Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PARAÍSO TEM NOME

Parece que dormi e acordei num outro lugar que não o meu quarto. Em parte não deixa de ser verdade. Estou em Varadero – a praia mais procurada em Cuba – e agora compreendo muito bem a palavra paraíso! Os 22 km de areias branquinhas e sol quente fazem de Varadero, o sonho de quem quer relaxar na praia. As águas calmas e azuladas, com barquinhos a vela colorindo o horizonte, deixam qualquer um tão calmo que o esforço de sair da espreguiçadeira para fazer alguma coisa tem que ser gigante. Mas tenho me esforçado. Localizada na Península de Hicacos a, aproximadamente, 140km de Havana, capital de Cuba, Varadero tem atrações, hotéis e restaurantes que fogem ao conceito socialista de simplicidade pregada por Fidel.
A cidade tem por volta de 18.000 habitantes, mas recebe, por ano, uma média de 500.000 visitantes. Isso não é à toa, já que é enorme o tamanho da infra-estrutura local voltada diretamente ao turismo. Mas o mito de que Varadero não é para cubanos é, de fato, somente um mito. Muitos residentes de Cuba escolhem a região para passarem a lua-de-mel ou as férias com a família. A diferença está na escolha da hospedagem e dos restaurantes, já que o poder aquisitivo deles é bem menor. Os resorts são maravilhosos e todos no sistema all inclusive. Quando penso que estou numa praia do Caribe... me belisco, para acreditar! Que esse paraíso, bem capitalista, faz parte de um país socialista... outro beliscão. Que os habitantes daqui, pasmem, são muito mais favoráveis ao regime do que os de Havana... braço completamente roxo de beliscões!!! Mas não estou aqui para me preocupar com tamanho antagonismo. Vou me ocupar em passar meu protetor solar, pegar minha toalha e mergulhar, com toda minha família, de corpo e alma nesse paraíso!



5 comentários:

  1. Aproveite bem colega, enquanto o Brás é tesoureiro...rs.Nada melhor do que merecidas férias e um mergulho no mar pra lavar a alma.
    bjins
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!!!! Que inveja amiga!!!!! Aproveite muuuuito por aí, deve ser maravilhoso mesmo, consigo imaginar tudo só de ler esse post que ficou de babar!! Uma ótima virada de ano e um 2010 cheio de coisas boas!! :o)
    Bjão Gde!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, então aí está você? Notei que andava sumida. É que estava longe, cochilando no paraíso. Aproveite! Boas festas e um ano novo prá lá de bacana.
    Iêda

    ResponderExcluir
  4. "Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
    Vive uma louca chamada Esperança
    E ela pensa que quando todas as sirenas
    Todas as buzinas
    Todos os reco-recos tocarem
    Atira-se
    E
    — ó delicioso vôo!
    Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
    Outra vez criança...
    E em torno dela indagará o povo:
    — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
    E ela lhes dirá
    (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
    Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
    — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA..."
    ( Mário Quintana)
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está aqui para desejar para você um ano de 2010 de muita LUZ. Que nele você consiga realizar alguns de seus mais importantes propósitos.
    E que DEUS ÑANDE RU continue nos anemçoando COM A SUA ETERNA GRAÇA pelo resto de nossas vidas. Agradeço sua presença em meu blog durante o ano de 2009 com seus comentários sempre muito carinhosos e relevantes. E como já é tradição em nossa cultura trago algimas simpatias para entrar o ano de bem com ele. BOA SORTE.
    QUE SEJAMOS FELIZES.
    FELIZ ANO NOVO !
    Saudações Florestais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meninas sempre "mininas"
    Obrigada pelos votos, carinho e cumplicidade nesse ano que passou. Espero que em 2010, nossa amizade e trocas fique mais e mais intensas!
    Beijuuss nos corações

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!