Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESCOLHAS...DE PERFUMES

Já contei aqui que meu olfato é dos meus sentidos o mais apurado. Tenho que dizer –infelizmente – que ele não me vale para sentir e afastar hipócritas, falsos moralistas, penetras e congêneres. Em compensação sinto cheiros, odores que exalam das essências. E ficam de tal maneira impregnada em mim que quase me afogo em saudades. Sinto falta do cheiro de minha mãe...
Adoro umas gotas de água de cheiro depois do banho.  Borrifar algumas - apropriadas - nos lençóis alvejados. Não gosto do odor de amaciante.
Perfumes são mais uma das muitas paixões.  E quando misturados com o cheiro de quem usa dando aquela nota singular e inesquecível... Misericórdia!
Curiosamente gosto e uso os masculinos. Ficam absolutamente diferentes em mim.
Certa vez estava eu andando pelas ruas de Sampa quando fui, educadamente, abordada por um senhor:
- Com licença. Posso lhe perguntar o nome do perfume que você está usando?
- Dou-lhe um doce se adivinhar!
- É que gostaria de dar de presente para minha esposa.
- Ok! Dou-lhe três chances... Porque sei que o senhor deve conhecer e até mesmo ter.
Era o perfume masculino da vez. Na moda.
O senhor ficou com aquela cara de paisagem quando finalmente lhe disse que estava usando um Polo.  O verdinho mesmo.
Um perfume varia de pessoa para pessoa, pois cada uma tem a sua própria química baseada nos genes, tipo de pele, cor de cabelo e até mesmo no estilo de vida que leva e no ambiente em que vive.
Não é um simples cocktail de odores misturados por um químico. Da mesma forma que não é suficiente misturar as cores para fazer uma pintura. Um perfume é, em sua origem, criado por um artista que procura exprimir e transmitir aos outros uma emoção pessoal.
Quem usa não deve abusar e há que se saber portá-lo! Desenvolvê-lo no tempo como fogos de artifício: explode com as notas de cabeça que devem prender a atenção desde o primeiro segundo... Evolui e se enriquece gradualmente com as notas de coração... Aí ele permanece com as notas de fundo que dão o rastro e perduram na recordação.
Na química dual prefira a recomendação da natureza. Procure um perfume diferente de você. Mas, para ter sucesso nessa mistura acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão. Sinto cheiro de anjo no ar.

26 comentários:

  1. Perfume gostoso é o da alma,,,aquele que nos faz entender todos os sentimentos,,,nos faz diferenciar todas as estações de amor,,,assim como voce disse,,,perfume de anjo,,,,,beijos de bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Pois é .... eu também gosto de alguns perfumes
    masculinos que sejam discretos e pouco activos.

    Detesto pessoas que deixam os elevadores empestados de cheiros.

    Usa mas não abuses porque tudo o que é demais parece mal....

    ResponderExcluir
  3. Hum, RÊ, adoro um cheirinho bom e que delicia deitar na cama com um cheirinho agradavel.
    Tambem gosto de perfumes masculinos, alias é afrodisiaco NÉ... e laia viu, perfume e homens, tem coisa mais gostosa que isso????
    Beijossssssssssss RÊ

    ResponderExcluir
  4. O OLFATO É MESMO UM ALIADO A NOSSAS REORDAÇÕES...QUANDO SINTO CHEIRO DE MANJEIRICÃO ME VOLTA O PASSADO ..NUM SITIO QUE MINHA VÓ E MEU VÔ TRABALHAVAM COMO CASEIROS NO INETERIOR DE SP..E COMO É BOM SENTIR AQUELE CHEIRO DE ERVAS DE MANHÃ..ATE PLANTEI UM AQUI EM CASA ...E CHEIROS VARIAM MESMO ..PESSOAS COM O MESMO PERFUME TEM CHEIROS DIFERENTES..UMA VEZ ACONTECEU COMIGO NUM PROVADOR DE UMA LOJA..ENTREI TINHA TOMADO BANHO E PASADO UMA COLONIA NATURA CHAMADA FLORDGUA QUE ATE NEM TEM MAIS PRA COMPRAR..POIS BEM DEPOIS DE SAIR DA LOJA CHEGUEI EM CASA A VENDEDORA DA LOJA ME LIGANDO PERGUNTANDO QUE PERFUME ESTAVA USANDO POIS OUTRA FREGUESA ENTROU NO PROVADOR DEPOIS DE MIM E ADOROU O CEHIRO ..QUE FICOU..MAS ELA JA CONHECIA A COLONIA E JAMAIS IMAGINOU SER AQUELA COLONIA..
    QUANTO A SENTIR CHEIRO DE HIPOCRISIA FALSIDADE QUERIDA NINGUEM TEM ESSE PODER ..MAS TEM UM JEITO..OLHE BEM NOS OLHOS NO FUNDO ...FIXE UM POUQUINHO ..COM CERTZA VAI SENTIR AS COISAS RUINAS PASSAM ATE PELAS FOTOS SABIA??É SO OLHAR BEM NO FUNDO DO OLHAR....

