Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

OBJETOS COM ALMA

Há uma loja, pertinho do meu consultório, com esse nome. Antes mesmo de ser inaugurada, a placa dependurada aguçava minha curiosidade: o quê seriam objetos com alma? Lá se encontram produções artísticas variadas: artesanato, pintura, escultura, colares, cartões, utensílios domésticos, bonecos, enfim, objetos que vão variando de acordo com as estações e demandas comerciais. Peças singulares, diferentes das produzidas em série e que percebemos além da criatividade, a alma do artista criador. Artista é ser iluminado e "louco". Quando cria, sai de sua alma a brincadeira de criança-pureza, feitos inimagináveis para nós – pobres - normais. Sabe também que, aquela obra depois de pronta, não lhe pertence mais e por isso há que se desgarrar. São do mundo, esse fruto parido com alegria, dor e amor. Junto dele vai agarrado um pedacinho de sua alma.
Fico pensando - muitas e muitas vezes - como seria uma loja com o nome: “GENTE COM ALMA”? O que venderiam? Gente com alma não venderia... Doaria: solidariedade, esperança, saúde, carinho, amizade, energia, harmonia, curiosidade, aconchego, calor, escuta, silêncio, palavra, paz, fé e amor. E, se ainda existissem, um setor de liquidação lá teria: para acabar, a preço de banana, queima total, torra do estoque das tais pessoas ditas “desalmadas”! Como estariam as pessoas, se filiais - em todo o mundo - dessa loja "GENTE COM ALMA" existisse? Fico pensando...(Regina Rozenbaum)

16 comentários:

  1. Olha Rê, eu até admito que haja "Objectos com alma" . Até talvez tenha alguns em casa, mas esses não são para venda. Aí já não compreendo.
    Quando se vende um objecto com alma, ela já não pode existir no objecto e assim, embora admita que os haja, não aceito que tenham preço.
    É evidente que me refiro a "coisas" que pertenceram a meus pais e que guardo como se eles tivessem alguma coisinha deles, mesmo que uma recordação.
    Se os vendesse é porque já tinham perdido a alma !
    Beijão, amigona.
    .
    .

    ResponderExcluir
  2. Quero conhecer esta loja, Regis. Leva eu lá...rs.
    bjos
    eidia
    www.oquevivipelomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha se existissem lojas "GENTE COM ALMA” para oferecerem solidariedade,amor, carinho e outros bens tão necessários para a Felicidade de todos nós!
    Um Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Lojas acho que já há demais, mas Gente com Alma como tu falas, falta tannnnnta.
    Satisfação imediata, egoismo, ganância,... vender a alma e a consciência, está na moda

    Bjos e Bom Fim de Semana

    ResponderExcluir
  5. Amadaaaaaaaaaa!!

    Gente com alma existe sim! Coisa rara mas existe!

    O que existe, em abundancia, são pessoas que fingem ter uma alma linda, pura e iluminada. Você sabe que todo o “sacana” tem bom papo, tem discurso pronto e usa palavras e frases para causar impacto!

    Conheço pessoas literalmente “podres” com “pose” de espiritualizadas e, o pior, dando conselhos de como você deve agir ou pensar!!!!!

    E você, com certeza, conhece também!!!!!!!

    “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço... na calada da noite...” conhece?

    Estes dias eu li uma “perola”... dizia, mais ou menos, assim:
    “- As pessoas são boas na sua essência... só as atitudes não são!”

    Agora me diga... as nossas atitudes não revelam o que verdadeiramente somos?

    Gosto muito desta frase:

    “À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem; simplesmente observo o que fazem”. (Andrew Carnegie)

    Pra mim, é a frase perfeita!!

    Concorda?

    Beijocas mil......................

    Lia

    ResponderExcluir
  6. Olá RÊ!

    Pois é, essa loja ainda está para inaugurar, e a interrogação é cuiriosa. Senão vejamos: Na loja de "objectos coma alma" vendem-se os ditos objectos, os tais que têm alma.Na loja de "pessoas com alma" teriam que vender-se as pessoas, que supostamente tem alma. Sinceramente não me parece que fosse grande negócio. Já a alma é coisa que muito se vende; não faltam pessoas dispostas a fazê-lo, para fazer um bom negócio...

    Hoje deu-me para aqui - fazer um trocadilho; só não sei se terá alguma graça ...

    Beijinhos amigos; bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderExcluir
  7. "O invisível é real. As almas têm o seu mundo ."

    Beijo e bom fds.

    ResponderExcluir
  8. Olá Regina,
    Gostei da idéia. Sensacional!!
    Tudo que venha de nossa essência, de nossos sentimentos verdadeiros fica impregnado de alma.

    "Quando falamos em Alma devemos pensar automaticamente em Sentimentos. Não há como desatrelar as duas coisas. É o que está em nossa essência"-Stuka Angyali

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. De facto (vocês dizem fato), como seria?
    Dá que pensar sem dúvida.
    Talvez voltando um pouco atrás no post, fiquei de olho na frase "Quando cria, sai de sua alma ...", então em tudo o que fazemos perdemos um pouco da alma?

