizagem sermos gratos?
Não deveria ser um momento natural celebrar a nossa existência? A saúde, o alimento, o conforto de uma cama, o trabalho ou a busca de, as paixões, os amores, família, amigos e todas as pequenas preciosidades que trazem alegria à nossa vida?
O que valorizamos? Quem apreciamos? Como expressamos nossa gratidão aos outros?
Seria a gratidão um conjunto de vários sentimentos? Amizade, carinho, amor, bem querência - doses diárias - em nossas ações. Um simples e sincero obrigado ou até mesmo um, embriagado, obriagado recebe como resposta um... de tudo!
(Re) conhecimento de que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria condição. Ser grato é (re) conhecer que outras pessoas também participaram na produção de nossa vida. Um pouco de humildade que obriga a reconhecer o outro como parte de nossa alegria. É poder dedicar, compartilhar a graça recebida. Mas, é importante não confundir gratidão com bajulação ou lisonjas, com servilismo. Não há hierarquia na gratidão, não há diferenças. Sentir-se grato, com um sentimento constante de dívida impagável, pode não ser muito saudável. A gratidão é sempre boa na medida da alegria que a acompanha. E a angústia de uma dívida constante carece de alegria.
A gratidão nos lembra do que é realmente importante. Fica até difícil reclamar sobre as pequenas coisas quando somos gratos por nossos filhos estarem vivos e saudáveis. Por estarmos vencendo etapas de dificuldades. Só nos lembramos do funcionamento, ligado no automático, dessa máquina – perfeita - de nome corpo quando estamos na ausência dele. Quantas vezes é preciso quebrar uma perna, fazer uma cirurgia, ficar sem poder alimentar pela via usual para agradecermos os passos dados, as papilas gustativas ou tudo que gratuitamente temos?!
A gratidão transforma o negativo em positivo. Sejamos gratos até mesmo pelos desafios. Tarefa fácil? Claro que não! E desde quando nos disseram que viver o seria?
Agradeço vocês, todos os dias, por me ensinarem a intensidade do privilégio desse (com)VIVER!
Intensidade. Atributo da vida boa. Tão boa que a gente não se dá conta de ter vivido. A relação vivida com o mundo satisfaz tanto que não cogitamos outra. A consciência é plasmada no real. Perde a noção de si mesma.
Na intensidade, desaparecem passado e futuro. Porque a vida reconcilia com o presente. É absorvida por ele. Por isso, quando a vida é intensa o tempo passa, e não percebemos. Pelo menos para nós é centelha de eternidade. Presente que não vira passado. VIDA que é um maravilhoso PRESENTE!!! Sejamos gratos. (RR)

22 comentários:

  1. - Será que dessa vez consigo ser o primeiro? Sei lá...
    - Aquilo são sementes de Romã?
    - Sim gratidão é essencial! Grato por você estar na nossa vida, moça.
    - E agora, vou clicar em "Postar comentário" e...

    ResponderExcluir
  2. - Hip! Hip! Hurra! Primeirão! Aproveitando... mais trocentos abraços, Rê... e se trocentos for ímpar, leva mais um de lambuja!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rêzinha do coração. Um dia sem você é tortura. Quêquiôve? Boooooom diiiiiiiia para você também! E obrigada por ser minha querida amiga!!! Beijos coloridos, Angelinha

    ResponderExcluir
  4. Rê, que lindo, maravilhosos texto! Quantas e quantas vezes só reclamamos sem ser gratos a nada ou a ninguém? Grande lição de vida, minha amiga. Lição de sabervivência! Obrigada, aprendi demais aqui hj, e acabei levando um leve puxão de orelha...rsrs beijos,

    ResponderExcluir
  5. Perder o senso da gratidão é de uma falácia terrível!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Rê, querida !!!
    Ser grata pelo dia que nasce a noite que cai e o dia que nasce novamente ....
    Que texto lindo !

    Obrigada por suas palavras, sempre.

    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite minha querida e estimada amiga Rê.