    BEIJOS
    OTILIA
    BOM DIA ANJA

    ResponderExcluir
  5. Ai, agora vc amada minha mexeu cum eu..
    tenho um cheiro aqui grudadinho ja tem 16 anos e ele não disgruda não..
    Eu sou fascinada por cheiros..
    É a primeira coisa que minha memória indecente guarda, as vezes tenho raiva as vezes gosto, é complicado, sou complicada. affff
    adorei essa postagem, concordo com tudinho..
    Perfume, não adianta sentir na pele de outro e dizer.... quero um! não é por ai. cada um tem uma essência própria ah se misturar naquela outra essência dai um cheiro único e inesquecível..
    Um beijo minha querida ..
    bem no Zóio!..
    e um dia lindo de paz pra vc..

    Ah eu num tava gostando daquelas flores não, tava sem graça, não consigo gostar de nenhum, ja procurei um tantão, acho que me acostumei com minhas bolinhas brancas.. rrrs

    ResponderExcluir
  6. Re
    Te admiro!
    Vc escreve sobre tudo com uma leveza....
    O penúltimo parágrafo parece mais um poema, flui.
    Quanto ao perfume adoro os amadeirados.
    Beijões cheirosos

    ResponderExcluir
  7. Ui! Cheiro do seu anjo, e ainda por cima, gato... tudo de bom! Você sabia que um pouquinho de vinagre - a quantidade que cabe naquele compartimento da máquina destinado ao amaciante - substitui o próprio e não deixa cheiro nas roupas? Aí é só você borrifar as gotinhas de sua colônia preferida e... sair arrasando! Beijinhos, Angelinha

    ResponderExcluir
  8. - Moça do cheiro cheiroso,
    - Do odor almiscarado,
    - Do perfume perfumado,
    - Dos eflúvios corporais,
    - Do aroma tão gostoso,
    - Do olfato delicado,
    - Do nariz tão requintado,
    - Das gotas de "Anaïs-Anaïs"...

    - Tá vendo? Fez me lembrar do perfume que dei há tantos anos para minha amada... e cujo aroma fixou-se na minha memória junto com tantas outras coisas dela... obrigado pela recordação, Rê. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. PS: Aquela abordagem em S. Paulo tá me cheirando a cantada...

    ResponderExcluir
  10. Sempre preferi perfumes masculinos aos nossos, demasiado adocicados.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Regina!
    Ela também é mestra nos odores da vida!!!kkkkk
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  12. Querida e amada Rê.

    Dizem os entendidos que os estímulos circulam pelo corpo humano a uma velocidade de aproximadamente 300 km/hora. Assim sendo, a uma velocidade dessas e apesar do olfacto humano conseguir distinguir até cerca de 10 mil odores, eu só retenho um. Não sei de que marca era, nem interessa, depois de mesclado com o odor da paixão, é único e, tomou conta do lugar dos outros 9999 possíveis.

    Beijo e kandandos meus a atravessar tanto mar...

    ResponderExcluir
  13. Hum ...Adoro perfumes !!!
    Compro sem pensar, rs. Gosto dos doces, fortes e marcantes.
    Agora nos homens gosto dos amadeirados, cítricos, delicia!!

