Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

POR QUE VOVÓ NÃO TEM CABELO BRANCO?

Não sou feminista, pelo contrário. Existem algumas coisas que, nessa luta, perdemos e muito... Ficamos sobrecarregadas e muitas vezes esquecemos do nosso lado feminino – assunto pra outro post - mas, apesar disso, dou todos os créditos, a essas mulheres que lutaram pra essas conquistas que minha geração usufrui. Há muitos, muitos anos, quando Gloria Steinem fez quarenta anos, alguém a elogiou por sua aparência fantasticamente jovem, ou conservada se preferirem, e ela respondeu: “Esta é a aparência dos quarenta anos.” Gloria Steinem é uma jornalista feminista americana. Foi a única jornalista que conseguiu se infiltrar nos bares da Playboy, como garçonete - também conhecidas como "coelhinhas"-, sem que descobrissem sua real profissão. Seu artigo contando a experiência, revelou a situação degradante das moças, que precisavam passar uma aura de sofisticação enquanto raramente recebiam o salário prometido na publicidade dos clubes, eram estimuladas a sair com clientes vip, além de precisar passar por situações que violavam seus direitos trabalhistas, como exame ginecológico admissional -desnecessário para a profissão de garçonete - e não ser fornecido o uniforme completo para as moças. Além disso, as roupas eram desconfortáveis, muito apertadas, com barbatanas de aço machucando as costelas, e elas trabalhavam muitas horas seguidas em pé, usando saltos extremamente altos. Escreveu diversos artigos e livros. Dentre eles: "A verdadeira Linda Lovelace" e "Se os homens menstruassem". Voltando a sua resposta... Esta é a aparência dos quarenta anos levou inevitavelmente à sua conclusão mais importante “Os quarenta são os novos trinta” e a tantas outras: “Os cinquenta são os novos quarenta”. Os sessenta são os novos cinquenta e até mesmo “Os restaurantes são os novos teatros”, “Foccacia é a nova quiche”, etc e tal. Enfim, há uma razão para os 40, 50, 60 não terem a aparência de antigamente, e não é o feminismo ou a qualidade de vida produzida pelos exercícios. É a tintura para os cabelos. Posso garantir que, todas nós, tivemos vovós com cabelos brancos como um algodão doce. E hoje? Vó Raquel, Vó Verônica, Vó Júnia e tantas outras podem confirmar. A tintura para cabelos mudou tudo, mas quase nunca lhe dão o devido crédito. É a arma mais poderosa que as mulheres mais velhas têm contra a cultura da juventude e, na medida em que realmente consegue paralisar o tempo (pelo menos no que diz respeito aos cabelos), torna as mulheres mais receptivas a providências mais drásticas. Já tinham pensado nisso, "meninas"?



4 comentários:

  1. Amiga, Vida de vovó vai além dos cabelos brancos. Meu netinho ainda nem chegou e já estou atarefada com os preparativos da nova casa,do lar, "do pai" de meu neto.
    È Regina, saida do filho de debaixo da saia é " deveras dolorido " mesmo sabendo que está tão perto. mas viva as vovós !!!! Só falta 1 mes para ser devidamente coroada. Amém!!!
    Vó Jú

    ResponderExcluir
  2. Amada, com certeza vida de vó vai muiiito além das madeixas esbranquiçadas...Mas não é um luxo, ser vovó inteirona, sem cabelos brancos e "otras cositas mas" rsrsrs? Saudades...Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse texto...rsrs...Vovó tem que se cuidar,rsrs beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Ah Chiquita amada,que bom! Imaginei que sim...ainda mais uma minina como vc, com tudo em cima!!!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!