    Beijinhoe bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Que bom ver essa alegria, RÊ :"Booommm dia diiiaaa! Bom dia céu, sol, chuva... Booommm diiiaaa VIIIDA!!!"
    ... e é contagiante ! :))) Porque será ?... Porque gostamos tanto de ver os/as nossas amigas
    vivendo com alegria ? É uma sensação tão agradável, minha querida Rê !...
    Quanto à gratidão, ela é mútua ! É tão gratificante entrar no blog e ver um novo comentário de alguém que estando longe está aqui connosco, tão perto ! ...
    Obrigado pela Amizade, Rê !
    Um Beijão !
    .

    ResponderExcluir
  9. Olá, Regina!
    Sempre, apesar dos pesados pesares, temos que ser sempre muito gratos!!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  10. A gratidão deveria ser exercitada sempre.è lindo vê-la rolar nas relações...O que é aquilo vermelho? beijos,chica,a curiosa...

    ResponderExcluir
  11. Rê , Parabéns por ontem, hoje e sempre!!!Adorei esse e todos os seus posts...Viu teve Folia de Reis? E macarronada? Ai que saudade.....
    Sou grata por você compartilhar tantas coisas boas...
    Bjs
    Zu

    ResponderExcluir
  12. Meus amados Rodolfo e Chica curiosa rsrs
    São sementes de romã da Califórnia, pode??? Nunca havia visto nem comido até ontem, na casa da minha irmã. As sementes são dessa cor: vinho e doces, muiiiito doces. Diferentemente das nossas (as mais claras que vcs podem ver misturadas na foto), de nossos quintais, sítios ou fazendas, não tem aquele amarguinho. Meu amigo, amadíssimo, Zé Renato foi presenteado com várias sementes prá plantar na fazenda...vamos ver daqui um tempo...
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  13. Ai Rê quando vejo Romã me lembro de mamãe na hora...
    srsrsr ela tem uma história de colocar sete sementes na carteira dia de ano kkkk e guardar o ano inteiro , ela tem dessas coisas...

    ser grato por tudo que sente na alma faz parte do ser que sente!

    ser grato é dom de poucos...

    um beijO no Zóio munito...

    ResponderExcluir
  14. È assim que eu gosto de ver você, sentindo e valorizando a vida que recebemos como uma dádiva.
    Isso pode ser contagioso!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Não faltou nada, Rê...acho que conseguiu expressar perfeitamente o que é - e representa - o sentimento de gratidão. Essas partes todas que compõem esse todo magnífico que é a vida, defendida por vc como o maravilhoso presente - que compartilhamos, e com imensa alegria, termômetro que mostra a delícia desse viver na fra-terna e afetiva amizade.
    Somos gratos, acho que todos nós, por esta entrega bendita e tão bonita...que seja assim agora e sempre, ao sabor do comando de tantos corações!!
    Beijãozão, irmigamada!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou chata mas sou grata... Pode crer!

    Eu e você nessa fazenda não ia dar muito certo... Tu abrindo a janela logo cedo nessa alegria toda e berrando??? Misericórdia, ia ser istapiamento de cima pra baixo,de baixo pra cima até tu ir pra cama de novo... A fazenda num ia correr, muié! Vai dormir!!!

    Que bom, que maravilha de bom te "ver" assim contentezinha.

    Beijocas, surdadinha!

