Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

domingo, 11 de outubro de 2009

AINDA FIB


Então as nove dimensões da felicidade de um país estão contidas nos seguintes itens:
1. Padrão de vida econômica

2. Educação de qualidade

3. Saúde

4. Expectativa de vida e atividade comunitária

5. Proteção Ambiental

6. Acesso à cultura

7. Bons critérios de governança

8. Gerenciamento equilibrado do tempo

9. Bem-estar psicológico
Esses nove itens têm o mesmo peso no cômputo total, além de se relacionarem entre si. A conseqüência disso é que, por exemplo, não se prioriza o bem-estar material sem se levar em conta seu custo ambiental. O sucesso em uma dimensão da felicidade pode acarretar o fracasso em outra.
Além disso, mede-se a importância de valores culturais, sociais e espirituais. Aí, é claro, as respostas variam de país para país. Num reino de influência budista como o Butão, valores como “prazer” e “liberdade” podem ser menos importantes do que numa sociedade ocidental. Já o exercício da compaixão ou de práticas como a meditação e a prece têm um peso muito grande.
Mesmo num país de orientação budista, o bem-estar material está na base de tudo. É difícil ser feliz com o estômago vazio e sem um teto seguro. Mas a conquista da riqueza material – e esse é o segredo da interdependência dos itens – não pode afetar a saúde física ou emocional, comprometer o uso equilibrado do tempo ou interferir no tempo dedicado às práticas espirituais (incluídas no subitem saúde espiritual).
Atualizar o que nos traz felicidade, e ver se ela está aumentando ou diminuindo ao longo do tempo e de nossas experiências, é algo que todos nós podemos fazer, inclusive pessoalmente. Se o índice de felicidade estiver diminuindo, ou se não há um equilíbrio entre as diversas áreas da vida, é melhor agir. E rápido. Em outra direção!
Para todos que se interessaram, a 5a. Conferência Internacional de FIB , ocorrerá nos dias 20 a 23/11/2009 em Foz do Iguaçu - Paraná. Entre as várias presenças confirmadas estão, além do primeiro ministro do Butão, Marina Silva e Leonardo Boff. Na internet você pode acessar várias páginas do evento com toda a programação e presenças confirmadas.



2 comentários:

  1. Ei Regina

    Adorei o novo lay out do seu blog.
    Muito lindo...
    Parabéns!!!!!

    Lucia

    ResponderExcluir
  2. Ei Lucinha
    Que bom ler vc aqui...Tô na batalha e se D'US quiser vou prá 2010 com ele todo repaginado, reverdescido rsrsrs Me aguarde!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!