Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

DOZE ANOS FAZ MUITA DIFERENÇA!!!

Era 1998 quando estava num charmoso restaurante francês - em Quebec – comemorando meu aniversário. Ao receber o menu, percebi que estava tudo escrito em francês e não havia o correlato em inglês. Para não fazer um pedido equivocado, lancei mão de uma das minhas irmãs e sua habilidade com a língua francesa. Comecei a observar seu gesto com o cardápio em mãos: ora o aproximava do rosto, ora o distanciava com firmeza no braço. Assim, com ele bem longe, foi traduzindo os ingredientes que compunham os pratos que me interessavam. Sua postura – antes nunca vista por mim – de verdadeira madame soou-me chique e nada petulante.
- Agora é moda posicionar o menu assim? Perguntei-lhe.
- Como?
Imitei seu gesto tentando, até, fazer caras e bocas de madame. Ela sorriu, respondeu que sim e mudou o rumo da conversa. Passaram-se bons anos quando descobri que - àquela época – minha irmã já sofria de um dos vários sintomas da Síndrome de P.I.A: vista cansada. Não era moda e sim, um paliativo vaidoso para driblar tal sintoma.
Na adolescência descobri minha alta miopia. Sem óculos ou lentes não vejo mesmo! Nos últimos anos minhas amigas já fazem uso - do acessório necessário - para dar descanso às pobres vistas. Quando me questionam porque ainda não utilizo, respondo: Já não me basta, desde sempre, a miopia? O Homem lá em cima está me recompensando.
Fui ao oftalmologista para a revisão anual. Tudo ocorreu bem diferente. Fui atendida pontualmente sem tomar aquele chá de cadeira na sala de espera. A auxiliar não pingou aquelas gotinhas, ardidas, para dilatar minhas pupilas. Na sala do médico após responder algumas perguntas, iniciou todos os exames: fundo de olho, pressão, cristalino e a tal cadeira para lermos as letrinhas. De volta à mesa, ele começa a escrever a receita, quando lhe pergunto:
- Uai? Não vai dilatar minhas pupilas?
- Não. Na sua idade não precisa mais! Respondeu com um sorriso chique mesmo. (Só vocês vendo e sentindo. Imaginação não basta...)
Descobri assim e através da receita prescrita que vou alegrar, mais ainda, a vida das minhas amigas. Além disso, que para a visão não há conserva que as mantenha enxuta!

15 comentários:

  1. miopia..sei bem o que isso é...ou melhor, sabia!! o milagre do laser fez com queme visse livre de óculos ou lentes!!!
    Mas já me avisaram....só mesmo até esse síndrome que vc fala...aí sim poderei (deverei) ter a atitude de madame chique..:)

    ResponderExcluir
  2. 12 anos na visão nota-se uma grande diferença na visão e quanto à vista cansada é claro que ela se cansa, nem que seja de ver tanta barbaridade lol
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Já uso óculos desde os meus quinze anos.
    Buéda tempo....bué...
    Por vezes vejo melhor sem óculos.
    As letras miudinhas, para nos fazer uma rasteira, leio-as melhor sem nada.
    Ao longe, sem óculos, não vejo mesmo nada.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus linda, minha visão é como de águia... Vejo além do horizonte....

    Bjuxxxx linda...

    ResponderExcluir
  5. Oieeee Regina.

    Nem fala, fui no oftalmo, chegando lá reclamei que não estava enxergando de perto, descobri para minha tristeza que a visão de perto e a média (nem sabia que isso existia) estavam comprometidas, imediantamente perguntei, posso operar?
    A médica disse que era melhor esperar, fiquei chateada, contudo, entretanto, todavia ela para piorar disse que com o passar dos anos ia agravando, podre...
    Eu com meu humor negro então falei, vou morrer velha e cega.
    Ela respondeu cega não mas velha com certeza, rsrsrsrsrsrsrs...
    Moral da história, pior do que esta não vai ficar a não ser que eu deixe. Rir da desgraça ajuda... HAHAHAHAHAHA, BUÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÁ.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É amada... a tal miopia é minha companheira desde os tempos da faculdade, ou seja desde os anos 70!
    A minha miopia está estacionada há anos, sempre 2 graus, "entonces" os 12 anos não me atingiram...rs

    Como sempre adorei óculos "estilosos", usei e abusei deles a vida toda. Se é pra usar, uso, mas sem perder a pose, capicce?...rs

    O negócio é tirar o "melhor" de tudo, amada!!

