Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

domingo, 2 de maio de 2010

ESSA TAL TECNOLOGIA!!!

Visitando o amigo Kimbanda, dia desses, vi em seus humores o seguinte: “não vim com manual de instruções.” Já escrevi que esse livrinho deveria ser único e exclusivamente escrito, lido e desvendado pelo gênero masculino. Detesto com força! Tenho preguiça de tanta modernidade que para muitos são facilitadores, solucionadores, objetos de desejo, sonhos de consumo, fazedor de babas, dispositivo de excitação involuntária, acelerador cardíaco, injetor de adrenalina, substitutivo de tudo e todos!
Vocês se lembram que estive com minha vida em preto-e-branco e não contei minha saga para a compra e troca de novo aparelho. Primeiro consultei meu sobrinho Maurício e após instruções copiadas num pedaço de papel fui à loja, com a cola na mão, e tentando demonstrar firmeza ao vendedor, disse:
- Moço, gostaria de ver uma TV LCD 32', FULL HD, com conversor digital integrado, mínimo de 03 entradas HDMI.Mostrou várias marcas e saiu me dizendo às diferenças existentes entre uma e outra, já que no preço era bem compreensível para mim. A cola não me serviu de nada... Passei a mão no celular e pedi socorro a quem de fato deveria estar fazendo tal compra: o gênero masculino. Adiantou de nada não, pois aí o que havia era incompatibilidade de geração, compreensão e tesão tecnológico mesmo! Temos que admitir que em ambos os gêneros, há aqueles que amam e os que des-amam – pra não dizer que não entendem nada mesmo - as tais hightech (high technology: highly advanced technological development, especially in electronics). Resolvido à primeira parte do problema, vem a instalação. Carecia do pessoal da TV a cabo para mudar o “decoder” que agora tinha que ser digital. UAU, evolução de imagem analógica para a tal imagem digitalizada. Outro parto. Pois queriam porque queriam, me vender um pacote assim e assado que mudaria minha banda larga da internet para não sei qual velocidade, os canais pagos e até meu telefone. E eu lá, tentando explicar, com relativa calma, que só queria a mudança do tal “decoder”, pois o antigo não era mais compatível com a nova TV, e isso era obrigação deles, e que estava satisfeita com o restante do meu pacote. Depois de três dias, agora já brigando pelo telefone, trocaram e a vida ficou colorida novamente.
Quando estou numa festa, contando para Michelle - amiga de infância do Maurício e "sobrinha" adotada - do blog e escrevendo num pedaço de papel o endereço, ela saca seu Iphone e o acessa, ali na minha frente, com a maior naturalidade. Com as pontas dos dedos vai abrindo a imagem, fechando, escrevendo e tentando me convencer que, blogueira como eu, tinha que ter um desses.
- Você vai poder postar de onde quiser... Comentar, responder, acessar sua caixa postal...
- Não vou saber mexer num negócio desses não!!!
- Você tem dedo Regina? Até minha filha de 04 anos sabe mexer!
-  ?!?! Mas esses meninos já nascem com chip instalado!
- Na próxima festa quero te ver com um desses nas mãos. E qualquer dúvida, é só ler o manual de instruções.
- Michelle, amada, esse aqui – mostrando meu modelito bem antigo – não uso nem 80% de suas inúmeras funções. E olha que ele também veio com o tal manual de instrução.
Ela insistiu e a única coisa que lhe garanti, foi que escreveria um post sobre essa tal tecnologia. Telefone, para mim, fazendo e recebendo bem, as chamadas, está ótimo. TV aparecendo as imagens, que devem aparecer, está mais que ótimo. Agora se vocês me disserem que o Homem vem com manual de instruções, desisto! Prefiro continuar a descobrir, desvendar, surpreender, chorar de raiva quando dá "pau", morrer de alegria quando me mima, rir de prazer inusitado... É claro que em algumas situações, bem particulares, se eles viessem com "manual de instruções" muitos desencontros não ocorreriam... Mas isso deixo para vocês imaginarem.

