Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sábado, 17 de outubro de 2009

MANUTENÇÃO


Tive insônia essa noite. Rolei prum lado, rolei pra outro e depois de muito rolar, antes de me transformar num bife à milanesa, comecei minha saga madrugada adentro. Acendi o abajur, peguei o primeiro livro – A morte do gourmet – li e reli um capítulo, fechei, passei pró outro – A cidade das palavras – e, não achei a graça que sentia em ambos até ontem. Aonde foi parar? Enquanto procurava, fui até a cozinha, abri a geladeira (esse horário vocês sabem... cometemos loucuras) olhei, olhei e não escancarei a boca em nada! Que estranho. Peguei um copo d’água e voltando pró quarto fiz um pit stop na TV de duração de milésimos de segundos. Recorde pra nenhum Schumacker (?) botar defeito. Nada de interessante. Fui pró banheiro e olhando pra bancada da pia uma visão: quantos frascos e potes! Nome: manutenção. A gente arruma creminho, óleo, pras pálpebras, olhos, pescoço, mãos, cotovelos, joelhos, calcanhar e sei lá mais onde. É protetor, é firmador, é redutor, é rejuvenescedor, ufa! Lembra quando a gente era jovem e havia apenas Nívea? A vida era tão simples! No íntimo eu sei que todos os rótulos nos frascos e potes são caprichosos e arbitrários e se destinam a fragilizar mulheres deploráveis (nheca) como eu, que gastam somas de dindim em produtos inúteis. Depois você dá uma checada em quantos reais, dólares, euros você gasta... Não, melhor investe, em sua manutenção anual? Minha irmã mais velha - usuária há anos dos lindinhos – já disse: cremes, cremes e mais cremes e rugas, rugas e mais rugas. E mesmo diante de fatídica constatação não abre mão deles. Continuando de quando a vida era bem simples, evoluimos para o Stri-Vectin-SD que se pensou, em 2004, fosse a Fonte da Juventude, Retin-A, ácido glicólico, La Prairie e Le Mer. Desse último uma amiga comprou um frasquinho que imagino ter custado uns cem dólares a colherinha e que ela o deixa na bancada da sua pia “porque é valioso demais para ser usado”. Pode? A questão é que tenho creme pró rosto, loção prós braços e pernas, vaselina prós pés. Nem dá pra dizer o tempo que gastamos (ops!), investimos esfregando esses umectantes na gente. Continuo, entretanto, a ter espinhas no rosto e asperezas nos pés. Dou uma gargalhada prá colega do espelho e com ela percebo que o dia já nasceu. Ligo o PC e começo a escrever: BOM DIA, DIA! BOM DIA SOL! BOM DIA VIDA!, mas com licença, porque, agora, vou fazer umas compressas geladas de chá de camomila pras olheiras. Não  tem creminho nenhum que substitui.

4 comentários:

  1. Eu continuo achando que nasci errado. Essas coisas de mulher não tenho paciencia alguma...rs..rs...Se bem que não poderia hoje ter nascido homem também não. Eles estão super vaidosos, e qualquer um deles atualmente tá ganhando de mim. Acho tão chic quem passa creme, se cuida de si...quem sabe na outra encadernação? Banho? Ah! banho eu adoro. Perfume também.
    bjins

    ResponderExcluir
  2. Amada
    Tô querendo falar con vc, me manda por email seus fones? E banho com água de cheiro é mais que "suficciente" prá ficar um espetáculo!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  3. Regina,
    Estou lendo seu blog de vez em quando através da indicação da Ieda. Tem textos bem legais. O da mãe judia adorei. Agora esse aqui me fez lembrar o Cacá, que até hoje só aceita o Nívea da lata azul...
    Beijos,

    Clarice

    ResponderExcluir
  4. Clarice
    Que bacana te encontrar aki, minina! Brigadão por escrever e passear aqui no blog.
    Fala pro Cacá que é o melhor creme messsmo!!! Quanto a mãe judia... nós sabemos bem do que se trata,rsrsrs.
    Beijuuss n.c

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!

Ocorreu um erro neste gadget