Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NOSSO LAR

"A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... TUDO BEM!
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.  Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos!" (Chico Xavier)
Estou aguardando com uma certa serenidade o mês de setembro. Não é só por conta da primavera, do desabrochar das flores e da explosão de cores que pinta minha cidade ( que um dia foi chamada Cidade-Jardim) com nuances divinas. Aguardo setembro, para a estréia do filme NOSSO LAR baseado na obra de Chico Xavier. Como todo filme é o que foi possível extrair de obra tão grande e rica. Mas quero vê-lo na telona, comendo pipoca e acompanhada - senão de todos - de alguns dos meus amados da Casa do Richard.
"Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais, no dia 2 de Abril de 1910. Foi um dos mais conhecidos espíritas do Brasil.
Foi educado na fé católica, mas teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, altura em que começou a desenvolver sua mediunidade.
Escreveu mais de quatrocentos livros mas nunca admitiu ser o autor de nenhuma obra. Pois insistia reproduzir apenas o que os espíritos ditavam. Nunca aceitou o dinheiro lucrado com a venda de seus livros, doando os direitos autorais para Federação Espírita. Parnaso de Além-Túmulo, o seu primeiro livro com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, foi publicado pela primeira vez em 1932.
A partir dos anos 70 passou a ajudar pessoas necessitadas com o dinheiro que arrecadou com a venda dos livros. O seu nome foi muito conhecido no Brasil, por sua humanidade e assistência ao próximo.
Chico Xavier morreu em 2002 já com 92 anos de idade."(Fonte: Pensador.Info)
Aqui o trailer "oficial" do filme.

14 comentários:

  1. Ói Rê !
    Quanta verdade naquelas sábias palavras da citação do Chico Xavier!...
    Aguardemos o filme.
    Beijo grande, Rê
    .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Minha Amada!!!

    Um dia li algo mais ou menos assim, e nunca mais esqueci: Chico não (apenas) escreveu muitas obras, ele é a própria obra de Deus! Quanta sabedoria, serenidade e Luz, meu Deus! uma sensação poderosa invade a gente quando em contato com um ser de luz, né não, Rê??

    Eu tb estou esperando setembro chegar, com um misto de sensações, desejos e sentimentos...deliciosos. Mais do que a primavera, a vida vai florir!!

    Bjo imenso, minha amigamada, cuide-se e tenha uma semana saborosa...rs

    ResponderExcluir
  3. Desconhecia totalmente. Acho interessantíssima esta história de vida. Estás sempre a ensinar-me algo Rê.
    Quanto ao cinema, ainda há pouco tempo comentei com amigos que acho o cinema brasileiro (e conheço pouco)em grande evolução, não me admirava nada que em breve apareçam grandes realizadores nas maiores montras do mundo cinematográfico.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Setembro é mesmo um mês especial, agora tenho certeza. Se não bastasse ser literalmente o mês das minhas primaveras... olha a presunção aí gente!

    Sou uma curiosa acerca do mundo kardecista, embora nunca tenha mergulhado a fundo nele... Mas é sempre tempo para isso. Lembro da voz de Chico Xavier, transbordando paz, esperança. Um grande homem!

    Que venha setembro!

    Beijos, Regina, querida sensível!

    ResponderExcluir
  5. Ui!!!!!!! A porta da cozinha sempre estará aberta, mesmo que seja para você bater... E para ser fiel à 'palavra escrita', vamos fazer novo acordo: publicarei quando me der vontade. Tá bom para você assim? Costumo dizer e repito: a blogosfera é um espaço democrático. Além disso, os motivos pessoais não cabem aqui, onde o astral deve ser sempre alto!
    Quanto ao filme Nosso Lar, acho que vai ser um fenômeno de produção: o tema é controverso, mas vi uma entrevista do diretor e os fatos que ocorreram durante a filmagem por si só valem como referência. Muita gente, antes do lançamento, já foi tocada, inclusive uma empresa canadense responsável pelos efeitos especiais.
    O Chico foi e é uma luz de amor no planeta.
    Que a Prima Vera traga muitas flores e serenidade para você! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Regina.

    A porta estava sem tramela, você me ensinou o caminho, to aqui de volta.
    Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
    Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
    Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
    Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
    Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
    Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
    Sol de primavera abre as janelas do meu peito
    a lição sabemos de cor
    só nos resta aprender...(Sol de primavera).
    Como diz Emmanuel a maior caridade é a divulgação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Regina,
    ...vou falar rápido e a distância porque estou com forte resfriado.
    Re, que frase você usaria para ir junto a um 'casadinho' (aquelas lembrançinhas de festa)?
    Envie para o meu e-mail, ok?
    vendoesentindo@gmail.com
    bjs
    Julio
    Boa semana

    PS:hoje estou falando "Bendo e se'tindo"...rs..

