Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

terça-feira, 22 de junho de 2010

PRESENTES DA BLOGOSFERA


Entre tantas coisas que me encanta, nesse mundo gigantesco chamado BLOGOSFERA, é descobrir pessoas especiais, seres iluminados, criativos, que ando aprendendo tanto, mas tanto, que não tenho palavras suficientes para explicar, um dos meus prediletos. Muitos, a identificação é imediata, outros, carece de um pouco mais de tempo e com poucos, nada acontece. Como dizia minha avó: "gambá cheira gambá". É claro que também há de um tudo: cópias baratas, falta de respeito, fazer escada com o blog alheio, auto-promoção, e falta de educação mesmo! Uma das coisas bacanas que aprendi é, quando leio algo que me agradou, mencionar o autor e direcionar para o respectivo blog. Já escrevi aqui, de outras vezes, que cabe ao proprietário do blog administrá-lo como quiser, mas deveríamos ter, criar, regras de "etiqueta" ou dito de outra maneira: bons modos, educação básica. Vocês não acham? Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Etiqueta é uma ética "pequena" e a diferença fundamental entre etiqueta e frescura, é que a primeira tem por objetivo o bem estar do outro. Já a frescura (tôfora) pretende diminuir o semelhante. É proprio de quem quer ser superior. As regras de etiqueta mais sofisticadas, se praticadas com carinho pelo outros, será elegante e só pode criar simpatia com o outro. Por pensar assim é que gostaria, muito, que criássemos essas regras básicas. Se elas já existem, peço-lhes que me informem. Bem, voltando a esse mundo F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O: não sei contar como vou conhecendo os blogs... São tantas as maneiras e recursos, que quando me dou conta já estou lá, seguindo, comentando e amando. Tenho por hábito, quando detecto a partir de onde e como descobri aquele novo espaço, escrever no comentário. Com Denise, não tenho certeza, acho que foi através da iluminada e amada Izabel Viégas, que não faço a menor idéia de como lá cheguei rsrs.Na postagem Quebra de Rotina: Final  escrevi que AMOR não sobrevive em cativeiro. A Denise em seu comentário disse : ..."lindo... Acho que vou imortalizar...rsrs". Todo o comentário foi de uma delicadeza como é seu Tecendo Ideias. Lá, posso assegurar, há etiqueta sem frescura: é um bem-estar e um estar-bem com voos de lindas borboletas! Ela, a borboleta mor, é linda de viverrrr mesmo! Em todos os sentidos. E quando descobri que era uma recente vovó, caí - como dizem meus amigos Ieda e Zé - ROSAMARIAMURTINHA de uma vez só!
Voltando à imortalidade... Quando li pensei: Denise, tá de gozação comigo! Não escrevi nada demais - só o que sinto realmente - como sempre faço e farei: o que vem de dentro da minha alma e coração. Como sou - graças a D'US - muito bem humorada, passei batido. Qual não foi minha surpresa de, lá chegando para visitá-la, ver tal imortalidade!!! Caí de novo ROSAMARIAMURTINHA de emoção. Imagino que criar selinhos, fazer vídeos, requer trabalho, tempo e carinho, entre tantas outras coisas. Disse imagino, pois - sendo uma BIOS em evolução - não faço a menor idéia de como é feito! Agora, de carinho, amizade, generosidade, doação e AMOR já estou nesse aprendizado - que não há diploma de conclusão - faz um tempinho. Denise com esse presente - e seu blog - é a própria encarnação dessa escola. Dê, moça linda de viverrrr, amada: OBRIAGADA pelo nosso encontro, generosidade, carinho e amizade! Que esse tecer não termine jamais...

12 comentários:

  1. Minha miguxa Rê.

    Tem gente que realmente ultrapassa o direito de ser chato, eu mesma as vezes corro nesta blogosfera, sou daquelas que entra em um blog lê e vê se tem algo que se enquadre no meu e daí começa a troca. Existem os caçadores de famosidades e globais, o blog de uma autora Global nossa é uma página de pedidos e quanta falta de educação nem se chega a ler para comentar, enfim, eu não sou assim, gosto do bom papo, das risadas, da divisão das lágrimas, tudo virtual mas com a realidade ali constante.

    Beijo procê, bom São João e sorte no correio elegante, rsrsrsrsrs.

    Renata

    ResponderExcluir
  2. Em que categoria estou na sua opinião?