11 comentários:

  1. Olá, Regina, querida!
    Depois de uma parada técnica (forçada) estou de volta à labuta: "lutando com dificuldade", como diz um amigomeu... hilário.
    Na volta, assino embaixo e subscrevo as últimas linhas de seu "post":"Ela insistiu e a única coisa que lhe garanti, foi que escreveria um post sobre essa tal tecnologia. Telefone, para mim, fazendo e recebendo bem, as chamadas, está ótimo. TV aparecendo as imagens, que devem aparecer, está mais que ótimo. Agora se vocês me disserem que o Homem vem com manual de instruções, desisto! Prefiro continuar a descobrir, desvendar, surpreender, chorar de raiva quando dá "pau", morrer de alegria quando me mima, rir de prazer inusitado... É claro que em algumas situações, bem particulares, se eles viessem com "manual de instruções" muitos desencontros não ocorreriam... Mas isso deixo para vocês imaginarem."
    Como se dizia algum tempo atrás: tô contigo e não abro!
    beijinho

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dona Regina, tudo bem?
    Este comentário é só pra confirmar minha primeira entrada e já elogiá-la!
    Li só o primeiro texto ( tecnologia )e como partilho uma incapacidade de acompanhar todas as novidades de consumo e aproveitá-las, senti-me em casa ( aliás, nem sei sinceramente se esta resposta vai ser recebida - afinal, é a primeira vez na vida que tento responder a algo que não sejam os e-mails...)
    E não se esqueça que toda esta tecnologia que voce adquiriu para ver tv já é obsoleta - o novo agora, e breve em todas as lojas, não é a TV 3Dimensões ???
    Um abraço, Nathan ( acho que agora não mais anônimo )

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê, querida Guerreira e leoa:
    Até fiquei zonzo com toda essa terminologia. Como mero utilizador dentro das necessidades, faço por não me aventurar muito e mesmo com ajuda, as dúvidas são muitas.
    Imagina nascer-mos acompanhados de manual de instruções! Coisa chata e sem graça, não é mesmo!
    Beijo e Kandandos a travessar tanto mar...

    Feliz por estares de volta!

    ResponderExcluir
  4. Ah Rê, você está sendo ingrata com a tecnologia.
    Sem ela, não teríamos o prazer de ler seus posts, não saberíamos de nossa mútua existência.
    Por óbvio, ela não pára, progride em velocidade assombrosa e você não pode se espantar com isso.
    Como foi sua passagem do fax para o e-mail? Espantosa não é? E ao mesmo tempo muito facilitadora. E o MSN, que permite contatos por áudio e vídeo com pessoas do outro lado do mundo?
    Na parte de fotografia, a mudança foi tão radical que fotógrafos profissionais que usavam filmes, estão fazendo cursos para se atualizarem, visto ser o novo sistema eletrônico muito melhor. Entre outras vantagens, você vê o resultado do seu trabalho na hora e pode corrigí-lo, sem esperar a revelação do filme e a possível decepção.
    Quanto ao ser humano, dada a sua complexidade, o manual, se existisse, seria comparável aos volumes de uma enciclopédia Barsa elevada à 9ª potência.
    É melhor assim, vamos nos descobrindo aos poucos, alguns de nós contando com a ajuda de profissionais como você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Zé,amado!
    Que bom que retornou também...fico maiiisss alegre ainda... nesse domingão que espero ver o pobre do meu Galo, campeão, pelo menos, no mineiro!!!! Se for cruzeirense, tem problema naummm, 99,9% dos amados meus são! E somos, juntos, a maior alegria!!!!
    Beijuuss n.c.