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga, li o livro e adorei...ensina-nos a sermos seres humanos melhores...(se é que ainda é possível) Tenha uma linda semana..Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Rui, amado!
    Será que ele será exibido por aí? Vou ficar na torcida...
    Beijuuss n.c.

    Dê, moça linda de viverrr, amada!
    SER ESPECIALMENTE ILUMINADO... Quando vier por aqui (tomar um cafezim) já está na programação: levarei vc na casa de Chico em Pedro Leopoldo (energia sem explicação...só sensação)!
    Beijuuss n.c.

    Urbano, amado!
    Uma das coisas que mais me encanta, nesse um ano e meio fazendo parte dessa blogosfera, é exatamente isso : conhecer pessoas, obras que jamais poderia imaginar existir! Todos os dias aprendo tanto, mas tanto que é só a confirmação de que nada sei... eternamente APRENDIZ DE APRENDIZES. Como disse ao Rui: tomara que seja exibido aí... e sendo, não deixe de assistir!
    Beijuuss n.c.

    Milene, minina-ternura, amada!
    Então vamos fazer festa lá no SALÃO DE FESTAS do Júlio, vamos? Vamos? Vai ser tudodebom!!! Faz a reserva lá... Perfumadora de minha'lma, prestenção: sempre é tempo, hora, momento de nos ligarmos à espiritualidade... mergulharmos fundo em nossa essência. Sabe, fé é algo muito diferente de religião e quanto mais "vivida" eu fico mais agarrada sou à MINHA FÉ... então, prá quem vai ficar mais "vivida" em setembro... antecipo meu brinde: TIM TIM À SUA FÉ!
    Beijuuss n.c.

    Aiii!!! Uiii!!! Sem sombra de dúvida, amiga, que o espaço é seu e que escreva quando lhe der vontade e com letras doces e amorosas que eu conheço. Quanto ao filme, também tive notícias do quanto afetou as pessoas, empresas que participaram de sua produção.. tanto quanto "Chico Xavier o filme", vamos aguardar e sentir o que vai acontecer. Um setembro doce procê.
    Beijuuss n.c.

    Wilma, amada!
    Se porta nem tem, como haveria de ter tramela? rsrs Fico felizzz dimaiiisss com seu retorno e ainda mais trazendo Beto Guedes a tira colo... baum dimaiiisss sô! Esses mininus são tudim amados meus... nossos. E como dizia Chico, cândido, Xavier: "Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocamos nela, corre por nossa conta."
    Beijuuss n.c.

    Júlio, homem-fabuloso, amado!
    "Casadinho"? Só vc messssmo com tanto carinho, amizade e amor! Vou lhe escrever...xácumigo. E toma um chá de limão+alho+mel que agarantu que vai ficar zerobala!!! Se cuida aí hein? E pede a Mônica prá fazer muito cafuné... é o MELHOR anti-gripal que conheço!
    Beijuuss n.c.

    Marilu, amada!
    Taí uma das coisas que ele sempre acreditou: em nosso crescimento, em nossa evolução humana. E ainda teve a sabedoria, o AMOR INCONDICIONAL de dizer: "Eu permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser."
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  10. A GENTE NÃO PODE VIVER MAIS OU MENOS, TUDO QUE DESEJO É QUE ISSO SEJA VERDADE, POIS TENHO MINHA FILHA DO OUTRO LADO E NÃO É FÁCIL FICAR AQUI, PAZ.
    BEIJO LISETTE.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rê
    faço faculdade de produção audio visual
    e la na facu tivemos uma palestra com o diretor Wagner de Assis, que é quem dirigiu esse filme.
    uma palestra muito boa por sinal, o filme foi produzido nos moldes americanos, e inclusive a pos produção do filme foi feita toda nos EUA, e foram contratados profissionais americanos para a gravação aqui no Brasil é uma super produção,
    também estou asioso para ver esse filme.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dos texto do Chico Xavier!
    Bjs querida.

    ResponderExcluir
  13. Lisette, amada!
    Dizer que consigo imaginar... seria MENTIRA. Não, não faço a menor idéia dessa dificuldade-dor, a única coisa que posso lhe dizer é que fez/faz do seu LUTO a sua LUTA e isso além de admirável não é nada fácil!
    Beijuuss ILUMINADOS n.c.

    Marcos, mininu, amado!
    Que bacana essas informações que compartilha aqui... então vamos assistir e depois tricotar muiiito.
    Beijuuss n.c.

    Fatinha, afinadora de minha'lma, amada!
    Adoreiiii a escolha musical... Junto com "Perigosa" (Frenéticas) abria minhas asas e soltava minha fera pelas pistas afora...YESSS! Acertou na mosca minha linda. Quanto a Chico não há o que falar...só sentir mesmo.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  14. Reee...adorei...mas no momento poderei cumprir apenas parte da prescrição...alias, acho que o 'mal' é justamente não poder cumprir a 'boa parte da prescrição'.rs...
    bjs
    Julio

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!