    ResponderExcluir
  10. Oii, adorie o post!!
    beijoca
    sermulheremaximo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Regina!
    Também gostei muito da ideia, seria tudo de bom!
    Tenho uma pergunta: "'ce num dormi não, é?" kkk!
    Não sei domde tiras tantas ideias geniais e consegues escrever tão bem todos os dias, és uma mulher-máquina de escrever!!
    Quanto ao selo, tirei por achar a eleição muito longa (mesmo sabendo que não tínhamos chances, entramos só pra tentar ganhar um pouco mais de visibilidade) e estar "poluindo o visual do blog"!
    Já deu uma olhadinha nas nossas páginas de poemas/poesias? Acaba agora em julho, hein? kkk
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Texto bacaninha, sob medida pra mim... a alma é um tema que me apetece, me instiga...
    Ia ser massa essa loja, os desalmados estariam em maus lençóis e talvez, percebendo que estariam perdendo a batalha, se juntariam aos "bons".
    Sonhar não custa, né?

    Beijo, Regina, jeito amor de ser...

    ResponderExcluir
  14. Rui, amado!
    Desses objetos que fala, mais do que alma, tem história e fazem parte da SUA história!!! Não tem preço...
    Beijuuss n.c.

    Ieda, amada!
    Qual das duas?rsrs De qualquer maneira, serei sua guia com o amor de minh'alma!
    Beijuuss n.c.

    Hélia, seja muito bem-vinda!
    Seria, realmente, seria MARAVILHOSO!!! Volte quando quiser, haverá sempre um lugar reservado para vc, com carinho, aqui no nosso Divã.
    Beijuuss n.c.

    Isa,amada!
    Lojas "GENTE COM ALMA" ainda não conheço nauuuummm rsrs mas como falei, GENTE COM ALMA anda escasso ou até como aqueles "objetos" raros e antigos que quando encontramos...UAU valem uma fortuna! Também, pudera...são raridades preciosas!
    Beijuuss n.c.

    Lia, amada!
    São raridades, mas como disse encontramos. Pessoas há de todos os tipos, jeitos, maneiras de ser...Nos aproximamos e gostarmos de estar com aquelas as quais temos afinidades e diferenças para assim podermos trocar, aprender e crescer.
    Beijuuss n.c.

    Vitor, amado!
    É verdade... há pessoas que vendem a mãe, o pai e o que mais ainda estiver disponível, pois a alma, foi a peça primeira a ser vendida! Não, na loja "GENTE COM ALMA" nada seria vendido, só doação... exceto no setor de liquidação rsrs as tais pessoas "desalmadas", aquelas que antes de venderem a própria mãe já tinham vendido sua própria alma!
    Beijuuss n.c.

    Manuel, amado!
    Não tenho dúvidas... há que se ter somente sensibilidade para enxergar. Um final de semana florido procê.
    Beijuuss n.c.

    Psiquismo desmistificado, seja muito bem-vindo(a)!
    Não seria uma loja sensacional? Com certeza, amigo(a): é como o tico e teco rsrs um agarradim no outro. Volte quando quiser, haverá sempre um lugar reservado para vc, com carinho, aqui no nosso Divã. E quando retornar, deixe seu nome, apelido, o que preferir... gosto de chamar as pessoas, para se "achegarem" no Divã, um por um... jeitim carinhoso de minerim rsrs
    Beijuuss n.c.

    Urbano, amado!
    Não, não "perdemos" um pedaço de nossa alma... Se fazemos - qualquer coisa - com nossa alma ela estará ali, presente... carrega a nossa marca, essência, como se um pedaço de nós fosse junto. Já observou, por exemplo, algumas obras de arte de um mesmo artista? Quando não criou com alma, nem reconhecemos que seja mesmo daquele artista... causa-nos uma certa estranheza...
    Beijuuss n.c.

    Luna, amada!
    Que bom e eu adorei suas dicas.
    Beijuuss n.c.

    Rike, mininu, amado!
    É que ando tomando um energético danadu de porreta rsrs e que me "dá asas prá voar": V-I-D-A!!! (e tem mais um segredim: Síndrome de P.I.A ou se preferir SEFOIA rsrs)Já fui chamada de tudo, ou quase rsrs, mas MULHER MÁQUINA DE ESCREVER é a 1ª!!! Página de poemas/poesias??? Já vi que essa madruga vou ter que tomar dose extra do meu energético...afff
    Beijuuss n.c.

    Milene, ternura cheirosa, amada!
    Não, sonhar não custa nada messssmo (por enquanto... tenho uma "mêda" deles descobrirem uma fórmula e começarem a cobrar impostos!!! Euzinha taria...xáprálá)E os desalmados estariam é sem lençol nenhum rsrs
    Não pense que me esqueci desse jeito que me nomeias... Mas a MULHER MÁQUINA DE ESCREVER rsrs ("Não sei domde tiras tantas ideias geniais e consegues escrever tão bem todos os dias, és uma mulher-máquina de escrever!!")deixa entrar na alma esse cheiro ternurento que me nomeias e aí... me aguarde!
    Beijuuss, minina doce, n.c.

    ResponderExcluir
  15. Acho que ganhei um porta-incenso dessa 'loja com alma'... Pessoas com alma presenteiam com a alma que têm. Agora, loja de gente com alma... sei não... Decerto não seria loja: seria o Paraíso na Terra. Puro deleite... Que tal?

    ResponderExcluir
  16. Ângela,iluminada,amada!
    Não custa nada (ainda) sonhar...E nesse sonho, há SERES ILUMINADOS, reais, tocáveis, que são puro deleite em minha alma!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!