Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

domingo, 27 de junho de 2010

CAVALO SELADO + ÓPERA + LUA CHEIA

Depois daquele jogo – Brasil x Portugal - sem emoção, estava cochilando quando o telefone toca e minha “mamita” Raquel pergunta se quero ir com ela à ópera. Meio sonada pergunto quando, aonde e qual. Hoje à noite, Palácio das Artes, O Barbeiro de Sevilha. Outro cavalo selado passando e eu - já ficando expert em montaria – nem titubeei. “A Cia Brasileira de Ópera é um projeto inédito na história lírica no Brasil. Trata-se de criar um quadro estável de cantores, maestros e técnicos para compor a primeira formação lírica permanente em atividade no nosso País. Irá apresentar sempre produções de primeiríssima qualidade, fazendo uso dos meios técnicos mais modernos e atualizados. A Cia se destaca pela facilidade de deslocamento dessas produções. Essa característica permite que o grupo se apresente nos grandes centros e até as cidades que nunca ou quase nunca tiveram a oportunidade de assistir a produções dessa qualidade.” Quem informa é seu criador e Diretor Artístico da Cia Brasileira o maestro John Neschling (ex regente da OSESP). Num país sem nenhuma tradição nesse tipo de encenação, achei simplesmente fantástica essa tentativa de popularização da ópera. Para minha surpresa, cenários e personagens desenhados pelo cartunista - americano - Joshua Held interagem, em perfeita sincronia, com os cantores de carne e osso. Além de capturar a atenção, arrancar risadas, não tem aquele clima enfadonho, propício a pescarias! A integração entre cantores, maestro e orquestra com elementos filmados e desenhados produz efeitos cênicos de grande comicidade e teatralidade, inalcançáveis em encenações convencionais. Aliás, penso que os entendidos em ópera não vão gostar e as críticas vão ser ferozes. Eu adorei! Ah, outra novidade é a apresentação de uma récita infantil dentro da programação. A versão especial traz músicas cantadas em português e a presença de um narrador contando a história. Fiquei curiosa em saber, quais foram os critérios adotados para fazerem a estréia aqui em Beagá e não em Sampa ou Rio como é habitual. De qualquer maneira vão percorrer mais 14 cidades (deixo abaixo o “serviço”) e sugiro que assistam. Os preços são acessíveis, a orquestra impecável, os cantores (barítono, tenor, mezzo-soprano, baixo) bacanérrimos. Nessa apresentação tirei meu chapéu para o baixo Dr.Bartolo, interpretado por Sávio Sperandio. Depois de duas horas e meia de Rossini ainda fomos brindadas com uma lua cheia, realmente, de emocionar. “Mamita” Raquel: OBRIAGADA por mais esse mimo.

Veja as datas da turnê da companhia e anote em sua agenda:



Cidade: Belo Horizonte
Teatro: Palácio das Artes
Récitas: 24 a 27 de junho


Cidade: Porto Alegre
Teatro: Sesi
Récitas: 30 de junho a 4 de julho


Cidade: Florianópolis
Teatro: Pedro Ivo
Récitas: 14 a 18 de julho


Cidade: Curitiba
Teatro: Positivo
Récitas: 21 a 25 de julho


Cidade: Manaus
Teatro: Amazonas
Récitas: 29 de julho a 2 de agosto


Cidade: Belém
Teatro: da Paz
Récitas: 5 a 9 de agosto


Cidade: João Pessoa
Teatro: Santa Rosa
Récitas: 25 a 29 de agosto


Cidade: Brasília
Teatro: Nacional
Récitas: 3 a 7 de setembro


Cidade: Aracaju
Teatro: Tobias Barreto
Récitas: 10 a 13 de setembro


Cidade: Salvador
Teatro: Castro Alves
Récitas: 15 a 19 de setembro


Cidade: Recife
Teatro: Santa Isabel
Récitas: 22 a 27 de setembro


Cidade: Santos
Teatro: Coliseu Santista
Récitas: 21 a 23 de outubro


Cidade: São Paulo
Teatro: Alfa
Récitas: 26 de outubro a 3 de novembro


Cidade: Ribeirão Preto
Teatro: Pedro II
Récitas: 20 e 21 de novembro


Cidade: Rio de Janeiro
Teatro: Municipal
Récitas: 24 a 28 de novembro

Aqui uma das árias mais conhecidas do Barbeiro (Fígaro) de Sevilha:

5 comentários:

  1. Olá, Regina
    Faz tempo que tenho vontade de conhecer teu espaço, por comentários teus que tenho "visto por aí" e despertaram minha curiosidade.
    Acertei em cheio no dia para vir. Ópera, que adoro. O Barbeiro de Sevilha é um pouco humorística; calculo que lhe fiquem bem essas novas tecnologias, mas também eu duvido que os "eruditos" achem alguma graça...São demasiado sisudos :)))
    Vou fazer-me tua seguidora e voltarei com mais tempo porque "este blog merece"!

    Resto de bom domingo. Beijinhos
    A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  2. Mariazita seja muito bem vinda ao nosso Divã! Fico muito honrada com suas palavras e espero, quando retornar, que não se decepcione. Aqui é um espaço onde temos de tudo um pouco: piadas, política, artes, curiosidades, tristezas, alegrias,enfim...VIDA QUE VIVEMOS DIARIAMENTE.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se estarei aqui na data prevista, mas gostaria de ir, para quebrar um pouco minha resistência...rs.

    Estou aprendendo por aqui, amiga, isso é um presente que me permito, já que vc, de tão boa vontade, se dispõe.

    Renovada, aguardo a semana para viver com toda energia!!
    Bjos mil!

    ResponderExcluir
  4. Moça, amazona dos cavalos selados, isso aí! Aproveite todos que passarem pertinho de ti.

    Beijocas de admiração.

    ResponderExcluir
  5. Dê, amada!
    Se estiver, não deixe de ir. Vai conseguir "quebrar" a resistência na certa! Euzinha agaranto rsrs (será que minha "garantia" serve?)
    Beijuuss n.c.

    Milene, Pétala, amada!
    Tô ficando espertinha messsssmo nessa arte de montaria rsrs.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!