    Com esse mundo da Blogosfera conheci novas pessoas, pessoas muito legais...Ótimas...

    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  3. Querida concordo em totalidade com tudo que escreveu...
    Certa vez percebi que certa pessoa, vinha em meu blog, somente para pedir que a visitasse e lesse.
    Sempre promovendo seu blog.
    Não me contive...
    Fui ao blog dela e lhe disse com toda delicadeza que se ela continuasse a agira daquela forma, isso soaria como antiético e deselegante pra ela.
    sabe o que aconteceu?
    Ela postou no proprio blog dela, um pedido de desculpa, e me retornou...Á partir dai mudou sua maneira de comentar.Uma coisa horrorosa é postar textos de outros autores como se pertencessem ao dono do blog, sem dar os creditos ao escritor, falta de respeito e desonestidade e por ai vai neh amiga.
    Amei o post e o selinho lindo demais, uma atitude elegante e carinhosa
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  4. Ah voltei...rsrs
    Posso levar o selinho pra colocar no meu blog, claro dando os devidos créditos e links.
    bjitos

    ResponderExcluir
  5. Olá RÊ!
    Este mundo dos blogues é mesmo uma grande amostra das várias espécies de ser humanos que moram cá pela terra; uns com os pés bem assentes na mesma, outros a pairar muito lá por cima, não fosse o espaço o nosso meio de comunicação.
    E por aqui aparece mesmo de tudo, do muito bom ao até assim-assim, tanto na qualidade daquilo que nos contam, como no capítulo das boas maneiras, ou falta delas.
    E como o lado menos bom pode ser sempre por nós excluído,ficamos com o outro, onde se situam aqueles e aquilo de que gostamos.
    Conclusão de tudo o que disse: No fundo ficamos sempre mais ricos, ficamos sempre a ganhar; é apenas uma questão de saber escolher, cada qual a seu gosto - naturalmente!

    Beijinhos.
    Vitor

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, amada!

    De todo o dito, posso garantir que "nem tudo é o que parece"... também posso garantir que tem muitas "cópias baratas" desfilando por aí... usando máscaras de moral e ética.
    Difícil diferenciar...

    Mas... deixando de lado os "fakes" da vida real e do mundo virtual...rsss....
    Você merece todas as homenagens, amada!

    Beijocas mil...

    Lia

    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga Rê!

    Neste Mundo especial e tão diversificado, povoado por pessoas de todos os níveis sociais, culturais, educacionais e todos os outros adjectivos qualificativos que se possa imaginar, cabe-nos fazer as escolhas.

    Há muita gente vestida de cordeiro quando realmente é lobo, mas isso hoje em dia acontece em todo o lado, infelizmente.

    Já postei o selo que simpáticamente me deu, agora que o ganhei de si, serei mais "a Lovely and Loyal Friend to you".

    Beijinhos

    Na Casa do Rau

    ResponderExcluir
  8. Rê !!Fui lá !!!Que máximo o blog dela hein...adorei!!!
    Bjs
    Zu

    ResponderExcluir
  9. Renatinha, amada!
    Temos de um tudo mesmo rsrs Como na vida, podemos fazer nossas escolhas.
    Beijuuss n.c.

    Carlos, mininu-poeta, amado!
    Tá precisando que eu dê uma "lustradinha" no seu ego/eu???rsrs Então lá vai: adoooooro seus poemas, suas reflexões, sua sensibilidaade!!!!
    Beijuuss n.c.

    Sandra, engordativa de minha alma, amada!
    Cortesia, elegância, boas maneiras, "finesse" não se compra, pode-se até aprender... Claro que pode levar pro seu blog! Vou me sentir honrada e a Dê, tenho certeza, também!!!
    Beijuuss n.c.

    Vitor, amado!
    Como disse antes, podemos exercer nosso livre-arbítrio e continuamos com aqueles os quais a troca, crescimento, aprendizado, realmente, acontece.
    Beijuuss n.c.

    Manuel, poeta, amado!
    Não é mesmo uma delicadeza só? Fiquei tão emocionada com a surpresa e o carinho... Ainda vou aprender a criar esses mimos pois, para muitos de vocês, já tenho em minha imaginação aquilo que representam para mim. BIOS em evolução rsrs um dia consigo!!!
    Beijuuss n.c.