    Beijos
    Lia

    ResponderExcluir
  7. Olá Regina...kkkkkkkkkk...kkkk..kkkkk....(ainda estou rindo do post Sindrome de P.I.A.)....
    (...)
    segunda tentativa....rs...hahaha...
    (...)
    uffi...uuu...acho que agora parou...

    então...oh, será que é científico? quem sofre de miopia tem o humor potencializado?
    (...)

    Eu saia da adolescencia (tentava, mas ela estava sempre agarrada na barra da calça...igual a picão!rs...)...ãã?...é, acho que ainda não desgrudou!rs...
    então, minha vista começou a ficar cançada. Desenhista por 'talento'(a 'academia' já me convenceu que não existe a 'vocação'rs...), e consumidor de leitura, principalmente revistas automotivas e aeronáuticas, além de livros de física (é..acredite!), minha vista dava assim seus sinais de exaustão prematuramente (ou mau uso).
    Fui a um oftalmo...e...e...óculos! Um presente maravilhoso para um jovem de 18 anos ganhar fora de datas comemorativas...fiquei 'tão feliz'!!!
    bom...passou-se um curto tempo e perdi esse primeiro oculos enquanto andava com minha 'potente moto'. Perdi?...perdi...nem me importei com isso...seria o meu inconsciente?
    Novo óculos...agora um Ray-Ban (que ainda fiz a besteira de não ficar com as lentes escuras, porque ainda tenho a armação! ACREDITE!rs...). Algumas histórias ainda permearam esse segundo oculos, mas o mais interessante, agora já 'adulto' no alto de minha estatura...mediana...aos 25 anos, quando um certo Dr., médico de minha mãe...disse palavras tão incríveis...(acho que naquele momento, um feixe de luz desceu dos céus, uma aureula envolveu o topo de sua cabeça -não lembro de asas...mas tudo bem- e até um coro divino embalado por orgão eletronico deve ter ambientado o momento:
    "-quanto é seu grau hoje?...pois então, deixe de usa-los. Se continuar, irá aumentar talvez na proporção entre meio e um grau ao ano."
    Nooossa!
    De posse de um astigimatismo que evolui para miopia...como poderia não acatar 'uma ordem médica'.
    bem...passaram-se outros 20anos...e de fato, em meu ultimo exame a 3 anos atras(ah, não riam...)passei pelo 'quadrinho'...só não consegui ver a 'imagem da moça sem calcinha'..kkkk...mas isso já era considerado. Sigo sem óculos, mas creio que no proximo exame a exigencia será anexada a minha habilitação. Sigo com otima visão...mas a telinha aqui...'judia'...
    NO meu caso...a P.I.A. está sorrateira...alvejando e ralando a cabeleira, por exemplo...
    Um beijo com muito E.G.V.A.
    julio


    PS:EuGostoVoceAmiga

    ResponderExcluir
  8. nossa...o comentario ficou imenso?...é quase um teste de visão (e de paciencia, para não ser vulgar, né?)
    bj

    ResponderExcluir
  9. Benvinda ao club amiga!!! rsss...
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Isabel, diva, amada!
    Nenhum oftalmo que já frequentei, inclusive o atual, era favorável à cirurgia de miopia (os tres prof.Doutores da Faculdade de Medicina daqui)então, como sou uma Diva de tão obediente convivo, super bem, com minhas lentes e ou óculos. Meu grau já estabilizou há anos e com a modernidade das tais lentes descartáveis, posso fazer uma viagem curta, dormir com elas e fica tudo ótimo e muiiiiiito bem visto!rsrs Agora, a tal da vista cansada... bem que poderia se cansar bem maiiiiiis tarde rsrs Mas, tô relax e já encomendei um acessório linduuuu de viverrrr!
    Beijuuss n.c.