    Nathan, amado!
    Então era você???? DONA Regina???? TAQUEOSPARIU, sô!!!!rsrsrs Que bom que se sentiu em casa nesse nosso Divã e se vc quiser se sentir mais em casa ainda, vá no marcador (computador) e leia os posts, pelo menos a identificação será garantida ou seu dim-dim de volta rsrs. Se a minha aquisição já tá obsoleta, tem problema naummmmm rsrs isso aprendi com os computadores...quando estamos pagando no caixa o novo modelito adquirido, naquele exato segundo já saiu uma fornada mais moderna rsrsrs. Nem ligo, farinha de trigo rsrsrs. Adorei ver que cumpriu sua promessa. Já eu, amigo, não tive jeito...o churrasco de hoje ficará prá outro domingo! Mas adorei "rê"encontrá-lo ontem, lá na despedida do Gu!!!! Minhas lembranças voaram longe...e quem sabe dia desses escrevo a respeito rsrsrs
    Beijuuss n.c.

    Kimbanda, amado!
    Nem vem com esse papo furado de que essa terminologia o deixou zonzo rsrs Olha bem o que faz com seu trabalho?! Nem vem, que naummmm tem rssrs Agora que quando colocou o tal "não venho com manual de instruções" eu ameiiiii, ah isso você já leu aí no post, né? TÔFORA de perder a oportunidade de descobrir o HOMEM por mim mesma!!!
    Beijuuss n.c. do lado de cá do Atlântico

    JC, amado!
    Sou ingrata nauuuummm, sô! Sou só uma BIOS em evolução rsrs e claro que agradeço tudo que ela nos proporciona, apenas com um toque, principalmente na área da saúde (isso é assunto prá outro post), mas que detesto qualquer MANUAL DE INSTRUÇÃO, ah isso é vero!!!! E o ser humano, como já disse... é para ser constantemente descoberto e insistentemente a nos surpreender!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  6. Fico stressada, cada vez que tenho de perder tempo a ler os livros de instruções :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rê, óieu aqui de volta depois do recesso, hehe. Olha só, de uma maneira ou de outra estamos inseridos no contexto tecnológico, afinal de contas participar da blogsfera já representa um primeiro passo. Se queremos ir adiante ou não, com iPhones e cia., já é uma outra história, vai da "fome" de cada um. Faço um paralelo do mundo tecnológico com o real, quando escrevi sobre isso em agosto passado em 'A tal evolução humana' em agosto do ano passado (http://blogdomensageiro.blogspot.com/2009/08/tal-evolucao-humana.html) - um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Isa, amada!
    Somos duas ou melhor um montão de mulheres que ficam prá lá de estressadas com esses manuais rsrsrs TÔFORA!!!!
    Beijuuss n.c.

    André, amado!
    Tô sabendo que só de estar aqui me inseri, mesmo apanhando quiném cachorro sem dono, precisando muitas e muitas vezes da ajuda do "entendidos" no assunto, nessa tecnologia ultra moderna!rsrs
    Depois vou lá ler, ok? Agora como vc disse, minha "fome" são de outras coisas, prá mim, muiiiito mais saborosas, que não vem com Manual de Instrução, nauuuummmm!!!!rsrsrs
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  9. Amadaaaaaaaa!!!

    Fiquei rindo aqui... passei por uma situação beeeem parecida... rssss

    Beijos mil
    Lia♥

    ResponderExcluir
  10. Putz! Que decepção! Achei que vc fosse desfilar com seu iPhone no casório do Gustavo...
    Mas, mesmo assim, já valeu pelo post no blog e por saber que a lavagem cerebral em prol do uso da tecnologia começou a funcionar. Beijos da sobrinha postiça. Michelle (postado do meu iPhone...hehe)

    ResponderExcluir
  11. Lia, amada!
    Que bom saber que vc faz parte da "tchurma"rsrs
    Beijuuss n.c.

    Michelle, amada da Tia!
    Burricida, mitida rsrs Claro que o incentivo valeu... Tanto que o Mau vai me mostrar, primeiro, o tal "smart phone" (acho que é isso rsrs). No casamento do Gu, nós vamos desfilar é com alegria, copos na mão, muita dança... Vai ter tempo prá iPhone nauuuummmm rsrs
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!