Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quarta-feira, 2 de junho de 2010

RADICALMENTE CHIC

Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como atualmente. A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão a venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que uns guarda-roupas recheados de grifes importadas. Muito mais que um belo carro Alemão. O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta.
Chique mesmo é quem fala baixo.. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes. Mas que, sem querer, atrai todos os olhares, porque tem brilho próprio. Chique mesmo é quem é discreto, não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta. Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua. Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e as pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos. Chique mesmo é não se exceder nunca. Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir. Chique mesmo é olhar no olho do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados a mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção à sua companhia.
Chique mesmo é honrar a sua palavra. É ser grato a quem lhe ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios. Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado. Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre do quanto que a vida é breve e de que vamos todos para o mesmo lugar. Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se cruzar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem. Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!
(Texto extraído  do livro "A quem interessar possa", de Gilka Aria.)

10 comentários:

  1. Aqui está uma coisa chique!´
    Nada de novo. Rebuscou de um livro.
    De qualquer maneira parece-me que nos tempos actuais devemos procurar todos ser mais chiques.
    As boas maneiras cabem em todo o lado e poderíamos também chamar-lhes de delicadeza e boas maneiras.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Regina.

    É verdade, a palavra se perdeu, como tantas outras que também foram banalizadas, pelo que entendo ser chique é o ser e não o ter o quanto tenho, vale o que sou, meu comportamento e atitude diante dos outros. Gentil.

    Beijo

    Renata

    ResponderExcluir
  3. Foi bom postar "isso", Rê !
    Infelizmente há muito mais gente que se possa imaginar que tem sobre o assunto uma ideia complectamente diferente ! Chega a ser confrangedor !
    Beijão, minha querida.
    .

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, amada!

    E digo mais... chique é ser discreto!

    Chique é não se elogiar... conheço uma pessoa que fez até um "blog/fake" pra elogiar (ela mesmo) no seu blog, pode?
    Que coisa feia, não acha?

    Pessoas assim são pobres de espírito e precisam desse tipo de "aditivo" para alimentar o seu ego... então vivem se elogiando e usando frases espiritualizadas pra tentar convencer os outros, querem que acreditem que são "nobres" e "corretas" e "lindas" e todas essas bobagens que não valem NADA!

    Não valem nada porque o chique mesmo é ter caráter!

    É claro que adoramos um elogio,né amada? Ficamos como você bem disse com a tal TMA (Tô me achando)..rsss...e isso é ótimo quando é natural e sincero.

    Mas essas pessoas, como a tal que fez um "fake" para ter elogios, sofrem é de SVC - Síndrome da VACA Louca!... kkkkkkkkkkkk

    ai ai... eu morro e não vejo tudo!..rssssss

    Beijocas mil, amada!

    Lia

    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  5. AMEI!!!
    E ao ler o texto, quase que me encaixo nessa definição do "chique"....se não fossem as minhas gargalhadas!
    Mas já sou diva, portanto...:)
    um bj!!

    ResponderExcluir
  6. Chique é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado subtil de se deixar distinguir.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Luis... nada de novo, mas temos sempre que reavivarmos em nossas atitudes, falas, comentários, presença e até mesmo na ausência!
    Beijuuss n.c.

    Renata, amada!
    Deveria ser realmente assim... Infelizmente, o que prevalece, ainda, é o TER. Mas sinto, graças a D'US, que muitos caminham para a ERA DO SER!
    Beijuuss n.c.

    Rui, amado!
    Como disse: é falado, cantado e decantado... mas ainda não conseguimos, todos, SERMOS CHIQUES ASSIM!!!
    Beijuuss n.c.

    Lia, amada!
    rsrsrs Da mesma maneira que encontramos SERES maravilhosos nessa blogosfera, temos alguns dissabores tumém rsrs Deleta, exclui, extrapola e deixa esse(s) tipo(s) prá lá... Aciona aí o TÔFORA rsrs
    Beijuuss, minha linda, n.c.

    Isabel, diva, amada!
    Você não é chique... é CHIQUETÉRRIMA!!! E não é baba de "mamis blogosférica" nauuummm rsrs
    Beijuuss, "filhota", n.c.

    Êita Manuel, amado, danado de chique... Num guento cê nauuummm, sô! F-A-B-U-L-O-S-O dimaiiisss da conta!!!!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  8. E afinal é tão fácil ser chique, como ser feliz. Porque insistimos sempre em complicar, em procurar atalhos que raramente nos levam a algum lugar?

    ResponderExcluir
  9. Conseguir se fazer entender
    Homem, mulher, criança
    Inocentemente como os anjos e as crianças
    Que quse nunca sabem alguma coisa, mas amam!
    Um sorriso, um detalhe, um olhar
    E está feita a alegria!

    Isso é ser chique... entre todas as outras possibilidades!
    beijinho

    ResponderExcluir
  10. Miguelito, duplo anjo, amado!
    Pq somos umas bessstassss mesmo... Pq se não complicar, endurecer, dificultar, o mundo vai estranhar!
    Beijuuss n.c.

    Zé, amado!
    Mininu, cê tirou daquiiiii... a dificuldade entre tudo e todos é essa "maledita" comunicação! Quando a gente se faz entender fica tudo simples e naturalmente CHIQUE!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!

Ocorreu um erro neste gadget