    Post lindo e gostoso de ler ...

    beijão querida !! Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  14. Perfume é algo bem pessoal neh amiga?
    Eu gosto de perfume doce e marcante. Não gosto dos citricos,tenho uma amiga que usa os masculinos. Ele diz que são os melhores na pele dela, como vc disse;
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  15. Rêzininha...
    Quem sou eu pra falar di prífume!! Não qui eu xêgê FIDIDU.. naum é isso não..

    Sou alérgico.. AAAAAAAAAtchimmmmmmmmmm!!

    Mas o perfume que ocê apresentou aqui é outro, delicioso mermo é ser perfumado com teus escrevinhamentos... rss

    Deussskiajude
    Bejo do Tatto

    ResponderExcluir
  16. Adorei este post!!é que eu também tenho esse sentido muito apurado.O que pode ser maravilhoso ou terrível...
    Eu uso o mesmo perfume há anos.amo de paixão e revejo me totalmente nele. e até a outras pessoas me reconhecem...como meu dentista e sua assistente!:)

    ResponderExcluir
  17. Hummmmmm Regina, adoro perfume! Não gosto de maquiagem, roupa, sapato, nada, mas perfume! Adoro! E uso sempre o mesmo, por uma temporada, sabe? Às vezes compro o mesmo umas três ou quatro vezes seguidas. Adoro!!! Ah, e prefiro os masculinos, sempre!

    Lindo e cheiroso texto!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  18. Rê, você perfumou minha tela com esta sua página!
    Mas, aquela história de S. Paulo, ficou só naquilo mesmo?
    Brincadeira, viu?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Oi Rê !!!Que cheirinho bom esse seu post!!!Adoro perfume, tenho um sempre e vou variando com outros...nunca doce, por isso também gosto dos masculinos, mas ultimamente achei vários femininos bem bons....
    Bjinhos
    Zu

    ResponderExcluir
  20. Aii , amo perfumes...mas meu olfato só funciona para eles mesmo... Tenho dificuldade de sentir cheiro de comida, flores e as vezes até cheiro de café passa batido para mim. Será que sou normal?!!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Não sou do tipo sensação,mas,as vezes sinto necessidade de mexer com esse lado. Há alguns anos atrás me deu a louca de fazer alquimias, busquei plantas e flores no campo , comprei coisas de fabricar perfumes e escrevia td que fazia em um livrão de capa preta. Comprei essencias e todos os dias inventada uma misturada danada. Colocava nomes de deusas e ficaram muito bons. Delícia mexer com aromas e sensações.O Olfato manda direto para o cérebro né?! Ah!Falei demais,rs...Me empolguei com as lembranças. Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  22. Linda postagem.
    Também tenho uma ligação muito intensa com os aromas, sabe o piu piu, eu acho que vi um gatinho?
    Comigo é assim eu acho que senti um cheirinho.
    Do tempo, de pessoas, de situações.
    Tudo sempre foi muito pontuado com essa digital de aromas.
    É muito bom.
    Bjs.
    wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Nada mais justo que eu, perfumadora de alma sua, jogue a modéstia às favas e venha borrifar especiais fragrâncias aqui nesse post tão lindo...

    Incrível como vc faz das palavras o que quer. É como se se pusesse a cantar e bailar graciosamente, e nós todos nem os olhos piscamos até que acabe.

    Encantadora de alma nossa!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  24. Olá Regina, bom dia.
    Fiquei feliz com a sua visita e mais por saber da lista de amigas lindas que vc tem.

    Falando em perfumes, vc já usou o Azzaro? Se usar nunca mais se afasta dele.

    Beijão

    ResponderExcluir
  25. Fizeste-me lembrar do livro "O Perfume", do alemão Patrick Süskind. Cada pessoa tem o seu perfume que é único.

    ResponderExcluir
  26. Amiga Rê: sou asmática e fui proibida de usar perfumes...pergunta se sigo essa determinação médica? jamais! sou louca por perfumes, tenho dezenas deles, sou infiel por demais a um único cheiro, gosto de variar e, não sei se por conta de meu problema respiratório tenho um olfato que meu marido chama de "faro", talvez seja a leoa que existe em mim... por mais entupigaitada que esteja ou fanhosa, ou em crise...Sinto cheiros a quilômetros e inhacas e muafas então? ui...esses vem direto para minhas delicadas narinas de predadora...Infelizmente...hehe Adorei seu post, me identifiquei total! beijos,

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!