    Isa, amada!
    Cansada ou não, temos como deixar de enxergar??? Eu não consigo messssmo... se bem que, às vezes, faço "vista grossa" pra um montão de coisas, senão a gente não VIVE!
    Beijuuss n.c.

    Luis, amado!
    Comecei assim tb, aos 15 anos e até semana passada lia tudim, sem nenhum problema... Vamos ver agora, com o tal acessório, o tanto que pode ter passado batido nas minhas leituras rsrs
    Beijuuss n.c.

    Carlos, mininu poeta, amado!
    Que benção essa, né? Agora, mesmo com minha miopia, dizem as más línguas que tenho visão de lince rsrs. Dizem que uma pessoa tem olhos de lince, quando sua visão é excepcional. Essa expressão, porém, não tem nada a ver com o animal. É originária de linceu, um herói da mitologia grega. Linceu era piloto branco onde viajavam os Argonautas em busca do Tosão de Ouro. Segundo a lenda, linceu tinha uma visão formidável. No lince, porém, o sentido mais desenvolvido é a audição! Então, já viu né?
    Beijuuss n.c.

    Renatinha, amada!
    rsrsrs foi o que fiz tumém, além de providenciar esse novo acessório, bem chique messssmo rsrs Quem sabe assim não encarno o tipo "madame" rsrs.
    Beijuuss n.c.

    Lia, moça linda de viverrr, amada!
    A minha miopia também está paradinha, estacionada, quiném uma estátua rsrs E providenciei, como já escrevi, um mimo "estiloso", "chique", "fashion", para descansar as vistas! Quem sabe assim, elas não ficam "enxutas" rsrs
    Beijuuss n.c.

    Júlio, amado!
    Sabe que ainda não tinha pensado nessa possiblidade... sempre explicaram meu bom humor e alegria por outras vias rsrs. Bão dimaiiisss procê não ter que, ainda, usá-los e quanto aos cabelos alvejados rsrs e ralos, para vocês, mininus é tudo um charme só! Já prá nós...xáprálá! Já te disse e vou repetir (tô achando que da Síndrome, vc tá portando a surdez e falta de memória rsrs) Aqui não tem regra prá TAMANHO DE COMENTÁRIO (tá enxergando e ouvindo bem???).
    Beijuuss n.c.

    Ieda, amada!
    Nesse clube eu tô virando frequentadora assídua numa rapidez rsrs
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  11. A mim, o que mais incomoda após a entrada nos "enta", é precisar de óculos para leitura (e olha que minha vista sempre foi excelente!).
    Mas como diz o médico, não tem como escapar (a não ser se a pessoa é miope, mas aí vai precisar para longe...)
    Ou seja, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega...rsrsrs

    Abração prá você

    Cid@

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rê! Quanta coisa eu quase perdi por aqui! Saudades!
    Eu também faço parte do clube... sem óculos ou lentes enxergo pessimamente. Miopia + astigmatismo que só fazem evoluir ano a ano.

    Beijin!

    ResponderExcluir
  13. Cida, amada!
    Então vc já viu a situação que me encontro rsrs.
    Mas com lentes, óculos, nos enta o que importa mesmo é que ENXERGAMOS! Isso é uma benção!!!!
    Beijuuss n.c.

    Thica, amada!
    Que bom vc aqui... Perdeu nada...com um tempinho a mais vc vai lendo, rindo, concordando, discordando, enfim: AQUI, JUNTIM do nosso Divã e do meu coração.
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  14. Vista cansada por vezes é até um benefício: a gente não enxerga o que não precisa ver! rsrsrs
    Já o seu oftalmologista foi de uma 'sutileza muar': '...na sua idade não precisa dilatar...' Eu teria respondido malcriadamente! Eita! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ângela,amada!
    Nesse exato momento, que escrevo essas mal traçadas linhas rsrs, estou estreiando meu novo, charmoso, estiloso, chiquetérrimo mimo. Tenho que confessar: tá tudo tãããão claro que ainda bem que não mandei nenhuma resposta, elegante, pró Dotô. Também não conseguiria...pq ele é um amado, super carinhoso. Mesmo quando solta - sem querer - uma "pérola" dessas rsrs
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!