    Lia, moça linda de viverrr, amada!
    Também tenho muiiiita dificuldade em diferenciar, seja na vida real ou virtual, os tais lobos em pele de cordeiros... Mas, sou nova rsrs e ainda aprendo.
    Beijuuss n.c.

    Ná, amada!
    É isso mesmo... mas, podemos e devemos exercer nossas escolhas. Vou lá ver, amiga, fiel e amorosamente amada.
    Beijuuss n.c.

    Zu, amada!
    Não é linduuuu? Pena que o da Izabel, ser ILUMINADA, está "temporariamente" fechado, pq iria adorar também!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  10. E agora? Se eu contar que fiquei parada diante da telinha, engolindo em seco a emoção, podem me achar piegas – mas lendo (e relendo, pra acreditar!!!) os sentimentos da Regina (não são “meras” palavras), percebi que ela não falaria sobre nossa amiga Izabel Viegas, conforme deixou dito pra mim em coment, “ somente”, e fui então me identificando com o que aconteceu com ela. Muitos blogs são lindos, recheados de tudo aquilo que adoramos encontrar, mas são as ‘pessoas’ que me fazem voltar muitas e muitas vezes. De todos os lugares interessantes que costumo visitar freqüentemente, alguns me mantém cativa pela excelência dos temas, e a falta de tempo para comentar tudo que gostamos também nos faz passar ‘silenciosamente’ por diversos cantinhos maravilhosos. Mas alguns simplesmente algemam o coração da gente – a outro coração. Estes lugares de parada obrigatória representam, também pra mim, o que Regina descreve. A identificação ultrapassa o conteúdo de mensagens, pq se trata de uma afinidade mais profunda, com ligação espiritual, de alma, ou o nome que queiram dar.

    Ah! Regina...como posso expressar minha gratidão por se aproximar tanto de meu coração? Confesso que tb não tenho certeza de como esse contato começou, sei que Izabel é um elo forte pq ambas sentimos o mesmo (e aguardamos sua volta, já com saudade), mas importa menos saber do início do que cuidar dessa “escola que é a vida” na troca bonita que fazemos, a parceria, o compartilhar, o respeito, o imenso carinho, a dádiva do bem querer, para que esse tecer não acabe jamais!! A psicologia talvez seja um instrumento afinado que nos aponte algumas coisas que ajudam e favorecem esta compreensão, mas em coisas do coração o que realmente impera é a simplicidade do sentir, que dispensa teorias, investigações ou complexas conexões.
    Deixo meu carinho, meu enorme MUITO OBRIGADA pela deliciosa surpresa, mas, mais do que tudo, fica um pedacinho de meu coração (feliz!!), pois TÔ DENTRO (sempre!!) da prática da gentileza, da amizade, do despretensioso bem querer. Como é “praxe” neste ‘meio’, nosso cantinho é uma pequena extensão da gente, quem nos conhece “nos vê ali”, os que nos imaginam chegam perto, e, os que julgam conhecer, têm assegurado o direito de pensar como quiserem - pois podemos discordar e não agradar a todos,uma vez que "apenas somos"...

    Em tempo, e pra encerrar: ‘imortalizei’ um sentimento “nada demais”, que veio da alma, do coração – e foi esta a beleza que mexeu com minhas emoções e me fez querer registrar, pq a gente fica preso a tanta cientificidade e textos redigidos com a perfeição que requer a gramática, quando os mais bonitos são produtos do coração. Abri a 'Série Pensamentos' no blog tb querendo estampar as ideias e sentimentos das pessoas queridas que visito e admiro - pretendo aos poucos ter todos lá, e de forma bem simples, pq não sou nenhuma expert em criação, vou fazendo do meu jeito, superando minha BIOS-dificuldade...rs

    Desculpaaaaa, me estendi muuuito, mas era impossível esconder minha gratidão, minha surpresa e alegria, e o meu afeto.
    Vc, Regina, TÁ DENTRO de meu coração faz tempo!!!
    Beijo com muito carinho, pleno de “AMOR LIBERTO” da amiga completamente cativa (emocionada) e cheia de gratidão!!

    ResponderExcluir
  11. Dê, moça linda de viverrr, amada!
    Nem tenho mais o quê ou como dizer... a palavra escapa.. e toda tradução daquilo que vem da alma e coração é pura traição! (uiii, rimou sem querer rsrs mas vai ficar assim mesmo).
    Então só digo: AMO VOCÊ DE VIVERRRR!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!