    ResponderExcluir
  17. GRATIDÃO...SENTIMENTO MAIS NECESSARIO POR TODA VIDA....TEM COISA MAIS TRISTE QUE INGRATIDÃO..INGRATIDÃO E INDIFERENÇA PRA MIM SÃO IRMÃS GEMEAS E SÃO SENTIMENTOS HORRIVEIS DE SE CARREGAR..GRAÇAS A DEUS EU SOU GRATA POR TUDO E POR TODOS QUE CAMINHAM COMIGO SEJA POR UMA 2 ,3 ESTAÇÕES NA VIDA..NÃO IMPORTA ..ESTEVA COMIGO NA VIAGEM,FEZ UM PERCURSO EM QUE A GENTE COMPARTILHOU COISAS SEJAM BOAS OU RUINS..ESTOU GRATA POR ISSO ...MEUS AMIGOS QUE SÃO POUCOS MAS INCLUINDO MEUS FAMILIARES SABE QUE SOU GRATA...E FALO A ELES DA MINHA GRATIDÃO E NUNCA JAMAIS ESQUEÇO..QUER VER EU SER GRATA..DE A MÃO PARA UM FILHO MEU UMA IRMÃ ..MEU MARIDO ,UMA AMIGA ..FAÇA ISSO E TERA ALGUEM GRATO POR TODA VIDA....SOU ASSIM,GOSTO DE SER ASSIM E TEM COISA MAIS QUE ME ABATE É GENTE QUE ESQUECE DAS COISAS QUE A GENTE FEZ ..AS COISAS BOAS,AS CONVERSAS,O OMBRO PRA COLOCAR A CABEÇA,A MÃO PRO IMPULSO DEPOIS DO TOMBO...ACHO QUE A GRATIDÃO É APALAVRA CHAVE PRA SE CONSERVAR AMIGOS AMORES E A PROPRIA ALMA.QUANTO A AGRADECER AGORA DEPOIS DE MUITO TEMPO...AGRADEÇO A DUS POR TUDO ATE PELAS COISAS RUINS,ESSAS SEREVM DE MODELO QUE NÃO DEU CERTO E A GENTE PODE ERRAR MENOS,AGRADEÇO PELA MINHA VIDA MINHA CASA..SABE RE EU TENHO O COSTUME DE QUANDO ACABO DE DAR BANHO NOS MEUS DOGS AGRADEÇO A ELES POR TEREM VINDO NO MEU BANHO E TOSA?AS VEZES MEU MARIDO ENTRA NA SALA QUE FIZ AQUI MESMO NO FUNDO DE CASA E VE EU CONVERSANDO SOZINHA...DEPOIS FALA QUE TO DOIDA.FALANDO COM CACHORROS E COMO ELES ME ENTENDEM SRSR ..MAS AGRADEÇO E DEVO AGRADECER TUDO SEMPRE DEUS É MARAVILHOSO PRA MIM..SEMPRE
    SOU GRATA POR TER O DIVÃO PRA VIR VER ESSAS COISAS LINDAS DE TEXTOS TODO DIA...NOSSA ISSO SIM TEM QUE AGRADECER MAIS AINDA

    BEIJOS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  18. RE DESCULPE O JORNAL...VOU DIMINUIR ESSES JORNAIS RSRSR JA CONSEGUI NO DA CARLA QUE ME DAVA VERGONHA AGORA É AQUI CARLA TA SUMIDA?! TO COM SAUDADES DO BARULHO DELA...KKK

    ResponderExcluir
  19. Olá querida, gostei quando vc mencionou aqui que não existe hierarquia na gratidão.
    Eu agradeço mentalmente por todos os dias que posso acordar e ter mais um dia.
    Eu sempre acordo e falo pro meu marido: mais um dia juntos!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  20. Essa foto de romã... faz-me crescer água na boca... pena estar, há semanas, sem paladar, tive uma malvada constipação que, definitivamente, não tem a minha gratidão, nem um pingo de reconhecimento ;)))

    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Amiga RÊ,

    Gratidão. Palavra que não podemos deixar de lado.
    Obrigada mais uma vez por estarmos juntas neste dia tão feliz!!!
    Foi lindo e agradável nosso encontro. Que os Reis Magos nos ouça e receba nossas preces para 2011.
    bjos com sabor de romã

    ResponderExcluir
  22. Me sinto embriagado por quase como obrigatóriamente se sentir obrigada.
    Senti-me bem presente, aquele um entre tantos,
    mas que se sente e consente e dá graças.
    E sente cá uma graça de, em tão pouco tempo, quase não ter tempo (ou saber ter tempo) para responder a tantos assuntos psicológicos, profundos demais para o meu modo simples de sentir.
    Como descalçar esta bota. Me perturba, me corrói, me esgosta (se nota!) e me deixa sem graça.
    Enfim, comentar virou desgraça.
    Mas isso passa! Porque...
    "Na vida... "Tudo passa, tudo passará" (Como dizia a cantiga)

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!

Ocorreu um erro neste gadget