Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 9 de janeiro de 2010

O OUTRO LADO DE CUBA


Varadero é um balneário tipicamente turístico e que em nada referencia a história e os costumes locais. Num país cheio de contrastes, talvez ali esteja o maior deles: a escassa população que ali vive, exclusivamente, para trabalhar no setor turístico e o consumo estrangeiro! Gente de toooooodo o mundo faz, dessa península, uma zona absolutamente estrangeira e os preços, obviamente, são para os turistas de fora. Todos os 22 quilômetros desse balneário foram construídos para ser uma cidade exclusivamente de férias: resorts all inclusive oferecem em suas praias atividades esportivas e de recreação para todos os gostos; restaurantes, bares e discotecas que deixam a vida noturna bastante agitada e você ocupado 24h se quiser! Mas, foi aqui nesse paraíso de água azul turquesa que entendi e vivi, através dos nativos, o necessário “mercado negro” para sobrevivência... Os “pedidos” (mais pra implorando do que qualquer outra coisa) de casamento, para assim conseguirem sair do país... Que propina além de transformar tooooooooodos os serviços cinco estrelas numa galáxia, é gênero de primeira necessidade... Que não há regime no mundo que consiga aprisionar um espírito livre. E podem crer: eles são alegres, bem humorados e livres! Não tem jeito... Varadero é um paraíso e você consegue imaginar um paraíso com algemas?


"Esta humanidad tienes ansias de justicia" (frase pintada, em letras garrafais, na porta de saída dos funcionários do hotel). Dedico esse post a Raul Garcia- o bar-man mais fantástico que já conheci e seus colegas Javin, Valdin, Javier; Bervely- a animadora com garra admirável; Ariel - o gerente do restaurante temático Il Limoncello e sua elegância ímpar; Teresa - a camareira que transformava as toalhas de banho em pássaros e flores; "Claro" - o massagista de quase dois metros de altura que tem mãos de fada e a todos os funcionários que fizeram nossos dias serem mais que perfeitos. OBRIGADA! 

4 comentários:

  1. Olá Regina!

    Obrigado pela visita que me fez, assim como pelas simpáticas palavras que deixou. Percebo que gosta de viajar e "estudar" a maneira de ser dos povos que visita.E é na diferença, no contrste com outras gentes, que reside o prazer de ir a lugares desconhecidos.Eu já fui a alguns, mas a Cuba ainda não - e confesso que gostaria de ir: pode ser que calhe, um destes dias!

    Um abraço.
    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitor
    Agradeço sua vinda...Gosto realmente muito de viajar e como digo sempre, viajar expande nossos limites e o olhar semore se renova. Mas é vc um mestre dos mares e tenho certeza que tem muitas histórias pra nos contar. Cuba foi uma grande surpresa pra mim e penso que é uma excelente escolha prá vc. Irá se surpreender!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  3. Minha Rainha Salve
    Cheguei de viagem ontem e tôdentro aqui de volta!!! Já estou sabendo que ganhou o concurso de salsa no hotel! Nem adianta que não conto o santo kkkk...Trouxe "um puro" pro seu súdito???
    Beijão nocê
    A.Augusto

    ResponderExcluir
  4. A.A. Amado
    Vc não vai parar de viajar não? Ainda descubro como é que vc descobre esses "detalhes íntimos" sem ainda nem ter conversado comigo! Claro que trouxe um não, dois "puros" prá vc(s)mas agora vou chantegear: só entrego se me contar o santo rsrs!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!