Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

domingo, 10 de janeiro de 2010

UM POUCO DO PANAMÁ


A sensação que tive ao chegar ao Panamá foi de “dejà vu”... Los Angeles, Miami, Nova York com seus arranha-céus, free ways, shoppings e mais shoppings, hotéis enormes e absolutamente automatizados, carros novos e chiques. Com certeza influência e resquícios do domínio americano, que só terminou há dez anos. Funcionários de hotéis, lojas, restaurantes com aquele “padrão americano” impecável de atendimento e resolução de problemas - treinadíssimos no superlativo!!! Tenho uma amiga panamenha que se casou com um brasileiro faz tempo, e a gente até esquece que ela é de lá, nem sotaque ela tem mais! Quando a gente lembra... é do Canal do Panamá e só. Esqueci de tal maneira que nem peguei dicas de lá com ela... Será que teria alguma além dessa? Realmente a cidade, o país, gira em torno do canal, que é realmente fantástico. O funcionamento perfeito das eclusas e aquele entra e sai de navios, pesadíssimos, flutuando sob a água, é para ser considerado, sim, uma das sete maravilhas do mundo moderno - a sociedade americana de engenheiros civis compilou essa lista e obteve maior aceitação/ leia na wikipédia. Tirando o canal são compras, compras e mais compras. Por ser um porto livre, os preços praticados em todos os gêneros e para todos os gostos é tentador. O charmoso chapéu Panamá (feito no Equador), você encontra a partir de U$20, mas nem sempre encontra seu tamanho. As praias passíveis de banho ficam, todas, fora da cidade do Panamá e eu, infelizmente, não as conheci. Dizem os panamenhos que "son mui lindas". Agora uma dica de todos os passageiros: se puder voar até lá, por qualquer empresa, que não seja pela Copa Airlines ( pior que uma cozinha- do check in ao serviço de bordo- onde a vigilância sanitária não visita há anos) faça. Você irá agradecer!

6 comentários:

  1. Olá Regina!
    Saltei da resposta ao seu comentário no meu blog para o seu, e encontro o Panamá como tema - uma surpresa!
    E já percebi que lá estivemos em épocas "distantes". Eu não fui além da cidade velha, e dela falo, assim como do canal - com detalhe - no meu post referido no meu blog, que convido a ler, se tiver tempo e paciência ... já que é longo.

    E de novo me depeço.Beijinhos.
    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Salve !
    Passei por aqui para convidá-la a beber uma taça de vinho comigo.
    Saudações Florestais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vitor
    Realmente foram tempos distantes e a cidade velha só passei de carro por não ser recomendado descer! Atualmente é uma região "perigosa" e a turma, muito cautelosa, ficou com medo de acontecimentos desagradáveis no final de uma viagem que foi "redondinha" de tão boa rsrs.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  4. Sil
    Antes mesmo do convite, já bebi um porto com vc, neta de portugueses!!!! Só não deixei um recadinho rsrsrs
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o nosso encontro de ontem.
    Precisamos repetir mais vezes.
    Saber noticias, escutar as novidades.... é tudo de bom.
    Um grande beijo,
    Carla (A AMADA)

    ResponderExcluir
  6. Carlota A AMADA rsrsrs
    Também amei nosso encontro de ontem: companhia de amados, conversa jogada pra dentro da alma, mojitos rsrsrs e muiiiita risada! TUDO DE BOM.COM.BR e tôdentro sempre!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!